Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Inventor de palavras: criando possibilidades

 

20/08/2013

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·      Refletir sobre o sistema alfabético de escrita;

·      Analisar a escrita de palavras;

·      Ampliar o vocabulário;

·      Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

·      Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.

Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Inventar palavras!

 

Professor, a análise do sistema alfabético de escrita envolve compreender a escrita das palavras em um processo de reflexão e análise. Para isso, é necessário buscar atividades que possam favorecer uma aprendizagem significativa do aluno e o uso da escrita e da leitura no seu próprio dia a dia. Vamos lá!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Você sabia? A utilização de atividades que possibilitam a criança a pensar sobre as características do sistema alfabético de escrita favorece a sua reflexão e autonomia frente à sua própria escrita. (BRASIL, 2012.).

Fonte: ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Concepções de alfabetização: o que ensinar no ciclo de alfabetização. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 1, 2012, p. 16-23. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf>. Acesso em: 01 de ago. 2013.

 

Professor, para a presente aula, disponibilize um alfabeto móvel para cada aluno, de forma que o mesmo possa pertencer a cada um e ser utilizado ao longo das atividades propostas.

Para entregar o alfabeto móvel aos alunos, organize uma roda de conversa e o entregue para cada um. Solicite que espalhem as letras no chão e peça que criem uma palavra com a letra “S”.

Depois que todos os alunos formarem uma palavra com a letra inicial “S”, faça um momento de socialização, em que cada aluno deverá ler a palavra formada. Juntamente com os alunos, faça as possíveis correções.

Agora, que tal lançar para a turma o desafio de descobrirem como as palavras são inventadas? Veja as hipóteses dos alunos e em seguida solicite que os alunos acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo. Também poderá ser utilizado o Laboratório de Informática ou o tablet. No sítio sugerido, faça a leitura da história com a turma.

Aula3.1_ago_2013

Fonte: Sítio: “Revista Escola”. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/fundamentos/possivel-calcular-quantas-palavras-surgem-dia-lingua-portuguesa-473887.shtml>.  Acesso em: 01 de ago. 2013.

 

Após a leitura do texto online, faça um momento de diálogo sobre duas questões:

  • Por que as palavras são inventadas?
  • Por que algumas palavras deixam de ser utilizadas?

Como atividade de casa, proponha que os alunos conversem com seus avôs ou tios e descubram palavras que se usavam mais antigamente e que atualmente não são muito utilizadas.

Agora, proponha como desafio que cada aluno invente uma palavra com as letras do alfabeto. Os alunos poderão criar uma palavra e pensar em um significado para a mesma. Em seguida, cada aluno poderá falar a sua palavra para que os colegas possam tentar descobrir o possível significado inventado pelo colega. Depois, cada aluno poderá explicar para a turma como é a escrita desta palavra e o seu significado. Em uma cartolina, registre as palavras dos alunos e em seguida o significado de cada uma. O cartaz pode ser intitulado de: “Nossas invenções!”.

 

Professor, proponha que os alunos acessem o sítio abaixo e descubram como a escrita foi inventada e também a sua função na sociedade. Solicite que os alunos acessem o sítio sugerido a partir do laptop Classmate e do programa Mozilla Firefox, pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). Também poderá ser utilizado o Laboratório de Informática ou o tablet.

Aula3.3_ago_2013

Fonte: Sítio: “Ciência Hoje: História das letras”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/a-historia-das-letras/>.  Acesso em: 01 de ago. 2013.

 

Após a leitura do texto online, faça um momento de troca de ideias sobre o que aprenderam sobre como a escrita foi criada e sua função. Em seguida, proponha a atividade abaixo para ser realizada individualmente.

Olá, coleguinha!

Vamos imaginar dois mundos? Faça um desenho representando:

Um mundo sem escrita

Um mundo com escrita

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Acervo da autora.

Quando todos terminarem, faça um momento de socialização das produções. É importante que cada aluno relate como imaginou o mundo sem a escrita e o mundo com a escrita, ressaltando a importância da escrita e sua função para a vida na sociedade.

Professor, uma opção interessante é trabalhar com a formação de palavras, a partir de outras ou mesmo mudar apenas uma letra de uma palavra e formar outra. Para isso, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco elementos. Escreva na lousa algumas palavras como:

  • BOTA
  • BALA
  • COLA
  • VELA
  • SALA

Agora, peça para que cada grupo tente formar outra palavra, mudando apenas uma letra da palavra. Para isso, os alunos poderão utilizar as letras do alfabeto móvel. Quando terminarem, registre na lousa as palavras descobertas pelos grupos.

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, retome a atividade de casa dos alunos e descubra as palavras que foram identificadas pelos alunos junto aos familiares.

Professor, proponha aos alunos um passeio pela escola para descobrirem e registrarem palavras que acham interessante. Para isso, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno e uma prancheta para que possam registrar as palavras.

 

Em sala de aula, faça um momento de socialização das palavras registradas instigando os alunos a falarem sobre os motivos da escolha das palavras. Em seguida, construa um cartaz com as palavras registradas pela turma, colocando como título: “As palavras encontradas na escola”.

 

Professor, auxilie os alunos no jogo abaixo, para que se divirtam e aprendam com a “Fábrica de Palavras”. Para isso, solicite que os alunos acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo. Também poderá ser utilizado o Laboratório de Informática ou o tablet.

Aula3.4_ago_2013

 

Fonte: Sítio: “Escola Games”. Disponível em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/fabricaPalavras/>. Acesso em: 01 de ago. 2013.

 

Promovendo a interação e aprendizagem

 

Após o jogo, que tal propor uma atividade em que outras turmas possam participar? Para isso, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco elementos e explique que terão como desafio auxiliar os alunos de outras turmas a formar cinco palavras utilizando o alfabeto móvel. As palavras a serem formadas serão ditadas por você no momento que os alunos de outra turma já estiverem na sala de aula. Cada palavra que estiver correta, o grupo ganhará um ponto. Vencerá o grupo que acumular mais pontos.

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, pergunte aos alunos se eles já ouviram alguém dizer a expressão: “Está escrito nas estrelas”. Depois que os alunos participarem, peça para acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo. Também poderá ser utilizado o Laboratório de Informática ou o tablet. No sítio sugerido, os alunos poderão brincar com a escrita de nomes e de outras palavras, de forma que fique como se estivesse escrito nas estrelas. Para outras informações, sugerimos que acesse o sítio da “Ciência Hoje” para saber mais sobre como usar este programa.

Aula3.5_ago_2013

Fonte: Sítio: “Ciência Hoje: Escrito nas Estrelas”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/escrito-nas-estrelas/>.  Acesso em: 01 de ago. 2013.

Aula3.6_ago_2013

Fonte: Sítio: “Galaxies”. Disponível em: <http://mygalaxies.co.uk/>.  Acesso em: 01 de ago. 2013.

 

Ao final da atividade, os alunos poderão observar como ficou a escrita das palavras escolhidas pelos colegas. Em seguida, solicite que façam um registro recorrendo ao desenho para representar as palavras em forma de galáxias. Você poderá buscar informações sobre galáxias no sítio abaixo para que os alunos possam compreender melhor a atividade:

Aula3.7_ago_2013

Fonte: Sítio: “Mistérios do mundo”. Disponível em: <http://misteriosdomundo.com/quais-sao-os-tipos-de-galaxias>. Acesso em: 01 de ago. 2013.

 

Professor, disponibilize material para recorte, podendo ser revistas e jornais. Organize os alunos em grupos de quatro ou cinco elementos e proponha como desafio que encontrem uma palavra para cada letra do alfabeto. Em uma folha de papel em branco, os alunos poderão colar as palavras encontradas em ordem alfabética. Quando todos terminarem, solicite que cada grupo apresente as palavras encontradas. Ao terminarem, solicite que afixem as atividades no mural da sala de aula.

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Mensagens secretas

 

Professor, crie com os alunos um código para cada letra do alfabeto. É importante que todos participem deste momento e que estabeleçam uma relação entre a letra do alfabeto e o desenho. Veja o exemplo a seguir:

Aula3.2_ago_2013

Fonte: Acervo da autora.
 
Cada aluno poderá copiar o código criado coletivamente no caderno de Língua Portuguesa.

 

Em seguida, forme duplas e crie um nome para cada uma. Escreva estes nomes em uma folha de papel e faça um sorteio entre as duplas. O desafio de cada dupla será criar um bilhete para a dupla que saiu no sorteio, recorrendo apenas ao código criado.

Quando todos terminarem, faça um momento de troca dos bilhetes e proponha como desafio a leitura e compreensão do bilhete. No momento em que compreenderem o bilhete, faça uma roda de conversa e peça para que cada dupla leia o bilhete que recebeu. Em seguida, a dupla que enviou o bilhete poderá dizer se está certo ou não.

 

Socializando

 

Professor, para finalizar o trabalho, crie com a turma um livro que poderá ser denominado “Nossa leitura de mundo”. Neste livro serão registradas as palavras que os alunos já leram ou mesmo ouviram. Para isso, proponha que os alunos façam a coleta das palavras durante uma ou duas semanas. Em sala de aula, faça uma lista com as palavras coletadas, podendo organizar em ordem alfabética ou mesmo na ordem que os alunos acharem interessante. O livro poderá ser levado para casa, com o intuito de mostrar para os familiares.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Sítio: “Uol/Histórias”. Disponível em: <http://criancas.uol.com.br/historias/>. Acesso em: 01 de ago. 2013.

 

Sugestões de links para professores:

Reportagem: “Alfabetização: como trabalhar linguagem e reflexão sobre o sistema juntos”. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/alfabetizacao-como-trabalhar-linguagem-reflexao-sistema-juntos-683013.shtml>. Acesso em: 01 de ago. 2013.

 

Vídeo: “Adriana Calcanhoto - Umas Palavras” (Parte1). Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=EUKZ2okmoyM>. Acesso em: 01 de ago. 2013.     

Avaliação

A avaliação deverá permear todo o trabalho pedagógico e pode ser realizada pela observação e registro que envolve aspectos como a participação dos alunos no decorrer do trabalho, das possíveis facilidades e dificuldades que encontrarem no caminho. Portanto, verifique se os alunos refletiram e compreenderam o sistema alfabético da escrita por meio da análise da escrita de palavras, se ampliaram o vocabulário e souberam utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula. Sabemos que o trabalho pedagógico poderá ser reconfigurado mediante a avaliação do processo, cumprindo sua função de favorecer a aprendizagem. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.