19/10/2009
Gislaine Saraiva, Antomar Araújo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Interpretar e resolver situações-problemas reais e cotidianas utilizando a linguagem matemática.
É necessário, para o desenvolvimento desta atividade, que os alunos sejam capazes de efetuar as operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão) envolvendo números naturais.
Professor, esta proposta está dividida em três etapas: a primeira acontecerá em sala de aula ou no Cantinho de Contação de Histórias da biblioteca, a segunda em sala de aula organizando os alunos em duplas e a terceira, no Laboratório de Informática utilizando o software Criative Writer.
Esta proposta possibilita um trabalho interdisciplinar com os professores de Língua Portuguesa e/ou Informática, que poderão auxiliá-lo durante o desenvolvimento da atividade.
ETAPA I
Utilize a literatura infantil como aliada, tendo em vista seu grande potencial didático. A contação de histórias deverá ser dinâmica e instigante, favorecendo a interação aluno/aluno e aluno/professor. Portanto, leia os livros sugeridos elejendo o mais adequado para a turma.
Sou péssima em Matemática
Autora: Béatrice Rouer
Coleção: Acontece Comigo
Editora: Scipione
O mágico da Matemática
Autor: Oscar Guelli
Coleção: Contando Histórias de Matemática
Editora: Ática
Leitura para enriquecer a aula:
Texto: Problema/Fragmento de “Aritmética da Emília”
Autor: Monteiro Lobato
Acesse: www. Scribd.com/doc/6941542/Monteiro-Lobato-Aritmetica-da-Emilia. (Ver capítulo V - Acrobacias dos artistas arábicos)
Ao contar a história pause em momentos estratégicos para realizar questionamentos aos seus alunos, explorando as ilustrações e mesmo fazendo antecipações, levantando hipóteses de acontecimentos e/ou desdobramentos possíveis. Agindo desta forma,você possibilitará aos seus alunos uma reflexão sobre a aplicação de idéias matemáticas.
Ao final desta etapa, a turma poderá avaliar se todos os acontecimentos da história foram corretos e se eles agiriam da mesma forma. Caso contrário, peça que relatem como resolveriam as situações contadas no livro.
ETAPA II
Nesta etapa os alunos trabalharão em sala de aula refletindo sobre:
O que é um problema?
O que é uma situação problema (situação matemática)?
Já aconteceram, assim como na história, situações que vocês precisaram usar os conteúdos matemáticos para resolvê-las?
Estas situações poderiam ser escritas como uma história?
Após esta conversa divida a turma em duplas e proponha a produção/criação de um livrinho contando uma situação matemática partindo de acontecimentos do dia-a-dia e que tenha um desfecho “matemático”.
Antes de iniciar o trabalho em dupla, lembre seus alunos que um texto deve ter começo, meio e fim. Se necessário, volte ao livro e explore os acontecimentos de cada parte.
Neste momento, seus alunos trabalharão com lápis, papel e muita criatividade.
Durante a produção do texto seu papel será de orientar e se necessário, questioná-los permitindo que os mesmos corrijam falhas ou lacunas nos textos que poderão impossibilitar o desfecho da história.
ETAPA III
Nesta etapa será utilizado o software Criative Wri ter que apresenta recursos para digitar e ilustrar o livro produzido na etapa anterior.
Antes de iniciar esta etapa explore o que deve conter a capa de um livro: título, autor(es), ilustrador(es), uma ilustração que instigue a leitura. Se necessário, retome o livro trabalhado para explorar a capa do mesmo.
Caso você faça opção por um trabalho artesanal, esc olha o material adequado para a finalização desta atividade (papel reciclado, folha sulfite, dobraduras, dentre outros).
Páginas eletrônicas importantes para o professor e alunos:
www.aprendiz.com.br
www.klickeducacao.com.br
www.somatematica.com.br
A avaliação acontecerá durante todo o processo.
Para que alcance os objetivos iniciais, tenha como foco a análise dos alunos em cada etapa. Desta maneira, possibilite a percepção de que os problemas trabalhados nas aulas de Matemática partem de situações reais e cotidianas, podendo assim traduzi-las para a linguagem matemática.
Outra atividade seria a troca dos livrinhos entre as duplas para identificar se:
o texto é claro e possibilita a tradução para a linguagem matemática;
é possível chegar a uma (re)solução;
existe uma (re)solução diferente da criada pelo autor.
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