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Uma palavra e um espaço: aprendendo sobre os espaços entre as palavras

 

20/08/2013

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·      Descobrir a importância do espaço entre as palavras;

·      Refletir sobre o sistema alfabético de escrita;

·      Ampliar o vocabulário;

·      Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

·      Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.

Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Uma palavra e um espaço!

 

Professor, o espaço entre as palavras consiste em um importante elemento a ser considerado no processo de alfabetização, uma vez que pode gerar dúvidas e mesmo dificuldades nos momentos de registro escrito dos alunos. Por isso, propomos que quanto mais o aluno possa refletir sobre os processos que participam da escrita, mais condições e recursos ele terá para analisar sua própria produção e seu percurso de aprendizagem. Vamos lá!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Você sabia? A utilização de atividades que possibilitam a criança a pensar sobre as características do sistema alfabético de escrita favorece a sua reflexão e autonomia frente à sua própria escrita. (BRASIL, 2012.).

 

Fonte: ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Concepções de alfabetização: o que ensinar no ciclo de alfabetização. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 1, 2012, p. 16-23. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf>. Acesso em: 01 de ago. 2013.

 

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Leve para a turma uma frase escrita de duas formas diferentes, como no exemplo a seguir:

O gato está com fome.

 

Ogatoestácomfome.

 

Apresente as frases para a turma e solicite que façam a leitura das mesmas. Instigue-os a pensarem sobre o que há de diferente nas frases. Professor, é importante que todos participem e exponham suas ideias. Pergunte aos alunos qual frase ficou mais fácil de ler e entender o que estava escrito.

Organize os alunos em duplas e proponha que cada dupla elabore uma frase, relacionada a algum animal e registrem por meio da escrita em uma folha de papel. Quando todos terminarem, solicite que cada dupla registre a frase na lousa. A cada frase registrada, faça um momento de diálogo coletivo sobre os seguintes aspectos da frase:

  • A escrita das palavras;
  • O espaçamento entre as palavras;
  • O sentido da frase.

É importante que os alunos analisem a estrutura da frase e façam uma reflexão sobre a importância do espaço entre as palavras.

Para ampliar os conhecimentos da turma, solicite que os alunos acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo. Também poderá ser utilizado o Laboratório de Informática ou o tablet.

Proponha que joguem online o jogo “Caça Palavras”.

Aula1.1_ago_2013

Fonte: Sítio: “Jogos – Iguinho”. Disponível em: <http://iguinho.ig.com.br/jogo-caca-palavras.html>.  Acesso em: 01 de ago. 2013.

 

Com a atividade de “Caça Palavras” os alunos poderão compreender, dentre outras coisas:

 

  • O início e o término de uma palavra;
  • As letras que fazem parte de determinadas palavras;
  • A dificuldade de encontrar palavras quando as letras estão todas juntas.

 

Ao final do jogo, os alunos poderão escolher algumas palavras e elaborar frases no caderno de Língua Portuguesa.

Professor, a reflexão sobre a formação das palavras é fundamental para a consolidação do conhecimento do espaçamento entre as palavras. Para isso, entregue para cada aluno uma cópia da parlenda abaixo:

 

REI, CAPITÃO.

SOLDADO, LADRÃO.

MOÇA BONITA.

DO MEU CORAÇÃO.

Fonte: "Sítio: Q Divertido" . Disponível em: <http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=21>. Acesso em: 02 de ago. de 2013.

Após ler a parlenda com a turma, solicite que os alunos circulem cada palavra. Depois, peça para fazerem uma tabela contendo quatro colunas e uma linha para cada palavra da parlenda. Como ilustra a tabela a seguir:

 

Palavra

Quantidade letras

Letra inicial

Última letra

REI

3

R

I

CAPITÃO

7

C

O

SOLDADO

 

 

 

LADRÃO

 

 

 

MOÇA

 

 

 

BONITA

 

 

 

DO

 

 

 

MEU

 

 

 

CORAÇÃO

 

 

 

 

Quando os alunos terminarem o registro na tabela, solicite que descubram:

 

Quantos espaços entre as palavras foram necessários para formar a parlenda?

 

__________________________________

 

Faça um momento de diálogo e socialização das atividades.

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, organize os alunos em duplas e proponha que brinquem de “Lá em cima do piano”. Valorize a forma singular de cada aluno em interagir com o outro e também a compreensão dos momentos de ganhar e perder em uma brincadeira. 

em cima do piano

Lá em cima do piano

Tinha um copo de veneno

Quem bebeu, morreu

O culpado não fui eu. 

Fonte: Sítio: “Letras”. Disponível em: <http://letras.mus.br/temas-diversos/la-em-cima-do-piano/>.  Acesso em: 01 de ago. 2013.

 

Após todos terem brincado, entregue uma cópia da atividade a seguir para cada aluno.

Olá, amiguinhos! Leia a música abaixo e descubra o que precisa ser arrumado para que possamos entender melhor o que está escrito. Depois que você descobrir, reescreva a frase na linha que está abaixo de cada trecho da música:

Láemcimadopiano

________________________________________________________

Temumcopodeveneno

________________________________________________________

Quembebeumorreu

________________________________________________________

Quemsaiufuieu

________________________________________________________

Professor, escolha uma das frases acima e solicite que os alunos façam um colorido nos espaços em branco entre as palavras. Veja a frase que escolhemos:

Tem um copo de veneno

Agora, explore com a turma alguns aspectos da frase:

 

- Quantas letras tem a frase?

____________________________________________________________________

 

- Quantas palavras?

_____________________________________________________________________

 

- Quantos espaços existem entre as palavras?

_____________________________________________________________________

 

Após todos terminarem, faça um momento de socialização das respostas e um momento de correção coletiva da atividade.

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, agora explore as atividades abaixo com os alunos. Para isso, faça uma cópia da atividade para cada aluno.

 

Ocachorroescondeuoosso.

 

Solicite que os alunos circulem cada palavra da frase abaixo e em seguida recortem as palavras. Depois, os alunos deverão colar cada palavra em uma folha de papel, formando novamente a frase, mas agora com o espaçamento entre as palavras.

 

Professor, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco elementos. Explore com a turma o livro "Um caldeirão de poemas" de Tatiana Belinky. Em seguida, distribua uma cópia da poesia abaixo e proponha como desafio que cada grupo circule palavra por palavra do texto.

SemMedodoMedo

 

Demonstros,fantasmas,

Gosmentosmiasmas,

Ecoisasque-Bumba!

Estouremassim;

 

Vampirosdentuços,

Viscososeruços,

Querendoassustar

Avocêeamim;

 

Nanoiteescura

Nãotenhopaúra –

Acoisaébem

Diferente,issosim!

 

Porquemeusegredo

Énuncatermedo –

Sãoelesquetremem

Commedodemim!

 

Aula1.2_ago_2013

Fonte: Sítio: “Companhia das letras”. Disponível em:

<http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=40274>.  Acesso em: 01 de ago. 2013.

 

Ao final, solicite que contem as palavras circuladas. Faça um momento de socialização das respostas dos alunos.

Em seguida, faça a correção coletiva com a turma. Para isso, registre em uma cartolina ou mesmo na lousa, o texto da forma como foi entregue para os alunos e vá circulando cada palavra, de acordo com o que os alunos forem falando. Ao final, conte quantas palavras tem o texto e peça para que cada grupo faça a correção do seu próprio material.

Professor, elabore algumas frases e depois recorte cada palavra da mesma. Em seguida, organize os alunos em duplas e entregue as palavras das frases para que possam formar a frase utilizando as palavras que receberam. Solicite que formem a frase utilizando os papéis e em seguida registre-a no caderno de Língua Portuguesa. Após cada dupla terminar, troque os papéis com as outras duplas, até que todas formem as frases que você elaborou. Ao final, faça um momento de socialização das atividades, de forma que todos possam verificar o que acertaram e o que erraram, bem como o sentido de cada frase formada.

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, organize os alunos em duplas e solicite que utilizem o laptop Classmate, a partir do programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou (Metasys > Aplicativos > KWord) , ou outro editor de texto. Também poderá ser utilizado o Laboratório de Informática ou o tablet.

Como atividade, proponha que cada dupla elabore uma frase, a partir de uma palavra geradora, podendo ser:

ÁRVORE

Cada dupla deverá digitar a frase elaborada e observar as marcas de correção do programa, em que os erros de digitação são grafados em vermelho. O desafio é que após a escrita da frase, os alunos observem o que ficou grafado e abaixo, digitem novamente a frase, até que nada fique assinalado. Veja o exemplo abaixo:

Aárvore tem frta.

A árvore tem frta.

A árvore tem fruta.

Depois que todos terminarem a digitação da frase, disponibilize um momento em que cada dupla possa observar a frase dos outros colegas.

Agora, registre na lousa a frase de cada dupla. No momento de escrever as palavras, junte-as para que coletivamente, a turma possa fazer a correção. Para isso, solicite que os alunos se dirijam até a lousa e circulem palavra por palavra. Em seguida, peça para que escrevam no caderno de Língua Portuguesa as frases dos colegas.

Professor, solicite que cada aluno elabore uma frase que tenha como palavra geradora “SEMENTE”. Auxilie de forma individual na correção das frases. Em seguida, entregue um pedaço de papel em branco para cada aluno e solicite que escrevam a frase criada sem espaçamento entre as palavras e peça para que dobrem o papel. Recolha todos os papéis e coloque em um pote. Depois, distribua uma frase para cada aluno, observando para que não peguem a própria frase. Quando receberem a frase, cada aluno terá o desafio de identificar cada palavra e formar a frase com os espaços necessários.

Quando todos terminarem, faça um momento de leitura das frases. O importante é que cada frase lida, seja identificada pelo seu autor e também seja verificado o espaçamento entre as palavras. 

Socializando

Ao final do trabalho, faça uma roda de conversa e questione os alunos sobre o que aprenderam. Ouça a opinião de cada um e instigue aqueles que têm mais dificuldade em expressarem suas ideias. Outra possibilidade é fazer um mural com as frases que eles escreveram e afixar na sala de aula. Assim, você estará estimulando-os a produzirem mais. Lembre-se de colocar o título do trabalho, os nomes dos autores e o objetivo da atividade.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Sítio: “Smartkids”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/passatempos/animais-caca-palavras.html>. Acesso em: 01 de ago. 2013.

 

Sugestões de links para professores:

BAJARD, Élie. Nova embalagem, mercadoria antiga. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32. n. 3, p. 493-507, set./dez. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v32n3/a05v32n3.pdf>. Acesso em: 01 de ago. 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação constitui a essência do trabalho voltado para a aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos. Nesta fase, é fundamental que todo o processo seja planejado e orientado mediante a avaliação da aprendizagem do aluno. Pela observação de cada aluno em sua singularidade, durante a realização de toda e qualquer atividade, você poderá ter elementos fundamentais para repensar a prática pedagógica. Para isso, sugerimos que você registre as considerações sobre cada aluno em sala de aula, exercendo uma prática reflexiva de seu próprio trabalho em prol do desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Além da observação, também é fundamental no processo de avaliação os diálogos com os alunos e a análise de suas produções. Verifique se os alunos descobriram a importância do espaço entre as palavras por meio da reflexão proporcionada pelas atividades sobre o sistema alfabético de escrita e se ampliaram o vocabulário; bem como utilizaram de forma correta os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

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