18/08/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Controle Ambiental |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Citopatologia |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Enfermagem |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Biotecnologia |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Médio | Biologia | Origem e evolução da vida |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Farmácia |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Gerência de Saúde |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Agente Comunitário de Saúde |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; pesquisas na internet; montagem e apresentação de trabalhos em forma de seminários; análise de vídeos e estudo de textos; produção de textos.
Utilização de computadores com acesso à internet; vídeos e textos digitais.
Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-xZmKqoWmTJM/TcnmqAmD74I/AAAAAAAADYo/104hV7DCnsk/s400/veneno.jpg. Acesso: em 08/08/2013
Sugerimos que a introdução ao estudo deste tema ocorra por meio do vídeo Animais venenosos da Amazônia com 'Steve Brackshall', disponível em http://www.youtube.com/watch?v=yFe4yhgh6Qk (acesso em: 08/08/2013). Este documentário possibilita uma discussão, por meio da qual o professor poderá resgatar conhecimentos prévios dos alunos e apontar novos termos e conceitos necessários à compreensão do conteúdo a ser trabalhado nesta proposta.
Ao explorar o conteúdo deste documentário, o professor estará apontando a abordagem do estudo do tema desta proposta.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o vídeo diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar o vídeos em seu computador e projetá-lo, utilizando o aparelho data show.
O vídeo deverá ser visualizado pelos alunos uma primeira vez, sem interrupções. Depois dessa visualização, o professor deverá entregar uma cópia das questões para discussão que direcionarão a segunda visualização, com pausas para registros das informações solicitadas. Como são muitas informações em 10 minutos de vídeo, é necessário disponibilizar um tempo adequado para esta tarefa.
Sugestões de questões para discussão
O que é um veneno? Quais são seus poderes?
Por que os venenos são considerados uma das mais assustadoras, misteriosas e incompreendidas forças da natureza?
Qual é o animal entre os invertebrados que possui a picada mais dolorida?
O veneno da jararaca é uma hemotoxina. O que isso significa? Como ele atua?
O que faz da jararaca o animal que possui o mais avançado sistema inoculador de veneno?
Por que devemos respeitar as cobras?
Qual é o mais temido efeito colateral do veneno das aranhas armadeiras?
Como a neurotoxina do veneno age no organismo do animal picado pela aranha armadeira?
Por que as aranhas armadeiras representam um perigo para as pessoas?
Os venenos produzidos pelos animais atuais são os mesmos que produziam seus ancestrais? Por quê?
Que uso tem sido feito dos venenos, em função de serem considerados as substâncias mais complexas conhecidas pela Ciência?
Qual é a importância do veneno na biologia do animal que o produz?
Quais são os efeitos no organismo que recebe as toxinas seguintes e quais animais produzem venenos com cada uma delas? a) hemotoxinas; b) citotoxinas; c) neurotoxinas.
Quais animais foram mencionados como produtores de veneno, no vídeo? A quais grupos animais pertencem, de acordo com a nomenclatura de Lineu?
A discussão do vídeo deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras, em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
A partir desta discussão inicial, novas questões poderão ser pontuadas pelo professor. Um questionamento final deverá ser feito pelo professor: qual a distinção entre animais venenosos e peçonhentos?
O professor poderá deixar a discussão sobre estes termos, neste momento, no senso comum, uma vez que haverá uma diferenciação nos textos a serem lidos e discutidos na Atividade 1 do Módulo 3. No momento oportuno, no entanto, essa distinção deverá ser enfatizada.
Após a discussão do vídeo, cada grupo de quatro alunos deverá redigir um texto, a partir das informações registradas. O texto deverá ser digitado e enviado ao professor, por e-mail, para correções e avaliação.
Baiacu. Imagem disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/b0/Canthigaster_valentini_1.jpg/620px-Canthigaster_valentini_1.jpg. Acesso em:08/08/2013.
O documentário HC - Evolução - Veneno http://www.youtube.com/watch?v=loIgh1GUB48 (acesso em; 08/08/2013) aborda algumas pesquisas sobre a diversidade dos venenos, sua complexidade e evolução. A evolução seria a resposta para a complexidade, a diversidade e a capacidade mortal dos venenos?
O vídeo possibilita a discussão sobre como se deu a evolução do veneno em diversos animais, ao longo do tempo, e busca esclarecer alguns fatores que podem ter levado alguns indivíduos a desenvolverem essa arma letal em detrimento de outros que não a apresentam.
O veneno, a arma natural mais letal empregada no reino animal, desenvolveu-se em criaturas tão diversas quanto medusas, insetos, cobras e inclusive mamíferos. Cientistas ao redor do mundo mostram como o veneno evoluiu para se adaptar às necessidades de cada animal que o possui. Conheça o caracol do cone, a criatura mais mortífera da atualidade, com um veneno capaz de se atualizar constantemente para estar sempre a um passo adiante de sua presa (texto da página: http://www.youtube.com/watch?v=loIgh1GUB48 . Acesso em: 09/08/2013).
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o vídeo diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar o vídeos em seu computador e projetá-lo utilizando o aparelho data show.
O vídeo deve ser visualizado pelos alunos uma primeira vez, sem interrupções. Depois dessa visualização, o professor deverá entregar uma cópia das questões para discussão que direcionarão a segunda visualização, com pausas para registros das informações solicitadas. Como são muitas informações em 44 minutos de vídeo, é necessário disponibilizar um tempo adequado para esta tarefa.
Sugestões de questões para discussão
A discussão do vídeo deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.erá
Após a discussão das questões iniciais apontadas, o professor deverá apresentar aos alunos uma avaliação mais crítica deste vídeo. Há afirmativas que precisam ser melhor esclarecidas em relação às teorias evolucionistas, uma vez que dão margem à diversas interpretações. Por exemplo, quando afirmam que houve "evolução da resistência dos esquilos ao veneno da cascavel", isso pode ter diferentes explicações, se analisado à luz da teoria de Lamarck, Darwin ou do Neodarwinismo. Sendo assim, o professor terá neste momento uma ótima oportunidade para trabalhar essas teorias, a partir deste tipo de afirmativa que aparece várias vezes no vídeo, sem maiores explicações do processo.
Há que se discutir também o conceito de adaptação e seu papel no processo evolutivo, uma vez que o vídeo lança informações que poderão ser questionadas e exploradas nesta discussão.
Reportando à Teoria Sintética da Evolução ou Neodarwinismo, o professor deverá trazer fundamentos dessa teoria que considera a população como a unidade evolutiva, e que cada população apresenta determinado conjunto gênico, que pode ser alterado de acordo com fatores evolutivos: a) fatores que tendem a aumentar a variabilidade genética da população – mutação e permutação; b) fatores que atuam sobre a variabilidade genética já estabelecida – migração, deriva genética e seleção natural. Sendo assim, sabe-se que uma população está evoluindo, quando se verificam alterações na frequência de seus genes. Importante ressaltar que as mutações não ocorrem para adaptar o indivíduo ao ambiente. Elas ocorrem ao acaso e, por seleção natural, são mantidas, quando adaptativas (seleção positiva) ou eliminadas, em caso contrário (seleção negativa). Podem ocorrer em células somáticas ou em células germinativas; neste último caso, as mutações são de fundamental importância para a evolução, pois são transmitidas aos descendentes (A teoria sintética da evolução. disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Evolucao/evolucao19.php . Acesso em: 09/08/2013).
A partir dessas considerações, novos questionamentos podem ser feitos, tais como:
a) Segundo o vídeo, o veneno da Taipan evoluiu, ou seja, tornou-se mais forte em milhões de anos, a fim de imobilizar a presa mais rápido. Analisando essa afirmação, podemos então questionar: a evolução do veneno das diferentes espécies é resultante de um fenômeno aleatório de mutação que ocorreu em algum ancestral de todos os animais venenosos ou foi uma adaptação decorrente de uma necessidade do indivíduo diante de sua vulnerabilidade no ambiente?
b) Acredita-se que as substâncias dos venenos evoluíram de proteínas naturais do corpo que sofreram mutações. Mas como eles evoluíram de forma tão diferente, em grupos diferentes ou mesmo em uma mesma espécie?
c) As formas de inoculação nas presas e os venenos evoluíram juntos?
d) Quando no vídeo é afirmado que o escorpião “[...] tornou seu veneno mais eficiente, criando métodos para isso” e “Cada um deles evoluiu seu próprio meio de ataque”, parece que a evolução pode ocorrer por livre escolha dos organismos. Isso é possível?
O sapo da espécie Dendrobates azureus também é conhecido como sapo-boi-azul. Ele tem cores chamativas que advertem os possíveis predadores que ele tem um potente veneno neurotóxico na pele. Ele pode ser encontrado na região de Sipaliwini, no Suriname. Texto e imagem disponíveis em: http://info.abril.com.br/fotos/img/fotos/2-deb-wiki-20121130165401.jpg. Acesso em: 08/08/2013.
Para melhor compreensão da evolução dos venenos, sugerimos a leitura do texto Evolucionismo, disponível em: http://www.formspring.me/Evolucionismo/q/1506650244. Acesso em: 09/08/2013. Por se tratar de um texto denso que requer conhecimentos de Genética e Biologia Molecular (Proteínas e síntese proteica) para sua compreensão, sugerimos que o professor faça uma dinâmica de leitura em que haja pausas nas quais ele possa resgatar conhecimentos e pontuar as explicações necessárias para a compreensão do conteúdo exposto.
Alguns destaques imprescindíveis a serem pontuados pelo professor:
Polvo de anéis azuis. Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_5f8TWVrIi64/TKEt7QdLRkI/AAAAAAAAG9c/MGnwPv-jOMU/s400/BlueRingedOctopus.jpg. Acesso em: 08/08/2013.
Cada grupo de três alunos deverá produzir um texto que sintetize o que foi estudado sobre a evolução dos venenos nas atividades propostas no Módulo 2, a partir das informações registradas e das explicações e destaques feitos pelo professor. Da mesma forma como foi feito no final do Módulo 1, este texto deverá ser digitado e enviado ao professor, por e-mail, para correções e avaliação.
Para um aprofundamento teórico sobre venenos e sua importância na biologia dos animais, sugerimos o estudo dos textos, abaixo enumerados. Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.
O professor deverá entregar a cada aluno uma cópia impressa de cada texto e de itens a serem registrados pelos alunos como os sugeridos, após as referências dos textos.
Texto 1 - Eles são venenosos - Alguns animais que parecem inofensivos têm uma arma poderosa para se proteger: veneno. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:uJJFr158ubYJ:planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/bichos/conteudo_planetinha_479757.shtml+&cd=18&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a. Acesso em: 08/08/2013.
Texto 2 - A relação do ser humano com os outros organismos vivos: sinantropia. Disponível em: http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/2_qualidade_vida_humana/Animais_domesticos_sinatropicos/index.htm. Acesso em: 08/08/2013.
Texto 3 - Substâncias perigosas de origem animal e vegetal. Disponível em: http://ambiente.hsw.uol.com.br/substancias-toxicas9.htm. Acesso em: 08/08/2013.
Diferenças entre animais venenosos e peçonhentos
Sinatropia e animais sinatrópicos
Tipos de toxinas presentes nos venenos e sua ação o organismo da presa.
Associar cada tipo principal de veneno ao animal que o produz e aos seus efeitos no organismo humano.
Animais venenosos e peçonhentos de interesse médico
Biologia de dois tipos diferentes de animais invertebrados venenosos ou peçonhentos
Biologia de dois tipos diferentes de animais vertebrados venenosos ou peçonhentos
Lagarta (taturana). Imagem disponível em: http://penjing.no.comunidades.net/imagens/taturana.jpg. Acesso em: 08/08/2013.
A discussão dos textos deverá acontecer, tendo como ponto de partida os registros feitos pelos alunos, conforme encaminhado feito pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras, em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_hdKulTF-CMk/TVCCOmrnSAI/AAAAAAAAAA0/7W4JCqpMvow/s1600/veneno13.jpg. Acesso em: 09/08/2013.
Este texto deverá ser elaborado, compilando tudo o que foi estudado nos Módulos 1, 2 e 3. Para otimizar esta produção, o professor deverá devolver aos alunos os textos, anteriormente entregues, corrigidos e com observações a respeito de possíveis equívocos conceituais ou de compreensão do conteúdo. Também deverão ser utilizados os registros feitos pelos alunos, no decorrer das atividades, especialmente os itens das discussões de textos e vídeos e os destaques feitos pelo professor. O texto produzido por cada grupo de quatro alunos deverá ser digitado e enviado ao professor, por e-mail, para correções e avaliação.
Este texto será a primeira parte do trabalho escrito a ser produzido neste módulo, o qual será composto também pelos registros das pesquisas realizadas na Atividade 2. Na estruturação deste texto deverão estar contemplados os seguintes tópicos: Título; Introdução; Desenvolvimento do tema; Conclusões.
Tendo como referência as informações já apresentadas nas atividades anteriores e na perspectiva de complementação e ampliação dos conhecimentos sobre o tema, o professor deverá orientar os alunos para que façam pesquisas na internet.
O professor deverá distribuir os alunos em oito grupos. Cada grupo deverá pesquisar sobre um dos temas abaixo relacionados, fazendo registros que comporão a segunda parte do trabalho escrito a ser digitado e enviado ao professor por e-mail para avaliação.
Sugerimos oito temas e endereços para acesso, mas, se os alunos manifestarem curiosidades ou dúvidas, deverão ser orientados a buscar referências para acesso em sítios de busca, como o Google. Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem sítios mais confiáveis, como os das instituições públicas e revistas de divulgação científica.
Aranhas. Disponível em: http://www.guiabutanta.com/butantan/aranhas.htm. Acesso em: 08/08/2013.
Aranhas venenosas. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/aranhas/aranhas-venenosas.php. Acesso em: 08/08/2013.
Araneídeos. Disponível em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/araneideos.htm. Acesso em: 08/08/2013.
Aranhas: Importância médica e biológica. Disponível em: http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/2_qualidade_vida_humana/Animais_domesticos_sinatropicos/aranha/importancia_medica.htm. Acesso em: 08/08/2013.
O que acontece se for picado por aranhas? Disponível em: http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/2_qualidade_vida_humana/Animais_domesticos_sinatropicos/aranha/sinais_sintomas.htm. Acesso em: 08/08/2013.
Escorpionídeos. Disponível em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/escorpionideos.htm. Acesso em: 08/08/2013.
Escorpiões: Importância médica e biológica. Disponível em: http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/2_qualidade_vida_humana/Animais_domesticos_sinatropicos/escorpiao/interesse_medico_biologia.htm. Acesso em: 08/08/2013.
O que acontece se for picado por escorpião? Disponível em: http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/2_qualidade_vida_humana/Animais_domesticos_sinatropicos/escorpiao/sinais_sintomas.htm. Acesso em: 08/08/2013.
Escorpiões. Disponível em: http://www.guiabutanta.com/butantan/escorpiao.htm. Acesso em: 08/08/2013.
Tema 3 - Lagartas
Cinco lagartas encantadoras... mas muito perigosas! Quando se sentem ameaçadas, algumas espécies podem ser muito perigosas para nossa saúde
Paula Bezerra Planeta Sustentável - 23/01/2013. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/fique-ligado/cinco-lagartas-encantadoras-muito-perigosas-731761.shtml. Acesso em: 08/08/2013.
Lagartas que queimam. Disponível em: http://www.olharvital.ufrj.br/2006/index.php?id_edicao=114&codigo=10. Acesso em: 08/08/2013.
As lagartas mais venenosas do mundo. Disponível em: http://www.mundopediu.com/2013/04/as-lagartas-mais-venenosas-do-mundo.html. Acesso em: 08/08/2013.
Lagartas. Disponível em: http://www.ninha.bio.br/biologia/lagartas.html. Acesso em: 08/08/2013.
Tema 4 - Polvos e águas vivas
Dicas para não deixar a água-viva estragar seu verão. Disponível em: http://www.olharvital.ufrj.br/2006/index.php?id_edicao=113&codigo=10. Acesso em: 08/08/2013.
Polvo-de-anéis-azuis. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Polvo-de-an%C3%A9is-azuis. Acesso em: 08/08/2013.
Qual é o bicho mais venenoso do mundo? http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-e-o-bicho-mais-venenoso-do-mundo. Acesso em: 08/08/2013.
O venenoso polvo de anéis azuis. Disponível em: http://domescobar.blogspot.com.br/2010/09/o-venenoso-polvo-de-aneis-azuis.html. Acesso em: 08/08/2013.
MANUAL DAS DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS E ÁGUA - TETRODOTOXINA/TOXINA DO BAIACU. Disponível em: http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/hidrica/Tetrodoxina.htm. Acesso em: 08/08/2013.
Cozinheiros precisam de licença para preparar peixe venenoso no Japão. Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2013/01/cozinheiros-precisam-de-licenca-para-preparar-peixe-venenoso-no-japao.html. Acesso em: 08/08/2013.
Como é a morte por veneno de baiacu? Disponível em: http://www.tecmundo.com.br/biologia/18611-como-e-a-morte-por-veneno-de-baiacu-.htm. Acesso em: 08/08/2013.
Os 8 sapos mais venenosos do mundo. Disponível em: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/os-8-sapos-mais-venenosos-do-mundo.shtml. Acesso em: 08/08/2013.
Anuros coloridos e venenosos. Disponível em: http://www.euquerobiologia.com.br/2012/11/sapos-coloridos-e-venenosos.htm. Acesso em: 08/08/2013.
Anfíbios. Disponível em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/anfibio.htm. Acesso em: 08/08/2013.
Dendrobatidae. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dendrobatidae. Acesso em: 08/08/2013.
Serpentes peçonhentas brasileiras. Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/serpentes-peconhentas-brasileiras.htm. Acesso em: 08/08/2013.
Animais Venenosos - Cobras - Como atuam os venenos das cobras. Disponível em: http://saudetotal.com.br/artigos/meioambiente/animais/cobras/venenos.asp. Acesso em: 08/08/2013.
Quantas espécies de cobras venenosas existem no Brasil? Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/revista-ch-2008/251/quantas-especies-de-cobras-venenosas-existem-no/. Acesso em: 08/08/2013.
Serpentes e cobras. Disponível em: http://www.guiabutanta.com/butantan/serpente.htm. Acesso em: 08/08/2013.
Esponjas para lavar o Mal do Século - Liana John - 05/08/2010 às 08:11. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/biodiversa/esponjas-lavar-mal-seculo-255228/. Acesso em: 08/08/2013.
Cascavel na veia ou em cápsulas? Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/biodiversa/cascavel-veia-ou-capsulas-280506/. Acesso em: 08/08/2013.
Quando a ferroada vira remédio. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/biodiversa/quando-a-ferroada-vira-remedio/#&t=Quando%20a%20ferroada%20vira%20rem%E9dio%20%20%20-%20Biodiversa&ref=sem%20referrer%20definido. Acesso em: 08/08/2013.
Toxina que alivia. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2013/02/toxina-que-alivia. Acesso em: 08/08/2013.
Evolução fez cobras virarem fábrica de droga. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe0603201102.htm. Acesso em: 08/08/2013.
Proteína de veneno de serpente destrói célula de tumor em teste. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe0603201101.htm. Acesso em: 08/08/2013.
Evolução natural - Pesquisas com toxinas animais são destaque na produção científica brasileira e prometem inovações no desenvolvimento de biofármacos capazes de atuar em reparação tecidual, tratamento da dor e regressão de tumores. Disponível em: http://www.revistapesquisamedica.com.br/PORTAL/imprime.asp?codigo=11733. Acesso em: 08/08/2013.
Imagem disponível em: http://snakesonmyblog.blogspot.com.br/2010_07_01_archive.html. Acesso em: 08/08/2013.
Cada grupo de alunos deverá preparar uma apresentação que sintetize o estudo sobre o tema sorteado na atividade anterior para socializar a sua pesquisa com a turma. Este trabalho não deverá se restringir à pesquisa na internet, mas a todo o conhecimento acumulado desde a primeira aula. A referência principal para o resgate do conteúdo estudado é o texto produzido anteriormente, na Atividade 1 deste módulo (primeira parte do trabalho escrito).
Os alunos deverão montar estas apresentações, por meio do programa PowerPoint, que permite a digitação de textos e utilização de imagens que poderão ser buscadas na internet e salvas em arquivos.
As apresentações deverão ser salvas em pendrives que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.
Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para que cada grupo socializem-nas. Propomos uma organização no formato de um seminário, em que cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes.
Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.
Escorpião. Imagem disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/escorpioes/imagens/escorpioes33.jpg. Acesso em: 09/08/2013.
Ilha do medo. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/ilha-paulista-queimada-grande-falta-agua-potavel-cobras-aranhas-venenosas-684729.shtml?func=2. Acessado em 08/08/2013
A evolução do veneno. Disponível em: http://animalphysiology.wordpress.com/2013/04/21/a-evolucao-do-veneno/. Acesso em: 08/08/2013.
Questões Neodarwinismo. Disponível em: http://professor.tirinto.uni5.net/provas_topicos.asp?topico=Neodarwinismo&curpage=2. Acesso em: 08/08/2013.
Evolução natural - Pesquisas com toxinas animais são destaque na produção científica brasileira e prometem inovações no desenvolvimento de biofármacos capazes de atuar em reparação tecidual, tratamento da dor e regressão de tumores. Disponível em: http://www.revistapesquisamedica.com.br/PORTAL/imprime.asp?codigo=11733. Acesso em: 08/08/2013.
A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas. Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os registros da pesquisa e os textos produzidos pelo grupo nos Módulos 1, 2 e 4.
A produção e socialização dos trabalhos, por meio de seminários no Módulo 4 também deverão ser avaliados quantitativamente.
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