Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Matemática por meio de textos

 

20/08/2013

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ampliar vocabulário matemático;
  • Interpretar textos, tabelas e imagens;
  • Desenvolver o raciocínio lógico matemático e a concentração;
  • Ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda;
  • Produzir textos de forma autônoma;
  • Reconhecer e contar números;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Formular problemas a partir de situações matemáticas ou não;
  • Resolver situações problema que envolvam operações matemáticas;
  • Calcular fatos fundamentais utilizando o cálculo mental;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos – 6 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de reconhecer os números e de expor seu pensamento. Consideramos importante que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e/ou do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para outras informações acesse o Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC, SEB,  2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11>. Acesso em 22 de jul. 2013.

Ressaltamos que os Parâmetros Curriculares Nacionais registram que “[...] as necessidades cotidianas fazem com que os alunos desenvolvam uma inteligência essencialmente prática, que permite reconhecer problemas, buscar e selecionar informações, tomar decisões e, portanto, desenvolver uma ampla capacidade para lidar com a atividade de matemática. Quando essa capacidade é potencializada pela escola, a aprendizagem apresenta melhor resultado”. (BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília MEC/SEF, v. 3, p.37, 1997.). Nessa perspectiva, esta aula irá ampliar as informações dos alunos acerca da leitura de textos em matemática.

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

FLORAEMEXTINÇÃO Introduzindo o tema

Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://migre.me/fHJH0>. Acesso em: 22 de jul. 2013.  

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo sobre o que eles veem nas imagens que serão apresentadas. Apresente imagens relacionadas a situações matemáticas. Você poderá utilizar data show ou fazer cartazes. Ressaltamos que,como outras áreas de estudo, a matemática emprega palavras, símbolos e sinais com significados próprios.

Veja algumas sugestões nos sítios a seguir:

Matemática em texto Sítio: “Olimpíadas Portuguesas de Matemática”. Disponível em: <http://mopm.mat.uc.pt/MOPM/Problemas/>. Acesso em: 22 de jul. 2013.

Matematica em texto  Sítio: “Ideias em EVA: A galinha do vizinho”. Disponível em: <http://dekorandu.blogspot.com.br/2013/06/a-galinha-do-vizinho.html>. Acesso em: 22 de jul. 2013.

Matematica em texto  Sítio: “Androidpit”. Disponível em: <http://www.androidpit.com.br/pt/android/market/apps/app/br.com.warpzone.zeroum.galinha.indiozinhos/Indiozinhos>. Acesso em: 22 de jul. 2013.

Em cada apresentação questione o que os alunos estão vendo, se necessário, ajude-os a descobrirem o que representa. Você poderá indagar:

  • O que vocês observam nas imagens?
  • Vocês já viram cenas como estas?
  • Tem algo que lhes chamam atenção?
  • Quantas pessoas há no barco?
  • Quantos ovos aparecem na imagem?
  • O que comunicam os símbolos?
  • Vocês conhecem algum deles?
  • O que cada imagem nos mostra? Descreva-as.

Professor, observe a argumentação dos alunos, a maneira como cada um expõe suas ideias e as discutem com os colegas. Esclareça possíveis dúvidas sobre a presença da matemática em diferentes espaços e atividades do cotidiano.

Logo após, faça um levantamento de conhecimentos prévios dos alunos, pedindo que falem sobre a presença da matemática em nossas vidas, pois a usamos em várias situações do nosso cotidiano. Instigue a turma para saber alguns exemplos de utilização de números. Eles, por exemplo, estão presentes na numeração das casas, nas placas dos carros e em diversas outras situações, em que servem para orientar as pessoas e ordenar os números.

Ao término do diálogo, faça uma avaliação dessa atividade. Desafie, por meio da conversa, a participação de todos, insira aqueles que não têm o hábito de falar, questione-os sobre o que (re) descobriram.

Observação: Para sistematizar a temática de nosso planejamento “Matemática em textos”, sugerimos as atividades a seguir.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

FLORAEMEXTINÇÃO Trabalhando com música

Professor, a música com maior ou menor intensidade está presente na vida do ser humano. Ela não é apenas uma associação de sons e palavras, mas um rico instrumento que pode fazer a diferença na sala de aula. Por meio deste gênero textual podemos trabalhar: rimas, produção de texto, leitura, sensibilização para a escuta e a capacidade de análise da representação artística de uma realidade ambiental e social.

Com a finalidade de ampliar os debates sobre a temática da aula, sugerimos que utilize a música: “A galinha magricela”. Aproveite para apresentá-lo por meio do vídeo disponível no Sítio: “A galinha magricela”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=JGcUthLeD44#at=15 >. Acesso em: 22 de jul. 2013.

Você também poderá ter acesso ao vídeo desta música no sítio: “Games Kids”. Disponível em: <http://www.topgameskids.com.br/video-view/246-a+galinha+magricela+clipe+oficial+eliana+.html>. Acesso em: 22 de jul. 2013.

Matematica em texto

 

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, você poderá solicitar que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Ou, se preferir use um projetor multimídia para projetar o vídeo.

Após a primeira audição, distribua uma cópia impressa da música para que os alunos acompanhem a letra.  Para ter acesso à letra da música acesse o Sítio: “Letras.mus.br”. Disponível em:< http://letras.mus.br/a-turma-do-balao-magico/68340/>. (Acesso em: 22 de jul. 2013.). Oriente os alunos a fazerem uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação dos mesmos, às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Em seguida leia, você, em voz alta ou peça que alguns alunos leiam. Verifique se tem alguma palavra desconhecida, se possível, solicite que descubram o seu significado por meio do dicionário.

Ouça a música quantas vezes achar necessário, crie gestos para animar ainda mais este momento.

Para finalizar, peça que os alunos colem a folha com a letra da música no caderno de matemática. Também, pergunte o que eles acharam da atividade. É importante que justifiquem suas respostas.

Observação: professor, você poderá optar por trabalhar outras músicas que retratam sobre sequência numérica. Por exemplo:

Sítio: “Indiozinhos”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=R4vtOUWCMGo>. Acesso em: 22 de jul. 2013.

Sítio: “Um elefante incomoda muita gente”. Disponível em:  <http://www.youtube.com/watch?v=NGmhCjEVzp0>. Acesso em: 22 de jul. 2013.

Sítio: “A galinha do vizinho”. Disponível em: <http://letras.mus.br/temas-infantis/1746902/>. Acesso em: 22 de jul. 2013.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Professor, retome a letra da música “A galinha magricela”.

Peça que os alunos façam uma leitura coletiva do texto.

Faça observações quanto ao aspecto descritivo que a canção faz da personagem.

A Galinha Magricela  (Turma do Balão Mágico)

Eu conheço uma galinha
A galinha da vizinha 
Avezinha magricela e depenada
Quem tem pena da galinha 
Avezinha depenada 
A galinha magricela da vizinha?
Bota ovos pela sala 
No banheiro e na cozinha 
Ela bota, bota, bota 
Sem parar 
A galinha magricela 
Bota ovos sem parar
A galinha magricela 
É magrela de botar
A galinha magricela
E bota um e bota dois e bota três
A galinha magricela
Vira cambota e bota quatro de uma vez
A galinha magricela
E bota dez e bota cem e bota mil 
A galinha magricela
Bota ovo bota banca
De mais bela do Brasil.

Fonte: Sítio: “Letras.mus.br”. Disponível em:< http://letras.mus.br/a-turma-do-balao-magico/68340/>. Acesso em: 22 de jul. 2013.

Em seguida, registre as atividades abaixo na lousa e peça aos alunos que copiem.

           COMUNICACAO

1) Responda:

a- Qual o assunto  que se refere o texto? ____________________________________________________________________________________________

b- Por que a galinha é magricela? _________________________________________________________________________________________________

c- Em que locais a galinha bota ovos? ______________________________________________________________________________________________

2) Copie do texto as palavras que representam a quantidade de ovos que a galinha bota. ______________________________________________________  

3) Escreva os números registrados acima em ordem decrescente: ________________________________________________________________________

Agora, escreva-os por extenso: ____________________________________________________________________________________________________

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Leia o texto abaixo:

 

Minas de Prata é uma cidade que tem hotéis fazenda agradáveis e encantadores.

Lá você pode realizar diversas atividades, como: passear a cavalo; pescar; fazer  caminhadas: pelas montanhas, pela floresta e pelas áreas rurais; nadar em: piscinas, rios e cachoeiras e muito mais.

A tabela abaixo mostra um código usado para classificar os hotéis fazenda da cidade de Minas de Prata.

Matematica em texto

Fonte: Acervo da própria autora.

Agora, veja a classificação de alguns hotéis fazenda da cidade de Minas de Prata.

Matematica em texto

Fonte: Acervo da própria autora.

Releia o texto anterior e responda:

a- Que atividades podem ser realizadas em Minas de Prata?

______________________________________________________________________

b- De acordo com a classificação, quais hotéis são muito confortáveis? E qual hotel é o simples?

______________________________________________________________________

c- Observando a classificação acima, o que é possível dizer sobre os Hotéis Fazenda Pingo D’Água e Girassóis?

______________________________________________________________________

Agora, leia as informações abaixo:

Geralmente os guias de viagem apresentam códigos para indicar o que os hotéis e as pousadas oferecem.

Observe alguns desses códigos.

Matematica em texto

Fonte: Acervo da própria autora.

Fonte dos símbolos: Sítio: “Dreamstime” Disponível em: <http://pt.dreamstime.com/foto-de-stock-royalty-free-%C3%ADcones-do-hotel-branco-no-preto-image8678845>. Acesso em: 22 de jul. 2013.

Observe o anúncio de um Hotel Fazenda:

Matematica em texto

Fonte: Acervo da própria autora.

Observando as informações anteriores, responda:

a- O que o Hotel Fazenda Girassóis oferece?

______________________________________________________________________

b- De acordo com os códigos do Guia de Viagem, o que não está disponível nesse hotel?

_____________________________________________________________________

 

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Registre na lousa e peça que os alunos copiem a seguinte instrução:

FLORAEMEXTINÇÃOProduzindo Propaganda!

Forme duplas com seus colegas e produza uma propaganda de um hotel fazenda.

Na propaganda deverá conter códigos que revele o que o hotel proporciona.

Observação: Professor, incentive os alunos a darem sugestão/ões de como organizar as duplas. Ressalte a importância de vivenciarmos experiências com outros colegas que não aqueles que estamos sempre muito próximo.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, solicite que façam o registro utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Esse registro também poderá ser realizado, através do tablet. Por sua vez o desenho poderá ser feito utilizando o programa KolourPaint: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramenta de Pintura). Faça a impressão dos trabalhos, se preferir colar no caderno, providencie uma cópia para cada aluno.

Ao final da atividade socialize as produções, peça que cada dupla apresente a sua criação. Quando todos tiverem apresentado, afixe os trabalhos no mural da sala de aula.

 

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

FLORAEMEXTINÇÃOAtividades de leitura

Professor, para sistematizar ainda mais a temática de nosso planejamento, utilize algumas músicas folclóricas, cantigas de roda, parlendas ou adivinhas registradas na obra: “Turma da Mônica: folclore brasileiro” (SOUSA, Maurício de. Turma da Mônica: folclore brasileiro. Barueri, SP: Girassol, 2009). Esta obra faz parte dos livros enviados pelo acervo complementar do PNLD 2013. (Verifique se a sua escola recebeu este livro.). Conforme dados apresentados pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, os acervos deste Programa estão incluídos nos materiais didáticos distribuídos. Para saber sobre a lista de obras dos acervos complementares do PNLD 2010 e 2013 que favorecem a reflexão sobre conceitos matemáticos acesse o Sítio: "Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em:  <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_4_MIOLO.pdf>.   Acesso em: 22 de jul. 2013.

Matematica em texto

Fonte: Acervo da própria autora.

Professor, a literatura é uma das possibilidades que você pode utilizar para complementar a sua prática pedagógica, ampliando a abordagem sobre os assuntos a serem trabalhados, visando atingir o máximo dos alunos ao proporcionar que eles se aventurem pelo labirinto de letras e sinais que as divertidas histórias infantis trazem. Não existem normas rígidas para a escolha, o ideal é que você perceba e descubra livros que despertem o interesse da turma e também atenda aos seus objetivos.

Ao utilizar livros infantis, os professores podem provocar pensamentos matemáticos por intermédio de questionamentos ao longo da leitura, ao mesmo tempo em que o aluno se envolve com a história. Assim, a literatura pode ser usada como um estímulo para ouvir, ler, pensar e escrever sobre matemática. Para iniciar o trabalho, é importante, em primeiro lugar, que o professor goste de ler e tenha em mãos os livros com os quais queira trabalhar para que possa conhecer a história, visualizar as gravuras, que, muitas vezes, sugerem a exploração de um ou mais temas, e também para que possa elaborar atividades que sejam adequadas à turma com a qual está trabalhando.

A matemática, por exemplo, pode aparecer relacionada ao próprio texto, enredo do livro ou estar implícita a ele, e necessitar de algumas problematizações para ser percebida pelos alunos.

Ratificamos Ferreira, Rosa e Teles (2012, p. 17.) ao registrar que “propor que a literatura se integre ao ensino dos diferentes componentes curriculares não significa reduzir a leitura literária a um mero desencadeador temático de algum conteúdo escolar e sim aproveitar a densidade e riqueza do acervo literário para agregar conhecimentos e novos olhares sobre o que está sendo estudado”. (FERREIRA, Andrea Tereza Brito; ROSA, Ester Callland de Sousa; TELES, Rosinalda. A literatura, o brincar e o aprender a língua e outros conteúdos curriculares. In:  Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Vamos brincar de reinventar histórias.  Brasília: MEC, SEB, ano 3, unidade 4, p. 16- 27, 2012). Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_4_MIOLO.pdf>. Acesso em: 22 jul. 2013.

Sugerimos alguns livros que fazem parte do acervo complementar do PNLD 2013, que poderão auxiliá-lo no que diz respeito à Matemática por meio de textos, são eles:

  • D’ANGELO, Silvana. Nunca conte com ratinhos. Porto Alegre: Edelbra, 2011.
  • BUSATTO, Cléo. Livro dos números, bichos e flores. Porto Alegre: Edelbra, 2011.
  • ALCY. Assim ou assado? São Paulo: Saraiva, 2011.
  • DAHI, Michael. Pés na areia: contando de dez em dez. São Paulo: Hedra,2001.

Para obter a lista de obras dos acervos complementares do PNLD 2010 e 2013 que favorecem a reflexão sobre conceitos matemáticos acesse o sítio: “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_4_MIOLO.pdf>. Acesso em: 22 de jul. 2013.

Para finalizar os trabalhos estabeleça um diálogo com a turma, incentive os alunos a expressarem seus sentimentos em relação à atividade realizada.

Recursos Complementares

Sugestão de links para o aluno:

Sítio: “História da Matemática”. Disponível em: <http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm11/>. Acesso em: 22 de jul. 2013.

Sugestões de links para professores:

Sítio: “Recordes preferidos”. Disponível em: <http://member.guinnessworldrecords.com/br/top100.aspx>. Acesso em: 22 de jul. 2013. (Por meio deste sítio você terá acesso a recordes curiosos que possibilitarão o trabalho com matemática em textos. Para isto você deverá adequar as informações, conforme o nível de seus alunos.).

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: vamos brincar de construir as nossas e outras histórias: MEC, SEB ano 4: unidade 2, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade_4_MIOLO.pdf>. Acesso em: 22 de jul. 2013.

Avaliação

A avaliação deverá ser feita durante a realização de cada atividade proposta, porém deverá ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao entendimento do uso de operações de adição. Utilize seus registros e suas observações para verificar se os alunos foram capazes de: interpretar textos, tabelas e imagens; ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda; formular hipóteses sobre o tema ou assunto abordado; interpretar e resolver as situações problema; reconhecer e contar números; desenvolver o raciocínio lógico matemático; formular problemas a partir de situações matemáticas; interagir com os pares sabendo respeitar a opinião dos colegas. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.