21/07/2013
Éderson de Oliveira Passos, Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Geografia | Estado, povos e nações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Médio | História | Transporte e comunicação no caminho da globalização |
Ensino Médio | Geografia | Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade |
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
Recursos Materiais
A aula
Professor, inicie a aula com reportagens sobre as recentes manifestações que aconteceram a nível nacional neste ano de 2013, cuja pauta de reinvindicações inclui a reforma política,. É importante que a escolha das reportagens leve em consideração a região em que o professor esteja aplicando a presente proposta de aula. O motivo de não sugerir nenhuma reportagem sobre uma manifestação específica se deve ao fato de acreditar que o professor faça a escolha considerando a região e o local em que esta proposta seja aplicada. Acredita-se que assim, os alunos se sintam mais próximos dessas reinvindicações e manifestações e dessa forma, se sintam mais motivados a participarem das discussões a serem propostas.
Em seguida, proponha a leitura do texto disponível no endereço: <http://pitangadigital.wordpress.com/2013/04/08/entendendo-a-reforma-politica-3-as-distorcoes-da-camara-dos-deputados/>. Acesso em 13 jul. 2013.
Comentário: Nesse texto, a autora traz uma explicação sucinta sobre o papel representativo das câmaras legislativas brasileiras, faz uma análise sobre a “distorção” na representação da Câmara dos Deputados por meio do estabelecimento da razão entre a população dos Estados de Roraima e São Paulo e o número de deputados desses Estados e ainda, aponta a razão representativa em outros países, tais como: França, Itália, Portugal, entre outros.
Após a leitura do texto, proponha que a turma discuta o assunto, para isso questione os alunos:
Esses questionamentos objetivam a criação de um espaço de diálogo e de discussão para que os alunos exponham suas opiniões. Nesse caso, não há respostas certas ou esperadas, o importante é que os alunos se sintam motivados a participarem do debate.
Comentário: Acredita-se que para a máxima exploração dos potenciais objetivos previstos para a presente proposta, ela seja aplicada juntamente com professores da área de História, Geografia e/ou Sociologia.
Após as discussões, proponha a exploração e a leitura de textos do site da Câmara dos Deputados, em especial, os documentos que podem ser acessados pelos atalhos: “O papel da Câmara dos Deputados”; “Como funciona” e “Quantos são e de que forma é definido o número de Deputados”, conforme destacado na ilustração a seguir. Esses atalhos estão disponíveis no endereço: <http://www2.camara.leg.br/a-camara/conheca> . Acesso em: 10 jul. 2013.
Nesse site, também é disponibilizado o número de deputados por cada Estado brasileiro, conforme destacado na ilustração a seguir.
Professor, em seguida, sugira que os alunos construam um quadro ou tabela que contenha todos os Estados Brasileiros e o Distrito Federal com as seguintes colunas:
Estados |
Número de Deputados |
População |
% da população do Estado em relação ao total da população brasileira |
Número de Eleitores por Deputado |
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Caso julgue necessário, o professor pode fornecer o quadro a seguir e solicitar que os alunos o completem. Para que os alunos preencham a coluna com o número de deputados, eles podem visitar o endereço indicado anteriormente.
Estados |
Número de Deputados |
População |
% da população do Estado em relação ao total da população brasileira |
Número de Eleitores por Deputado |
Acre |
08 |
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Alagoas |
09 |
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Amazonas |
08 |
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Amapá |
08 |
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Bahia |
39 |
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Ceará |
22 |
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Distrito Federal |
08 |
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Espírito Santo |
10 |
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Goiás |
17 |
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Maranhão |
18 |
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Minas Gerais |
53 |
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Mato Grosso do Sul |
08 |
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|
Mato Grosso |
08 |
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Pará |
17 |
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Paraíba |
12 |
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Pernambuco |
25 |
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Piauí |
10 |
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Paraná |
30 |
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Rio de Janeiro |
46 |
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Rio Grande do Norte |
08 |
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Rondônia |
08 |
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Roraima |
08 |
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Rio Grande do Sul |
31 |
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Santa Catarina |
16 |
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Sergipe |
08 |
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São Paulo |
70 |
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Tocantins |
08 |
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Para o preenchimento da coluna referente à população dos Estados, recomenda-se o acesso ao site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em que são disponibilizadas as informações referentes ao censo demográfico de 2010 por meio dos atalhos representados pela sigla de cada Estado e o Distrito Federal, conforme destacada na ilustração a seguir. Esses dados estão disponíveis no endereço: <http://www.ibge.gov.br/estadosat/>. Acesso em 10 jul. 2013.
Para o preenchimento das demais colunas do quadro solicite que os alunos utilizem a calculadora e façam os cálculos da porcentagem da população do Estado em relação ao total da população brasileira, dessa forma, os alunos devem somar a população dos Estados brasileiros encontrando o seu total segundo o censo de 2010 do IBGE (190.755.799 habitantes) e assim estabelecer a razão.
Por exemplo, para o Distrito Federal, os alunos devem proceder:
Posteriormente, os alunos deverão completar a coluna “Número de Eleitores por Deputado”. Para o preenchimento desta coluna os alunos deverão calcular a razão entre o número de habitantes e o número de deputados que representam o seu Estado. Assim, para o Distrito Federal, tem-se:
Após o total preenchimento do quadro, sugere-se ao professor levantar os seguintes questionamentos aos alunos:
Para responder a essas perguntas, espera-se, inicialmente, que os alunos estabeleçam a relação entre a população total do país, segundo o censo de 2010, e o número máximo de deputados previsto em nossa constituição para estabelecerem quantos habitantes um deputado representa e assim, efetuem:
Ou seja, cada deputado, dos 513, representa 371 843 habitantes. No caso, do nosso exemplo, o Distrito Federal, deveria ter, então:
Comentário: Aponta-se que o trabalho com outras áreas do conhecimento, além da Matemática, possibilita o levantamento de outros questionamentos de forma a enriquecer a presente proposta.
O professor pode solicitar que os alunos construam o quadro proposto utilizando programas de planilha eletrônica, como o Excel da Microsoft, inclusive, elaborando fórmulas para a realização dos cálculos. Pode ainda, ser sugerido que os alunos representem os dados por meio de gráficos. Para isso, sugira que os alunos acessem o site: <http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/inicio-rapido-criar-graficos-com-seus-dados-em-uma-planilha-HA010354473.aspx>. Acesso em 16 jul. 2013. Neste site, há a descrição do processo de criação de gráficos por meio de dados em uma planilha.
Referências:
MASUMECI, Leonarda. Matemática, primeira série, ensino médio: fichas de matemática e cidadania. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2005 (Multicurso. Coleção completa, v.8).
Recomenta-se, como leituras complementares aos professores, os seguintes textos:
NICOLAU, Jairo Marconi. As Distorções na Representação dos Estados na Câmara dos Deputados Brasileira, 1997, Dados, v. 40, n. 3. Rio de Janeiro: [online]. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011-52581997000300006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 10 jul. 2013.
DIREITO ELEITORAL.TSE redefine representação de estados na Câmara dos Deputados. Publicado em 09 abri. 2013. Disponível em: <http://ultimainstancia.uol.com.br/conteudo/noticias/61959/>. Acesso em 10 jul. 2013.
OLIVEIRA, Arlindo Fernandes de.Sobre a representação dos Estados na Câmara dos Deputados. Textos para discussão. Brasília, abril / 2004. Disponível em: <http://www12.senado.gov.br/publicacoes/estudos-legislativos/tipos-de-estudos/textos-para-discussao/td-5-sobre-a-representacao-dos-estados-na-camara-dos-deputados/view>. Acesso em 10 jul. 2013.
Recomenda-se no processo de avaliação que o professor observe o interesse, a motivação e o envolvimento dos alunos na realização das atividades, na discussão e emissão de opinião durante o debate proposto. O professor pode, ainda, adotar como critério avaliativo formal a construção do quadro ou tabela proposta que pode ser solicitado aos alunos pelo docente. Aconselha-se que o professor utilize, também, a autoavaliação, pois ela permite aos alunos relatarem as facilidades e as dificuldades encontradas na realização das atividades propostas. É importante que todo o processo avaliativo possibilite ao professor perceber se os objetivos pretendidos inicialmente foram alcançados e quais as mudanças necessárias a serem adotadas em situações semelhantes posteriores para que os objetivos sejam conseguidos.
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