19/08/2013
Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Para iniciar a aula e despertar o interesse dos alunos pelo tema a ser desenvolvido, exiba um pequeno trecho do filme O Baile de Ettore Scola, lançado em 1983. "Sem diálogos, o filme conta parte da história da França, da década de 1930 à década de 1980, a partir dos personagens reunidos em um salão de dança. Através das recordações das pessoas, da música e da dança, o filme traça um panorama da evolução do país, da ocupação nazista ao surgimento do rock'n'roll." (Informação disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Baile. Acesso em: 12 ago 2012).
Imagem e vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=E_ELyZhocQo. Acesso em: 12 ago 2013.
Depois de exibir o filme, duas ou três vezes, comece uma discussão com os alunos sobre as imagens vistas. Pergunte aos alunos se é possível observar e caracterizar os personagens apresentados. Qual deles seria, por exemplo, tímido, convencido. inseguro, seguro, arrogante, galanteador, falso, sincero etc. Enfatize que essa caracterização será feita a partir da observação do olhar, da expressão facial, dos gestos, da roupa, dos acessórios, do modo de andar e da maneira como cada personagem masculino e feminino reage diante do espelho colocado na entrada do salão. Termine a discussão mostrando que esse tipo de linguagem é chamada de linguagem não verbal.
Dando continuidade à exploração do tema da aula, exiba o vídeo explicativo sobre linguagem verbal e não verbal sugerido abaixo. Antes da exibição do vídeo, entregue aos alunos uma folha com as seguintes questões para serem respondidas de acordo como o conteúdo do vídeo.
1. Qual a forma mais importante e eficiente de comunicação?
2. O que podemos exprimir por meio das palavras?
3. Para que serve o sentido das palavras?
4. É possível explicar com uma só palavra o que levaríamos muito tempo para explicar com gestos?
5. O que é a linguagem verbal?
6. Quais são os exemplos de formas de comunicação que não utilizam palavras apresentados no vídeo?
7. É possível expressar ideias, sentimentos e emoções por meio da linguagem não verbal?
8. Quais são os exemplos de formas de expressão artística que se baseiam na linguagem não verbal?
9. Qual o exemplo de forma de expressão artística que se baseia na linguagem verbal?
10. Qual é o exemplo de forma de expressão artística que se baseia nas duas linguagens?
Imagem e vídeo disponíveis em : https://www.youtube.com/watch?v=1R8oj5UkaSk. Acesso em: 14 ago 2013.
Exiba o vídeo sugerido abaixo e depois da exibição proponha uma discussão para checar a compreensão do conteúdo veiculado pelo vídeo. Faça perguntas tais como:
1. O que é comunicação?
2. Para que haja comunicação, o que se deve observar sobre o código a ser utilizado na transmissão da informação?
3. Qual tipo de mensagem é transmitida pelo semáforo?
4. No trânsito, quais são as informações transmitidas pelo semáforo?
5. De acordo com estudos, a comunicação gestual, a voz e a palavra escrita são responsáveis pelas transmissões de informação. Qual é a porcentagem de cada uma delas no processo de comunicação?
Imagem e vídeo disponíveis em: https://www.youtube.com/watch?v=7SXjlRVpLws. Acesso em: 14 ago 2013.
Distribua os alunos em cinco grupos e entregue para cada grupo uma das cinco imagens abaixo. Peça a cada grupo que discuta sobre sua imagem para depois apresentá-la aos colegas. Peça aos alunos para responderem questionamentos, tais como:
Imagem 1
Imagem disponível em: .http://3.bp.blogspot.com/-mxu08YAp8fo/T2eV3idcXXI/AAAAAAAAA6I/RChHf93os1Y/s1600/brasil.gif Acesso em: 14 ago 2013.
Imagem 2
Imagem disponível em: http://www.portugues.com.br/public/conteudo/images/cartum.jpg. Acesso em: 14 ago 2013.
Imagem 3
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_eHM6WudQqH4/TOnhMG-qJRI/AAAAAAAAHBU/2F9S08idc4M/s400/politico_veja_thumb%255B2%255D.jpg. Acesso em: 14 ago 2013.
Imagem 4
Imagem disponível em: http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/portugues/imagens/dica_red_enem_leitura.gif. Acesso em: 14 ago 2013.
Imagem 5
Imagem disponível em: http://sphotos-b.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/389395_4082970426766_295395893_n.jpg. Acesso em: 14 ago 2013.
No laboratório de informática, peça aos alunos que pesquisem em sites de busca outras imagens. Cada aluno deverá buscar duas imagens, uma que utiliza apenas a linguagem não verbal e outra que utiliza a linguagem verbal. Depois de selecionadas as imagens, com a ajuda de um data show, cada aluno deverá projetar suas imagens e comentá-las. Os colegas também poderão contribuir com a discussão sobre as imagens dos colegas.
Imagem disponível em: http://www.estadodaarte.com.br/imagens/locacao/locacao-telas-projecao.jpg. Acesso em: 16 ago 2013.
Para finalizar essa atividade de discussões sobre imagens, apresente aos alunos a imagem publicitária selecionada abaixo e desafie os alunos a comentarem a imagem. Observe se eles são capazes de fazer inferências sobre a mensagem veiculada. Observe também se eles são capazes de identificar a linguagem verbal e a não verbal da publicidade. Pergunte-lhes o significado da repetição da letra O do título da água. Deixe os alunos livres para fazerem comentários e observações.
Imagem da Revista Veja Edição 2134, p. 6-7. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 16 ago 2013.
Essa atividade deverá ser feita em grupos de 2 a 4 alunos, no máximo. Cada grupo deverá preparar um jogo de palavras cruzadas. Para preparar as dicas que levarão à descoberta das palavras, os alunos deverão usar imagens recortadas de revistas e palavras, combinando linguagem não verbal e verbal. Quando tiverem terminado de preparar o jogo de palavras cruzadas, os grupos trocarão entre si os jogos e deverão resolver o jogo proposto por outro grupo. Veja o exemplo ilustrativo abaixo:
Imagem disponível em: http://www.ebiuniversal.com.br/portal/downloads/cruzada002.jpg. Acesso em: 16 ago 2013.
http://www.brasilescola.com/redacao/linguagem.htm. Acesso em: 16 ago 2013.
http://exame.abril.com.br/videos/mais-videos/recursos-nao-verbais-na-comunicacao. Acesso em: 16 ago 2013.
A avaliação deverá ser processual, ou seja, o professor deverá observar a participação dos alunos durante as atividades realizadas, verificando principalmente se eles conseguiram alcançar os objetivos propostos para essa aula, sobretudo se conseguem compreender a diferença entre a linguagem verbal e a não verbal. Os jogos de palavras cruzadas deverão ser corrigidos e, se possível, comentados com os alunos.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!