17/09/2009
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Comparar imagens de piranhas e buscar a semelhança entre elas e os peixes; confrontar imagens de piranhas e destacar as diferenças entre elas; comparar a estrutura do corpo das piranhas e determinar as características comuns.
Atividade 1 – Comparar as piranhas.
1º momento – O professor utiliza como recurso o mural que já fora construído em aula anterior e faz a leitura com as crianças. Retoma a descrição do dia anterior e as ensina a confrontar os peixes e destacar o que existe em comum entre as piranhas. Para fazer a comparação ajuda as crianças a:
a) confrontar as piranhas pelas características gerais e buscar o que existe em comum aos peixes;
b) assinalar com um lápis hidrocor as características que aparecem nas 4 piranhas;
c) dizer o que existe em comum entre as piranhas;
d) falar e argumentar por que as piranhas observadas, mesmo tendo características diferentes, não deixam de ser piranhas
2º momento – O professor ajuda as crianças a analisar imagens das piranhas no seu habitat, destacando os rios como o ambiente habitado por esses animais. Na leitura orienta para observar as idéias sugeridas pela imagem, ou seja:
a) o modo de atacar a presa;
b) o movimento;
c) a organização.
Obs. Com base no video abaixo o professor ajuda as crianças a observar os aspectos indicados anteriormente.
http://canalazultv.ig.com.br/portal/videos.asp?Pages=1&id_Sec=5&id_Sub=6&id_Con=1
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!