Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Atividades com o dicionário

 

20/08/2013

Autor e Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Elencar produtos de supermercado a partir das letras do alfabeto;
  • (Re)conhecer a ordem alfabética e a sua função como elemento organizador;
  • (Re)conhecer a estrutura do dicionário, relembrando a organização em ordem alfabética;
  • Produzir um dicionário ilustrado;
  • Buscar no dicionário a grafia correta de palavras desconhecidas ou que suscitem dúvidas.
Duração das atividades
03 aulas de 60 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecimento prévio do alfabeto e da ordem alfabética das palavras no dicionário;
  • Conhecimento prévio de dicionários;
  • Conhecimento prévio de produtos de supermercado;
  • Conhecimentos básicos de leitura e escrita.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Rodinha;
  • Trabalho em grupo.

Recursos:

  • Internet;
  • Vídeo veiculado na internet;
  • Projetor Data Show;
  • Fichas com as letras do alfabeto;
  • Quadro e giz;
  • Folhas de papel sulfite ou cartolinas;

Módulo 1

ATIVIDADE 1

Comece a aula com uma rodinha e faça uma rápida revisão do alfabeto. Depois cante com os alunos a melodia do ABC. Se possível, exiba o vídeo dessa canção para que os alunos cantem acompanhando o vídeo. Veja o site do vídeo abaixo:

abc

Imagem e vídeo disponíveis em: http://www.youtube.com/watch?v=dH24pGWZfEA. Acesso em: 19 ago 2013.

ATIVIDADE 2

Depois de feita a revisão sobre o alfabeto, explique um jogo aos alunos. Ainda na rodinha, você deverá entregar uma ficha com uma letra do alfabeto para cada aluno. Caso o número de letras e de alunos não seja o mesmo, você poderá suprimir ou repetir as letras necessárias. O jogo se desenvolverá da seguinte maneira: o aluno que estiver com a letra A deverá começar dizendo: "Eu vou ao supermercado para comprar ...." Ele deverá dizer um produto que comece com a letra A, ARROZ, por exemplo. O aluno que estiver com a letra B deve continuar o jogo, repetindo a mesma frase e dizendo um produto com a letra B: "Eu vou ao supermercado comprar BATATAS". O jogo continua até que cheguem à ultima letra do alfabeto. Enquanto os alunos vão falando suas frases, anote no quadro as palavras ditas por eles iniciadas com as letras do alfabeto, em ordem alfabética. Terminada a lista, pergunte aos alunos por que é importante conhecer a ordem alfabética. Leve-os a concluir que conhecer a ordem é alfabética é muito importante, pois ela facilita a busca de palavras em listas. Por exemplo, na chamada da escola, podemos encontrar facilmente o nome de um aluno porque a lista de chamada é feita por ordem alfabética. Da mesma maneira, na lista telefônica, em agendas telefônicas, em listas de resultados de concursos como o vestibular etc. Diga a eles também que conhecer a ordem alfabética ajuda quando precisamos procurar uma palavra no dicionário.

http://4.bp.blogspot.com/-Uc6wZSsqSdg/T_x3gdT5JQI/AAAAAAAAFHk/KABQYp5uiEA/s400/Alfabeto+(1).jpg

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-Uc6wZSsqSdg/T_x3gdT5JQI/AAAAAAAAFHk/KABQYp5uiEA/s400/Alfabeto+%281%29.jpg. Acesso em: 19 ago 2013.

ATIVIDADE 3

Comece essa atividade com uma conversa sobre o dicionário. Faça perguntas aos alunos para checar seus conhecimentos sobre os dicionários:

1. Vocês eles conhecem um dicionário?

2. Como o dicionário é organizado?


3. Para que o dicionário é usado? Para que ele serve?

 

4. Vocês ou seus pais costumam usar o dicionário? Em quais momentos vocês usam o dicionário?

 

5. Vocês sabem que existem vários tipos de dicionários?

 

6. Vocês já viram um dicionário ilustrado?

 

Mostre aos alunos imagens de um ou mais dicionários, ou, se for possível, traga dicionários para serem manuseados pelos alunos.

 

dicionarios

 

Imagem disponível em: http://www.google.com.br/search?q=dicionario+ilustrado&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=jWgSUuKGNvTB4AO8xYCgCA&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1152&bih=730. Acesso em: 19 ago 2013.

 

Módulo 2

ATIVIDADE 1

Explique aos alunos que vocês vão fazer um dicionário ilustrado. Explique que vocês vão utilizar as palavras que estão na lista escrita no quadro e que eles disseram no jogo e depois vão acrescentar outras palavras e farão a ilustração de cada uma. A ilustração poderá ser feita com desenhos ou recortes de revistas. Vocês podem fazer um dicionário em folhas sulfite ou em cartolina, como preferirem. Veja sugestões de como fazer um dicionário ilustrado abaixo. Entretanto, observe que, nos exemplos abaixo, a ordem alfabética das palavras não está correta. Seria importante fazer o dicionário observando a ordem alfabética da segunda, terceira, quarta e demais letras de cada palavra. Por exemplo: abacate, abacaxi, abelha, água...etc.

http://2.bp.blogspot.com/-yUt35A5ZJ1k/TeOnKCghifI/AAAAAAAAg6c/GawYUbMlT1E/s400/dicion%25C3%25A1rio+a.png

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-yUt35A5ZJ1k/TeOnKCghifI/AAAAAAAAg6c/GawYUbMlT1E/s400/dicion%25C3%25A1rio+a.png. Acesso em: 19 ago 2013.

http://4.bp.blogspot.com/-q5uHq4aUsM0/TeOnLmBDUOI/AAAAAAAAg6g/kPWLFcKzb-E/s400/dicion%25C3%25A1rio+b.png

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-q5uHq4aUsM0/TeOnLmBDUOI/AAAAAAAAg6g/kPWLFcKzb-E/s400/dicion%25C3%25A1rio+b.png. Acesso em: 19 ago 2013.

Módulo 3

ATIVIDADE 1

Para verificar o aprendizado da escrita das palavras escolhidas para o dicionário, prepare um jogo de palavras cruzadas utilizando algumas dessas palavras. Você deverá fazer a ilustração da palavra e colocar o número de quadrinhos para que eles preencham. Entretanto, para tornar a atividade mais desafiadora, deixe sobrar um quadrinho em algumas palavras e explique aos alunos que eles devem prestar muita atenção porque poderá sobrar um quadinho no começo ou no fim de algumas palavras. Depois que eles completarem as cruzadinhas, deverão verificar no dicionário se escreveram corretamente. Veja uma sugestão abaixo.

cruzadinha

Imagem adaptada do site: http://pt.scribd.com/doc/2935689/13/ATIVIDADE-27-USO-DO-DICIONARIO-%E2%80%93-ESCRITA-DAS-PALAVRAS. Acesso em: 19 ago 2013.

ATIVIDADE 2

Providencie um dicionário para cada aluno. Caso não tenha a quantidade suficiente de dicionários, separe os alunos em duplas ou trios e entregue um dicionário para cada grupo. Explique aos alunos que você vai fazer um ditado diferente. Primeiramente, você vai ler um pequeno texto, que pode ser sobre animais, flores etc. Depois você fará o ditado desse pequeno texto. A diferença do ditado é que os alunos poderão interrompê-lo quando tiverem dúvidas na escrita de alguma palavra. Para resolver essas dúvidas, eles poderão consultar o dicionário e verificar como se escreve a palavra. Veja um exemplo de texto que você poderá ler para os alunos logo abaixo. Depois de ler o texto, converse com as crianças e pergunte-lhes o que entenderam do texto. Em seguida, faça o ditado do mesmo texto. Faça o ditado lentamente, para que os alunos tenham tempo suficiente para escrever. Oriente-os a expressar em voz alta suas dúvidas sobre a escrita correta de alguma palavra. Quando terminar, escreva o texto no quadro para que os alunos façam a correção.

Sugestão de texto para o ditado:

VOCÊ SABIA QUE... 

- Ao beber água do mar, a tartaruga marinha absorve muito sal. Para não morrer com o excesso dessa substância, ela costuma eliminar o sal por suas lágrimas.

Texto adaptado do site: http://www.petfriends.com.br/enciclopedia/esp_repteis/repteis_enciclopediatartarugamarinha.htm. Acesso em: 19 ago 2013.

Recursos Complementares

Para saber o significado de dicionário, acesse:

http://www.dicio.com.br/dicionario/. Acesso em: 19 ago 2013.

Para saber mais sobre a utilidade do dicionário, acesse:

http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/fundamentos/qual-utilidade-dicionario-alem-mostrar-significado-palavras-427781.shtml. Acesso em: 19 ago 2013.

Para conhecer diferentes tipos de dicionários, acesse:

http://www.eca.usp.br/departam/cbd/lina/recurso1/dicion.htm#tipos. Acesso em: 19 ago 2013.

Avaliação

A avaliação deverá ser realizada durante todas as atividades propostas. Para isso, faça observações e registros individuais dos alunos. Avalie os avanços deles e cheque o domínio da ordem alfabética. Observe se eles utilizam o dicionário para descobrir a escrita das palavras do ditado. Observe também se (re)conhecem a ordem alfabética e a sua função como elemento organizador.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.