16/08/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Professor, introduza o tema da aula, projetando a informação seguinte. Incentive a participação e o envolvimento de todos, pedindo aos alunos que leiam o texto projetado e revesando o turno das falas.
O QUE SÃO GÊNEROS TEXTUAIS?
Professor, no laboratório de informática ou com a ajuda de um data show, projete o slide contido no site: http://www.slideshare.net/anapaulabrito04/levantamento-de-caractersticas-de-gneros-textuais (Acesso em: 10.08.2013). Esse é um slide que contém as características de alguns gêneros textuais, como, por exemplo, contos, crônicas, relatos pessoais, fábulas, artigos de opinião, instruções, receitas, bilhetes, cartas, notícias, reportagens, propagandas, panfletos, cartazes, histórias em quadrinhos e tirinhas. Por sua vez, as características elencadas no slide referem-se ao objetivo, enunciador, objeto, destinatário, suporte, estrutura interna, tipo de linguagem, imagem, tamanho de texto, pontuação, dentre outras. Descarte os três primeiros slides e vá direto ao slide de número 4, onde se localiza as características de cada gênero textual.
Se possível, disponibilize alguns desses gêneros apresentados no slide para o grupo de alunos. Cada um, individualmente ou em grupos, deve ficar responsável por um gênero, reconhecendo as características elencadas no slide. Essa atividade pode ser avaliativa e, se necessário, pode ser realizada como tarefa de casa, a ser corrigida e socializada na aula seguinte.
IDENTIFICANDO OS DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS
TEXTO 3:
TEXTO 04:
TEXTO 05:
Professor, reforce com os alunos que cada texto apresenta um propósito. Em seguida, proponha a seguinte atividade:
DELL INSPIRON Desktop Computer NEW! – 20” Flat Panel Monitor – INTEL CORE processor-6 GB MEMORY – 750GB HARD DRIVE mouse and keyboard included $600 305-305-9022 / |
About Mira Vista Apartments Located0 in Atascadero on the Central Coast. Short distance to parks and shopping Large, quiet, clean unfurnished apartments in very quiet, nonsmoking, completely renovated community. Cable ready units with energy efficient windows, gas stove, frost free refrigerator, A/C,
large closets. All units with single car garage and reserved onsite parking. Pool, spa and onsite laundry. Certified Crime Free Multi-Housing Provider since 2006. Certified NonSmoking Community. Award winning landscaping. Concierge quality onsite management and maintenance. Rent: $975 to $1100
Questions? Call: (805) 461-1143 | Contact the Property
|
TEXTO 8:
INDEX
Calendar 9A
Movies 5B
Comics 6B
Obituaries 5A
Crossword 5B
Sports 6A
Editorials 2A
TV 5B
Lotteries 9A
Weather 9A
|
Fonte dos textos: http://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Aula_2_Ingles.pdf (Acesso em: 10.08.2013).
# Peça para que, silenciosamente, os alunos observem os textos e, em seguida, façam as seguintes atividades:
e) Volte aos textos e fazendo uma leitura do tipo scanning forneça as seguintes informações:
OBS: Professor, durante todas as atividades sugeridas, nesta aula, o vocabulário presente pode levantar dúvidas, portanto o léxico deve ser esclarecido, dando-se preferência pela dedução dos estudantes, no lugar de prontamente traduzir os termos supostamente mais complicados.
Atividades adaptadas do site: http://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Aula_2_Ingles.pdf (Acesso em: 10.08.2013).
Para um suporte teórico sobre o tema, acesse:
http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem06pdf/sm06ss01_01.pdf (Acesso em: 09.08.2013);
http://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9371 (Acesso em: 09.08.2013);
http://www.ceped.ueg.br/anais/ivedipe/pdfs/lingua_literatura_estrangeira/co/507-1357-1-SM.pdf (Acesso em: 09.08.2013);
Sugestão de livro que trata sobre o tema:
MARCUSCHI, Luiz Antonio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
Para exibição de vídeos e slides que tratam do tema:
http://www.youtube.com/watch?v=3nIHOFZYQp0 (Acesso em: 09.08.2013);
http://www.slideshare.net/PauloAndrCorreia/19016033-generotextualexercicios. (Acesso em: 09.08.2013).
A avaliação pode se dar através da prática da escrita. Os estudantes devem estar aptos a escolher e construir um texto que corresponde a um dos gêneros textuais apresentados na aula. O docente deve avaliar a produção final, após os alunos terem entregado os textos anteriores, considerando as observações do docente.
A Atividade 2, sugerida, nesta aula, também poderá ser avaliada. Para isso, o professor deve considerar se o aluno levantou as características presentes no gênero textual por ele escolhido, elencadas no slide apresentado durante a aula.
Cinco estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
02/02/2016
Cinco estrelasVery Very Good! Excellent... Além dessa aula com outras atividades, me ajudaram bastante para a compreensão dos alunos do Ensino médio e fundamental final. Agradecida!
12/09/2015
Cinco estrelasFantastic! I will do it!
18/03/2015
Cinco estrelasÓtima aula, muito bem contextualizada.
16/12/2014
Cinco estrelasFantástico! Apesar de eu lecionar para o Ensino Fundamental I, me ajudou muito a situar os gêneros para começar a trabalhar alguns com os alunos de 5o. ano, obviamente que dentro dos parâmetros para a série. Parabéns pelo trabalho.