18/08/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Educação Escolar Indígena | Ciências | Seres humanos e o meio ambiente |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Controle Ambiental |
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana, medidas de conservação, recuperação e uso sustentável de recursos naturais.
Analisar perturbações ambientais, prevendo efeitos em sistemas naturais, produtivos ou sociais.
Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios.
Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.
Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e a implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.
Não requer conhecimentos prévios específicos.
Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; pesquisas na internet; análise de vídeos; estudo de textos; produção de textos; montagem de painel, cartazes, faixas e blog.
Utilização de computadores com acesso à internet; textos digitais e vídeos; papel pardo ou similar para montagem do painel; pincéis; tintas.
Fonte da imagem: http://exame1.abrilm.com.br/assets/images/2013/8/263074/size_590_145073602.jpg?1375366385. Acesso em: 01/08/13.
Sugerimos que a introdução a este tema seja feita por meio dos quatro vídeos de curta duração, especificados abaixo. À medida em que forem sendo vistos, na ordem proposta a seguir, os vídeos irão promovendo sentimentos diversos nos alunos os quais, ao final, deverão estabelecer relações entre eles.
1- WWF - Planeta Terra Pede Socorro (3:09min). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ZChnc6CckWo. Acesso em: 01/08/2013.
2- Vídeo Greenpeace: “Pela bola oito”. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=6FFLtmcL76I. Acesso em: 01/08/2013.
3- Campanha Aquecimento Global WWF- 1ª Parte (2:23min) Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=hggHPAOrFQU. Acesso em: 01/08/2013.
4- Campanha Aquecimento Global WWF 2ª parte (2:29MIN) Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=NiGCNnEkMvo. Acesso em: 01/08/2013.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os vídeos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar os vídeos em seu computador e projetá-los, utilizando o aparelho data show.
O professor deverá entregar a cada aluno uma cópia impressa de algumas questões para discussão, como as sugeridas a seguir.
A discussão dos vídeos deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
Para fechar a discussão da Atividade 2, sugerimos que o professor utilize o vídeo: Dê um futuro para seus filhos (31s). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=LMnMC9V88Hw&feature=channel%C3%ADdeo. Acesso em: 01/08/2013.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o vídeo diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar o vídeo em seu computador e projetá-lo utilizando o aparelho data show.
Fonte da imagem: http://planetasustentavel.abril.com.br/imagem/cuide_planeta_filhos_abre325x167.jpg. Acesso em: 01/08/2013.
Sugerimos que o professor oriente os alunos para que acessem os vídeos sugeridos a seguir que abordam as questões ambientais em nível planetário, apontando responsabilidades e competências individuais e coletivas, apelando para a tomada de decisões, tendo em vista a sustentabilidade enquanto garantia das condições de vida para as gerações futuras.
Vídeo 1- Carta Escrita no Ano 2070 (5:52min.). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2MvE8hsZPco&feature=related. Acesso em: 01/08/2013.
Sinopse: Um relato que esboça o panorama mundial com a falta de recursos naturais essenciais à vida, como a água, abundantes na atualidade e que poderão inexistir ou se tornar extremamente raros num futuro próximo, se continuarmos a utilizar abusivamente sem pensar na sustentabilidade.
Vídeo 2- A menina que calou o mundo por 5 minutos. (6:42 min.). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=kJzTZvAJf3c&feature=related. Acesso em: 01/08/2013.
Sinopse: A canadense Severn Suzuki, então com 12 anos, fez um discurso de seis minutos em que exortou os 108 chefes de estado presentes a mudar sua maneira de agir: 'Estou aqui para salvar meu futuro'. Uma menina participa de um encontro com autoridades políticas mundiais e explicita as preocupações de uma associação de crianças com as condições de vida no planeta Terra em um futuro próximo, com ênfase nas condições atuais de uso de recursos naturais como a água, o ar e o solo e nas desigualdades sociais atuais e futuras.
Vídeo 3- Rio+20 - Severn Suzuki, 20 anos após a ECO 92 [Legendado] (2:05). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=C-GMG3fXx4c . Acesso em: 02/08/2013.
Video 4- “Imagens de satélite mostram três décadas de mudanças no Planeta”. Notícia divulgada pelo Jornal Nacional da Rede Globo em 10 de maio de 2013 às 21h 15min. Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/05/imagens-de-satelite-mostram-tres-decadas-de-mudancas-no-planeta.html. Acesso em: 01/08/2013.
A discussão dos vídeos deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
Para fechar este módulo e a discussão da Atividade 2, sugerimos que o professor utilize o vídeo: Vídeo - Greenpeace - Filme TV 30s Mudanças Climáticas. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=wCmO3OCZX6Q. Acesso em: 01/08/2013.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o vídeo diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar o vídeo em seu computador e projetá-lo utilizando o aparelho data show.
Imagem disponível em: http://blogs.jovempan.uol.com.br/meioambiente/wp-content/files/2009/11/meio.jpg. Acesso em: 02/08/2013.
Propomos a leitura e discussão dos textos especificados abaixo para fornecer mais elementos teóricos para reflexão e formação de opinião dos alunos a respeito do futuro da vida no planeta Terra.
Texto 1- Cuide do planeta dos seus filhos. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/conteudo_249251.shtml?func=2. Acesso em: 01/08/2013. Saiba o que os sete maiores problemas naturais têm a ver com a sua vida e como você pode contribuir para entregar um mundo mais saudável às próximas gerações
Texto 2- O que pensa hoje a menina que calou os poderosos na Eco-92. Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/o-que-pensa-hoje-a-menina-que-calou-os-poderosos-na-eco-92. Acesso em: em 01/08/2013.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessá-los diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá salvar previamente os textos em seu computador e apresentá-los aos alunos por meio de projeção, utilizando o aparelho data show ou ainda disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda projetá-los, usando transparências e disponibilizar uma cópia impressa para cada aluno. Juntamente com os textos impressos, o professor deverá disponibilizar questões norteadoras da discussão dos mesmos.
O primeiro momento deverá ser de estudo individual, quando cada aluno deverá ler, silenciosamente, todo texto. Após essa primeira leitura geral, cada aluno deverá fazer seus registros, tendo como referência as questões para discussão propostas pelo professor.
A discussão dos textos deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos de três alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Se não houver consenso, o aluno com resposta diferente deverá expor e defender seu ponto de vista. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
Imagem disponível em: http://bananeirasonline.com/site/wp-content/uploads/2012/12/Mudan%C3%A7as-Clim%C3%A1ticas.jpg. Acesso em: 02/08/2013.
Após as reflexões e da construção deste referencial teórico sobre o tema, os alunos estarão aptos a promover intervenções na escola, no sentido de sensibilizar a comunidade a respeito das questões ambientais atuais que determinarão o futuro da vida no Planeta Terra e da revisão das atitudes individuais diárias em prol da vida das gerações futuras.
O professor deverá distribuir os alunos em grupos de 5 componentes e orientá-los para a montagem de um painel com imagens (fotos, recortes de revistas e jornais, desenhos etc) e frases sobre o tema: "Cuide do planeta de seu filho: o que você pode fazer para assegurar um futuro promissor para as próximas gerações."
Neste painel, devem ser explícitos os problemas e as soluções apontados nos texto "Cuide do planeta dos seus filhos". Também deverá ser contemplado o conteúdo dos vídeos: Campanha Aquecimento Global WWF- 1ª Parte (2:23min) Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=hggHPAOrFQU e Campanha Aquecimento Global WWF 2ª parte (2:29MIN) Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=NiGCNnEkMvo. Acesso em :01/08/2013
Os alunos deverão ainda confeccionar faixas, cartazes e/ou apresentar esquetes (cenas teatrais rápidas) que chamem a atenção de todos para a o problema e as soluções a partir de atitudes individuais e coletivas.
As esquetes deverão acontecer no recreio cultural, se a escola oferecer este espaço. Se não houver recreio cultural, o professor de Biologia deverá apresentar essa proposta na reunião de professores e solicitar espaço para apresentações em salas de aula. Se houver rádio, na escola, este espaço deverá ser usado para apresentação do trabalho feito, dos resultados obtidos e da campanha.
Toda a produção dos alunos na atividade anterior deverá ser fotografada e/ou gravada em vídeos e salva em um dispositivo de armazenamento de mídia (cd, dvd ou pendrive) e enviado ao professor para avaliação. Este material deverá ser postado pelo professor, com a ajuda de alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos deverão criar o blog. Para criar o blog, basta acessar o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger<mpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em: 01/08/2013) e seguir as instruções. É rápido, prático e gratuito.
Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento e o professor, juntamente com os alunos, deverão divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe, deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.
O professor deverá manter o blog atrativo, postando atualidades relacionadas ao tema.
Imagem disponível em: http://mercadoetico.terra.com.br/website/wp-content/uploads/2011/04/politicas.jpg . Acesso em: 02/08/2013.
Nome | Tipo |
---|---|
Mudanças Ambientais Globais - Cenários de Mudanças Climáticas Futuras | Animação/simulação |
Sinopse: A Terra sofre alterações climáticas que modificam drasticamente a vida da humanidade. Com o norte se resfriando cada vez mais e passando por uma nova era glacial, milhões de sobreviventes rumam para o sul. Porém o paleoclimatologista Jack Hall (Dennis Quaid) segue o caminho inverso e parte para Nova York, já que acredita que seu filho Sam (Jake Gyllenhaal) ainda está vivo. Áudio: Português.
A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo.
Deverão ser consideradas para avaliação qualitativa e quantitativa, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.
A desenvoltura dos alunos ao falar sobre o conteúdo assim como o material produzido (painel, cartazes, faixas) para a intervenção no Módulo 4 deverão ser avaliados quantitativamente.
A composição do blog assim como as contribuições para o seu desenvolvimento e crescimento deverão ser avaliados, qualitativamente, pelo professor e alunos, em momentos específicos de discussão sobre o mesmo, durante as aulas de Biologia.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!