21/08/2013
Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Negociação de comportamentos para o convívio social |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Relações sociais, acordos e limites |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Valorização dos vínculos afetivos |
- Analisar a relação entre professores e alunos.
- Pesquisar as relações na escola.
- Discutir os papéis de professor e aluno.
- Buscar ferramentas que promovam o diálogo entre professores e alunos.
Não serão necessários conhecimentos prévios.
Aula 1
Esta aula visa à análise das relações entre professor e aluno, seus desdobramentos e à análise do ambiente escolar para que estas relações se deem de forma mais harmoniosa. Também visa levar os alunos a uma reflexão de seu papel como aluno e do papel do professor na busca do resgate destas funções. Para tal, serão propostas atividades que promovam a tomada de decisões a partir de análises da situação concreta real.
A proposta da primeira atividade é promover a reflexão dos alunos de seu papel e do papel de professor.
Propondo um desafio:
1. Proponha para a turma o seguinte desafio:
a. Você seria um bom professor?
b. Você acha que ministrando aula para sua turma você seria respeitado?
c. O que faria de você um bom professor e ser respeitado pela turma?
d. Quais limitações você teria, se fosse professor de sua turma?
Imagem disponível em: http://emakprosaeverso.blogspot.com.br/2012/10/professorese-alunos-uma-relacao-de.html. Acesso em 08 de agosto de 2013.
2. Terminada esta pesquisa e os alunos respondendo individualmente por escrito, faça um círculo na turma para debater as perguntas.
É importante ouvir o que os alunos têm a dizer sobre o que pensam ser um bom professor, qual o caminho para o professor ser respeitado na sua própria turma tentando assim chegar a uma conclusão. Certamente este diálogo trará benefícios e novas ideias, também proporcionará a alunos e professores, enxergarem pontos de vista diferentes o que nos leva a refletir sobre a temática estudada.
Informe aos alunos que estas perguntas e respostas retornarão na próxima aula e no fórum.
Aula 2 - Aprendendo com a experiência
1. Leve a turma para a sala de vídeo ou o Laboratório de Informática.
2. Solicite aos alunos que, de posse de suas anotações da aula anterior, analisem o vídeo que será exibido e suas respostas.
3. Exiba para a turma o vídeo da série "Caminhos da escola" - episódio 8 - Relação aluno professor. Duração: 18min57seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1345 Acesso em 05 de agosto de 2013.
Sinopse
O programa Caminhos da Escola viaja até a capital do país para uma conversa sobre relacionamento entre alunos e professores. Quais as dificuldades, quais os conflitos e como essa convivência pode ser produtiva?
4. Terminada a exibição, discuta novamente com os alunos os fatos apresentados no vídeo, suas respostas ao desafio da primeira aula.
5. Feito o debate, passe à expansão da temática: os alunos irão iniciar a elaboração de um fórum na escola sobre as relações professor aluno.
Aulas 3 a 7: A preparação do Fórum
1. Explique aos alunos que esta atividade será uma preparação do fórum cuja temática será "As relações entre professor e aluno". Explique que o objetivo deste fórum é pesquisar as relações professor aluno na escola e, para, além disto, realizar o diálogo para que as relações possam ser trabalhadas e melhoradas.
Esta atividade precisa de 5 aulas no total - 3 para o filme e 2 para a preparação do fórum.
2. Leve os alunos à sala de vídeo, ou em sala de aula, exiba o seguinte filme:
Título: Escritores da liberdade
Direção: Richard LaGravenese
País: EUA
Duração: 2h30min
Ano: 2006
Imagem e Resumo disponíveis em: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-60975/. Acesso em 05 de agosto de 2013.
Resumo: Uma jovem e idealista professora chega à uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora Gruwell (Hilary Swank) lança mão de métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento, e reconhecendo valores como a tolerância e o respeito ao próximo.
3. Informe aos alunos que, organizados em duplas ou trios, assistam o filme com atenção, buscando nele subsídios e sugestões que possam contribuir com o fórum que irão organizar na escola sobre as relações entre professor e aluno. Façam o registro de suas observações em seus notebooks.
4. Terminada a exibição, faça uma grande roda para a conversa, quando cada dupla ou trio, exporá suas ideias para serem apreciadas pela turma.
5. Na sequência, a turma apresentará sugestões de como realizar o fórum. Sugestões:
1. O fórum pode ser realizado com os professores e alunos juntos em um ou dois horários na escola, em um espaço adequado.
2. O fórum pode ser realizado com toda a equipe da escola e os alunos em horário do diferente da aula, num outro turno.
3. O fórum pode ser organizado com o convite a especialistas para mediarem às discussões.
6. Aproveite a temática do filme para discutir os papéis de professor e de aluno:
a. O que cabe ao professor?
b. O que cabe ao aluno?
c. Quais as parcerias possíveis em sala de aula entre professor e aluno?
d. Quais as responsabilidades dos alunos frente aos professores e destes frente aos alunos?
7. Importante também aproveitar a atividade para que normas e regimentos da escola sejam expostos e discutidos nesta etapa.
Aulas 8 a 10: A pesquisa e o Fórum
Antes do fórum propriamente, os alunos irão pesquisar na escola com o intuito de recolherem subsídios para fomentar os debates no fórum.
1. Os alunos, em duplas ou trios, formulam uma pesquisa antes de saírem a campo pela escola. A finalidade é conhecer o que pensam professores, alunos e funcionários da escola sobre as relações que se desenvolvem no ambiente escolar. Os alunos podem elaborar seus próprios roteiros para a pesquisa ou o professor pode sugerir um roteiro.
Estas perguntas serão reunidas às demais feitas na primeira aula para comporem o fórum.
2. Sugestão de perguntas:
Questões |
Respostas |
1. O que é uma boa relação com o professor? |
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2. Você tem uma boa relação com os professores em sua maioria? |
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3. O que é o bom professor? |
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4. Existe um perfil de aluno que se dê bem na escola? |
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5. Quais fatores influenciam na boa relação entre professor e aluno? |
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6. O que é o aluno “legal”? |
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Fonte: Imagem do próprio autor.
3. Cada dupla ou trio irá pesquisar diferentes pessoas em diferentes turnos.
4. Terminada a pesquisa, os grupos irão, de posse dos registros e com auxílio do professor, organizar os dados em sala de aula para apresentarem em seus resultados.
Oriente para que façam um quadro onde registrarão todas as respostas colhidas em cada pergunta. Isso pode ser organizado em arquivo Word ou no próprio caderno.
5. Com os resultados compilados e organizados em arquivo ou no caderno, os grupos farão análise, conclusão dos dados pesquisados e organizarão a apresentação.
Cada dupla ou trio terá 15 minutos da aula para fazer esta apresentação das respostas do professor, aluno e funcionários da escola. Apresentados os resultados, os grupos iniciam a organização do fórum.
Aula 11 - Organizando o Fórum
O fórum consiste numa grande reunião entre professores e alunos e/ou a comunidade escolar (pais e funcionários também), a fim de discutir as respostas dadas na primeira aula e na pesquisa feita pelos grupos.
É necessário que alunos e professores tenham papéis claros do que vão fazer no fórum.
Divida os trabalhos em:
MODERADORES - aqueles que conduzirão o fórum.
APOIADORES - aqueles que ficarão de apoio para eventualidades substituindo os moderadores caso necessário e que também vão organizar o espaço físico.
ORGANIZADORES - aqueles que irão providenciar local, data e equipamentos necessários (quadro, aparelho de som, data show etc).
DIVULGADORES - aqueles que irão divulgar o fórum para os professores, a comunidade e as turmas na escola e fazer os convites.
Imagem disponível em: http://educatransforma.blogspot.com.br/2011/10/video-aula-2-forum-escolar-de-etica-e.html. Acesso em 19 de agosto de 2013.
9. Ao final do fórum, os APOIADORES se responsabilizam pela divulgação dos resultados enviando um compilado das discussões para os professores e alunos via e-mail ou construindo um painel para expor no mural da escola.
Aula 11
Após o fórum e de posse de todas as discussões e registros feitos pelos alunos, agora é hora de propor alternativas para soluções das questões da convivência, bem como propor ferramentas que possam otimizar o diálogo entre professores e alunos.
1. O professor organiza uma enquete virtual com os resultados compilados enviando-os para os demais professores da escola e alunos.
2. Cada um que recebe o e-mail deve enviar como resposta uma proposta de solução e de ferramentas ou ações que possam intermediar e melhorar a convivência entre os professores e alunos.
3. Um dos MODERADORES do fórum criará um e-mail para receber as respostas e reuni-las.
4. Em uma aula, o professor promove a discussão das sugestões e a viabilidade das mesmas.
Sugestão de mais filmes que retratam a relação professor x aluno:
1. Sociedade dos poetas mortos. Ano: 1989. Direção: Peter Wier.
2. Ser e ter. Ano: 2002. Direção: Nicolas Philibert.
3. Desafiando gigantes. Ano: 2006. Direção: Alex Kendrick.
4. Vem dançar. Ano: 2005. Direção: Liz Friedlander.
5. Entre os muros da escola. Ano: 2008. Direção: Laurent Cantet.
Avalie a participação dos alunos na pesquisa e o quanto conseguiram evoluir ao longo do processo de coleta e organização dos dados e conclusão da pesquisa. Avalie também a efetividade do fórum em produzir soluções racionais e plausíveis para a escola e se alunos e professores ampliaram o seu entendimento dos papéis de cada um na escola.
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