Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O lobo vem aí! Discussões sobre o bem e o mal.

 

21/07/2013

Autor e Coautor(es)
RUBIA VANESSA VICENTE DEMETRIO
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Graziela Maria Beretta López

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Desenvolver a concentração por meio das histórias infantis;

-Relacionar as diferentes narrativas percebendo suas diferenças e semelhanças;

-Compreender o que consideramos socialmente como bem e mal;

-Aprender a realizar uma pesquisa junto com as famílias;

-Vivenciar diferentes papéis nas brincadeiras de faz-de-conta.

Duração das atividades
Cada momento deste plano terá a duração de aproximadamente 40 minutos. Esses momentos devem ser vivenciados em 03 dias diferentes.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula é indicada para um grupo de crianças de 03 anos de idade. Para a efetivação deste plano, é necessária a presença de dois professores.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Histórias do lobo.

Materiais Necessários: Tapetes, almofadas, livros indicados no plano e máscaras para a brincadeira.

O professor iniciará este momento convidando o grupo para ouvir uma história. Após auxiliar as crianças na organização da roda, o professor iniciará a contação de histórias com a narrativa da Chapeuzinho Vermelho (ver recursos complementares), durante a qual o professor deverá modificar a entonação de sua voz a fim de comtemplar as falas dos diferentes personagens. Com o término do livro, o professor questionará as crianças sobre outras histórias que tenham como personagem o Lobo mau e, após ouvi-las, o professor contará a segunda narrativa, a dos Três Porquinhos (Ver recursos completares). Em seguida, ele conversará com o grupo sobre o que eles consideraram como comum nas duas histórias, questionando-os se conhecem alguma história em que o lobo seja bom, se existem lobos na vida real e como esses lobos reais são de fato.

Imagem disponível em: http://www.pirlimpimpimbrinquedos.com.br/livros-infantojuvenis/classicos-ilustrados--os-tres-porquinhos.html

http://www.livrariaresposta.com.br/v2/produto.php?id=84815&origem=1

Acesso: 02/07/2013.

 

Finalizando este momento, o professor irá propor, para a próxima etapa, uma brincadeira com algumas máscaras de lobo, de chapeuzinho e de porquinho, a fim de que as crianças criem os enredos livremente.

Moldes disponíveis em: http://www.riscosedesenhos.com.br/2010/03/31/mascaras-do-porquinho/

http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2012/09/cenashistoria-chapeuzinho-vermelho.html

Acesso em: 02/07/2013.

 

2º Momento: Brincando de lobo e conversa sobre o bem e o mal.

Materiais Necessários: Máscaras indicadas no plano, espaço com tapetes e almofadas para conversa e espaço para brincadeira em sala.

Neste momento, o professor irá organizar junto com as crianças o espaço para a brincadeira em sala, e disponibilizará as máscaras, que poderão ser confeccionadas pelas crianças em outro momento (mas, no nosso caso, a confecção não faz parte do plano). Durante a organização da brincadeira, o professor deverá auxiliar as crianças, mediando os conflitos e participando deste momento de imaginação junto com o grupo. É importante que o professor participe da atividade, a fim de observar que ideário de lobo as crianças construíram em seu imaginário e também contribuir como parceiro mais experiente, possibilitando a ampliação de repertórios. Na organização dos enredos para a brincadeira, é fundamental que todas as crianças do grupo se sintam bem-vindas e que possam opinar sobre os papéis que vão desenvolver.

Percebendo o término da proposta, o professor convidará a turma para uma conversa em roda, com o intuito de discutir como as crianças interpretaram seus papéis e porque consideram, por exemplo, o lobo como mau e a chapeuzinho e os porquinhos como bons. É importante ouvir as crianças e incentivar aos mais tímidos que expressem suas opiniões sobre a brincadeira.

 

3º Momento: Outros lobos e suas aventuras.

Materiais Necessários: Tapetes, almofadas e livros.

Neste momento, o professor organizará um espaço com tapetes e almofadas no parque da escola. No parque, irá relembrar as histórias que ouviram no dia anterior e a brincadeira com as máscaras e, a seguir, convidará as crianças para ouvir outra versão sobre o lobo. Se o grupo não estiver habituado a realizar outras atividades no parque, o professor deve combinar com as crianças que, após todos ouvirem a história, terão a possibilidade de brincar livremente.

O livro escolhido para este dia é a “Verdadeira história dos Três Porquinhos”, escrito por A. Jon Scieszka, que conta a versão verdadeira sobre o que ocorreu com os três porquinhos e como o lobo ficou conhecido como mau durante muito tempo. Após contar a história, o livro pode ser manuseado pelas crianças que assim o desejarem e, caso manifestem o desejo de ouvi-la novamente, elas terão também essa possibilidade. Finalizando esse momento, o professor combinará com as crianças e suas respectivas famílias uma pesquisa que será realizada em casa, sobre como vivem os lobos de verdade.

 

Livro: A verdadeira história dos três porquinhos.

Escritor: A. Jon Scieszka.

Ilustrador: Lane Smith.

 

Imagem disponível em: http://linafuko.wordpress.com/category/trabalhando/

Acesso em: 02/07/2013

 

4º Momento: A verdadeira história dos lobos no mundo.

Materiais Necessários: Pesquisa sobre os lobos, 03 m de papel pardo, fita adesiva e pincel atômico.

Neste dia, o professor receberá as pesquisas trazidas de casa e organizará junto com as crianças todo o material de pesquisa em fichas individuais, com o nome das crianças e as informações que ela trouxe sobre o lobo. Após organizar as fichas, o professor auxiliará as crianças a fixarem-nas no papel pardo, para então dar início às apresentações dessas fichas, convidando os autores da pesquisa para apresentarem o que desejarem. Neste momento, é fundamental que o professor atue como mediador, auxiliando-os a elaborar a sua fala e incentivando-os a compartilharem com o grupo o que descobriram sobre a vida dos lobos. Se o grupo de crianças for grande, sugerimos que esse momento de apresentação seja realizado em subgrupos, deste modo, as crianças se sentirão mais acolhidas em suas falas e poderão prestar mais atenção nos colegas. Com o término das apresentações, o grupo decidirá onde expor sua pesquisa, podendo o professor sugerir que a pesquisa fique à disposição da unidade escolar para que outras crianças possam ler e aprender sobre os lobos.

Recursos Complementares

Vídeos das histórias citadas:

Os Três porquinhos: http://www.youtube.com/watch?v=kL5EjA2xu3k

Chapeuzinho Vermelho: http://www.youtube.com/watch?v=77IP-eQIBDQ

A verdadeira história dos três porquinhos: http://www.youtube.com/watch?v=MSVZsW8jTBM

Avaliação

A avaliação será realizada por meio de observações quanto ao envolvimento do grupo nas propostas. O professor deve ficar atento à forma com que as crianças se manifestam no momento de conversa e de que forma as reflexões, histórias e pesquisas ampliaram os conhecimento das crianças acerca dos lobos. É necessário avaliar a parceria com as famílias, percebendo de que maneira essa articulação pode ser intensificada com o intuito de promover momentos de interação e conhecimento entre as crianças e suas famílias.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.