20/08/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
É necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de reconhecer os números e de expor seu pensamento. Consideramos importante que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e/ou do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
Informações ao professor
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para outras informações acesse o Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11>. Acesso em 22 de jul. 2013.
Ressaltamos que os Parâmetros Curriculares Nacionais registram que “[...] as necessidades cotidianas fazem com que os alunos desenvolvam uma inteligência essencialmente prática, que permite reconhecer problemas, buscar e selecionar informações, tomar decisões e, portanto, desenvolver uma ampla capacidade para lidar com a atividade de matemática. Quando essa capacidade é potencializada pela escola, a aprendizagem apresenta melhor resultado”. (BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília MEC/SEF, v. 3, p.37, 1997.). Nessa perspectiva, esta aula irá ampliar as informações dos alunos acerca da leitura de textos em matemática.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Introduzindo o tema
Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://migre.me/fHJH0>. Acesso em: 22 de jul. 2013.
Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo sobre o que eles veem nas imagens que serão apresentadas. Apresente imagens relacionadas a situações matemáticas. Você poderá utilizar data show ou fazer cartazes. Ressaltamos que,como outras áreas de estudo, a matemática emprega palavras, símbolos e sinais com significados próprios.
Veja algumas sugestões nos sítios a seguir:
Sítio: “Olimpíadas Portuguesas de Matemática”. Disponível em: <http://mopm.mat.uc.pt/MOPM/Problemas/>. Acesso em: 22 de jul. 2013.
Sítio: “Ideias em EVA: A galinha do vizinho”. Disponível em: <http://dekorandu.blogspot.com.br/2013/06/a-galinha-do-vizinho.html>. Acesso em: 22 de jul. 2013.
Sítio: “Androidpit”. Disponível em: <http://www.androidpit.com.br/pt/android/market/apps/app/br.com.warpzone.zeroum.galinha.indiozinhos/Indiozinhos>. Acesso em: 22 de jul. 2013.
Em cada apresentação questione o que os alunos estão vendo, se necessário, ajude-os a descobrirem o que representa. Você poderá indagar:
Professor, observe a argumentação dos alunos, a maneira como cada um expõe suas ideias e as discutem com os colegas. Esclareça possíveis dúvidas sobre a presença da matemática em diferentes espaços e atividades do cotidiano.
Logo após, faça um levantamento de conhecimentos prévios dos alunos, pedindo que falem sobre a presença da matemática em nossas vidas, pois a usamos em várias situações do nosso cotidiano. Instigue a turma para saber alguns exemplos de utilização de números. Eles, por exemplo, estão presentes na numeração das casas, nas placas dos carros e em diversas outras situações, em que servem para orientar as pessoas e ordenar os números.
Ao término do diálogo, faça uma avaliação dessa atividade. Desafie, por meio da conversa, a participação de todos, insira aqueles que não têm o hábito de falar, questione-os sobre o que (re) descobriram.
Observação: Para sistematizar a temática de nosso planejamento “Matemática em textos”, sugerimos as atividades a seguir.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Trabalhando com música
Professor, a música com maior ou menor intensidade está presente na vida do ser humano. Ela não é apenas uma associação de sons e palavras, mas um rico instrumento que pode fazer a diferença na sala de aula. Por meio deste gênero textual podemos trabalhar: rimas, produção de texto, leitura, sensibilização para a escuta e a capacidade de análise da representação artística de uma realidade ambiental e social.
Com a finalidade de ampliar os debates sobre a temática da aula, sugerimos que utilize a música: “A galinha magricela”. Aproveite para apresentá-lo por meio do vídeo disponível no Sítio: “A galinha magricela”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=JGcUthLeD44#at=15 >. Acesso em: 22 de jul. 2013.
Você também poderá ter acesso ao vídeo desta música no sítio: “Games Kids”. Disponível em: <http://www.topgameskids.com.br/video-view/246-a+galinha+magricela+clipe+oficial+eliana+.html>. Acesso em: 22 de jul. 2013.
Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, você poderá solicitar que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Ou, se preferir use um projetor multimídia para projetar o vídeo.
Após a primeira audição, distribua uma cópia impressa da música para que os alunos acompanhem a letra. Para ter acesso à letra da música acesse o Sítio: “Letras.mus.br”. Disponível em:< http://letras.mus.br/a-turma-do-balao-magico/68340/>. (Acesso em: 22 de jul. 2013.). Oriente os alunos a fazerem uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação dos mesmos, às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Em seguida leia, você, em voz alta ou peça que alguns alunos leiam. Verifique se tem alguma palavra desconhecida, se possível, solicite que descubram o seu significado por meio do dicionário.
Ouça a música quantas vezes achar necessário, crie gestos para animar ainda mais este momento.
Para finalizar, peça que os alunos colem a folha com a letra da música no caderno de matemática. Também, pergunte o que eles acharam da atividade. É importante que justifiquem suas respostas.
Observação: professor, você poderá optar por trabalhar outras músicas que retratam sobre sequência numérica. Por exemplo:
Sítio: “Indiozinhos”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=R4vtOUWCMGo>. Acesso em: 22 de jul. 2013.
Sítio: “Um elefante incomoda muita gente”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=NGmhCjEVzp0>. Acesso em: 22 de jul. 2013.
Sítio: “A galinha do vizinho”. Disponível em: <http://letras.mus.br/temas-infantis/1746902/>. Acesso em: 22 de jul. 2013.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome a letra da música “A galinha magricela”.
Peça que os alunos façam uma leitura coletiva do texto.
Faça observações quanto ao aspecto descritivo que a canção faz da personagem.
A Galinha Magricela (Turma do Balão Mágico)
Eu conheço uma galinha
A galinha da vizinha
Avezinha magricela e depenada
Quem tem pena da galinha
Avezinha depenada
A galinha magricela da vizinha?
Bota ovos pela sala
No banheiro e na cozinha
Ela bota, bota, bota
Sem parar
A galinha magricela
Bota ovos sem parar
A galinha magricela
É magrela de botar
A galinha magricela
E bota um e bota dois e bota três
A galinha magricela
Vira cambota e bota quatro de uma vez
A galinha magricela
E bota dez e bota cem e bota mil
A galinha magricela
Bota ovo bota banca
De mais bela do Brasil.
Fonte: Sítio: “Letras.mus.br”. Disponível em:< http://letras.mus.br/a-turma-do-balao-magico/68340/>. Acesso em: 22 de jul. 2013.
Em seguida, registre as atividades abaixo na lousa e peça aos alunos que copiem.
1) Responda:
a- Qual o assunto que se refere o texto? ____________________________________________________________________________________________
b- Por que a galinha é magricela? _________________________________________________________________________________________________
c- Em que locais a galinha bota ovos? ______________________________________________________________________________________________
2) Copie do texto as palavras que representam a quantidade de ovos que a galinha bota. ______________________________________________________
3) Escreva os números registrados acima em ordem decrescente: ________________________________________________________________________
Agora, escreva-os por extenso: ____________________________________________________________________________________________________
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Leia o texto abaixo:
Minas de Prata é uma cidade que tem hotéis fazenda agradáveis e encantadores.
Lá você pode realizar diversas atividades, como: passear a cavalo; pescar; fazer caminhadas: pelas montanhas, pela floresta e pelas áreas rurais; nadar em: piscinas, rios e cachoeiras e muito mais.
A tabela abaixo mostra um código usado para classificar os hotéis fazenda da cidade de Minas de Prata.
Fonte: Acervo da própria autora.
Agora, veja a classificação de alguns hotéis fazenda da cidade de Minas de Prata.
Fonte: Acervo da própria autora.
Releia o texto anterior e responda:
a- Que atividades podem ser realizadas em Minas de Prata?
______________________________________________________________________
b- De acordo com a classificação, quais hotéis são muito confortáveis? E qual hotel é o simples?
______________________________________________________________________
c- Observando a classificação acima, o que é possível dizer sobre os Hotéis Fazenda Pingo D’Água e Girassóis?
______________________________________________________________________
Agora, leia as informações abaixo:
Geralmente os guias de viagem apresentam códigos para indicar o que os hotéis e as pousadas oferecem.
Observe alguns desses códigos.
Fonte: Acervo da própria autora.
Fonte dos símbolos: Sítio: “Dreamstime” Disponível em: <http://pt.dreamstime.com/foto-de-stock-royalty-free-%C3%ADcones-do-hotel-branco-no-preto-image8678845>. Acesso em: 22 de jul. 2013.
Observe o anúncio de um Hotel Fazenda:
Fonte: Acervo da própria autora.
Observando as informações anteriores, responda:
a- O que o Hotel Fazenda Girassóis oferece?
______________________________________________________________________
b- De acordo com os códigos do Guia de Viagem, o que não está disponível nesse hotel?
_____________________________________________________________________
5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Registre na lousa e peça que os alunos copiem a seguinte instrução:
Produzindo Propaganda!
Forme duplas com seus colegas e produza uma propaganda de um hotel fazenda.
Na propaganda deverá conter códigos que revele o que o hotel proporciona.
Observação: Professor, incentive os alunos a darem sugestão/ões de como organizar as duplas. Ressalte a importância de vivenciarmos experiências com outros colegas que não aqueles que estamos sempre muito próximo.
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, solicite que façam o registro utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Esse registro também poderá ser realizado, através do tablet. Por sua vez o desenho poderá ser feito utilizando o programa KolourPaint: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramenta de Pintura). Faça a impressão dos trabalhos, se preferir colar no caderno, providencie uma cópia para cada aluno.
Ao final da atividade socialize as produções, peça que cada dupla apresente a sua criação. Quando todos tiverem apresentado, afixe os trabalhos no mural da sala de aula.
6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Atividades de leitura
Professor, para sistematizar ainda mais a temática de nosso planejamento, utilize algumas músicas folclóricas, cantigas de roda, parlendas ou adivinhas registradas na obra: “Turma da Mônica: folclore brasileiro” (SOUSA, Maurício de. Turma da Mônica: folclore brasileiro. Barueri, SP: Girassol, 2009). Esta obra faz parte dos livros enviados pelo acervo complementar do PNLD 2013. (Verifique se a sua escola recebeu este livro.). Conforme dados apresentados pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, os acervos deste Programa estão incluídos nos materiais didáticos distribuídos. Para saber sobre a lista de obras dos acervos complementares do PNLD 2010 e 2013 que favorecem a reflexão sobre conceitos matemáticos acesse o Sítio: "Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_4_MIOLO.pdf>. Acesso em: 22 de jul. 2013.
Fonte: Acervo da própria autora.
Professor, a literatura é uma das possibilidades que você pode utilizar para complementar a sua prática pedagógica, ampliando a abordagem sobre os assuntos a serem trabalhados, visando atingir o máximo dos alunos ao proporcionar que eles se aventurem pelo labirinto de letras e sinais que as divertidas histórias infantis trazem. Não existem normas rígidas para a escolha, o ideal é que você perceba e descubra livros que despertem o interesse da turma e também atenda aos seus objetivos.
Ao utilizar livros infantis, os professores podem provocar pensamentos matemáticos por intermédio de questionamentos ao longo da leitura, ao mesmo tempo em que o aluno se envolve com a história. Assim, a literatura pode ser usada como um estímulo para ouvir, ler, pensar e escrever sobre matemática. Para iniciar o trabalho, é importante, em primeiro lugar, que o professor goste de ler e tenha em mãos os livros com os quais queira trabalhar para que possa conhecer a história, visualizar as gravuras, que, muitas vezes, sugerem a exploração de um ou mais temas, e também para que possa elaborar atividades que sejam adequadas à turma com a qual está trabalhando.
A matemática, por exemplo, pode aparecer relacionada ao próprio texto, enredo do livro ou estar implícita a ele, e necessitar de algumas problematizações para ser percebida pelos alunos.
Ratificamos Ferreira, Rosa e Teles (2012, p. 17.) ao registrar que “propor que a literatura se integre ao ensino dos diferentes componentes curriculares não significa reduzir a leitura literária a um mero desencadeador temático de algum conteúdo escolar e sim aproveitar a densidade e riqueza do acervo literário para agregar conhecimentos e novos olhares sobre o que está sendo estudado”. (FERREIRA, Andrea Tereza Brito; ROSA, Ester Callland de Sousa; TELES, Rosinalda. A literatura, o brincar e o aprender a língua e outros conteúdos curriculares. In: Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Vamos brincar de reinventar histórias. Brasília: MEC, SEB, ano 3, unidade 4, p. 16- 27, 2012). Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_4_MIOLO.pdf>. Acesso em: 22 jul. 2013.
Sugerimos alguns livros que fazem parte do acervo complementar do PNLD 2013, que poderão auxiliá-lo no que diz respeito à Matemática por meio de textos, são eles:
Para obter a lista de obras dos acervos complementares do PNLD 2010 e 2013 que favorecem a reflexão sobre conceitos matemáticos acesse o sítio: “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_4_MIOLO.pdf>. Acesso em: 22 de jul. 2013.
Para finalizar os trabalhos estabeleça um diálogo com a turma, incentive os alunos a expressarem seus sentimentos em relação à atividade realizada.
Sugestão de links para o aluno:
Sítio: “História da Matemática”. Disponível em: <http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm11/>. Acesso em: 22 de jul. 2013.
Sugestões de links para professores:
Sítio: “Recordes preferidos”. Disponível em: <http://member.guinnessworldrecords.com/br/top100.aspx>. Acesso em: 22 de jul. 2013. (Por meio deste sítio você terá acesso a recordes curiosos que possibilitarão o trabalho com matemática em textos. Para isto você deverá adequar as informações, conforme o nível de seus alunos.).
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: vamos brincar de construir as nossas e outras histórias: MEC, SEB ano 4: unidade 2, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade_4_MIOLO.pdf>. Acesso em: 22 de jul. 2013.
A avaliação deverá ser feita durante a realização de cada atividade proposta, porém deverá ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao entendimento do uso de operações de adição. Utilize seus registros e suas observações para verificar se os alunos foram capazes de: interpretar textos, tabelas e imagens; ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda; formular hipóteses sobre o tema ou assunto abordado; interpretar e resolver as situações problema; reconhecer e contar números; desenvolver o raciocínio lógico matemático; formular problemas a partir de situações matemáticas; interagir com os pares sabendo respeitar a opinião dos colegas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!