Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Descrevendo experiências do passado

 

16/08/2013

Autor e Coautor(es)
ANA CLAUDIA CUNHA SALUM
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • descrever experiências passadas;
  • aprender o passado simples dos verbos em inglês;
  • fazer perguntas e responder (afirmativa e negativamente), usando verbos no tempo passado;
  • pronunciar os verbos regulares e irregulares em inglês;
  • identificar, em uma música, os verbos em inglês, de modo a facilitar a sua compreensão. 
Duração das atividades
2 aulas/módulos de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os alunos tenham noções básicas da língua inglesa, como o conhecimento de verbos no presente simples. 

Estratégias e recursos da aula
  • laboratório de informática com acesso à internet;
  • data show, notebooks, tablets, vídeos, slides;
  • material impresso/xerocado.

                                                                MÓDULO 1

at

Fonte: http://www.inglesnapontadalingua.com.br/2008/08/gramtica-verbos-no-passado.html. Acesso em: 23.07.2013.

                                               

ACTIVITY 1: Introduzindo o passado dos verbos

Professor, projete no data show as explicações seguintes sobre como formar o passado simples dos verbos em inglês. Peça para que os alunos se revesem na leitura, a fim de promover um ambiente mais participativo.

                                                                            THE SIMPLE PAST OF REGULAR AND IRREGULAR VERBS

at

Fonte: http://www.essaseoutras.xpg.com.br/simple-past-tense-como-fazer-passado-simples-em-ingles-verbos-e-mais/. Acesso em: 23.07.2013.

simple past é usado: 

- Para ações que se completaram no passado em tempo definido estabelecido na frase. 
Ex: He died in 1908. (Ele morreu em 1908). 

- Em contextos que nos reportem ao passado, mesmo desprovido de indicação temporal. 
Ex: I’m sorry about last night. The train was 10 minutes late. (Desculpe-me sobre a noite passada. O trem estava 10 minutos atrasado).

Simple Past é um tempo verbal simples, formado apenas por um verbo principal flexionado na forma do passado, e que faz uso do verbo auxiliar apenas nas formas interrogativas e negativas. 

A flexão do verbo no passado será feita diferentemente para verbos regulares e irregulares.

Verbos Regulares

- Afirmações

Os verbos no simple past são constituídos da partícula ED no final, e para isso, deve-se seguir algumas regras:

- Verbos já terminados em E  apenas ganham o D: dance = danced.
- Verbos terminados em consoante+y, perdem o Y e ganham IED: study = studied.
- Verbos terminados em vogal+y, apenas ganham EDplay = played.
- Verbos terminados em consoante+vogal+consoante, dobram a última consoante e ganham ED: stop = stopped.

Verbos irregulares

- Afirmações

As frases afirmativas com verbos irregulares se compõem do sujeito+passado simples do verbo:

- I saw (eu vi).
- She said (ela falou).

Did (para interrogar e negar)

Os tempos verbais simples necessitam de um verbo auxiliar para formarem frases interrogativas e negativas. O Simple Past usará o verbo auxiliar did para todas as pessoas, indistintamente. Da mesma forma que o Simple Present na terceira pessoa do singular requer que o “s” seja retirado do verbo que já está flexionado para poder passá-lo para as formas negativa e interrogativa, o auxiliar did exige que o verbo seja colocado novamente em sua forma natural (básica), pois a presença do did ao lado de um verbo por si só indica que ele está no passado simples. 

Interrogações (regulares e irregulares)

As interrogações no simple past pedem ajuda do auxiliar DID (passado de DO) + a forma normal do verbo:
- Did you drink? (Você tomou?)
- Did she sleep? (Ela dormiu? )

*Note que quem está no passado é o auxiliar DID, o verbo principal continua na sua forma básica.

Negações
Adiciona-se o DID+NOT (didn’t) após o sujeito (serve para todas as pessoas):
- You did not drink. (Você não tomou.)
- She did not sleep. (Ela não dormiu.)

Texto adaptado das fontes: http://www.infoescola.com/ingles/passado-simples-simple-past/. Acesso em: 23.07.2013; e http://www.eingles.com.br/curso/gramatica/138-verbo-tempo-passado-simples.html. Acesso em: 23.07.2013.

Professor, como atividade complementar, acesse o vídeo no linkhttp://www.youtube.com/watch?v=TYnG2Q9jhRo (acesso em: 23.07.2013) , que apresenta a pronúncia correta do ED utilizado para formar o passado dos verbos regulares. Peça para que os alunos repitam os verbos, praticando a pronúncia correta de cada um deles. Observe a participação de todos. Interrompa o vídeo, quando perceber dificuldade na pronúncia de alguns desses verbos, o que é muito natural.

Para que os alunos possam treinar a pronúncia dos verbos irregulares no passado, entregue o material xerocado, contendo uma lista desses verbos. Peça para que cada um leia em silêncio e em seguida, em voz alta.  Sane as dúvidas quanto ao vocabulário e à pronúncia correta desses verbos.

Professor, utilize a lista de verbos irregulares, a seguir. Há outras sugestões de listas nos Recursos Complementares desta aula. Informe aos alunos que a  terceira coluna (past participle) poderá, neste momento, ser ignorada. Esclareça que ela será utilizada para a formação de outros tempos verbais (present perfect, past perfect), que serão aprendidos em um momento posterior do curso de língua inglesa.  

                                                              VERBOS IRREGULARES

Infinitive Past Participle Tradução
be was, were been ser, estar
beat beat beaten bater, derrotar, pulsar
become became become tornar-se
begin began begun começar
bite bit bitten morder, picar
blow blew blown soprar, tocar (instrumento de sopro)
break broke broken quebrar, interromper
bring brought brought trazer
build built built construir
buy bought bought comprar
catch caught caught agarrar, pegar (doença)
choose chose chosen escolher
come came come vir, chegar, aproximar-se, acontecer
cost cost cost custar
cut cut cut cortar
deal dealt dealt negociar, distribuir
dig dug dug cavar
do did done fazer, executar
draw drew drawn desenhar, puxar, arrastar
dream dreamt/ dreamed dreamt/ dreamed sonhar
drink drank drunk beber, embriagar-se
drive drove driven dirigir
eat ate eaten comer
fall fell fallen cair
feed fed fed alimentar (se), suprir
feel felt felt sentir
fight fought fought lutar
find found found encontrar
fly flew flown voar
forget forgot forgotten esquecer (se)
freeze froze frozen gelar, congelar
get got got/ gotten conseguir, ganhar
give gave given dar, conceder
go went gone ir
grow grew grown crescer, cultivar
hang hung hung pendurar
have had had ter, possuir
hear heard heard ouvir
hide hid hidden esconder, ocultar (se)
hit hit hit bater
hold held held segurar, manter, conter
hurt hurt hurt machucar
keep kept kept guardar, manter, permanecer, ficar
know knew known saber , conhecer
lay laid laid pôr, colocar, botar (ovos)
learn learnt learnt aprender
leave left left deixar, partir
lend lent lent emprestar
let let let deixar, alugar
lie lay lain jazer, deitar ou mentir, enganar
light lit / lighted lit/ lighted iluminar, acender
lose lost lost perder
make made made fazer, produzir, fabricar
mean meant meant significar, ter intenção
meet met met encontrar-se com
pay paid paid pagar
put put put pôr
read read read ler
rid rid rid cavalgar, livrar, desembaraçar
ride rode ridden viajar, cavalgar
ring rang rung soa , tocar a campainha
rise rose risen nascer, surgir, erguer-se
run ran run correr, administrar
say said said dizer
see saw seen ver
sell sold sold vender
send sent sent enviar
set set set colocar, fixar, arrumar
shake shook shaken sacudir
shine shone shone brilhar
shoot shot shot atirar, disparar
show showed shown/ showed mostrar
shut shut shut fechar
sing sang sung cantar
sink sank sunk afundar, naufragar
sit sat sat sentar
sleep slept slept dormir
slide slid slid escorregar
slit slit slit fender, rachar
smell smelt smelt cheirar
speak spoke spoken falar
spend spent spent gastar
spread spread spread difundir, divulgar, espalhar
stand stood stood ficar de pé, aguentar
steal stole stolen roubar
strike struck struck fazer greve , bater
swear swore sworn jurar, blasfemar
sweep swept swept varrer
swim swam swum nadar
swing swung swung balançar
take took taken tomar, pegar
teach taught taught ensinar
tell told told contar, dizer
think thought thought pensar, achar
throw threw thrown arremessar
understand understood understood entender, compreender
wake woke/ waked woke/waked acordar
wear wore worn vestir, usar
wed wed wed desposar
wet wet wet umedecer
win won won ganhar, vencer
wring wrung wrung espremer
write wrote written escrever

Fonte: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/ingles/verbos-irregulares-tabela-traz-infinitivo-passado-participio-e-traducao.htm. Acesso em: 23.07.2013.

Professor, como variação desta lista você poderá utlizar-se dos slides contidos no linkhttp://www.slideshare.net/nalanalan/irregular-verbs-with-pictures-3134651?from_search=6 (acesso em: 23.07.2013), os quais apresentam imagens de ações no passado. Pause os slides e, tal como sugerido anteriormente, peça para que os alunos pratiquem a pronúncia de cada verbo apresentado.  

ata

Imagem ilustrativa do linkhttp://www.slideshare.net/nalanalan/irregular-verbs-with-pictures-3134651?from_search=6. Acesso em: 23.07.2013.

Professor, no intuito de contextualizar o vocabulário aprendido, peça para que cada aluno, individualmente, elabore 8 frases, utilizando verbos no passado. Reforce que os verbos a serem utilizados estão na segunda coluna da lista de verbos. No momento da correção, os alunos deverão formar duplas, de modo que possam compartilhar suas frases e corrigir as dos colegas. Acompanhe a execução das frases, bem como as suas correções, auxiliando com as dúvidas. 

                                                            MÓDULO 2

ACTIVITY 2: IT´S TIME TO PRACTICE

Depois de introduzido o tema da aula (Atividade 1), acesse o vídeo no linkhttp://www.eingles.com.br/curso/gramatica/138-verbo-tempo-passado-simples.html. Acesso em: 23.07.2013. Peça para os alunos, ao assistirem, anotarem o que acharem mais importante ou mesmo as dúvidas que, por ventura, surjam. Depois do vídeo, peça para que cada aluno compartilhe as suas anotações ou dúvidas, esclarecendo-as. Volte o vídeo toda vez que achar necessário e pertinente para o bom entendimento do conteúdo apresentado.  

at

Imagem ilustrativa do vídeo. Fonte: http://www.eingles.com.br/curso/gramatica/138-verbo-tempo-passado-simples.html. Acesso em: 23.07.2013.

Professor, é muito importante pausar o vídeo no momento da realização dos exercícios, uma vez que o tempo do vídeo pode ser insuficiente para que seus alunos respondam ou completem os exercícios. Solicite a resposta dos alunos antes de mostrar a resposta do vídeo e, assim, poderá identificar possíveis dúvidas e saná-las. Peça, também, para que os próprios alunos leiam as frases contidas nos exercícios, checando a pronúncia correta das palavras, especialmente a dos verbos no passado e da terminação ED dos verbos regulares, conforme apresentada no vídeo proposto como atividade complementar da Atividade 1.    

ACTIVITY 3: LISTENING TO A SONG

Professor, deixe tocar a primeira estrofe da música que será trabalhada, a seguir, e verifique se algum aluno é capaz de reconhecê-la, cantando uma estrofe qualquer. Certifique-se de que reconhecem, também, a cantora e peça para que compartilhem com o grupo o que sabem sobre ela.  

Em seguida, entregue uma xerox com a letra da música a ser trabalhada neste momento da aula. Os alunos deverão ler em silêncio, antes de tocar o CD. Poderão, também, ler em voz alta e, assim, vão se familiarizando com a letra da música, o que pode facilitar o reconhecimento das palavras a serem colocadas nos espaços.  

Explique que a música será tocada 3 vezes e que eles devem completar os espaços com as palavras (verbos) da tabela abaixo. Cada verbo deverá ser utilizado apenas uma vez.  

dance - kiss - have - pass- take - break - tow - rip - be - end - max - go

 Last Friday Night - Katy Perry

There's a stranger in my bed,

There's a pounding in my head
Glitter all over the room
Pink flamingos in the pool
I smell like a minibar
DJ's (1) _________ out in the yard
Barbie's on the barbeque
This a hickie or a bruise
Pictures of last night
(2) ________ up online
I'm screwed
Oh well
It's a blacked out blur
But I'm pretty sure it ruled
Damn

Last Friday night
Yeah, we (3) __________ on tabletops
And we (4) _________too many shots
Think we (5) _________ but I forgot
Last Friday night
Yeah, we (6) _________ our credit cards
And got kicked out of the bar
So we hit the boulevard

Last Friday night
We (7) _______ streaking in the park
Skinny dipping in the dark
Then (8) ________a ménage à trois
Last Friday night
Yeah I think we  (9) __________ the law
Always say we're gonna stop
Op-oh-oh
This Friday night
Do it all again
This Friday night
Do it all again

Trying to connect the dots
Don't know what to tell my boss
Think the city (10) __________my car
Chandeliers on the floor
(11) ___________ my favorite party dress
Warrant's out for my arrest
Think I need a ginger ale
That (12)  ___________such an epic fail

Pictures of last night
Ended up online
I'm screwed
Oh well
It's a blacked out blur
But I'm pretty sure it ruled
Damn
This Friday night
Do it all again
T.G.I.F.
 

Professor, toque a música pela quarta vez, pausando a cada espaço e completando com os alunos os espaços. Depois de tudo preenchido, toque mais uma vez a música e peça para que todos cantem. Se achar pertinente, pode tirar dúvidas em relação ao vocabulário, mas chame a atenção dos alunos para a importância de se compreender a mensagem da música e não a tradução de palavra por palavra. 

Em seguida, peça que separem em duas colunas (regular and irregular verbs) todos os verbos que aparecem na música. Esta atividade poderá ser realizada em duplas. Compartilhe a lista da dupla com os demais, verificando se todos preencheram a tabela abaixo corretamente. 

SIMPLE PAST

REGULAR

IRREGULAR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ainda em duplas, peça aos alunos para realizarem as duas atividades seguintes, que também se referem à música e ao passado dos verbos, desta vez nas formas negativas e interrogativas. 

Now choose four verbs and write sentences in the negative form.

1.        _____________________________________________________________________________________________

2.        _____________________________________________________________________________________________

3.        _____________________________________________________________________________________________

4.        _____________________________________________________________________________________________

 

Now choose another four verbs and write sentences in the interrogative form. You  can question words like when, why, where, who, what….

5.        _____________________________________________________________________________________________

6.        _____________________________________________________________________________________________

7.        _____________________________________________________________________________________________

8.        _____________________________________________________________________________________________

Adaptado da fonte: http://aprenderinglescommusica.com.pt/httpdocs/index.php/simple-past-6/. Acesso em: 23.07.2013.

Caso não dê tempo de realizar as atividades durante a aula, solicite aos alunos que as finalizem em casa. A correção deverá ocorrer na aula seguinte, observando se todos os alunos as fizeram. As frases poderão ser escritas no quadro, dando oportunidade de todos os alunos participarem da correção de suas frases, bem como a dos colegas.    

Recursos Complementares
Avaliação

Em um primeiro momento, a avaliação deverá ocorrer durante todos os momentos da aula, observando a participação e o comprometimento do aluno com as atividades sugeridas pelo professor e com os demais colegas do grupo.

Para um segundo momento, os alunos deverão escrever um cartão postal (postcard) em inglês, descrevendo as suas últimas férias ou um lugar interessante que visitaram recentemente. Os alunos deverão colar fotos, imagens ou gravuras e os cartões postais deverão ser trocados entre eles. Cada aluno terá que ler, em voz alta, o postcard do colega. Poderá ser delimitado um número mínimo de 50 palavras para o cartão postal. Depois da leitura dos cartões, poderá ser montado um painel, contendo todos os trabalhos realizados pelos alunos. A avaliação do professor deverá levar em conta a criatividade, o capricho, o envolvimento com a atividade de leitura dos painéis, assim como a elaboração correta das frases, que deve estar de acordo com o conteúdo aprendido na aula.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.