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Pesquisando e brincando com os animais marinhos.

 

21/08/2013

Autor y Coautor(es)
LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a beleza e importância dos oceanos, mares e dos animais marinhos para a humanidade.
  • Pesquisar sobre os animais marinhos.
  • Realizar brincadeiras e jogos relacionados com a temática.
  • Interpretar texto.
  • Organizar palavras em ordem alfabética.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necessário que o aluno tenha domínio da leitura e da escrita ou esteja cursando o 2º. ano  do Ensino Fundamental.

Estratégias e recursos da aula

Professor, embora os oceanos cubram aproximadamente 70% de toda a superfície terrestre, a humanidade ainda não despertou sobre a importância dos ambientes marinhos e porque eles devem ser preservados.

A sobrevivência da humanidade na Terra está diretamente ligada às condições de nossos oceanos e suas correntes de água, pois além de produzirem a metade do oxigênio disponível, eles ainda regulam as condições climáticas, absorvem grande quantidade de gás carbônico e fornecem alimentos a milhões de pessoas.

Os ecossistemas marinhos são frutos de milhões de anos de evolução e não podem ser destruídos por motivo de ambição ou de desconhecimento.

Dessa forma, acreditamos que quanto mais conhecermos a natureza e suas relações, mais poderemos respeitá-la, defendê-la e amá-la, e é com esse intuito de conscientizar nossos alunos que a conservação dos oceanos e de seus habitantes é vital para a sustentabilidade na Terra. Por isso é importante estudar este ambiente na escola.

Para saber um pouco mais sobre a importância dos ambientes marinhos acesse o site abaixo: Importância dos ambientes marinhos. Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/importancia-dos-ambientes-marinhos.htm. Acesso em 16 de agosto de 2013.

Aula 1. O que eu sei sobre o mar?

1. Em uma roda de conversa na sala de aula, apresente aos alunos a brincadeira “O que eu sei sobre o mar?”. Pegue uma caixa de sapato encape com papel azul e escreva na caixa: “O que eu sei sobre o mar?”. Dentro dessa caixa terá imagens relacionadas ao mar.

Oceano

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Fonte: http://universomarino.com/2009/02/27/el-oceano-pacifico-el-mas-grande-y-profundo/. Acesso em 17 de agosto de 2013.

Oceano e os peixes

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Fonte: http://www.fotosefotos.com/page_img/17936/peixes_colorido_no_oceano. Acesso em 17 de agosto de 2013.

Oceano e as algas

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Fonte: http://blog.ecobrindes.com.br/?p=1452. Acesso em 17 de agosto de 2013.

Oceano e o transporte

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Fonte: http://diariodebordomsc.com.br/travessias-atlanticas-europa-a-brasil-de-navio/. Acesso em 17 de agosto de 2013.

Oceano e o petróleo

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Fonte: http://www.movimentocyan.com.br/home/revista-cyan/temas/tecnologia/2011/06/13/brasil-quer-laboratorio-maritimo-em-alto-mar. Acesso em 17 de agosto de 2013.

Sugestões de textos para complementar a discussão.

A importância da conservação dos oceanos. Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-importancia-conservacao-dos-oceanos.htm. Acesso em 17 de agosto de 2013.

Oceanos e mares. Disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/oceanos-mares.htm. Acesso em 17 de agosto de 2013.

FREITAS, Eduardo de. Poluição das águas oceânicas. Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/poluicao-das-aguas-oceanicas.htm. Acesso em 17 de agosto de 2013.

Professor escolha um aluno para começar a brincadeira. Este deverá pegar uma imagem aleatória da caixa e explicar o que ele conhece sobre a imagem. Depois de o primeiro aluno pegar a imagem e explicar, o próximo aluno sentado na sequencia da roda continua a brincadeira pegando nova imagem na caixa. A brincadeira termina quando todos pegarem uma imagem e falar sobre ela.

Observação: O número de imagens na caixa deve ser de acordo com o número de alunos na turma, pois cada aluno pega uma imagem e retira-a da caixa.

Sugestões de perguntas para auxiliar os alunos:

1) Que imagem é esta? O que representa essa imagem?

2) Já viu pessoalmente esse animal?

3) Como nós seres humanos podemos agir para cuidar dos oceanos?

4) O que aconteceria se não tivesse mais peixes e algas marinhas nos oceanos?

5) Para você qual a importância do oceano e mares para os seres humanos?

6) Como os oceanos podem nos auxiliar no dia a dia?

2. Professor apresente aos alunos a história “A escolinha do mar” da autora Ruth Rocha. Disponível em: http://www.slideshare.net/emeicantinhodoceu/a-escolinha-do-mar-ruth-rocha. Acesso em 04 de agosto de 2013.

Antes de iniciar a história, convide os alunos para conhecer uma escola bem divertida do fundo do mar com animais bem engraçados. 

Utilize o Data Show ou outro recurso disponível na escola.

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Fonte: http://www.slideshare.net/emeicantinhodoceu/a-escolinha-do-mar-ruth-rocha. Acesso em 04 de agosto de 2013.

3. Ainda na roda de conversa, proponha algumas perguntas para os alunos sobre a história:

1) O que vocês acharam da história? Qual parte gostaram mais?

2) Como era a escola da Dona Ostra? Além das aulas de ballet o que mais tinha?

3) Na escolinha do mar tem o personagem Peixinho Vermelho. O que ele fazia para atrapalhar a aula?

4) Como foi a viagem dos alunos da escola no fundo do mar?

5) O que vocês acharam da atitude do Tubaronete com a Dona Ostra?

6) O que Tubaronete e o Peixoto planejaram no final da história?

 

Aula 2. Interpretando a história

1. Leia a história novamente para os alunos. Proponha uma atividade no caderno, peça para os alunos que durante a leitura da história listem no caderno o nome do livro, do autor e dos animais (personagens) que aparecem na história. Caso seja necessário repita a apresentação da história.  Após a leitura, faça a interpretação oral do texto com os alunos e as correções coletivamente, se necessário. Logo a seguir peça que alunos apresentem suas opiniões a respeito da história. Aproveite este momento para desenvolver a oralidade e a socialização entre os alunos.

2. Depois de anotados todos os animais que aparecem na história, solicite aos alunos que formem duplas e coloquem os animais em ordem alfabética.

Baleia; camarão; cavalo marinho; enguia; estrela do mar; golfinho; lula; ostra; peixe-elétrico; siri e tubarão.

Professor aproveite o momento para dialogar com os alunos sobre a importância dos Recursos vivos que o mar oferece às pessoas:

Ex.: “Anualmente, cerca de 100 milhões de toneladas de pescado, sãoa principal fonte de proteína para 2.000 milhões de pessoas.
Muitas algas e animais marinhos são utilizados para os mais variados fins. As algas são utilizadas na indústria do papel, fotográfica, alimentar, farmacêutica e vinícola. Da carapaça dos crustáceos retira-se quitina, que é utilizada no tratamento de queimaduras e reconstrução de vasos sanguíneos.
Do peixe retiram-se diversos compostos, com múltiplas aplicações desde a pintura, lubrificantes e indústria da borracha.
Das esponjas retiram-se substâncias que são empregues na fabricação de fármacos para combater doenças, como o cancro e a SIDA.”

REFORÇAR A INFORMAÇÃO DE QUE O OCEANO E OS ANIMAIS MARINHOS SÃO TÃO IMPORTANTES PARA A HUMANIDADE COMO AS FLORESTAS!

Para saber mais sobre este assunto acesse: A importância dos oceanos. Disponível em: http://www.oceanario.pt/cms/1255/. Acesso em 11 de agosto de 2013.

3. Entregue para os alunos um instrumento que deverão escrever o nome do personagem da história que mais gostaram e o motivo pelo qual escolheram o personagem e fazer um desenho.

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Fonte: Imagem da própria autora.

4. Professor finalize a aula com um jogo cooperativo: “Salva-vidas e tubarão”.

1) Divida a turma em quatro alunos como “salva-vidas”, um aluno como “tubarão” e o restante dos alunos como “banhistas”.

2) Os “banhistas” estarão dispostos na quadra aleatoriamente correndo; o “tubarão” tentará pegar os “banhistas”. Os banhistas se dividirão em duplas vestidos de coletes (cada dupla de uma cor) e cada dupla ficará sentada em uma extremidade da quadra (estação).

3) Ao sinal do professor o jogo começa: O objetivo do tubarão é pegar o máximo de banhistas, os banhistas terão que fugir do tubarão e os salva-vidas salvarão os banhistas que forem mordidos pelo tubarão.

4) O banhista que for mordido pelo tubarão deverá deitar no chão e esperar que os salva-vidas o socorram. Os salva-vidas deverão carregar o banhista ferido e levar para sua estação e dar um colete para ele. A partir de agora, o banhista que se feriu se tornará um salva-vidas e tentará salvar os próximos feridos.

5) Os salva-vidas somente poderão salvar algum banhista ferido se sua equipe estiver completa. O tubarão não poderá pegar os banhistas. Termina o jogo quando não houver mais banhistas no mar.

Variar o jogo trocando os alunos que serão salva-vidas e o tubarão.

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Fonte: Imagem da própria autora.

Professor é importante neste momento dialogar com os alunos sobre a injustiça cometida contra o tubarão:ele é visto por muitos com um monstro assassino, mas ele é de grande importância para o ser humano e o nosso ecossistema.

Tubarões: características e importância ecológica dos tubarões. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/tubaroes-caracteristicas-e-importancia-ecologica-dos-tubaroes.htm. Acesso em 11 de agosto de 2013.

 

Aula 3. Pesquisando sobre os animais marinhos.

1. Proponha aos alunos uma pesquisa sobre alguns dos animais apresentados na história. Para isto escreva no quadro o nome de todos os animais que são citados na história e solicite que cada aluno escolha um animal para a pesquisa. Explique para os alunos que os cinco animais mais votados farão parte da pesquisa.

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Fonte: Imagem da própria autora.

2. Cada grupo fará a pesquisa sobre um animal, para isto, sorteie entre os grupos o animal a ser pesquisado. Encaminhe os alunos para o Laboratório de Informática da escola ou entregue o notebook do Projeto Um Computador por Aluno – UCA [metasys> favoritos>navegador de internet]. Apresente o roteiro para pesquisa.

Sugestão de roteiro:

1) Nome do animal:

2) Onde vive:

3) De que se alimenta:

4) Características:

5) Importância do animal para o homem:

6) Curiosidades.

3. Depois de realizada a pesquisa, entregue para cada grupo um cartaz, lápis de cor e canetas coloridas, para que os alunos escrevam o resultado de sua pesquisa e façam desenhos sobre o animal pesquisado. Finalize a aula com a apresentação dos grupos e a fixação dos cartazes na parede da sala de aula, nos murais e site da escola.

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Fonte: http://academiapecompe.blogspot.com.br/2010_09_01_archive.html. Acesso em 04 de agosto de 2013.

Aula 4. Brincando com os animais marinhos

1. Proponha nas próximas aulas a realização de brincadeiras relacionadas a temática: animais marinhos.

BRINCADEIRA: Peixe e pescadores.

Professor esta é a chance de aprofundar os conhecimentos de seus alunos e também de conscientizá-los sobre a importância da existência e respeito às leis que regulamentam o período da pesca para preservar as espécies existente no mar e rios brasileiros.

Sugestões de textos sobre a pesca.

Leis de proteção ao meio ambiente – artigos que tratam da pesca. Disponível em: http://www.vaprapesca.com.br/Brasil/Links/legisla%C3%A7ao_ambiental.htm. Acesso em 18 de agosto de 2013.

Explique aos alunos que a pesca predatória é aquela que tira do meio ambiente mais do que ele consegue repor, diminuindo a população de peixes e mesmo de plantas do ecossistema. A pesca predatória tem consequências desastrosas, podendo limitar a produtividade pesqueira, quer seja do ponto de vista biológico, quer econômico.

Pesca predatória. Disponível em: http://www.vivaterra.org.br/vivaterra_pesca_predatoria.htm. Acesso em 18 de agosto de 2013.

1) Escolha os alunos que serão os marinheiros. Eles deveram ficar no centro do circulo. Entregue brinquedos (estes serão os peixes) aos marinheiros, para que eles os distribuam como quiser no interior do círculo.

2) Os outros jogadores, os pescadores, ficam em volta do círculo. O marinheiro dá o sinal, e a brincadeira começa. Todos os pescadores devem tentar entrar no círculo e pegar um peixe sem que o marinheiro os toque.

3) Se o marinheiro conseguir tocar em algum pescador, ele deve ficar abaixado dentro do círculo e só pode sair de for tocado por outro pescador. O jogo termina quando os pescadores conseguirem pescar todos os peixes ou quando o marinheiro pegar todos os jogadores.

Sugestões de brinquedos: bonecas, carrinhos, arcos, peões etc.

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Fonte: http://eredconquista2013.blogspot.com.br/. Acesso em 04 de agosto de 2013.

BRINCADEIRA: Peixe e anzol.

1) Escola o aluno que será o peixe. Os outros alunos forma uma roda bem grande que deverá ficar a uma distância de 30 metros do pique escolhido (árvore, trave do gol etc.). O peixe fica em pé no centro da roda.

2) Ao sinal do professor, a roda começa a girar bem rápido e o peixe tentará romper  a roda para conseguir escapar. Assim que conseguir romper a roda, o peixe corre em direção ao pique enquanto que os demais participantes correm atrás dele, tentando alcança-lo.

3) Se o peixe for agarrado (ficar preso no anzol) antes de chegar ao pique, será substituído por aquele que o pegou. Se conseguir chegar ao pique, continuará a ser o peixe na próxima vez.

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Fonte: http://tudoemfoco.net/wp-content/uploads/2010/09/Brincadeiras-de-crian%C3%A7a-peixe-no-anzol.jpg. Acesso em 04 de agosto.

BRINCADEIRA: Tiro ao alvo

Professor escolha uma parede da quadra que possa ser desenhada. Desenhe na parede uma baleia de aproximadamente 1 metro e divida o desenho em várias partes pontuando-as.

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Fonte: Imagem da própria autora.

1) Divida os alunos em dois times. Um aluno de cada time por vez, com uma bolinha pequena e aproximadamente a 5metros do alvo, arremessará a bolinha no desenho e de acordo com o local do desenho marcará 1, 2 ou 3 pontos. Professor tenha em mãos uma folha para anotar a quantidade de pontos de cada time. Vencerá o time que marcar mais pontos.

Aula 5. O segredo da concha.

1. Retome a história “A escolinha do mar” relembrando com os alunos o animal que representava a dona da escola: a Dona Ostra. Apresente para os alunos o cartaz do grupo de alunos que pesquisaram sobre a ostra e explique as características e importância desse animal.

2. Explique que as ostras têm corpos moles, protegido dentro de uma concha bem durinha. Ela tem uma forma curiosa de se defender. Quando um parasita invade seu corpo, ela libera uma substância chamada madrepérola, que se cristaliza sobre o invasor impedindo-o de se reproduzir. Depois de cerca de três anos esse material vira uma pérola.

3. Proponha que os alunos confeccione uma concha de papel para uma dinâmica em sala de aula. Será necessário: 1 tesoura sem ponta, 1 fita adesiva e 1 caixa de giz de cera. Modelo de concha:

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Fonte: Imagem retirada da obra de Ruth Rocha, Escolinha do Fundo do Mar (pág. 9). Disponível em:  http://www.salamandra.com.br/data/files/8A7A83CB30D6852A01318FE30E8A0B0B/9788516062996.pdf. Acesso em 04 de agosto de 2013.

1) Peça para os alunos abrirem a concha do mar e escreverem uma coisa legal que tenham aprendido nas aulas sobre os animais marinhos. Depois eles assinem o nome. Em seguida cada um lê o que escreveu.

2) Cole as conchinhas do mar dos alunos em uma cartolina azul e fixe na parede da sala. A concha deve estar pregada de modo que quem quiser pode abri-la e ler o texto.

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Fonte: Imagem retirada da obra de Ruth Rocha, Escolinha do Fundo do Mar (pág. 10). Disponível em: http://www.salamandra.com.br/data/files/8A7A83CB30D6852A01318FE30E8A0B0B/9788516062996.pdf. Acesso em 04 de agosto de 2013.

4. Apresente o vídeo: “A vida marinha 2013 – imagens inéditas do fundo do mar – Full HD”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vtz4Z6E06TA. Duração: 03min27seg. Acesso em 04 de agosto. Esse vídeo retrata o fundo do mar suas características e animais que nele habitam. Depois de assistido o vídeo proponha que os alunos um por vez desenhem no quadro alguma imagem ou característica que mais acharam interessante no vídeo.

Recursos Complementares

Animais marinhos. Disponível em: http://www.ninha.bio.br/biologia/animais_marinhos.html. Acesso em 04 de agosto de 2013.

A vida marinha 2013 - imagens inéditas do fundo do mar - Full HD Duração: 3min27seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vtz4Z6E06TA. Acesso em 04 de agosto de 2013.

A importância dos oceanos.Disponível em: http://www.oceanario.pt/cms/1255/. Acesso em 16 de agosto de 2013.

A importância dos oceanos e mares. Disponível em: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/importancia-dos-oceanos-e-mares.html. Acesso em 18 de agosto de 2013.

Avaliação

Observar a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e analisar se eles conseguiram: interpretar a história; organizar palavras em ordem alfabética; identificar os animais marinhos citados; contribuir com o grupo nas atividades coletivas propostas; desenvolver a habilidade de desenho e escrita; conscientizar sobre a importância dos oceanos, mares e dos animais marinhos para a humanidade; verbalizar sobre suas impressões e percepções a cerca do tema. Registre suas observações para orientar seu planejamento.

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