Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A modernização da agricultura no Brasil

 

15/08/2013

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Espaços agrários, globalização e modernização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Entender o processo de modernização da agricultura brasileira a partir da década de 1950;

- Conhecer o desenvolvimento das formas de produção agrícola;

- Distinguir as principais características e consequências da modernização no campo.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O estudante deve ter a compreensão sobre as especificidades que diferenciam o campo e a cidade.

Estratégias e recursos da aula

Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações nas quais os alunos sejam instigados a entenderem melhor alguns aspectos da modernização agrícola no Brasil após II Guerra Mundial, ressaltando alguns aspectos positivos e negativos. A ideia é proposta a partir do documentário "Frutas e Legumes" da série "Terra, Suor e Trabalho: a história da agricultura no Reino Unido" disponível no no link <http://www.youtube.com/watch?v=o-FsvSJak3k>, acesso em 14/08/2013.

 hhh

Sugerimos que parte destas atividades seja desenvolvida em sala de aula ou, no caso de escolas onde projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA) são desenvolvidos, em um laboratório de informática. Dependendo da realidade da escola, é possível realizar a aula utilizando um computador apenas conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade.

hh  

Atividade 01: Vídeo e debate

 

Suor e Trabalho: a história da agricultura no Reino Unido

 PASSO A PASSO

Professor (a),

Inicie a aula comentando com os estudantes sobre a importância dos alimentos para a nossa vida. Problematize:

  • De onde vêm os alimentos que consumimos diariamente?
  • Como esses alimentos são produzidos?

 

- Permita que os estudantes expressem seus conhecimentos e registre-os e, a partir da "sementeira de ideias", instigue-os a pesquisarem como são produzidos os alimentos que consumimos em nosso dia a dia. Para introduzir a discussão, apresente o vídeo "Frutas e Legumes" da série "Terra, Suor e Trabalho: a história da agricultura no Reino Unido" disponível no link <http://www.youtube.com/watch?v=o-FsvSJak3k> (Acesso em 15/06/2013).

Comentário: Antes de mostrar o vídeo, explique aos estudantes que este documentário conta a história da relação do homem com a terra na Grã-Bretanha e as transformações ocorridas na horticultura britânica durante o século XX.  

- Oriente-os a ficarem atentos e a fazerem anotações dos fatos descritos pelo documentário, resumindo a revolução na produção de alimentos na Inglaterra durante o século XX e os impactos desta sobre a vida dos agricultores e dos consumidores.

 - Posteriormente, oriente os estudantes a formarem um círculo e medie uma "roda de conversa" sobre os fatos narrados pelo documentário que mais lhes despertaram a atenção. Promova um debate com o grupo buscando ressaltar alguns aspectos mais relevantes do vídeo, com destaque aos relatos de fazendeiros e produtores e a apresentação de filmes caseiros gravados na época, que apresentam um registro original de um século de revolução sobre a terra na Inglaterra.

 

Atividade 02: Pesquisa

A modernização da agricultura no Brasil

PASSO A PASSO

 

hhh

- Apresente aos estudantes algumas figuras, como as que seguem, buscando evidenciar as transformações que ocorreram na agricultura em nosso país pós II Guerra Mundial. Problematize:

  • Que leituras podemos fazer destas imagens?

Camponês preparando a terra para a plantação

Disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/agricultura-subsistencia.htm>. Acesso em 14/08/2013.

Disponível em: <http://geografiainbrasil.blogspot.com.br/2012/06/espaco-rural.html>. Acesso em 14/08/2013.

Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-modernizacao-agricultura.htm>. Acesso em 14/08/2013.

Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-modernizacao-agricultura.htm>. Acesso em 14/08/2013.

  

- Permita que os estudantes expressem suas opiniões, depois convide-os a realizarem uma pesquisa com vistas a entenderem as grandes transformações que ocorreram na agricultura em nosso país pós II Guerra Mundial. Problematize:

  • Você já ouviu falar sobre a "Revolução Verde"?
  • O que caracteriza essa proposta?

 

- Permita que os estudantes expressem seus conhecimentos e registre-os e, a partir da "sementeira de ideias", organize-os em grupos de 04 a 05 estudantes e auxilie-os a realizar uma pesquisa sobre o tema "Revolução Verde". Para entender este conceito, proponha algumas questões problematizadoras, como, por exemplo:

  • Quem produzia alimentos no Brasil até a década de 1940? Onde esses eram produzidos?
  • Quais as técnicas agrícolas utilizadas para a produção desses alimentos?
  • Em que quantidade esses alimentos eram produzidos?
  • Quem produz alimentos no Brasil atualmente? Onde esses são produzidos?
  • Quais as técnicas agrícolas utilizadas atualmente para a produção desses alimentos?
  • Em que quantidade esses alimentos são produzidos?
  • Que mudanças se destacam na produção de alimentos em nosso país a partir da segunda metade do século passado?
  • Explique o contexto histórico do processo conhecido como "Revolução Verde" e aponte seus aspectos positivos e negativos.
     

  - Oriente os grupos a irem à biblioteca para pesquisar  em livros, revistas, materiais paradidáticos ou irem ao laboratório de informática (caso a escola disponibilize) acessar sites específicos para pesquisas escolares, que dispõem de informações confiáveis, como por exemplo, a Plataforma Multimídia Britannica Escola Online disponível no endereço web <http://escola.britannica.com.br/> (reconhecida pelo MEC/CAPES, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares), com vistas a levantarem informações diversas sobre o tema Revolução Verde.

 gg

Britannica Escola Online. <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 14/07/2013.

 

- Oriente-os a lerem o texto "A modernização da agricultura, disponível no endereço web <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-modernizacao-agricultura.htm>.

- Delimite um tempo para o levantamento destas informações e explique que cada grupo deverá ser responsável pela organização de uma apresentação com os resultados da pesquisa. Acompanhe cada etapa da atividade orientando-os, esclarecendo possíveis dúvidas e mediando os debates entre os pares com vistas a propiciar a construção de conhecimentos por todos os estudantes.

 

Atividade 03

Socialização dos resultados e considerações finais

PASSO A PASSO

 

 

- Após cada grupo sistematizar as informações levantadas, solicite que organizem uma apresentação com vistas a socializar os conhecimentos adquiridos. Esses resultados podem ser mostrados através de painéis ilustrativos ou com o auxílio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem).   

- Fique atendo às apresentações dos resultados pelos grupos, buscando evidenciar:

  • As principais características e consequências da modernização no campo.

 

- Após as exposições dos grupos, promova um debate acerca dos projetos criados pelo governo federal com vistas a promover a modernização da agricultura no Brasil, esclarecendo que o crescimento da indústria de agrotóxico/defensivos agrícolas e o desenvolvimento das formas de produção ocasionou um aumento da produtividade em quase todos os cultivos.

Comentário: A Revolução Verde surgiu com o propósito de aumentar a produção agrícola através do desenvolvimento de pesquisas em sementes, fertilização do solo e utilização de máquinas no campo que aumentassem a produtividade.

 

- Solicite que produzam coletivamente, de forma colaborativa, painéis mostrando as transformações no campo a partir da Revolução Verde, buscando ilustrar as formas de cultivo antes e depois dos investimentos que modernizaram a agricultura.

 

- Ressalte com os estudantes alguns dos aspectos positivos e negativos da modernização agrícola:

Principais pontos positivos:
- Grande aumento da produtividade de alimentos;
- Aumento da produtividade agrícola em países não industrializados;
- Desenvolvimento agrícola;
- Expansão da fronteira agrícola;
- Desenvolvimento tecnológico.

Principais pontos negativos:
- O aumento das despesas com o cultivo e o endividamento dos agricultores;
- O crescimento da dependência entre os países;
- Esgotamento do solo;
- Ciclo vicioso de fertilizantes;
- Perda de biodiversidade;
- Erosão do solo;
- Poluição do solo causada pelo uso de fertilizantes;
- Redução da mão de obra rural.

- Solicite aos estudantes que comparem, também, os investimentos na agricultura pelos países industrializados e não industrializados. Problematize:

  • O aumento expressivo da produtividade agrícola decorrente da Revolução Verde eliminou o problema da fome no mundo todo? Por que?

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet (sugerimos os seguintes: <http://br.groups.yahoo.com/>, <https://groups.google.com/>, dentre outros), buscando promover a troca de experiências e reflexões, apresentar sugestões, e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado. 

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre como os diferentes países se apropriam do espaço rural e modificam a paisagem a partir do uso de técnicas agrícolas modernas; em Ciências podem-se fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes das práticas agrícolas modernas; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo, e deve considerar entre outros, a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, é relevante, após o desenvolvimento das atividades, avaliar alguns aspectos:

  • Envolvimento e participação propositiva em todas as atividades propostas;
  • Compreensão sobre o tema estudado.

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir disso, é possível avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua reconfiguração. Observando o desenvolvimento das atividades o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos do desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares. 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.