13/08/2013
Dalânea Cristina Flôr
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
• Avançar em seu processo de desenvolvimento das diferentes dimensões humanas;
•Confeccionar brinquedos utilizando material reciclado;
• Desfrutar de momentos lúdicos, criativos e imaginativos;
• Promover o envolvimento das famílias na proposta pedagógica.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Primeiras considerações:
Essa proposta foi pensada para crianças entre 2 e 4 anos, no intuito de contribuir para o desenvolvimento dos processos imaginativos e criativos destas, bem como promover maior envolvimento das famílias nesse processo. A ideia central é a confecção de dois personagens que serão levados para casa, nos finais de semana, por cada uma das famílias. Durante esse tempo deve ser feito um registro, junto com a criança, sobre a estadia dos ilustres convidados.
Primeiro Momento: Confeccionando os personagens
Materiais: 26 tampinhas de garrafa, 2 garrafas plásticas de suco, elástico, lã, cola quente, tecido, um par de meias, enchimento, feijão, macarrão.
Duração: aproximadamente 2 horas.
Com um prego ou algum objeto pontiagudo faça 4 furos na garrafa, 2 em cima e 2 embaixo. Depois pelo lado de fora de cada um dos furos enfie um elástico do tipo arredondado. Vire a abertura da garrafa para baixo e vá enfiando o elástico, até que a ponta saia pela abertura. Dê um nó na ponta do elástico e puxe para que este fique preso por dentro da garrafa, conforme ilustração.
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Fonte: fotos, arquivo institucional -NDI- 2012
Agora encha a garrafa com feijão, macarrão, ou outro material que achar interessante e que tenha a ver com o enredo que será criado para os personagens. Para fazer a cabeça, corte a ponta de uma meia, conforme ilustração, depois encha a cabeça do personagem e amarre no gargalo da garrafa, com as próprias tiras que deixou ao cortar a meia. Com cola quente, cole lã para fazer os cabelos. Para fazer os olhos e boca podem ser utilizados botões e tecido, ou simplesmente desenhá-los com caneta para tecido. Outra opção para confeccionar a cabeça do personagem é usar uma bola de isopor, que pode ser colada com cola quente na boca da garrafa.
Fonte: fotos, arquivo institucional -NDI- 2012
Segundo Momento: Montando o cenário e criando o enredo
Materiais: caixa de papelão, personagens confeccionados, história dos personagens.
Duração: aproximadamente 40 minutos.
Reúna as crianças em roda e explique que vão preparar-se para um passeio pelos arredores da escola. Pode ser pelo parque ou em alguma área externa, próxima a escola. Nossa experiência foi vivenciada em um bosque que fica ao lado da escola. No local escolhido pelo professor as crianças encontrarão a caixa com os personagens, que foi deixada anteriormente por ele. Assim que alguma criança encontrar a caixa, convide todo o grupo a sentar em roda para descobrirem o que há dentro dela. Então, com certo suspense vá mostrando os personagens e deixando que as crianças os toquem, explorem, enquanto são instigadas pelo professor a descobrirem como os personagens foram parar ali. Quem são. De onde vieram. Depois revele ter achado também uma carta dentro da caixa. Abra-a e leia para o grupo.
Nessa carta vai estar escrito o enredo que o professor criar. Em nossa experiência foi crido o seguinte enredo:
A História de Maria Feijão e João Macarrão
Havia uma época em que algumas pessoas não respeitavam a natureza,
e jogavam muito lixo no chão, principalmente no bosque.
Um dia uma fada, cansada de ver tanto lixo em meio as árvores,
resolveu ajudar, e começou a transformar todo o lixo que encontrava em brinquedos
Foi assim que nasceu Maria Feijão e João Macarrão.
Mas até hoje eles vivem sozinhos,
esperando que alguém os encontrem e cuide deles.
Fonte: fotos, arquivo institucional -NDI- 2012
Terceiro Momento: Quem vai cuidar de nossos amigos nos finais de semana?
Materiais: caixa com os personagens.
Ao voltarem do passeio trazendo a caixa com os bonecos, faça uma roda de conversa com as crianças para propor a seguinte situação: Maria Feijão e João Macarrão ficarão na escola durante a semana e todos nós vamos cuidar deles, mas e nos fins de semana, quem vai cuidar? Que tal cada criança levá-los para casa uma vez?
Antes das crianças começarem a levar os bonecos para casa, converse com as famílias explicando os objetivos da proposta. A ideia é que cada criança leve os personagens e faça um registro com a família sobre essa vivência. Esse registro pode ser fotográfico, escrito, desenhado, enfim, fica a critério da imaginação e criatividade de cada família. Esse registro vai ser lido e apreciado pelo grupo, todas as vezes que Maria Feijão e João Macarrão voltarem da casa de alguma criança.
Quarto Momento: Confeccionando um livro com os registros das famílias
Materiais: 5 cartolinas cortadas do tamanho de folhas A4 ou 20 folhas de papel canson (são como folhas de papel ofício só que mais grossas), furador de papel.
Duração: aproximadamente 40 minutos
Junte todas as folhas, fure com o furador de papel e una-as com uma fita. Depois escolha como vai ser a capa. Optamos por decorá-la com tecido e escrever um título: As aventuras de Maria feijão, João Macarrão e uma turminha muito legal. Fizemos as primeiras páginas apresentando os personagens que comporiam essa história. Em seguida, relatamos a história de Maria Feijão e João Macarrão, e depois a professora, que foi a primeira a levar os personagens para casa, fez o seu registro no livro. Assim, as famílias puderam visualizar melhor como seria essa ideia do registro.
Fonte: fotos, arquivo institucional -NDI- 2012
Quinto Momento: Conhecendo as aventuras de Maria feijão, João Macarrão
Materiais: caixa com os personagens e o livro de registros
Duração: aproximadamente 40 minutos.
Cada vez que os personagens voltarem para a escola reúna o grupo em uma roda, para compartilharem o registro feito. Sugerimos que convide também a família que fez o registro para partilhar desse momento. Caso a família tenha disponibilidade, será mais interessante que ela exponha, junto com seu filho, o registro ao grupo. No decorrer da semana, é interessante deixar o livro acessível às crianças, para que possam ver com mais calma os registros já feitos.
Fonte: fotos, arquivo institucional -NDI- 2012
http://feitoamao.com/papietagem/a-papietagem
http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/05/brinquedos-e-atividades-com-sucata.html
A avaliação se dará de forma contínua e processual, procurando acompanhar o desenvolvimento integral da criança e do grupo. Para tanto, serão realizados observações e registros que auxiliarão o professor a avaliar se, e o quanto a criança se envolveu nas atividades propostas: quais os momentos que mais participou, como se relacionou com os colegas e familiares. Outro aspecto a ser avaliado pelo professor diz respeito as brincadeiras desencadeadas à partir do novo elemento disponível no espaço escolar (os bonecos), se esse elemento influenciou nos processos criativos e imaginativos das crianças. E as famílias? Se mostraram participativas? envolveram-se na atividade proposta? Estes registros servirão ainda de subsídios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para o professor avaliar, também, sua prática pedagógica.
Três estrelas 1 calificaciones
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15/08/2013
Três estrelasMuito legal os os seus bonecos, Maria Feijão e João macarrão, são muito original os personagens infantins. Gostei muito esta de parabéns.