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Aprender a ler e a escrever: descobrindo caminhos - TV Escola - Série: Um mundo de letras

 

20/08/2013

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ler o mundo;
  • Conhecer a escrita no uso social do dia a dia;
  •  Refletir sobre o sistema alfabético de escrita;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Identificar o trajeto que faz de casa até a escola;
  • Descobrir os diferentes meios de transportes utilizados pelos alunos para chegar até a escola;
  • Realizar entrevista;
  • Organizar dados na tabela;
  • Elaborar gráfico a partir de dados coletados;
  • Resolver situações problemas utilizando diferentes operações;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, a presente aula está integrada à proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e tem como foco desenvolver uma proposta de trabalho, reflexão e prática relacionada ao programa da TV Escola - Série: Um mundo de letras, o qual poderá ser acessado pelo sítio: “TV Escola”. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4304>. Acesso em: 01 de ago. 2013.

 

Ler o mundo!

 

Professor, vivemos em um mundo letrado, em que ler e escrever fazem parte do cotidiano das pessoas das mais variadas formas. Por isso, a escola necessita ser um local de encontro com a própria vida dos alunos, favorecendo a sua participação ativa e consciente na sociedade. Para isso, propomos a presente aula com o intuito e aproximar cada vez mais a escola das situações de leitura e de escrita vivenciadas pelos alunos. Embarque nesta aventura!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Você sabia? O letramento se constitui pelo uso social que fazemos da leitura e da escrita, nos diferentes contextos sociais dos quais participamos. Neste sentido, o processo de aprendizagem da leitura e da escrita envolve o como a escrita tem sido utilizada e recorrer a este conhecimento de mundo do aluno, faz com que a escrita e a leitura assumam uma função e um significado em suas vidas.

 

Para saber mais consulte o material abaixo:

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 3, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_3_MIOLO.pdf>. Acesso em: 01 de ago. 2013.

Aula4.1_ago_2013

Fonte da imagem: Disponível em: <http://freevetor.blogspot.com.br/2012/09/ola-galera-meu-nome-e-vanessa-e.html>. Acesso em: 04 de ago. 2013.

 

Roda de conversa: iniciando a aula

 

Professor, inicie a aula com a turma organizada em um roda de conversa. Cada vez mais compreendemos que o diálogo é a base para a consolidação de um processo de ensino e de aprendizagem significativa, com possibilidades de uso do que se aprende em situações reais do cotidiano dos alunos. Na roda de conversa, alguns princípios são fundamentais:

  • Favorecer a participação de todos os alunos;
  • Valorizar as falas de todos;
  • Construir um momento que estimule a espontaneidade de todos os envolvidos;
  • Organizar algumas regras, tais como: levantar o dedo para falar e respeitar e ouvir as falas dos colegas.

 

Contextualizando a escrita

 

Mediante os princípios acima, proponha um diálogo com a turma sobre os objetos que fazem parte do cotidiano deles. Para isso, entregue uma folha de papel em branco para os alunos e peça que desenhem cinco objetos que usam todos os dias, mas eles não podem contar para os colegas o que estão desenhando. Quando todos terminarem solicite que cada um mostre os seus desenhos e estimule a turma a descobrir os objetos desenhados pelo colega. Após todos terem apresentado seus desenhos, solicite que escrevam o nome de cada objeto desenhado, utilizando a mesma folha de papel.

Professor, faça a leitura das palavras com o alunos e peça para que os colegas auxiliem uns aos outros na possível correção das mesmas. Este momento é fundamental para a reflexão sobre o sistema alfabético de escrita e principalmente para que o aluno perceba a função de representação dos objetos da escrita. Ao final, pergunte aos alunos:

  • O que foi mais fácil compreender? O desenho ou a escrita?

Agora, construa com a turma um painel com as atividades dos alunos. Se achar interessante, poderá colocar o título do mesmo de: “Nossos objetos”.

 

Explorando a escola e descobrindo a função social da escrita

 

Chegou o momento de conversar com a turma para que sejam exploradores da escola. Faça um passeio com os alunos pela escola para que observem o que há de escrita na escola e qual a função desta escrita. Para isso, disponibilize para cada aluno uma folha de papel em branco, prancheta e lápis. Oriente os alunos a observarem os murais da escola, os locais que são marcados pela escrita e outros pontos que encontrar escrita.

Após o trabalho de exploração, faça um momento de socialização dos registros. Em seguida, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco elementos. Faça um momento de reflexão com o grupo sobre as seguintes questões:

  • O que vocês acham que poderia estar escrito em algum local da escola? Para que serviria esta escrita? A quem ela seria destinada?

Depois de ouvir os alunos, distribua cartazes, revistas para recorte, tinta, lápis de cor, canetinhas e outros que possam auxiliar na construção do cartaz. Oriente os alunos a criarem algo escrito que necessita estar no mural ou mesmo indicando algo na escola.

Depois que os grupos concluírem o trabalho, peça para que apresentem à turma e em seguida, afixe os cartazes nos locais que cada grupo achar interessante. Faça uma avaliação com a turma sobre o que acharam do local dos cartazes e o que os mesmos poderão ajudar a comunidade escolar.

Como registro, solicite que os alunos representem, em forma de desenho e escrita, a escola com os cartazes afixados pela turma. Depois que todos terminarem, você poderá convidar a equipe da direção da escola e fazer um momento de socialização das produções dos alunos, em que os mesmos poderão enfatizar a importância dos cartazes que foram afixados e ouvir a opinião da equipe da direção.

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Descobrindo os caminhos que nos levam até a escola

 

Professor, faça outra roda de conversa e coloque como tema para ser discutido: como cada um vem para a escola e o que observam neste trajeto. Lembre-se dos princípios elencados anteriormente, para a realização de uma roda de conversa.

Este trabalho dialoga com diferentes áreas do conhecimento: dentre elas Língua Portuguesa, Geografia e Matemática, mas não é necessário parar uma aula para iniciar a outra, pois elas estão interligadas, tornando nossa aula interdisciplinar.

Após a participação de todos, providencie o livro “A caminho da escola” de Fabia Terni e realize a leitura do mesmo para a turma.

 

Sinopse: Em um passeio pela paisagem brasileira, o livro revela os diferentes meios de transportes que as crianças utilizam para chegarem às escolas nas mais diversas regiões do nosso país. Embarque nesta aventura e descubra caminhos e formas inusitadas de ir para a escola.

Aula4.2_ago_2013

Fonte: Sítio: “Editora Travessa”. Disponível em: <http://www.travessa.com.br/A_CAMINHO_DA_ESCOLA/artigo/8f9b83bb-a17c-465d-9f78-48a8d23fcb61>. Acesso em: 01 de ago. 2013.

 

Após a leitura, proponha um momento de diálogo sobre as diferentes formas que as crianças utilizam para chegar até a escola. Explore as dúvidas dos alunos sobre palavras diferentes que não fazem parte do cotidiano delas.

Agora, organize os alunos em duplas e solicite que façam uma busca no sítio: www.google.com.br e descubram o significado e também imagens sobre os diferentes meios de transportes que aparecem na história. Para acessar o sítio sugerido, os alunos poderão utilizar no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). Também poderá ser utilizado o Laboratório de Informática ou o tablet.

Solicite que cada dupla busque uma imagem para cada meio de transporte da história. Os alunos poderão copiar a imagem e colocar no programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou (Metasys > Aplicativos > KWord) , ou outro editor de texto. Também poderá ser utilizado computadores do Laboratório de Informática ou o tablet.

Após, colorirem as imagens solicite que digitem o nome de cada meio de transporte, como no exemplo a seguir:

Aula4.3_ago_2013

Fonte: Sítio: “Legenda Libras”. Disponível em: <http://www.legendalibras.com.br/sinais/meios-de-transporte.html>. Acesso em: 01 de ago. 2013.

 

Depois que todos terminarem, imprima as produções dos alunos e afixe as atividades no mural da escola para que todos possam ter acesso às diferentes formas de ir para a escola.

 

Entrevista: Como você vem para a escola?

 

Professor, organize os alunos em duplas e lhes entregue uma folha de papel em branco. Escolha algumas turmas da escola para que os alunos possam fazer a seguinte pergunta aos mesmos:

De que você vem para a escola?

Cada dupla deverá formular a pergunta aos alunos das outras turmas, cuidando para não repetir as pessoas que já foram entrevistadas. Para isso, as duplas podem ser orientadas para quais alunos deverão perguntar. O importante é registrarem a resposta do colega entrevistado e não precisa registrar o nome da pessoa.

Elaborando gráfico: tratamento da informação

 

Quando terminarem a entrevista, faça um momento de socialização das respostas e em seguida, crie um gráfico de barras com a turma para organizar as informações. É importante colocar um título para o gráfico, que poderá ser a própria pergunta ou mesmo: “Formas diferentes de vir para a escola”. Antes de iniciar o gráfico crie uma tabela para tabular os dados: faça na lousa a tabela e à medida que os alunos forem relatando o resultado de sua entrevista você registra na tabela. Para cada resposta, coloque um risco e ao final contem a quantidade de resposta de cada um. Veja um exemplo a seguir:

Meios de transporte utilizados pelos alunos para virem à escola

A pé

I  I  I  I 

04

Ônibus

I  I   I  I   I  I   I  I  I   I   I  I   I 

13

Van

 I    I   I   I   I  I  I

07

Bicicleta

I   I

02

Carro

I  I  I   I  I   I

06

Outros

 

0

Antes de iniciar a construção do gráfico, verifique se eles já conhecem, caso contrário, explique-lhes o que é um gráfico e mostre-lhes alguns exemplos, para isso leve para sala jornais ou revistas que trazem diferentes modelos de gráficos. Ou solicite que acessem o sítio disponível em: < http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/tipos-de-graficos-disponiveis-HA001233737.aspx>, acesso em: 04 de ago. 2013, utilizando o laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). Também poderá ser utilizado o Laboratório de Informática ou o tablet.

 

No momento da construção do gráfico você poderá incluir a forma como os alunos da turma também vêm para a escola. No final do gráfico, indique as turmas que foram entrevistas.

Quando terminarem a construção do gráfico, que poderá ser feita utilizando papel Kraft e também papéis coloridos para representar as barras afixe o cartaz no mural da escola para que toda a comunidade possa ter acesso.

Professor, para aproveitar esta atividade sugerimos que elabore situações problema a partir dos dados obtidos nas entrevistas e tratados no gráfico. Tais como:

1-      Se 13 alunos utilizam ônibus e 7 utilizam van para vir até a escola, quantos alunos utilizam o transporte coletivo?

2-      Se 6 alunos utilizam carro para vir para escola, quantos alunos a mais utilizam o ônibus?

3-      Qual é o meio de transporte menos utilizado pelos alunos e qual é a diferença entre ele e aqueles que utilizam o ônibus?

 

Professor, você poderá adequar as situações problema de acordo com o que estiver trabalhando: adição subtração, multiplicação ou divisão.

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, providencie o livro “O menino que aprendeu a ver” de Ruth Rocha e faça a leitura do mesmo para a turma. Para a leitura do livro, sugerimos que a cada página, você faça a leitura e mostre as imagens para a turma.

 

Sinopse: Em uma história de descobertas, a autora nos mostra como o personagem João, que não entendia as palavras escritas em seu cotidiano, vai reconhecendo-as a partir da sua entrada na escola. Nesta emocionante história, o personagem descobre as maravilhas que a leitura e a escrita podem fazer na sua vida. Vamos acompanhar de perto este caminho até a leitura e a escrita!

Aula4.4_ago_2013

Fonte: Sítio: “Passaporte mágico”. Disponível em:  http://passaportemagico.blogspot.com.br/2011/10/o-menino-que-aprendeu-ver.html . Acesso em: 01 de ago. 2013.

 

Após a leitura, faça um momento de diálogo com a turma sobre algumas questões:

 

  • O que acharam da história?
  • O que compreenderam?
  • Alguém já viveu algo parecido?

 

Agora, entregue uma cartolina para cada aluno ou mesmo uma folha de papel em branco. Solicite que cada aluno registre o que observa que tem escrito no seu próprio caminho para a escola. Cada aluno deverá receber uma cartolina e desenhar o caminho que faz até a escola, o que vê pelo caminho, com quem vem para a escola e outros aspectos que achar interessante.

Depois que todos terminarem, faça um momento de troca de ideias e apresentação das produções. Os cartazes poderão ser afixados no mural da sala de aula para que toda a turma possa observar o que os colegas encontram escrito no caminho para a escola.

 

Trabalho de campo

 

Agora, organize com os alunos um passeio pelo quarteirão da escola. O objetivo do passeio é observar o que tem escrito neste trajeto: placas, lojas, mercados e outros. Disponibilize uma prancheta, uma folha de papel em branco e também um lápis para cada aluno. O importante é instigá-los ao máximo a observar o que está escrito nos mais diversos lugares por onde passarem. Ressaltamos que para a saída dos alunos da escola é necessário uma autorização dos responsáveis pelos mesmos. Por isso, sugerimos que faça um bilhete destacando os seguintes aspectos:

  • Objetivo da atividade;
  • Local em que será realizada;
  • Horário de saída e de retorno;
  • Profissionais que irão acompanhar a turma;
  • Materiais que serão utilizados;
  • Uso obrigatório do uniforme.

De posse da autorização dos responsáveis pelos alunos, faça o passeio com a turma e incentive-os a observarem o que está escrito. Se for possível, solicite a ajuda de outro profissional para te acompanhar junto com a turma. Em sala de aula, solicite que cada aluno faça um desenho representando o caminho realizado e o que encontrou escrito. É importante resgatar com a turma a função da escrita em cada local que observaram. O registro poderá ser realizado no caderno de Língua Portuguesa. Ao final, cada aluno poderá socializar sua atividade.

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

O mundo da escrita na internet

 

Professor, para este momento sugerimos que os alunos tenham acesso ao laptop Classmate e ao programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). Também poderão ser utilizados computadores do Laboratório de Informática ou o tablet, ambos com acesso à internet.

Faça um momento de diálogo com a turma sobre o que os alunos gostam de ver na internet. Para isso, organize os alunos em duplas para que o trabalho possa ser bem dialogado e pautado na troca de ideias.

Cada dupla poderá escolher um sítio para realizar a leitura e exploração do mesmo. Os alunos deverão realizar a leitura, se for jogos eles deverão jogar e assim sucessivamente.

Ao final da atividade, faça uma roda de conversa com a turma e explore os diferentes lugares em que a leitura e a escrita estão presentes. Em seguida, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos. Distribua uma cartolina para cada grupo e peça para que façam desenhos dos lugares em que a escrita está presente. Depois, cada grupo poderá fazer uma apresentação da sua produção para a turma, mostrando os lugares com escrita.

Agora, cada aluno poderá escrever uma frase ou texto com a seguinte questão:

 

Para que ler e escrever?

 

Quando todos terminarem, poderão ler a sua produção para a turma e também para outras turmas da escola. Faça um mural com as produções dos alunos em um local da escola que toda a comunidade tenha acesso.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Sítio: “Uol/Histórias”. Disponível em: <http://criancas.uol.com.br/historias/>. Acesso em: 01 de ago. 2013.

 

Sugestões de links para professores:

Texto de Angela B. Kleiman “Preciso ‘ensinar’ o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever?”. Disponível em: –<http://www.iel.unicamp.br/cefiel/alfaletras/biblioteca_professor/arquivos/5710.pdf>. Acesso em: 01 de ago. 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação é parte da aula e está presente em todo o desenvolvimento das atividades. Para isso, sugerimos que você crie um diário reflexivo, em que registrará aspectos essenciais de cada aluno, tais como: se eles conseguiram perceber o uso social da escrita no dia a dia; se ampliaram o vocabulário, se compreenderam e organizaram os dados no gráfico, se resolveram as situações problemas criadas a partir do gráfico, se identificaram o trajeto que utilizam para chegar à escola e  os meios de transportes utilizados pelos alunos, bem como as dificuldades e facilidades sobre o trabalho com o sistema alfabético de escrita, além de  suas reflexões sobre o que poderá propor de atividades para consolidar o conhecimento. 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
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Opiniões

  • DEUSA SILVA, Secretaria Municipal de Educação , Amazonas - disse:
    mdeusacs@hotmail.com

    31/03/2014

    Cinco estrelas

    Professora sua sugestão esta otima, peço permissão para sugerir aos nossos professores do PNAIC.


  • Amanda, Escola Municipal de Ensino /fundamental Floriano Peixoto , Alagoas - disse:
    amanda-iba@hotmail.com

    06/09/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito do procedimento da aula e pretendo faze-la em minha sala de aula. Sou professora há 8 anos, trabalho com turma multisseriada e sei o quanto é difícil fazer os alunos lerem. Obrigada por esta me ajudando; depois postarei o resultado dessa aula. Um forte abraço.Professora: Amanda


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