Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Chapeuzinho Vermelho: que versão você conhece?

 

20/08/2013

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·      Descobrir diferentes versões de uma mesma história;

·      Conhecer e analisar a especificidade de cada versão de uma mesma história;

·      Refletir sobre o sistema alfabético de escrita;

·      Ampliar o vocabulário;

·      Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

·      Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.

Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Cada versão, uma história!

 

Professor, o espaço entre as palavras consiste em um importante elemento a ser considerado no processo de alfabetização, uma vez que pode gerar dúvidas e mesmo dificuldades nos momentos de registro escrito dos alunos. Por isso, propomos que quanto mais o aluno possa refletir sobre os processos que participam da escrita, mais condições e recursos ele terá para analisar sua própria produção e seu percurso de aprendizagem. Vamos lá!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Você sabia? A contação de história constitui um trabalho com a linguagem oral que favorece o conhecimento dos usos da oralidade na sociedade, tendo em vista o próprio linguajar utilizado cotidianamente pela criança. Por isso, o trabalho com a contação de história pode, do nosso ponto de vista, despertar emoções diversas na criança que balizam a sua aprendizagem da leitura e da escrita, tornando este aprender algo próximo da criança (BRASIL, 2012.).

 

Fonte: MAGALHÃES, Luciane Manera; et. al. Planejamento do ensino: alfabetização e ensino/aprendizagem do componente curricular - Língua Portuguesa. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC,  SEB, ano 1, unidade 2, p. 06-16, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 01 de ago. 2013.

 

Professor, inicie o trabalho com a turma organizada em uma roda de conversa. Instigue os alunos a falarem sobre o que sabem sobre a história “Chapeuzinho Vermelho”. Depois que cada aluno participar, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno. Peça para que cada um faça um desenho do final da história, tendo como base a referência da versão que conhece.

Em seguida, afixe no mural da sala de aula para que todos possam observar o registro dos colegas.

Agora, solicite que os alunos acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo. Também poderá ser utilizado o Laboratório de Informática ou o tablet. No sítio sugerido, faça a leitura da história com a turma.

Aula2.3_ago_2013

Fonte: “Sítio: Smart Kids” . Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/contos-de-fadas-chapeuzinho-vermelho.html>. Acesso em: 01 de ago. 2013.

 

Após ler a história com a turma, proponha seu registro da seguinte forma: Divida a turma em três grupos, sendo que cada um ficará responsável por representar uma parte da história:

  • Início;
  • Meio;
  • Final.

Os alunos poderão recorrer a desenho, pintura, recorte e colagem, escrita ou outra forma de registrar a sessão da história que ficaram responsáveis.

Quando todos terminarem, solicite que recontem a história, cada um a sua parte. Sugerimos que você filme este momento acessando a câmera no laptop Classmate pelo caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou (Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Também poderá ser utilizado o tablet.

Depois, assista ao vídeo com a turma e aproveite para propor um diálogo sobre a diferença de ouvir, ler e recontar uma história.

Agora, construa com a turma as características de cada personagem da história. Para isso, organize uma roda de conversa e solicite que expressem o que sabem sobre cada personagem da história. Você poderá registrar as falas dos alunos em uma cartolina e afixá-la no mural da sala de aula. Veja os personagens abaixo que não podem faltar nesta atividade:

 

Chapeuzinho Vermelho

Lobo Mau

Caçador

Vovozinha

 


Professor, explore com a turma as músicas da história Chapeuzinho Vermelho. Para isso, sugerimos o sítio abaixo para que você possa imprimir uma cópia do texto online e disponibilizar para cada aluno.

 

Cantigas de "Chapeuzinho Vermelho"

(Chapeuzinho)
Pela estrada fora eu vou bem sozinha
Levar esses doces para a vovozinha
Ela mora longe e o caminho é deserto
E o lobo mau passeia aqui por perto
Mas à tardinha, ao sol poente
Junto à mamãezinha dormirei contente
...

(Lobo Mau)
Eu sou o lobo mau, lobo mau, lobo mau
Eu pego as criancinhas pra fazer mingau
Hoje estou contente, vai haver festança
Tenho um bom petisco para encher a minha pança
...

(Caçadores)
Nós somos os caçadores e nada nos amedronta
Damos mil tiros por dia, matamos feras sem conta
Varamos toda floresta, por mares e serranias
Caçamos onça pintada, pacas, tatus e cotias
...

(Chapeuzinho)
O lobo mau já morreu, agora estamos em festa
Posso brincar com as crianças
E passear na floresta

Fonte: "Sítio: Letras" . Disponível em: <http://letras.mus.br/joao-de-barro/575446/>. Acesso em: 01 de ago. 2013.

Após cantarem e também lerem a letra de cada música, faça um momento de diálogo com a turma sobre o significado que transmitem. Em seguida, peça para que cada aluno faça um desenho representando cada música. Depois, faça um momento de socialização das produções.

Agora, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco elementos e disponibilize revistas para recorte e uma cartolina. Solicite que representem o caminho que a personagem Chapeuzinho Vermelho percorre até chegar à casa da vovozinha. Quando todos concluírem a atividade, faça um momento de socialização das atividades.

 

Trabalhando com texto instrucional

 

Professor, faça uma lista com a turma do que pode ter na cesta da Chapeuzinho Vermelho. Para isso, os alunos poderão desenhar uma cesta de piquenique e registrar por escrito os nomes dos possíveis doces. Para este momento, sugerimos que você escolha uma receita de um bolo ou mesmo de um doce para ser feita com a turma. Em seguida, guarde os doces em uma cesta e faça um piquenique com os alunos em um local da escola que, de preferência, tenha árvores e grama. Veja abaixo a nossa sugestão de receita:

 

Doce de leite em pó

 

Ingredientes

1 lata de leite em pó

1 garrafinha de leite de coco

E a mesma medida da lata de açúcar

Cravos da índia

 

Modo de Preparo

Misture tudo

Faça bolinhas e coloque o cravo

 

Fonte: "Sítio: Tudo gostoso" .  Disponível em: <http://tudogostoso.uol.com.br/receita/8009-doce-de-leite-em-po.html>. Acesso em: 01 de ago. 2013.

 

Professor, aproveite para trabalhar receita com os alunos e explore este tipo de texto com a turma (texto instrucional), a estrutura do texto.

 

Trabalhando de forma interdisciplinar

 

Depois de fazer a receita com a turma, aproveite o momento e trabalhe com alguns conceitos matemáticos: mais, menos, dentre outros. Você poderá solicitar que contem quantos docinhos foram feitos e faça a distribuição de docinhos entre a turma para descobrirem quantos doces cada aluno irá ganhar.

Crie situações problema a partir deste contexto, tais como:

1-      Se fizemos 38 docinhos e nossa turma tem apenas 29 alunos, quantos docinhos sobraram?

2-      Quem vai ganhar mais docinhos, os meninos ou as meninas, visto que em nossa turma tem 12 meninas e 17 meninos?

3-      Para darmos docinhos para os alunos da turma A, quantos docinhos teremos que fazer a mais, tendo em vista que são 25 alunos e sobraram 11 docinhos?

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, providencie o livro abaixo “Chapeuzinho Amarelo” de Chico Buarque para realizar a leitura da história com a turma.

 

Sinopse: Uma história emocionante que revela uma personagem que tem medo do medo. No entanto, ao enfrentar um grande medo, a personagem Chapeuzinho Amarelo superará muitos medos e com isso ela se fortalecerá. Embarque com ela numa aventura inesquecível!

Aula2.1_ago_2013

Fonte: “Sítio: "Americanas” .  Disponível em:

<http://www.americanas.com.br/produto/238321/livro-chapeuzinho-amarelo >. Acesso em: 01 de ago. 2013.

 

Após contar a história, proponha um momento de diálogo a partir das seguintes questões:

  • Quais os medos da personagem Chapeuzinho Amarelo?
  • Por que o nome Chapeuzinho Amarelo?
  • Quem tem mais medo do lobo: Chapeuzinho Amarelo ou Chapeuzinho Vermelho?
  • E você? Qual o seu medo?
  • Como fazer para deixar de ter medo de algo?

 

Agora, peça para que cada aluno faça um desenho representando o encontro da personagem Chapeuzinho Vermelho com o Lobo Mau. Solicite que representem as expressões faciais de cada um e também as falas de cada um.

Depois, solicite que cada aluno represente por meio de um desenho o seu próprio medo e como fará para superar o seu medo.

Ao final, faça um momento de socialização das atividades.

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, providencie o filme: "Deu a louca na Chapeuzinho Vermelho" e assista-o com a turma.

 

Filme: Deu a louca na Chapeuzinho Vermelho

Aula2.2_ago_2013

Fonte: “Sítio: Adoro Cinema" . Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-127677/>. Acesso em: 01 de ago. 2013.

Sinopse: Um filme que vai revelar uma nova versão da história da personagem Chapeuzinho Vermelho, em que o lobo não come a chapeuzinho e a vovó. Os personagens vão viver uma aventura em busca de descobrir mistérios e revelar verdades na versão de cada um dos personagens da história. Descubra o segredo de cada um.

 

Após assistirem ao vídeo, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco elementos. Entregue para cada grupo massas de modelar coloridas. Cada grupo terá como desafio modelar uma cena ou mesmo uma parte da história. Explique para a turma que os alunos deverão representar os detalhes da cena escolhida e depois farão a contação do momento escolhido para toda a turma.

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, organize a turma em duplas e lance o desafio para que criem uma história da Chapeuzinho Vermelho. Para isso, solicite utilizem o laptop Classmate, a partir do programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou (Metasys > Aplicativos > KWord) , ou outro editor de texto. Também poderá ser utilizado o Laboratório de Informática ou o tablet.

E a sua versão? Que tal inventar uma história para que envolva os personagens da história “Chapeuzinho Vermelho”?

Quando todas as duplas terminarem, faça um momento de apresentação das histórias e em seguida, imprima as produções e monte um livro das histórias da turma para ser disponibilizado na biblioteca da escola.

 

Socializando

 

Faça um evento para divulgar o lançamento dos livros dos alunos “Tarde de autógrafos ou manhã de autógrafos”, para isso, convide os pais.

Planeje antecipadamente o evento juntamente com os alunos, isto possibilitará que trabalhe com alguns gêneros textuais: convites, cartazes, dentre outros;

  • Escolham o local, data e horário;
  • Solicitem autorização da direção da escola;
  • Elaborem os convites;
  • Definam a apresentação;
  • Registrem o evento para que possam assistir depois.
Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Sítio: “Domínio Público”. Disponível em: <http://dominiopublico.mec.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=84698>. Acesso em: 01 de ago. de 2013.

 

Sugestões de links para professores:

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Disponível em: <http://xa.yimg.com/kq/groups/15250498/2139827055/name/a_psicanalise_dos_contos_de_fadas.pdf>. Acesso em: 01 de ago. de 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação é parte da aula e está presente em todo o desenvolvimento das atividades. Para isso, sugerimos que você crie um diário reflexivo, em que registrará aspectos essenciais de cada aluno, tais como dificuldades e facilidades sobre o trabalho com o sistema alfabético de escrita, bem como suas reflexões sobre o que poderá propor de atividades para consolidar o conhecimento. É importante que observe se os alunos compreenderam as diferentes versões que uma mesma história pode ter.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.