20/07/2013
Núbia Silvia Guimarães Paiva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Não há necessidade de conhecimentos prévios sobre a temática
Atividade 1 – Problematizando o tema!
1- Para introduzir o tema e aguçar a curiosidade dos alunos faça uma roda de conversa resgatando as origens da festa junina. “As Festas Juninas são celebradas ao longo do mês de junho e tem suas origens nas festas pagãs, com fogueiras e queimas de fogos para afugentar os maus espíritos. Elas começaram nos campos e plantações originando os trajes típicos de caipiras e sinhazinhas, com casamento de roça, discurso do padrinho, as capelinhas decoradas etc. Com o passar do tempo, as festividades foram tomando um cunho religioso. Pela tradição, a festa junina consiste em celebrar os bons resultados da colheita e também, pedir que o próximo plantio traga bons frutos.” Fonte: Festa Junina. Disponível em: http://www.smartkids.com.br/especiais/festa-junina.html. Acesso em 10 de julho de 2013. Abordando a temática dessa forma, a escola resgata a origem histórica da Festa Junina, relacionando-a com a colheita, à fartura e à vida simples do campo.
2- Retome com os alunos a história ouvida e converse sobre a festa junina. Segue algumas sugestões para o diálogo nesse momento:
3- Professor registre as falas dos alunos para retomá-las em outros momentos do trabalho.
4- Para compor o trabalho que antecedeu as danças e apresentações programadas para o dia da festa junina, a equipe da Educação Infantil, elegeu a história apresentada e as músicas do Grupo Musical “Emcantar”, cujo repertório está voltado tanto para gravações de músicas inéditas, quanto para regravações de cantores da MPB e da nossa cultura popular. As músicas eleitas foram:
Peixinhos. Disponível em: http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/emcantar/peixinhos/2453339. Acesso em 3 de julho de 2013.
Da Abóbora Faz Melão. Disponível em: http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/emcantar/da-abobora-faz-melao/2444506. Acesso em 3 de julho de 2013.
Meu Mundo. Disponível em: http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/emcantar/meu-mundo/2453340. Acesso em 03 de julho de 2013.
Lavá Pé. Disponível em: http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/emcantar/lava-pe/2453343. Acesso em 3 de julho de 2013.
5- Depois de resgatar a história, o professor deve trabalhar essas músicas elegendo duas para trabalhar com o seu grupo e para dançar no dia da festa junina. Dentre as músicas apresentadas, o grupo de alunos escolheu através de uma votação as músicas “Meu mundo” e “Lava-pé”.
Atividade 2– CONHECENDO A VIDA DA ROÇA E A VIDA DA CIDADE: fazendo comparações!
1- Leve para a sala de aula a música “Meu Mundo” do Grupo Musical EMCANTAR. Disponível em: http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/emcantar/meu-mundo/2453340. Acesso em 03 de julho de 2013.
Disponibilize a letra da música para os alunos. Com essa música você pode explorar a letra observando a relação entre a mesma e a vida no campo. Vá ouvindo e recitando as estrofes parte por parte. Algumas sugestões para explorar com os alunos:
Grupo Emcantar
COMPOSIÇÃO: THYAGA
AMARELOU DE MANHÃ
LÁ NA ROCINHA
QUANDO O SOL CHEGOU
LÁ NO MEU QUINTAL
GALO CANTOU SUA CANÇÃO
DE MANHÃZINHA
TIRANDO DA CAMA TODO O PESSOAL
CAFÉ QUENTE NA COZINHA
FOGÃO DE LENHA A ESQUENTAR
BROA DE MILHO E PÃO-DE-QUEIJO
DEPOIS SAIR PRA TRABALHAR
JOGA A ENXADA
E A SEMENTE NA ROCINHA
TERRA BOA QUANDO CHOVE
TUDO FAZ BROTAR
NESSE SOSSEGO EU VOU LEVANDO
ESSA VIDINHA
E O RESTO DO MUNDO
ESTÁ PRA ESTOURAR
O MEU MUNDO É PEQUENO
MAS É GRANDE O MEU AMOR
TENHO TUDO O QUE QUERO
SOU FELIZ E CANTADOR
O MEU MUNDO É PEQUENO
MAS É GRANDE O MEU AMOR
TENHO TUDO O QUE QUERO
SOU FELIZ E CANTADOR
AMARELOU DE MANHÃ
LÁ NA ROCINHA
QUANDO O SOL CHEGOU
LÁ NO MEU QUINTAL
GALO CANTOU SUA CANÇÃO
DE MANHÃZINHA
TIRANDO DA CAMA TODO O PESSOAL
Música Meu Mundo. Fonte: http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/emcantar/meu-mundo/2453340. Acesso em 03 de julho de 2013.
2- Anote as falas dos alunos e vá ajudando-os a interpretar a letra da música dessa forma até chegar ao final da letra. Depois da interpretação peça que façam a ilustração da música.
3- Leve para a sala alguns materiais que falem sobre a vida em diferentes lugares tais como: o campo, a cidade, a floresta. Você pode utilizar livros, imagens, vídeos etc. No caso dessa aula, levamos três livros em que abordavam a vida nesses três lugares:
Livros: Vida no Campo, Vida na Cidade, Vida na Floresta. Autora: Monica Jakievicius. Editora: Dcl Difusão Cultural. Fonte: Imagem da própria autora.
4- Por tratar de uma bibliografia da Educação Ambiental exploramos mais as imagens para diferenciar, com os alunos, a vida e as características desses três lugares.
5- Terminada essa exploração, disponibilize revistas e proponha aos alunos que procurem e recortem imagens que explicitam as diferenças entre a vida no campo, na cidade e na floresta para, posteriormente, montarem três painéis explorando essas diferenciações.
Montando painéis. Turma1º período "D" - 2013 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.
Atividade 3 – Festa Junina também tem pesquisa!!!
1- Com a Letra da Música “Lava pé” proponha um trabalho que contemple conhecer um pouco sobre as formigas, inseto citado na letra da música. Apresente para seus alunos o Filme: Lucas: um intruso no formigueiro. Duração: 01h22min19seg. Disponível em: http://www.g1filmesbrasil.net/2012/03/lucas-um-intruso-no-formigueiro-dublado-ver-filme-online.html. Acesso em 19 de julho de 2013.
Filme: Lucas: Um intruso no formigueiro. Fonte: http://www.g1filmesbrasil.net/2012/03/lucas-um-intruso-no-formigueiro-dublado-ver-filme-online.html. Acesso em 19 de julho de 2013.
2- Depois de assistirem ao filme, proponha um debate com os alunos sobre as principais ideias que ele apresenta. Algumas sugestões de diálogo:
Observação: Aproveite as falas dos alunos e registre suas percepções sobre a vida em comunidade, o trabalho em grupo e a acolhida do outro.
3- Proponha um registro do filme por meio de um desenho ou pintura.
4- O professor pode optar por levar os alunos para a biblioteca da escola e solicitar que pesquisem sobre as formigas em enciclopédias, livros, revistas e jornais. Essas são fontes de pesquisas importantes que podem enriquecer muito o trabalho do professor. Selecione algumas pesquisas e leve para a sala de aula para conversar com os alunos.
Observações: Antes de levar os alunos para a biblioteca, peça para o profissional responsável pela mesma, selecionar enciclopédias, livros, revistas e jornais que tratam sobre insetos e que incluam no seu conteúdo, temáticas voltadas para as formigas, pois como os alunos da educação infantil ainda não dominam a leitura, eles fazem essa pesquisa observando principalmente as imagens desses materiais.
5- Deixe que os alunos peguem e explorem esses materiais, vejam suas imagens. É interessante trabalhar a questão de como as formigas se organizam em comunidade, tente achar alguma fonte de pesquisa que fale sobre esse assunto. Depois, transponha essa forma de viver em grupo das formigas, para os alunos com as seguintes indagações:
Proponha esse debate entre o grupo e coloque a seguinte questão:
6- Proponha um jogo em que os alunos precisarão se comportar de forma parecida com as formigas. Colaborando e cuidando uns dos outros! No caso dessa aula, fizemos a “Dança das cadeiras cooperativas”. Nessa brincadeira, resgata-se a dança das cadeiras tradicional, em que temos uma quantidade de alunos e um número de cadeiras com uma cadeira a menos. Coloca-se uma música e vão dançando em volta. Ao parar a música todos tem que se sentar. Um aluno ficará sem cadeira, entretanto deverá ser acolhida pelo grupo que conseguirá um espaço para que ele se sente. Depois se retira mais uma cadeira e continua a brincadeira, ninguém pode ficar sem se sentar. A brincadeira continua até que fique apenas uma cadeira. Quando isso acontecer, os alunos deverão descobrir como fazer para não deixar ninguém de pé (a solução é todos se sentarem no colo um do outro). Depois da brincadeira, proponha uma roda e converse sobre como se sentiram. Sugestão de diálogo:
Observações: Caso os alunos não tenham conseguido acolher ou não tenham sido acolhidos, explore como é importante observar esse colega, cuidar de si mesmo e também do outro. Caso tenham conseguido, valorize a atividade reconhecendo por meio de elogios o como foi importante acolher e ser acolhido.
7- Converse com os alunos sobre os diferentes tipos de formigas. Leve para a sala imagens de formigas de diferentes espécies com as devidas informações sobre cada uma delas. Os alunos deverão explorar essas imagens e observar as características, semelhanças e diferenças e depois montar um painel mostrando as características e o que descobriram.
8- Logo depois, ouça a música “Lava-pé”, disponibilize a letra impressa para que todos os alunos acompanhem a música e façam a tentativa de leitura da mesma. Depois peça aos alunos que façam uma ilustração sobre essa música.
Projeto Emcantar
OLHA A FORMIGA NO DEDO
OLHA A FORMIGA NO PÉ
ELA MORDE DOÍDO
ELA É LAVA-PÉ
OCÊ SAIA DAÍ
E BATA O PÉ NO CHÃO
QUE ELA CAI PRA LONGE
NÃO TE MORDE NÃO
ESSA CRIATURINHA
É MESMO PEQUENINA
MAS NÃO QUERO QUE MORDA
OS SEUS PÉS DE MENINA
Música: Lava pé. Fonte: http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/emcantar/lava-pe/2453343 . Acesso em 3 de julho de 2013.
Ilustrando a letra da música. 1º período “D” - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.
9- Para finalizar, proponha uma tentativa de escrita livre e dirigida para que os alunos possam experimentar a escrita da palavra FORMIGA. A escrita de forma livre tem o objetivo de perceber como o aluno está pensando para realizar essa ação. Já a escrita de forma dirigida tem o objetivo de intervir no processo do aluno, trazendo contribuições para que ela possa avançar em sua compreensão sobre essa forma de registro.
Atividade 4 – Movimentos Corporais: conhecendo e explorando o corpo.
1- Professor, depois de tantas possibilidades de trabalho com o tema da festa junina ainda é possível explorar os movimentos corporais para o dia da apresentação, caso a escola opte por essa forma de interação entre a família e a escola. A produção de algo a ser apresentado às famílias é interessante na medida em que possa ser vivido e trabalhado pelos alunos. Por isso, é preciso que toda a coreografia, com a supervisão dos adultos, seja montada com eles e que tenha significado para eles. Para isso, ouça com os alunos, a letra da música, parte por parte, explorando cada significado das estrofes para pensar e sugerir movimentos possíveis de serem realizados conforme a letra de cada música. Em nossa Escola, as coreografias das músicas “Meu Mundo” e “Lava Pé” foram pensadas pelos alunos e, por isso, ficou muito mais prazeroso a participação em todo o processo de organização e apresentação das danças no dia da festa junina.
Montando a coreografia com as crianças. 1º período “D” - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.
2- Para cada coreografia criada, convide os alunos a observarem seu próprio corpo, como se sentem, como estão se movimentando, qual é a sensação. Enfim, oportunize que eles falem sobre esse momento. Depois é só ir para a festa com muita alegria e diversão!
Atividade 5 - Socializando o conhecimento na escola.
1- Para finalizar esse processo, converse com os alunos a respeito do que descobriram e aprenderam sobre a festa junina, seus elementos e sobre os temas da música que escolheram para pesquisar e dançar. Exponha as produções feitas durante todas às aulas e solicite que os alunos apresentem e expliquem a seus familiares e aos colegas da escola.
Sugestões de links para professores:
Informações sobre a vida no campo e a vida na cidade:
Modo de vida no campo e na cidade. Disponível em: http://www.sme.pmmc.com.br/site2011/arquivos/matrizes/matrizes_cie/anexos/texto-21.pdf. Acesso em 11 de julho de 2013.
Informações sobre as formigas
Formigas. Disponível em: http://www.escolakids.com/formiga.htm. Acesso em 11 de julho de 2013.
Informações sobre a Festa Junina:
História da Festa Junina e Tradições. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm. Acesso em 11 de julho de 2013.
A avaliação será feita ao longo de todo o processo tendo como norteador as observações feitas durante todas as atividades e o envolvimento dos alunos nas atividades desenvolvidas. As observações podem ser anotadas em uma prancheta disponível com o professor no momento da realização das atividades, com observações individuas de cada aluno e do grupo, tendo como norteadoras algumas perguntas:
-Trouxeram questionamentos, indagações e contribuições para as rodas de conversa e a compreensão sobre a Festa Junina?
- Avançaram no processo de alfabetização e letramento através da tentativa de escrita da palavra FORMIGA?
- Ampliaram o seu conhecimento sobre as formigas?
- Melhoraram suas relações em grupo?
Observação: Professor, a atividade de registro de escrita poderá ser utilizada como forma de avaliação individual, percebendo se a criança consegue identificar as letras necessárias para a escrita da palavra avançando em sua compreensão sobre a escrita.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!