16/08/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
É necessário que os alunos tenham noções básicas da língua inglesa, como o conhecimento de verbos no presente simples.
Fonte: http://www.inglesnapontadalingua.com.br/2008/08/gramtica-verbos-no-passado.html. Acesso em: 23.07.2013.
ACTIVITY 1: Introduzindo o passado dos verbos
Professor, projete no data show as explicações seguintes sobre como formar o passado simples dos verbos em inglês. Peça para que os alunos se revesem na leitura, a fim de promover um ambiente mais participativo.
THE SIMPLE PAST OF REGULAR AND IRREGULAR VERBS
Fonte: http://www.essaseoutras.xpg.com.br/simple-past-tense-como-fazer-passado-simples-em-ingles-verbos-e-mais/. Acesso em: 23.07.2013.
O simple past é usado:
- Para ações que se completaram no passado em tempo definido estabelecido na frase.
Ex: He died in 1908. (Ele morreu em 1908).
- Em contextos que nos reportem ao passado, mesmo desprovido de indicação temporal.
Ex: I’m sorry about last night. The train was 10 minutes late. (Desculpe-me sobre a noite passada. O trem estava 10 minutos atrasado).
O Simple Past é um tempo verbal simples, formado apenas por um verbo principal flexionado na forma do passado, e que faz uso do verbo auxiliar apenas nas formas interrogativas e negativas.
A flexão do verbo no passado será feita diferentemente para verbos regulares e irregulares.
Verbos Regulares
- Afirmações
Os verbos no simple past são constituídos da partícula ED no final, e para isso, deve-se seguir algumas regras:
- Verbos já terminados em E apenas ganham o D: dance = danced.
- Verbos terminados em consoante+y, perdem o Y e ganham IED: study = studied.
- Verbos terminados em vogal+y, apenas ganham ED: play = played.
- Verbos terminados em consoante+vogal+consoante, dobram a última consoante e ganham ED: stop = stopped.
Verbos irregulares
- Afirmações
As frases afirmativas com verbos irregulares se compõem do sujeito+passado simples do verbo:
- I saw (eu vi).
- She said (ela falou).
Did (para interrogar e negar)
Os tempos verbais simples necessitam de um verbo auxiliar para formarem frases interrogativas e negativas. O Simple Past usará o verbo auxiliar did para todas as pessoas, indistintamente. Da mesma forma que o Simple Present na terceira pessoa do singular requer que o “s” seja retirado do verbo que já está flexionado para poder passá-lo para as formas negativa e interrogativa, o auxiliar did exige que o verbo seja colocado novamente em sua forma natural (básica), pois a presença do did ao lado de um verbo por si só indica que ele está no passado simples.
Interrogações (regulares e irregulares)
As interrogações no simple past pedem ajuda do auxiliar DID (passado de DO) + a forma normal do verbo:
- Did you drink? (Você tomou?)
- Did she sleep? (Ela dormiu? )
*Note que quem está no passado é o auxiliar DID, o verbo principal continua na sua forma básica.
Negações
Adiciona-se o DID+NOT (didn’t) após o sujeito (serve para todas as pessoas):
- You did not drink. (Você não tomou.)
- She did not sleep. (Ela não dormiu.)
Texto adaptado das fontes: http://www.infoescola.com/ingles/passado-simples-simple-past/. Acesso em: 23.07.2013; e http://www.eingles.com.br/curso/gramatica/138-verbo-tempo-passado-simples.html. Acesso em: 23.07.2013.
Professor, como atividade complementar, acesse o vídeo no link: http://www.youtube.com/watch?v=TYnG2Q9jhRo (acesso em: 23.07.2013) , que apresenta a pronúncia correta do ED utilizado para formar o passado dos verbos regulares. Peça para que os alunos repitam os verbos, praticando a pronúncia correta de cada um deles. Observe a participação de todos. Interrompa o vídeo, quando perceber dificuldade na pronúncia de alguns desses verbos, o que é muito natural.
Para que os alunos possam treinar a pronúncia dos verbos irregulares no passado, entregue o material xerocado, contendo uma lista desses verbos. Peça para que cada um leia em silêncio e em seguida, em voz alta. Sane as dúvidas quanto ao vocabulário e à pronúncia correta desses verbos.
Professor, utilize a lista de verbos irregulares, a seguir. Há outras sugestões de listas nos Recursos Complementares desta aula. Informe aos alunos que a terceira coluna (past participle) poderá, neste momento, ser ignorada. Esclareça que ela será utilizada para a formação de outros tempos verbais (present perfect, past perfect), que serão aprendidos em um momento posterior do curso de língua inglesa.
VERBOS IRREGULARES
Infinitive | Past | Participle | Tradução |
be | was, were | been | ser, estar |
beat | beat | beaten | bater, derrotar, pulsar |
become | became | become | tornar-se |
begin | began | begun | começar |
bite | bit | bitten | morder, picar |
blow | blew | blown | soprar, tocar (instrumento de sopro) |
break | broke | broken | quebrar, interromper |
bring | brought | brought | trazer |
build | built | built | construir |
buy | bought | bought | comprar |
catch | caught | caught | agarrar, pegar (doença) |
choose | chose | chosen | escolher |
come | came | come | vir, chegar, aproximar-se, acontecer |
cost | cost | cost | custar |
cut | cut | cut | cortar |
deal | dealt | dealt | negociar, distribuir |
dig | dug | dug | cavar |
do | did | done | fazer, executar |
draw | drew | drawn | desenhar, puxar, arrastar |
dream | dreamt/ dreamed | dreamt/ dreamed | sonhar |
drink | drank | drunk | beber, embriagar-se |
drive | drove | driven | dirigir |
eat | ate | eaten | comer |
fall | fell | fallen | cair |
feed | fed | fed | alimentar (se), suprir |
feel | felt | felt | sentir |
fight | fought | fought | lutar |
find | found | found | encontrar |
fly | flew | flown | voar |
forget | forgot | forgotten | esquecer (se) |
freeze | froze | frozen | gelar, congelar |
get | got | got/ gotten | conseguir, ganhar |
give | gave | given | dar, conceder |
go | went | gone | ir |
grow | grew | grown | crescer, cultivar |
hang | hung | hung | pendurar |
have | had | had | ter, possuir |
hear | heard | heard | ouvir |
hide | hid | hidden | esconder, ocultar (se) |
hit | hit | hit | bater |
hold | held | held | segurar, manter, conter |
hurt | hurt | hurt | machucar |
keep | kept | kept | guardar, manter, permanecer, ficar |
know | knew | known | saber , conhecer |
lay | laid | laid | pôr, colocar, botar (ovos) |
learn | learnt | learnt | aprender |
leave | left | left | deixar, partir |
lend | lent | lent | emprestar |
let | let | let | deixar, alugar |
lie | lay | lain | jazer, deitar ou mentir, enganar |
light | lit / lighted | lit/ lighted | iluminar, acender |
lose | lost | lost | perder |
make | made | made | fazer, produzir, fabricar |
mean | meant | meant | significar, ter intenção |
meet | met | met | encontrar-se com |
pay | paid | paid | pagar |
put | put | put | pôr |
read | read | read | ler |
rid | rid | rid | cavalgar, livrar, desembaraçar |
ride | rode | ridden | viajar, cavalgar |
ring | rang | rung | soa , tocar a campainha |
rise | rose | risen | nascer, surgir, erguer-se |
run | ran | run | correr, administrar |
say | said | said | dizer |
see | saw | seen | ver |
sell | sold | sold | vender |
send | sent | sent | enviar |
set | set | set | colocar, fixar, arrumar |
shake | shook | shaken | sacudir |
shine | shone | shone | brilhar |
shoot | shot | shot | atirar, disparar |
show | showed | shown/ showed | mostrar |
shut | shut | shut | fechar |
sing | sang | sung | cantar |
sink | sank | sunk | afundar, naufragar |
sit | sat | sat | sentar |
sleep | slept | slept | dormir |
slide | slid | slid | escorregar |
slit | slit | slit | fender, rachar |
smell | smelt | smelt | cheirar |
speak | spoke | spoken | falar |
spend | spent | spent | gastar |
spread | spread | spread | difundir, divulgar, espalhar |
stand | stood | stood | ficar de pé, aguentar |
steal | stole | stolen | roubar |
strike | struck | struck | fazer greve , bater |
swear | swore | sworn | jurar, blasfemar |
sweep | swept | swept | varrer |
swim | swam | swum | nadar |
swing | swung | swung | balançar |
take | took | taken | tomar, pegar |
teach | taught | taught | ensinar |
tell | told | told | contar, dizer |
think | thought | thought | pensar, achar |
throw | threw | thrown | arremessar |
understand | understood | understood | entender, compreender |
wake | woke/ waked | woke/waked | acordar |
wear | wore | worn | vestir, usar |
wed | wed | wed | desposar |
wet | wet | wet | umedecer |
win | won | won | ganhar, vencer |
wring | wrung | wrung | espremer |
write | wrote | written | escrever |
Fonte: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/ingles/verbos-irregulares-tabela-traz-infinitivo-passado-participio-e-traducao.htm. Acesso em: 23.07.2013.
Professor, como variação desta lista você poderá utlizar-se dos slides contidos no link: http://www.slideshare.net/nalanalan/irregular-verbs-with-pictures-3134651?from_search=6 (acesso em: 23.07.2013), os quais apresentam imagens de ações no passado. Pause os slides e, tal como sugerido anteriormente, peça para que os alunos pratiquem a pronúncia de cada verbo apresentado.
Imagem ilustrativa do link: http://www.slideshare.net/nalanalan/irregular-verbs-with-pictures-3134651?from_search=6. Acesso em: 23.07.2013.
Professor, no intuito de contextualizar o vocabulário aprendido, peça para que cada aluno, individualmente, elabore 8 frases, utilizando verbos no passado. Reforce que os verbos a serem utilizados estão na segunda coluna da lista de verbos. No momento da correção, os alunos deverão formar duplas, de modo que possam compartilhar suas frases e corrigir as dos colegas. Acompanhe a execução das frases, bem como as suas correções, auxiliando com as dúvidas.
ACTIVITY 2: IT´S TIME TO PRACTICE
Depois de introduzido o tema da aula (Atividade 1), acesse o vídeo no link: http://www.eingles.com.br/curso/gramatica/138-verbo-tempo-passado-simples.html. Acesso em: 23.07.2013. Peça para os alunos, ao assistirem, anotarem o que acharem mais importante ou mesmo as dúvidas que, por ventura, surjam. Depois do vídeo, peça para que cada aluno compartilhe as suas anotações ou dúvidas, esclarecendo-as. Volte o vídeo toda vez que achar necessário e pertinente para o bom entendimento do conteúdo apresentado.
Imagem ilustrativa do vídeo. Fonte: http://www.eingles.com.br/curso/gramatica/138-verbo-tempo-passado-simples.html. Acesso em: 23.07.2013.
Professor, é muito importante pausar o vídeo no momento da realização dos exercícios, uma vez que o tempo do vídeo pode ser insuficiente para que seus alunos respondam ou completem os exercícios. Solicite a resposta dos alunos antes de mostrar a resposta do vídeo e, assim, poderá identificar possíveis dúvidas e saná-las. Peça, também, para que os próprios alunos leiam as frases contidas nos exercícios, checando a pronúncia correta das palavras, especialmente a dos verbos no passado e da terminação ED dos verbos regulares, conforme apresentada no vídeo proposto como atividade complementar da Atividade 1.
ACTIVITY 3: LISTENING TO A SONG
Professor, deixe tocar a primeira estrofe da música que será trabalhada, a seguir, e verifique se algum aluno é capaz de reconhecê-la, cantando uma estrofe qualquer. Certifique-se de que reconhecem, também, a cantora e peça para que compartilhem com o grupo o que sabem sobre ela.
Em seguida, entregue uma xerox com a letra da música a ser trabalhada neste momento da aula. Os alunos deverão ler em silêncio, antes de tocar o CD. Poderão, também, ler em voz alta e, assim, vão se familiarizando com a letra da música, o que pode facilitar o reconhecimento das palavras a serem colocadas nos espaços.
Explique que a música será tocada 3 vezes e que eles devem completar os espaços com as palavras (verbos) da tabela abaixo. Cada verbo deverá ser utilizado apenas uma vez.
dance - kiss - have - pass- take - break - tow - rip - be - end - max - go |
Last Friday Night - Katy Perry
There's a stranger in my bed,
There's a pounding in my head
Glitter all over the room
Pink flamingos in the pool
I smell like a minibar
DJ's (1) _________ out in the yard
Barbie's on the barbeque
This a hickie or a bruise
Pictures of last night
(2) ________ up online
I'm screwed
Oh well
It's a blacked out blur
But I'm pretty sure it ruled
Damn
Last Friday night
Yeah, we (3) __________ on tabletops
And we (4) _________too many shots
Think we (5) _________ but I forgot
Last Friday night
Yeah, we (6) _________ our credit cards
And got kicked out of the bar
So we hit the boulevard
Last Friday night
We (7) _______ streaking in the park
Skinny dipping in the dark
Then (8) ________a ménage à trois
Last Friday night
Yeah I think we (9) __________ the law
Always say we're gonna stop
Op-oh-oh
This Friday night
Do it all again
This Friday night
Do it all again
Trying to connect the dots
Don't know what to tell my boss
Think the city (10) __________my car
Chandeliers on the floor
(11) ___________ my favorite party dress
Warrant's out for my arrest
Think I need a ginger ale
That (12) ___________such an epic fail
Pictures of last night
Ended up online
I'm screwed
Oh well
It's a blacked out blur
But I'm pretty sure it ruled
Damn
This Friday night
Do it all again
T.G.I.F.
Professor, toque a música pela quarta vez, pausando a cada espaço e completando com os alunos os espaços. Depois de tudo preenchido, toque mais uma vez a música e peça para que todos cantem. Se achar pertinente, pode tirar dúvidas em relação ao vocabulário, mas chame a atenção dos alunos para a importância de se compreender a mensagem da música e não a tradução de palavra por palavra.
Em seguida, peça que separem em duas colunas (regular and irregular verbs) todos os verbos que aparecem na música. Esta atividade poderá ser realizada em duplas. Compartilhe a lista da dupla com os demais, verificando se todos preencheram a tabela abaixo corretamente.
SIMPLE PAST |
|
REGULAR |
IRREGULAR |
|
|
Ainda em duplas, peça aos alunos para realizarem as duas atividades seguintes, que também se referem à música e ao passado dos verbos, desta vez nas formas negativas e interrogativas.
Now choose four verbs and write sentences in the negative form.
1. _____________________________________________________________________________________________
2. _____________________________________________________________________________________________
3. _____________________________________________________________________________________________
4. _____________________________________________________________________________________________
Now choose another four verbs and write sentences in the interrogative form. You can question words like when, why, where, who, what….
5. _____________________________________________________________________________________________
6. _____________________________________________________________________________________________
7. _____________________________________________________________________________________________
8. _____________________________________________________________________________________________
Adaptado da fonte: http://aprenderinglescommusica.com.pt/httpdocs/index.php/simple-past-6/. Acesso em: 23.07.2013.
Caso não dê tempo de realizar as atividades durante a aula, solicite aos alunos que as finalizem em casa. A correção deverá ocorrer na aula seguinte, observando se todos os alunos as fizeram. As frases poderão ser escritas no quadro, dando oportunidade de todos os alunos participarem da correção de suas frases, bem como a dos colegas.
Para mais explicações sobre a formação dos verbos no passado simples em inglês, acesse:
http://www.inglesonline.com.br/gramatica-basica-resumida/passado-simples-afirmativo-outros-verbos/ (acesso em: 23.07.2013)
http://pt.wikibooks.org/wiki/Ingl%C3%AAs/Gram%C3%A1tica/Verbos/Passado_simples (acesso em: 23.07.2013)
http://www.inglesnapontadalingua.com.br/2008/08/gramtica-verbos-no-passado.html (acesso em: 23.07.2013)
http://www.inglescurso.net.br/gramatica-inglesa/83-passado-past-tense/302-passado-simples-verbos-regularessimple-past-regular-verbs (acesso em: 23.07.2013)
http://www.solinguainglesa.com.br/conteudo/verbos3_2.php (acesso em: 23.07.2013)
http://zapenglish.com/pt/gramatica-simplepast-irr.htm (acesso em: 23.07.2013)
Para uma lista com os verbos irregulares, acesse:
http://www.sk.com.br/sk-irrve.html (acesso em: 23.07.2013)
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/ingles/verbos-irregulares-tabela-traz-infinitivo-passado-participio-e-traducao.htm (acesso em: 23.07.2013)
Vídeos com a formação e a pronúncia do ED do passado dos verbos regulares:
http://www.youtube.com/watch?v=TYnG2Q9jhRo (acesso em: 23.07.2013);
http://www.cursodeinglesgratis.org/gramatica-intermediaria-%E2%80%93-licao-16-%E2%80%93-past-simple-irregular-verbs-verbos-irregulares-no-passado-simples/ (acesso em: 23.07.2013)
Em um primeiro momento, a avaliação deverá ocorrer durante todos os momentos da aula, observando a participação e o comprometimento do aluno com as atividades sugeridas pelo professor e com os demais colegas do grupo.
Para um segundo momento, os alunos deverão escrever um cartão postal (postcard) em inglês, descrevendo as suas últimas férias ou um lugar interessante que visitaram recentemente. Os alunos deverão colar fotos, imagens ou gravuras e os cartões postais deverão ser trocados entre eles. Cada aluno terá que ler, em voz alta, o postcard do colega. Poderá ser delimitado um número mínimo de 50 palavras para o cartão postal. Depois da leitura dos cartões, poderá ser montado um painel, contendo todos os trabalhos realizados pelos alunos. A avaliação do professor deverá levar em conta a criatividade, o capricho, o envolvimento com a atividade de leitura dos painéis, assim como a elaboração correta das frases, que deve estar de acordo com o conteúdo aprendido na aula.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!