21/07/2013
Graziela Maria Beretta López
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
-Ampliar o repertório de brincadeiras das crianças;
-Conhecer a profissão dos pais;
-Organizar ambientes para brincadeiras diversificadas;
-Compreender a importância das profissões em nossa sociedade;
-Entender a função social da escrita em nossa sociedade;
-Elaborar argumentos para defender as opiniões no momento da roda.
Esta aula é indicada para um grupo de crianças de 03 anos de idade. Para a efetivação deste plano são necessárias a mediação e a articulação de 02 adultos.
1º Momento: Roda sobre as profissões
Materiais Necessários: Tapetes e almofadas.
Neste momento, o professor irá organizar uma roda de conversa com as crianças, a partir da qual as questionará sobre as novidades que desejam dividir com os colegas. Os adultos devem ficar atentos à fala das crianças, auxiliando-as, quando achar necessário, e solicitando-lhes para que respeitem o momento de o colega falar. Após as manifestações, o professor questionará as crianças sobre as profissões que conhecem, explicando que as pessoas têm trabalhos diferentes e todos têm sua importância para a sociedade. Ao ouvir as crianças falarem sobre as profissões que conhecem, é interessante que o professor possa listar essas profissões e, em seguida, solicitar às crianças mais informações sobre estas. Com o término da conversa, o professor deverá combinar com as crianças e suas respectivas famílias, que levem para a nova discussão, no dia seguinte, um objeto que represente a profissão das famílias.
Momento da Roda.
Arquivo Institucional – NDI/2013
Fotógrafa: Ana Laura Bedin
2º Momento: Conhecendo a profissão dos pais.
Materiais Necessários: Objeto da profissão dos familiares levados pelas crianças, objetos levados pelo professor (por exemplo, um kit de médico, quadro negro, giz e apagador, um pano e uma vassoura pequena, um telefone e utensílios de cozinha), tapetes e almofadas.
Neste dia, o professor, ao iniciar a roda de conversa, irá solicitar que cada criança tenha em mãos o objeto da profissão de seus pais. Em seguida, pedirá que cada criança apresente esse objeto para a turma, dizendo o nome da profissão e como o referido profissional atua com aquele objeto. Após todos apresentarem seus objetos, as crianças deverão permitir que os colegas manuseiem-nos, descobrindo, com o auxílio do professor, sua utilidade. Em seguida, o grupo, juntamente com o professor, organizará um espaço na sala em que esses objetos fiquem disponíveis para a brincadeira. A organização dos diferentes espaços pelas crianças torna-se fundamental, já que, desse modo, elas atribuem sentido aos ambientes e conseguem visualizar como a brincadeira irá acontecer. Sugerimos que também o professor possa levar alguns objetos ligados a diferentes profissões, no intuito de ampliar e diversificar as brincadeiras, como por exemplo, um kit de médico, quadro negro, giz e apagador, um pano e vassoura pequena, um telefone e utensílios de cozinha.
Espaço para a Brincadeira de Papéis Sociais
Arquivo Institucional - NDI/2013
Fotógrafa: Rubia Demétrio
3º Momento: Brincando e aprendendo.
Materiais Necessários: Espaço organizado pelas crianças e os objetos trazidos de casa.
Este momento é destinado para a brincadeira de papéis sociais, em que as crianças terão a possibilidade de escolher quais papéis desejam vivenciar, devendo o professor auxiliar na construção dos enredos e a mediar os conflitos que podem surgir na organização da brincadeira. Na atividade, as crianças irão colocar em prática, ou seja, representar, tudo o que compreenderam sobre os papéis que irão exercer e, dessa maneira, trata-se de um momento rico de observação do que foi aprendido e de percepção de alguns elementos para uma futura conversa com o grupo. Diante disto, seria interessante que o professor, ao participar da brincadeira, exerça o seu próprio papel, sem realizar muitas intervenções ou explicações, o que só deverá ocorrer quando forem necessárias, como nos casos de conflitos e de dúvidas que façam com que as crianças solicitem o seu auxílio. Outra mediação necessária é na troca de alguns papéis, de modo que o professor possa sugerir a algumas crianças que vivenciem outros exercícios na brincadeira, para que possam aprender outras profissões.
Momento de Brincadeira de papéis sociais
Arquivo Institucional – NDI/2013
Fotógrafa: Ana Laura Bedin
4º Momento: Avaliando o que aprendemos.
Materiais Necessários: Computador e data show para visualizar o vídeo, tapetes, almofadas, cartolina e pincel atômico.
Após a brincadeira, o professor deverá convidar as crianças para conversarem sobre o que aprenderam neste dia, fazendo-lhes algumas perguntas, tais como:
1. Quais profissões vocês mais gostaram de representar?
2. Existem outras profissões que vocês conhecem, mas de que não brincamos hoje?
3. E sobre a profissão de seus pais, o que acharam, foi legal brincar de trabalho?
4. Afinal, por que as pessoas trabalham?
Depois de ouvir as crianças, o professor deve convidá-las para assistirem a um vídeo do “Quintal da Cultura”, “Minha profissão é ...”, presente no site do Youtube (ver recursos complementares). Em seguida, o professor deverá fazer, junto do grupo, uma tabela explicativa sobre as profissões, revelando o que a turma sabe sobre elas e por que as consideram importantes. Se o grupo de crianças for grande, a proposta deve ser realizada em subgrupos.
Exemplo da tabela:
Nome da profissão |
O que o profissional faz? |
Por que consideramos essa profissão importante? |
Médico |
Cuida das pessoas |
Porque não deixa as pessoas ficarem doentes e com dor. |
Serviços Gerais |
Limpa os lugares |
Porque deixa os lugares limpinhos para a gente brincar. |
Bombeiro |
Salva as pessoas do perigo |
Porque não deixa a gente se queimar e nem se afogar. |
Encanador |
Arruma os canos quebrados |
Porque não deixa a água vazar. |
Pedreiro |
Constrói casas |
Porque faz as casas para a gente morar. |
Professor |
Ensina as crianças |
Porque ensina as pessoas. |
· Aulas com temáticas semelhantes: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15402
· Vídeo Quintal da Cultura: http://www.youtube.com/watch?v=VB0XXKvalHs
Para avaliar esse plano, o professor deve observar de que forma as crianças apresentaram seus conhecimentos prévios, de que maneira as histórias escolhidas e as conversas em grupo ampliaram o conhecimento das crianças sobre o tema e como elas estão interagindo nos momentos de brincadeiras de papéis sociais. É importante que o professor possa observar e registrar as falas e ações das crianças, pois esse instrumento é fundamental para avaliar e estruturar as próximas intervenções com o grupo.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!