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Muitas profissões: ampliando o repertório de brincadeiras.

 

21/07/2013

Autor e Coautor(es)
RUBIA VANESSA VICENTE DEMETRIO
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FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Graziela Maria Beretta López

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Ampliar o repertório de brincadeiras das crianças;

-Conhecer a profissão dos pais;

-Organizar ambientes para brincadeiras diversificadas;

-Compreender a importância das profissões em nossa sociedade;

-Entender a função social da escrita em nossa sociedade;

-Elaborar argumentos para defender as opiniões no momento da roda.

Duração das atividades
Cada momento terá a duração de aproximadamente 35 minutos, vivenciados em 03 dias.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula é indicada para um grupo de crianças de 03 anos de idade. Para a efetivação deste plano são necessárias a mediação e a articulação de 02 adultos.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Roda sobre as profissões

Materiais Necessários: Tapetes e almofadas.

Neste momento, o professor irá organizar uma roda de conversa com as crianças, a partir da qual as questionará sobre as novidades que desejam dividir com os colegas. Os adultos devem ficar atentos à fala das crianças, auxiliando-as, quando achar necessário, e solicitando-lhes para que respeitem o momento de o colega falar. Após as manifestações, o professor questionará as crianças sobre as profissões que conhecem, explicando que as pessoas têm trabalhos diferentes e todos têm sua importância para a sociedade. Ao ouvir as crianças falarem sobre as profissões que conhecem, é interessante que o professor possa listar essas profissões e, em seguida, solicitar às crianças mais informações sobre estas. Com o término da conversa, o professor deverá combinar com as crianças e suas respectivas famílias, que levem para a nova discussão, no dia seguinte, um objeto que represente a profissão das famílias.

 

Momento da Roda.

Arquivo Institucional – NDI/2013

Fotógrafa: Ana Laura Bedin

 

2º Momento: Conhecendo a profissão dos pais.

Materiais Necessários: Objeto da profissão dos familiares levados pelas crianças, objetos levados pelo professor (por exemplo, um kit de médico, quadro negro, giz e apagador, um pano e uma vassoura pequena, um telefone e utensílios de cozinha), tapetes e almofadas.

Neste dia, o professor, ao iniciar a roda de conversa, irá solicitar que cada criança tenha em mãos o objeto da profissão de seus pais. Em seguida, pedirá que cada criança apresente esse objeto para a turma, dizendo o nome da profissão e como o referido profissional atua com aquele objeto. Após todos apresentarem seus objetos, as crianças deverão permitir que os colegas manuseiem-nos, descobrindo, com o auxílio do professor, sua utilidade. Em seguida, o grupo, juntamente com o professor, organizará um espaço na sala em que esses objetos fiquem disponíveis para a brincadeira. A organização dos diferentes espaços pelas crianças torna-se fundamental, já que, desse modo, elas atribuem sentido aos ambientes e conseguem visualizar como a brincadeira irá acontecer. Sugerimos que também o professor possa levar alguns objetos ligados a diferentes profissões, no intuito de ampliar e diversificar as brincadeiras, como por exemplo, um kit de médico, quadro negro, giz e apagador, um pano e vassoura pequena, um telefone e utensílios de cozinha.

Espaço para a Brincadeira de Papéis Sociais

Arquivo Institucional - NDI/2013

Fotógrafa: Rubia Demétrio

 

3º Momento: Brincando e aprendendo.

Materiais Necessários: Espaço organizado pelas crianças e os objetos trazidos de casa.

Este momento é destinado para a brincadeira de papéis sociais, em que as crianças terão a possibilidade de escolher quais papéis desejam vivenciar, devendo o professor auxiliar na construção dos enredos e a mediar os conflitos que podem surgir na organização da brincadeira. Na atividade, as crianças irão colocar em prática, ou seja, representar, tudo o que compreenderam sobre os papéis que irão exercer e, dessa maneira, trata-se de um momento rico de observação do que foi aprendido e de percepção de alguns elementos para uma futura conversa com o grupo. Diante disto, seria interessante que o professor, ao participar da brincadeira, exerça o seu próprio papel, sem realizar muitas intervenções ou explicações, o que só deverá ocorrer quando forem necessárias, como nos casos de conflitos e de dúvidas que façam com que as crianças solicitem o seu auxílio. Outra mediação necessária é na troca de alguns papéis, de modo que o professor possa sugerir a algumas crianças que vivenciem outros exercícios na brincadeira, para que possam aprender outras profissões.

 

Momento de Brincadeira de papéis sociais

Arquivo Institucional – NDI/2013

Fotógrafa: Ana Laura Bedin

 

4º Momento: Avaliando o que aprendemos.

Materiais Necessários: Computador e data show para visualizar o vídeo, tapetes, almofadas, cartolina e pincel atômico.

Após a brincadeira, o professor deverá convidar as crianças para conversarem sobre o que aprenderam neste dia, fazendo-lhes algumas perguntas, tais como:

1.       Quais profissões vocês mais gostaram de representar?

2.       Existem outras profissões que vocês conhecem, mas de que não brincamos hoje?

3.       E sobre a profissão de seus pais, o que acharam, foi legal brincar de trabalho?

4.       Afinal, por que as pessoas trabalham?

Depois de ouvir as crianças, o professor deve convidá-las para assistirem a um vídeo do “Quintal da Cultura”, “Minha profissão é ...”, presente no site do Youtube (ver recursos complementares). Em seguida, o professor deverá fazer, junto do grupo, uma tabela explicativa sobre as profissões, revelando o que a turma sabe sobre elas e por que as consideram importantes. Se o grupo de crianças for grande, a proposta deve ser realizada em subgrupos.

Exemplo da tabela:

Nome da profissão

O que o profissional faz?

Por que consideramos essa profissão importante?

Médico

Cuida das pessoas

Porque não deixa as pessoas ficarem doentes e com dor.

Serviços Gerais

Limpa os lugares

Porque deixa os lugares limpinhos para a gente brincar.

Bombeiro

Salva as pessoas do perigo

Porque não deixa a gente se queimar e nem se afogar.

Encanador

Arruma os canos quebrados

Porque não deixa a água vazar.

Pedreiro

Constrói casas

Porque faz as casas para a gente morar.

Professor

Ensina as crianças

Porque ensina as pessoas.

Recursos Complementares

·         Aulas com temáticas semelhantes: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15402

·         Vídeo Quintal da Cultura: http://www.youtube.com/watch?v=VB0XXKvalHs

Avaliação

Para avaliar esse plano, o professor deve observar de que forma as crianças apresentaram seus conhecimentos prévios, de que maneira as histórias escolhidas e as conversas em grupo ampliaram o conhecimento das crianças sobre o tema e como elas estão interagindo nos momentos de brincadeiras de papéis sociais. É importante que o professor possa observar e registrar as falas e ações das crianças, pois esse instrumento é fundamental para avaliar e estruturar as próximas intervenções com o grupo.

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