Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Recursos verbais e não verbais na comunicação

 

19/08/2013

Autor e Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender a imagem como um texto não verbal portador de significados;
  • Compreender que os sentidos produzidos pelas imagens podem variar de acordo com o ponto de vista de quem as interpreta;
  • Definir recursos verbais e não verbais;
  • Compreender a diferença entre a linguagem verbal e a não verbal;
  • Pesquisar imagens que utilizem a linguagem verbal e/ou não verbal.

 

Duração das atividades
02 horas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Habilidades básicas de leitura e escrita.
Estratégias e recursos da aula
  • Projetor data show;
  • Vídeos veiculados na internet;
  • Imagens da internet;
  • Revistas;
  • Trabalho em grupo;
  • Folhas de papel sulfite;
  • Tesouras;
  • Cola.

Módulo 1

ATIVIDADE 1

Para iniciar a aula e despertar o interesse dos alunos pelo tema a ser desenvolvido, exiba um pequeno trecho do filme O Baile de Ettore Scola, lançado em 1983. "Sem diálogos, o filme conta parte da história da França, da década de 1930 à década de 1980, a partir dos personagens reunidos em um salão de dança. Através das recordações das pessoas, da música e da dança, o filme traça um panorama da evolução do país, da ocupação nazista ao surgimento do rock'n'roll." (Informação disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Baile. Acesso em: 12 ago 2012).

o baile

Imagem e vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=E_ELyZhocQo. Acesso em: 12 ago 2013.

Depois de exibir o filme, duas ou três vezes, comece uma discussão com os alunos sobre as imagens vistas. Pergunte aos alunos se é possível observar e caracterizar os personagens apresentados. Qual deles seria, por exemplo,  tímido, convencido. inseguro, seguro, arrogante, galanteador, falso, sincero etc. Enfatize que essa caracterização será feita a partir da observação do olhar, da expressão facial, dos gestos, da roupa, dos acessórios, do modo de andar e da maneira como cada personagem masculino e feminino reage diante do espelho colocado na entrada do salão. Termine a discussão mostrando que esse tipo de linguagem é chamada de linguagem não verbal.

Caso os alunos se interessem em ver o filme na íntegra, combine com eles um outro momento para assistirem o filme, que é muito interessante. Converse com o professor de história e planejem uma atividade sobre o filme.

ATIVIDADE 2

Dando continuidade à exploração do tema da aula, exiba o vídeo explicativo sobre linguagem verbal e não verbal sugerido abaixo. Antes da exibição do vídeo, entregue aos alunos uma folha com as seguintes questões para serem respondidas de acordo como o conteúdo do vídeo.

1. Qual a forma mais importante e eficiente de comunicação?

2. O que podemos exprimir por meio das palavras?

3. Para que serve o sentido das palavras?

4. É possível explicar com uma só palavra o que levaríamos muito tempo para explicar com gestos?

5. O que é a linguagem verbal?

6. Quais são os exemplos de formas de comunicação que não utilizam palavras apresentados no vídeo?

7. É possível expressar ideias, sentimentos e emoções por meio da linguagem não verbal?

8. Quais são os exemplos de formas de expressão artística que se baseiam na linguagem não verbal?

9. Qual o exemplo de forma de expressão artística que se baseia na linguagem verbal?

10. Qual é o exemplo de forma de expressão artística que se baseia nas duas linguagens?

Verb e n verb

Imagem e vídeo disponíveis em : https://www.youtube.com/watch?v=1R8oj5UkaSk. Acesso em: 14 ago 2013.

ATIVIDADE 3

Exiba o vídeo sugerido abaixo e depois da exibição proponha uma discussão para checar a compreensão do conteúdo veiculado pelo vídeo. Faça perguntas tais como:

1. O que é comunicação?

2. Para que haja comunicação, o que se deve observar sobre o código a ser utilizado na transmissão da informação?

3. Qual tipo de mensagem é transmitida pelo semáforo?

4. No trânsito, quais são as informações transmitidas pelo semáforo?

5. De acordo com estudos, a comunicação gestual, a voz e a palavra escrita são responsáveis pelas transmissões de informação. Qual é a porcentagem de cada uma delas no processo de comunicação?

ling verbal

Imagem e vídeo disponíveis em: https://www.youtube.com/watch?v=7SXjlRVpLws. Acesso em: 14 ago 2013.

Módulo 2

ATIVIDADE 1

Distribua os alunos em cinco grupos e entregue para cada grupo uma das cinco imagens abaixo. Peça a cada grupo que discuta sobre sua imagem para depois apresentá-la aos colegas. Peça aos alunos para responderem questionamentos, tais como:

  • O que predomina na imagem, a mensagem verbal ou a não verbal?
  • Qual a informação veiculada pela imagem?
  • As cores também transmitem uma informação? Qual?
  • Há alguma conotação humorística na imagem?

Imagem 1

http://3.bp.blogspot.com/-mxu08YAp8fo/T2eV3idcXXI/AAAAAAAAA6I/RChHf93os1Y/s1600/brasil.gif

Imagem disponível em: .http://3.bp.blogspot.com/-mxu08YAp8fo/T2eV3idcXXI/AAAAAAAAA6I/RChHf93os1Y/s1600/brasil.gif Acesso em: 14 ago 2013.

Imagem 2

http://www.portugues.com.br/public/conteudo/images/cartum.jpg

Imagem disponível em: http://www.portugues.com.br/public/conteudo/images/cartum.jpg. Acesso em: 14 ago 2013.

Imagem 3

http://2.bp.blogspot.com/_eHM6WudQqH4/TOnhMG-qJRI/AAAAAAAAHBU/2F9S08idc4M/s400/politico_veja_thumb%255B2%255D.jpg

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_eHM6WudQqH4/TOnhMG-qJRI/AAAAAAAAHBU/2F9S08idc4M/s400/politico_veja_thumb%255B2%255D.jpg. Acesso em: 14 ago 2013.

Imagem 4

http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/portugues/imagens/dica_red_enem_leitura.gif

Imagem disponível em: http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/portugues/imagens/dica_red_enem_leitura.gif. Acesso em: 14 ago 2013.

Imagem 5

http://sphotos-b.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/389395_4082970426766_295395893_n.jpg

Imagem disponível em: http://sphotos-b.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/389395_4082970426766_295395893_n.jpg. Acesso em: 14 ago 2013.

ATIVIDADE 2

No laboratório de informática, peça aos alunos que pesquisem em sites de busca outras imagens. Cada aluno deverá buscar duas imagens, uma que utiliza apenas a linguagem não verbal e outra que utiliza a linguagem verbal. Depois de selecionadas as imagens, com a ajuda de um data show, cada aluno deverá projetar suas imagens e comentá-las. Os colegas também poderão contribuir com a discussão sobre as imagens dos colegas.

http://www.estadodaarte.com.br/imagens/locacao/locacao-telas-projecao.jpg

Imagem disponível em: http://www.estadodaarte.com.br/imagens/locacao/locacao-telas-projecao.jpg. Acesso em: 16 ago 2013.

ATIVIDADE 3

Para finalizar essa atividade de discussões sobre imagens, apresente aos alunos a imagem publicitária selecionada abaixo e desafie os alunos a comentarem a imagem. Observe se eles são capazes de fazer inferências sobre a mensagem veiculada. Observe também se eles são capazes de identificar a linguagem verbal e a não verbal da publicidade. Pergunte-lhes o significado da repetição da letra O do título da água. Deixe os alunos livres para fazerem comentários e observações.

h2o

Imagem da Revista Veja Edição 2134, p. 6-7. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 16 ago 2013.

ATIVIDADE 4

Essa atividade deverá ser feita em grupos de 2 a 4 alunos, no máximo. Cada grupo deverá preparar um jogo de palavras cruzadas. Para preparar as dicas que levarão à descoberta das palavras, os alunos deverão usar imagens recortadas de revistas e palavras, combinando linguagem não verbal e verbal. Quando tiverem terminado de preparar o jogo de palavras cruzadas, os grupos trocarão entre si os jogos e deverão resolver o jogo proposto por outro grupo. Veja o exemplo ilustrativo abaixo:

http://www.ebiuniversal.com.br/portal/downloads/cruzada002.jpg

Imagem disponível em: http://www.ebiuniversal.com.br/portal/downloads/cruzada002.jpg. Acesso em: 16 ago 2013.

Recursos Complementares

Sobre conceituação da linguagem verbal e não verbal, acesse::

http://www.brasilescola.com/redacao/linguagem.htm. Acesso em: 16 ago 2013.

Sobre a linguagem do corpo no processo de comunicação, acesse:

http://exame.abril.com.br/videos/mais-videos/recursos-nao-verbais-na-comunicacao. Acesso em: 16 ago 2013.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual, ou seja, o professor deverá observar a participação dos alunos durante as atividades realizadas, verificando principalmente se eles conseguiram alcançar os objetivos propostos para essa aula, sobretudo se conseguem compreender a diferença entre a linguagem verbal e a não verbal. Os jogos de palavras cruzadas deverão ser corrigidos e, se possível, comentados com os alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.