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Refletindo a reforma política por meio do conhecimento matemático

 

21/07/2013

Autor e Coautor(es)
LEONARDO DONIZETTE DE DEUS MENEZES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Éderson de Oliveira Passos, Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Estado, povos e nações
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Médio História Transporte e comunicação no caminho da globalização
Ensino Médio Geografia Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade
Ensino Médio Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais, conforme competência de área 1 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM;
  • Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas, conforme habilidade H4 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM;
  • Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos, conforme habilidade H26 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM;
  • Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas, conforme habilidade H14 da matriz de referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias do ENEM;
  • Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas, conforme habilidade H22 da matriz de referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias do ENEM.
Duração das atividades
2 a 3 horas/aulas (50 minutos cada).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Acessar, navegar e explorar recursos online na Internet;
  • Usar a calculadora para realizar operações básicas;
Estratégias e recursos da aula

Recursos Materiais

  • Computadores com acesso à Internet;
  • Calculadora, por aluno.

 

A aula

Professor, inicie a aula com reportagens sobre as recentes manifestações que aconteceram a nível nacional neste ano de 2013, cuja pauta de reinvindicações inclui a reforma política,. É importante que a escolha das reportagens leve em consideração a região em que o professor esteja aplicando a presente proposta de aula. O motivo de não sugerir nenhuma reportagem sobre uma manifestação específica se deve ao fato de acreditar que o professor faça a escolha considerando a região e o local em que esta proposta seja aplicada. Acredita-se que assim, os alunos se sintam mais próximos dessas reinvindicações e manifestações e dessa forma, se sintam mais motivados a participarem das discussões a serem propostas.

Em seguida, proponha a leitura do texto disponível no endereço: <http://pitangadigital.wordpress.com/2013/04/08/entendendo-a-reforma-politica-3-as-distorcoes-da-camara-dos-deputados/>. Acesso em 13 jul. 2013.

 

Comentário: Nesse texto, a autora traz uma explicação sucinta sobre o papel representativo das câmaras legislativas brasileiras, faz uma análise sobre a “distorção” na representação da Câmara dos Deputados por meio do estabelecimento da razão entre a população dos Estados de Roraima e São Paulo e o número de deputados desses Estados e ainda, aponta a razão representativa em outros países, tais como: França, Itália, Portugal, entre outros.

 

Após a leitura do texto, proponha que a turma discuta o assunto, para isso questione os alunos:

  • Vocês concordam que a Constituição Federal de 1988 foi incoerente e nega a proporcionalidade ao determinar o número mínimo de oito deputados para cada estado e o número máximo de 70 deputados?
  • Vocês concordam com a autora sobre a “distorção” na representação da Câmara dos Deputados?
  • No caso discutido no texto, Roraima tem 8 deputados e São Paulo, 70. Vocês acreditam que seja desproporcional?
  • Vocês concordam com a representação da Câmara dos Deputados seja proporcional ao número de habitantes?
  • Mesmo sabendo que no Brasil cada deputado representa 363 mil habitantes e na Nova Zelândia, apenas 33 mil, vocês são a favor da redução ou da ampliação do número de deputados para a Câmara dos Deputados?
  • Para não alterar o número máximo de deputados previsto na Constituição Federal de 1988 (513 deputados), a redução do número de deputados dos Estados menos populosos e a ampliação dos mais populosos pode prejudicar a representação de Estados já menos favorecidos financeiramente?
  • Vocês acreditam que a razão para os deputados federais não votarem pela aprovação de uma proposta de emenda à Constituição que reduza o número de deputados seja realmente o fato de que isso resultaria dificultar significativamente a sua reeleição?

 

Esses questionamentos objetivam a criação de um espaço de diálogo e de discussão para que os alunos exponham suas opiniões. Nesse caso, não há respostas certas ou esperadas, o importante é que os alunos se sintam motivados a participarem do debate.

Comentário: Acredita-se que para a máxima exploração dos potenciais objetivos previstos para a presente proposta, ela seja aplicada juntamente com professores da área de História, Geografia e/ou Sociologia.

Após as discussões, proponha a exploração e a leitura de textos do site da Câmara dos Deputados, em especial, os documentos que podem ser acessados pelos atalhos: “O papel da Câmara dos Deputados”; “Como funciona” e “Quantos são e de que forma é definido o número de Deputados”, conforme destacado na ilustração a seguir. Esses atalhos estão disponíveis no endereço: <http://www2.camara.leg.br/a-camara/conheca> . Acesso em: 10 jul. 2013.

Figura 1: Visualização do site da Câmara dos Deputados.
Site Camara
Disponível em: < http://www2.camara.leg.br/a-camara/conheca>. Acesso em: 10 jul. 2013.
 

Nesse site, também é disponibilizado o número de deputados por cada Estado brasileiro, conforme destacado na ilustração a seguir.

Figura 2: Número de deputados por Estado brasileiro.
Numero deputados por Estado
Disponível em: < http://www2.camara.leg.br/a-camara/conheca>. Acesso em: 10 jul. 2013.
 

Professor, em seguida, sugira que os alunos construam um quadro ou tabela que contenha todos os Estados Brasileiros e o Distrito Federal com as seguintes colunas:

Quadro 1: Estudando a representação dos Estados brasileiros.

Estados

Número de Deputados

População

% da população do Estado em relação ao total da população brasileira

Número de Eleitores por Deputado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: arquivo do autor.
 
 

Caso julgue necessário, o professor pode fornecer o quadro a seguir e solicitar que os alunos o completem. Para que os alunos preencham a coluna com o número de deputados, eles podem visitar o endereço indicado anteriormente.

 
Quadro 1: Estudando a representação dos Estados brasileiros.

Estados

Número de Deputados

População

% da população do Estado em relação ao total da população brasileira

Número de Eleitores por Deputado

Acre

08

 

 

 

Alagoas

09

 

 

 

Amazonas

08

 

 

 

Amapá

08

 

 

 

Bahia

39

 

 

 

Ceará

22

 

 

 

Distrito Federal

08

 

 

 

Espírito Santo

10

 

 

 

Goiás

17

 

 

 

Maranhão

18

 

 

 

Minas Gerais

53

 

 

 

Mato Grosso do Sul

08

 

 

 

Mato Grosso

08

 

 

 

Pará

17

 

 

 

Paraíba

12

 

 

 

Pernambuco

25

 

 

 

Piauí

10

 

 

 

Paraná

30

 

 

 

Rio de Janeiro

46

 

 

 

Rio Grande do Norte

08

 

 

 

Rondônia

08

 

 

 

Roraima

08

 

 

 

Rio Grande do Sul

31

 

 

 

Santa Catarina

16

 

 

 

Sergipe

08

 

 

 

São Paulo

70

 

 

 

Tocantins

08

 

 

 

Fonte: arquivo do autor.

 

Para o preenchimento da coluna referente à população dos Estados, recomenda-se o acesso ao site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em que são disponibilizadas as informações referentes ao censo demográfico de 2010 por meio dos atalhos representados pela sigla de cada Estado e o Distrito Federal, conforme destacada na ilustração a seguir. Esses dados estão disponíveis no endereço: <http://www.ibge.gov.br/estadosat/>. Acesso em 10 jul. 2013.

Figura 3: Acesso aos dados dos Estados brasileiros.
Estados Brasileiros
Fonte: < http://www.ibge.gov.br/estadosat/>. Acesso em 10 jul. 2013.
 

Para o preenchimento das demais colunas do quadro solicite que os alunos utilizem a calculadora e façam os cálculos da porcentagem da população do Estado em relação ao total da população brasileira, dessa forma, os alunos devem somar a população dos Estados brasileiros encontrando o seu total segundo o censo de 2010 do IBGE (190.755.799 habitantes) e assim estabelecer a razão.

Por exemplo, para o Distrito Federal, os alunos devem proceder:

Razao populacao

Posteriormente, os alunos deverão completar a coluna “Número de Eleitores por Deputado”. Para o preenchimento desta coluna os alunos deverão calcular a razão entre o número de habitantes e o número de deputados que representam o seu Estado. Assim, para o Distrito Federal, tem-se:

Razao populacao deputados

Após o total preenchimento do quadro, sugere-se ao professor levantar os seguintes questionamentos aos alunos:

  • Se mantivéssemos o número máximo de deputados previstos pela Constituição Federal de 1988 (513 deputados), quantos deputados deveria ter cada Estado?
  • O nosso Estado tem uma representação proporcional à sua população?

 

Para responder a essas perguntas, espera-se, inicialmente, que os alunos estabeleçam a relação entre a população total do país, segundo o censo de 2010, e o número máximo de deputados previsto em nossa constituição para estabelecerem quantos habitantes um deputado representa e assim, efetuem:

Deputados representam

Ou seja, cada deputado, dos 513, representa 371 843 habitantes. No caso, do nosso exemplo, o Distrito Federal, deveria ter, então:

Deputados Brasilia

Comentário: Aponta-se que o trabalho com outras áreas do conhecimento, além da Matemática, possibilita o levantamento de outros questionamentos de forma a enriquecer a presente proposta.

 

ENRIQUEÇA SUA AULA

 

O professor pode solicitar que os alunos construam o quadro proposto utilizando programas de planilha eletrônica, como o Excel da Microsoft, inclusive, elaborando fórmulas para a realização dos cálculos. Pode ainda, ser sugerido que os alunos representem os dados por meio de gráficos. Para isso, sugira que os alunos acessem o site: <http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/inicio-rapido-criar-graficos-com-seus-dados-em-uma-planilha-HA010354473.aspx>. Acesso em 16 jul. 2013. Neste site, há a descrição do processo de criação de gráficos por meio de dados em uma planilha.

 

Referências:

MASUMECI, Leonarda. Matemática, primeira série, ensino médio: fichas de matemática e cidadania. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2005 (Multicurso. Coleção completa, v.8).

Recursos Complementares

Recomenta-se, como leituras complementares aos professores, os seguintes textos:

NICOLAU, Jairo Marconi. As Distorções na Representação dos Estados na Câmara dos Deputados Brasileira, 1997, Dados, v. 40, n. 3. Rio de Janeiro: [online]. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011-52581997000300006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 10 jul. 2013.

DIREITO ELEITORAL.TSE redefine representação de estados na Câmara dos Deputados. Publicado em 09 abri. 2013. Disponível em: <http://ultimainstancia.uol.com.br/conteudo/noticias/61959/>. Acesso em 10 jul. 2013.

OLIVEIRA, Arlindo Fernandes de.Sobre a representação dos Estados na Câmara dos Deputados. Textos para discussão. Brasília, abril / 2004. Disponível em: <http://www12.senado.gov.br/publicacoes/estudos-legislativos/tipos-de-estudos/textos-para-discussao/td-5-sobre-a-representacao-dos-estados-na-camara-dos-deputados/view>. Acesso em 10 jul. 2013.

Avaliação

Recomenda-se no processo de avaliação que o professor observe o interesse, a motivação e o envolvimento dos alunos na realização das atividades, na discussão e emissão de opinião durante o debate proposto. O professor pode, ainda, adotar como critério avaliativo formal a construção do quadro ou tabela proposta que pode ser solicitado aos alunos pelo docente. Aconselha-se que o professor utilize, também, a autoavaliação, pois ela permite aos alunos relatarem as facilidades e as dificuldades encontradas na realização das atividades propostas. É importante que todo o processo avaliativo possibilite ao professor perceber se os objetivos pretendidos inicialmente foram alcançados e quais as mudanças necessárias a serem adotadas em situações semelhantes posteriores para que os objetivos sejam conseguidos.

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