Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como propor uma atividade com a problemática do trânsito com crianças pequenas.

 

19/08/2013

Autor e Coautor(es)
GILBERTO LOPES LERINA
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Giandréa Reuss Strenzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Movimento Coordenação
Ensino Fundamental Inicial Saúde Relações sociais, acordos e limites
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Interagir com os seus pares;

- Identificar o papel da sociedade na educação do trânsito;

- Conscientizar-se da importância do desenvolvimento de atitudes para a melhoria e educação do trânsito.

Duração das atividades
A atividade será dividida em 3 etapas e, cada uma delas, durará aproximadamente uma hora. A proposta deverá ser realizada em dias alternados.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A proposta é indicada para crianças a partir de 04 anos de idade e com a intervenção de, no mínimo, 02 professores por grupo. A proposta prevê que os professores habitualmente mostrem fotografias e imagens ao grupo e possibilitem que as crianças percebam, através de reflexões e discussões, que os seres humanos interferem no trânsito por meio de suas ações.

Estratégias e recursos da aula

PRIMEIRA ETAPA: "Vamos pensar nos meios de transporte e no seu trânsito?"

Duração: Em torno de uma hora.

Material: 01 Máquina fotográfica digital; um equipamento para reprodução de imagens e de som (DVD e aparelho televisor, ou similares); caixas de papelão, fita crepe .

Local: Sala de aula, pátio da Instituição ou local amplo onde se possa reproduzir som e imagem.

Proposta:

O professor deverá organizar o material e pesquisar os locais onde realizará esta proposta. A atividade será iniciada com o professor solicitando às crianças que façam uma roda e o imitem enquanto ele executa alguns alongamentos.

Na sequência, o professor convidará as crianças a construírem um barco, a partir do material disponibilizado (papelão, fita crepe e tesouras infantis).

O barco construído deverá comportar todas as crianças sentadas, para juntas fazerem um passeio. Este convite deverá ser feito de forma empolgante no sentido de a criançada abraçar a proposta da brincadeira. O professor deverá estar atento ao movimento de construção e, se for o caso, interferir para efetivação do solicitado. A ideia será estruturar o contorno do barco no chão, onde as crianças sentarão dentro deste “contorno” para fazerem um passeio. O professor poderá limitar o tempo para construção para que as crianças se sintam desafiadas.

A interação entre as crianças, as sugestão de ideias entre elas, a liderança de algumas e submissão de outras, deverão ser observadas com olhar atento do professor. Uma vez o barco pronto, o professor solicitará que as crianças construam cada uma o seu remo, como último desafio para o passeio.

Barco e remos prontos, o professor solicitará que as crianças entrem no barco para darem um passeio, e iniciem remando enquanto o professor disponibilizará um som mais tranquilo no inicio e depois  um som de tempestade podendo acessar site sugerido: 

http://www.youtube.com/watch?v=_PqOi1C6a6Y

http://www.vagalume.com.br/bia-bedran/pedalinho.html

No momento da tempestade o professor poderá solicitar que as crianças remem mais forte para conseguirem ultrapassar este “perigo !”, por exemplo. O docente poderá brincar com estas velocidades de remadas. O professor poderá explorar este momento levando em consideração o interesse das crianças. Ao final, o barco será desmontado pelas crianças e o professor reunirá o grupo em uma roda para explorar o que as crianças experienciaram, dando indicativos na sua fala para os meios de transporte. Quais as crianças conhecem, quais os meios de transportes mais utilizados atualmente e as suas problemáticas podendo se apoiar  em um desenho que traz uma destas temáticas disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=RMZ3bsrtJZ0.

 

SEGUNDA ETAPA: Vamos fazer uma maratona fotográfica para analisarmos o trânsito?”.

Duração: Uma hora aproximadamente.

Material: As máquinas fotográficas digitais.

Local: Área escolhida para a maratona.

Proposta:

O professor deverá escolher previamente a área que conduzirá as crianças para o passeio fotográfico. O local escolhido deverá ser de grande circulação de veículos e com uma visível sinalização com placas de trânsito no sentido de possibilitar que as crianças possam fazer seus registros fotográficos.

O professor deverá convidar outros adultos, pais ou responsáveis, para neste dia, participarem da atividade, combinando com eles estratégias de segurança e intervenção, se for necessário.

O grupo deverá ser organizado em uma roda e o professor deverá retomar as questões e os objetivos deste próximo momento. Deverá encaminhar antes da saída dos grupos para o local, uma primeira familiarização com o equipamento, de forma mais efetiva. Caso não tenha uma máquina fotográfica para cada criança, o professor deverá organizar e combinar um procedimento para que todos tenham a possibilidade de uso do equipamento através de empréstimos de máquinas. Os adultos envolvidos deverão estar atentos a este processo. O professor, ao chegar ao local, fará uma roda com as crianças e as instigará para a missão de resgatar imagens das atitudes negativas do seres humanos em relação ao trânsito ou a tudo que se relacionar com o assunto, desde placas de sinalização, semáforos, faixas de pedestres, etc. O “fotógrafo” deverá estar atento para registrar, no seu momento de posse da máquina, fotografias que julgar interessantes, que dizem respeito ao tema. De modo que serão, no máximo, 05 fotos para cada criança.

O professor deverá estar atento às fotos de cada um dos fotógrafos. Uma sugestão para marcar o trabalho de cada criança, é iniciá-lo com a fotografia do próprio autor da sessão. Ao final, o professor fará uma roda com as crianças sentadas para exposições individuais do que experienciaram. 

 

foto transito

                                                           

Crianças saindo para observar o trânsito.

Acervo NDI /UFSC

 

TERCEIRA ETAPA: "Vamos refletir sobre o trânsito!"

Duração: Em torno de uma hora.

Material: As fotos das crianças e um equipamento para reprodução de imagens (DVD e aparelho televisor, ou similares), cabos de vassouras; cartolina ou papéis recicláveis para confecção de placas de trânsito; cola; giz de cera; lápis de cor; caneta hidrocor; tinta guache, uma faca de serra (para uso exclusivo do adulto), um pedaço de mangueira de polietileno, de  ¾ de diâmetro, de cor preta, para água e emendas para união deste mesmo material. Acessar site: http://www.eletroflex.com.br/index.php?pg=produtos&id=2.

Local: Sala de aula ou outro ambiente que seja confortável para as crianças observarem as fotos e confeccionarem as placas de trânsito.

Proposta:

O professor poderá iniciar esta etapa propondo um alongamento bem humorado, imitando o espreguiçar contemplando partes do corpo e o corpo como um todo, como se estivessem acordando naquele momento. Na sequência, sugerirá que as crianças imitem os diferentes tipos de transporte, portanto, carros, navios, trens, aviões, etc.

Prosseguindo, ele sugerirá que todos sentem em roda e proporá que os “fotógrafos” apresentem as suas fotos e comentem como foi a atividade e o que mais os chamou atenção. Iniciará apresentando as fotos por meio de um equipamento de reprodução de imagens e convidará cada “fotógrafo” para se pronunciar a respeito dos seus registros fotográficos, enquanto o professor fará suas anotações a respeito do que mais chamou a atenção das crianças individualmente.

Ao final das apresentações, o professor instigará as crianças a confeccionarem algumas placas de trânsito e volantes para brincar. Este convite deverá ser feito com empolgação e alegria, na forma de um desafio, no sentido de motivar as crianças a se envolver com a atividade. Diante disso, o professor organizará os materiais necessários. As placas serão de autoria das crianças e o professor poderá viabilizar este processo. Se for necessário, o professor poderá se apoiar na sugestão disponível em: http://www.alienado.net/placas-de-sinalizacao-de-transito .

Com as placas, semáforos e desenhos prontos, o professor reunirá o grupo em uma roda final para ouvir das crianças o que elas pensam sobre a brincadeira do trânsito na Instituição.

 

 

 placas

Placas confeccionadas para brincadeiras de trânsito.

Acervo professor Gilberto NDI/UFSC.

 

QUARTA ETAPA: “Bi, bi, fom fom!"

Duração: Em torno de uma hora.

Material: Uma máquina fotográfica digital; o material confeccionado pelas crianças para esta etapa.

Local: No pátio ou parque da Instituição. 

Proposta: O professor deverá identificar na Instituição em que trabalha um local onde a atividade transcorra de forma tranquila e segura.

O professor reunirá o grupo de crianças e combinará que para este momento, a proposta será construir um local para as crianças transitarem com seus veículos (volantes de mangueira confeccionados anteriormente). Para isso, é necessário que elas pensem em uma estrutura para que as placas sejam distribuídas de forma que “os veículos” transitem de forma segura e respeitem as leis de trânsito, ali representadas pelas placas, faixas de pedestres, semáforos, guardas de trânsito e assim por diante. O professor poderá propor locais como oficinas de veículos, postos de gasolina, no sentido de incrementar a atividade. 

Nesta etapa, como nas demais, deverá ser registrada com máquina fotográfica e todo o material deverá ser organizado para uma exposição para os familiares e outros visitantes. A exposição deve ter uma descrição sucinta do professor para embasamento do que foi vivido e o que mais chamou a atenção na sua leitura da atividade e ficar exposta por aproximadamente 10 dias.

Recursos Complementares
Avaliação

Por fim, o professor organizará o grupo em uma roda a fim de tecer e de ouvir comentários acerca da proposta, de forma que todos tenham a possibilidade de se pronunciar sobre a atividade e sobre a importância do tema sob a ótica das crianças. Ele deve retomar sobre a importância do assunto.

Em seus apontamentos, o professor fará uma reflexão de como o grupo reagiu às propostas, como interagiram entre si e se seus objetivos traçados inicialmente, foram atingidos. É importante ter um olhar para as crianças individualmente e para o grupo como um todo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.