20/08/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, a presente aula está integrada à proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e tem como foco desenvolver uma proposta de trabalho, reflexão e prática relacionada ao programa da TV Escola - Série: Um mundo de letras, o qual poderá ser acessado pelo sítio: “TV Escola”. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4304>. Acesso em: 01 de ago. 2013.
Ler o mundo!
Professor, vivemos em um mundo letrado, em que ler e escrever fazem parte do cotidiano das pessoas das mais variadas formas. Por isso, a escola necessita ser um local de encontro com a própria vida dos alunos, favorecendo a sua participação ativa e consciente na sociedade. Para isso, propomos a presente aula com o intuito e aproximar cada vez mais a escola das situações de leitura e de escrita vivenciadas pelos alunos. Embarque nesta aventura!
1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Você sabia? O letramento se constitui pelo uso social que fazemos da leitura e da escrita, nos diferentes contextos sociais dos quais participamos. Neste sentido, o processo de aprendizagem da leitura e da escrita envolve o como a escrita tem sido utilizada e recorrer a este conhecimento de mundo do aluno, faz com que a escrita e a leitura assumam uma função e um significado em suas vidas.
Para saber mais consulte o material abaixo:
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 3, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_3_MIOLO.pdf>. Acesso em: 01 de ago. 2013.
Fonte da imagem: Disponível em: <http://freevetor.blogspot.com.br/2012/09/ola-galera-meu-nome-e-vanessa-e.html>. Acesso em: 04 de ago. 2013.
Roda de conversa: iniciando a aula
Professor, inicie a aula com a turma organizada em um roda de conversa. Cada vez mais compreendemos que o diálogo é a base para a consolidação de um processo de ensino e de aprendizagem significativa, com possibilidades de uso do que se aprende em situações reais do cotidiano dos alunos. Na roda de conversa, alguns princípios são fundamentais:
Contextualizando a escrita
Mediante os princípios acima, proponha um diálogo com a turma sobre os objetos que fazem parte do cotidiano deles. Para isso, entregue uma folha de papel em branco para os alunos e peça que desenhem cinco objetos que usam todos os dias, mas eles não podem contar para os colegas o que estão desenhando. Quando todos terminarem solicite que cada um mostre os seus desenhos e estimule a turma a descobrir os objetos desenhados pelo colega. Após todos terem apresentado seus desenhos, solicite que escrevam o nome de cada objeto desenhado, utilizando a mesma folha de papel.
Professor, faça a leitura das palavras com o alunos e peça para que os colegas auxiliem uns aos outros na possível correção das mesmas. Este momento é fundamental para a reflexão sobre o sistema alfabético de escrita e principalmente para que o aluno perceba a função de representação dos objetos da escrita. Ao final, pergunte aos alunos:
Agora, construa com a turma um painel com as atividades dos alunos. Se achar interessante, poderá colocar o título do mesmo de: “Nossos objetos”.
Explorando a escola e descobrindo a função social da escrita
Chegou o momento de conversar com a turma para que sejam exploradores da escola. Faça um passeio com os alunos pela escola para que observem o que há de escrita na escola e qual a função desta escrita. Para isso, disponibilize para cada aluno uma folha de papel em branco, prancheta e lápis. Oriente os alunos a observarem os murais da escola, os locais que são marcados pela escrita e outros pontos que encontrar escrita.
Após o trabalho de exploração, faça um momento de socialização dos registros. Em seguida, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco elementos. Faça um momento de reflexão com o grupo sobre as seguintes questões:
Depois de ouvir os alunos, distribua cartazes, revistas para recorte, tinta, lápis de cor, canetinhas e outros que possam auxiliar na construção do cartaz. Oriente os alunos a criarem algo escrito que necessita estar no mural ou mesmo indicando algo na escola.
Depois que os grupos concluírem o trabalho, peça para que apresentem à turma e em seguida, afixe os cartazes nos locais que cada grupo achar interessante. Faça uma avaliação com a turma sobre o que acharam do local dos cartazes e o que os mesmos poderão ajudar a comunidade escolar.
Como registro, solicite que os alunos representem, em forma de desenho e escrita, a escola com os cartazes afixados pela turma. Depois que todos terminarem, você poderá convidar a equipe da direção da escola e fazer um momento de socialização das produções dos alunos, em que os mesmos poderão enfatizar a importância dos cartazes que foram afixados e ouvir a opinião da equipe da direção.
2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Descobrindo os caminhos que nos levam até a escola
Professor, faça outra roda de conversa e coloque como tema para ser discutido: como cada um vem para a escola e o que observam neste trajeto. Lembre-se dos princípios elencados anteriormente, para a realização de uma roda de conversa.
Este trabalho dialoga com diferentes áreas do conhecimento: dentre elas Língua Portuguesa, Geografia e Matemática, mas não é necessário parar uma aula para iniciar a outra, pois elas estão interligadas, tornando nossa aula interdisciplinar.
Após a participação de todos, providencie o livro “A caminho da escola” de Fabia Terni e realize a leitura do mesmo para a turma.
Sinopse: Em um passeio pela paisagem brasileira, o livro revela os diferentes meios de transportes que as crianças utilizam para chegarem às escolas nas mais diversas regiões do nosso país. Embarque nesta aventura e descubra caminhos e formas inusitadas de ir para a escola.
Fonte: Sítio: “Editora Travessa”. Disponível em: <http://www.travessa.com.br/A_CAMINHO_DA_ESCOLA/artigo/8f9b83bb-a17c-465d-9f78-48a8d23fcb61>. Acesso em: 01 de ago. 2013.
Após a leitura, proponha um momento de diálogo sobre as diferentes formas que as crianças utilizam para chegar até a escola. Explore as dúvidas dos alunos sobre palavras diferentes que não fazem parte do cotidiano delas.
Agora, organize os alunos em duplas e solicite que façam uma busca no sítio: www.google.com.br e descubram o significado e também imagens sobre os diferentes meios de transportes que aparecem na história. Para acessar o sítio sugerido, os alunos poderão utilizar no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). Também poderá ser utilizado o Laboratório de Informática ou o tablet.
Solicite que cada dupla busque uma imagem para cada meio de transporte da história. Os alunos poderão copiar a imagem e colocar no programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou (Metasys > Aplicativos > KWord) , ou outro editor de texto. Também poderá ser utilizado computadores do Laboratório de Informática ou o tablet.
Após, colorirem as imagens solicite que digitem o nome de cada meio de transporte, como no exemplo a seguir:
Fonte: Sítio: “Legenda Libras”. Disponível em: <http://www.legendalibras.com.br/sinais/meios-de-transporte.html>. Acesso em: 01 de ago. 2013.
Depois que todos terminarem, imprima as produções dos alunos e afixe as atividades no mural da escola para que todos possam ter acesso às diferentes formas de ir para a escola.
Entrevista: Como você vem para a escola?
Professor, organize os alunos em duplas e lhes entregue uma folha de papel em branco. Escolha algumas turmas da escola para que os alunos possam fazer a seguinte pergunta aos mesmos:
De que você vem para a escola?
Cada dupla deverá formular a pergunta aos alunos das outras turmas, cuidando para não repetir as pessoas que já foram entrevistadas. Para isso, as duplas podem ser orientadas para quais alunos deverão perguntar. O importante é registrarem a resposta do colega entrevistado e não precisa registrar o nome da pessoa.
Elaborando gráfico: tratamento da informação
Quando terminarem a entrevista, faça um momento de socialização das respostas e em seguida, crie um gráfico de barras com a turma para organizar as informações. É importante colocar um título para o gráfico, que poderá ser a própria pergunta ou mesmo: “Formas diferentes de vir para a escola”. Antes de iniciar o gráfico crie uma tabela para tabular os dados: faça na lousa a tabela e à medida que os alunos forem relatando o resultado de sua entrevista você registra na tabela. Para cada resposta, coloque um risco e ao final contem a quantidade de resposta de cada um. Veja um exemplo a seguir:
Meios de transporte utilizados pelos alunos para virem à escola |
||
A pé |
I I I I |
04 |
Ônibus |
I I I I I I I I I I I I I |
13 |
Van |
I I I I I I I |
07 |
Bicicleta |
I I |
02 |
Carro |
I I I I I I |
06 |
Outros |
|
0 |
Antes de iniciar a construção do gráfico, verifique se eles já conhecem, caso contrário, explique-lhes o que é um gráfico e mostre-lhes alguns exemplos, para isso leve para sala jornais ou revistas que trazem diferentes modelos de gráficos. Ou solicite que acessem o sítio disponível em: < http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/tipos-de-graficos-disponiveis-HA001233737.aspx>, acesso em: 04 de ago. 2013, utilizando o laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). Também poderá ser utilizado o Laboratório de Informática ou o tablet.
No momento da construção do gráfico você poderá incluir a forma como os alunos da turma também vêm para a escola. No final do gráfico, indique as turmas que foram entrevistas.
Quando terminarem a construção do gráfico, que poderá ser feita utilizando papel Kraft e também papéis coloridos para representar as barras afixe o cartaz no mural da escola para que toda a comunidade possa ter acesso.
Professor, para aproveitar esta atividade sugerimos que elabore situações problema a partir dos dados obtidos nas entrevistas e tratados no gráfico. Tais como:
1- Se 13 alunos utilizam ônibus e 7 utilizam van para vir até a escola, quantos alunos utilizam o transporte coletivo?
2- Se 6 alunos utilizam carro para vir para escola, quantos alunos a mais utilizam o ônibus?
3- Qual é o meio de transporte menos utilizado pelos alunos e qual é a diferença entre ele e aqueles que utilizam o ônibus?
Professor, você poderá adequar as situações problema de acordo com o que estiver trabalhando: adição subtração, multiplicação ou divisão.
3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Professor, providencie o livro “O menino que aprendeu a ver” de Ruth Rocha e faça a leitura do mesmo para a turma. Para a leitura do livro, sugerimos que a cada página, você faça a leitura e mostre as imagens para a turma.
Sinopse: Em uma história de descobertas, a autora nos mostra como o personagem João, que não entendia as palavras escritas em seu cotidiano, vai reconhecendo-as a partir da sua entrada na escola. Nesta emocionante história, o personagem descobre as maravilhas que a leitura e a escrita podem fazer na sua vida. Vamos acompanhar de perto este caminho até a leitura e a escrita!
Fonte: Sítio: “Passaporte mágico”. Disponível em: http://passaportemagico.blogspot.com.br/2011/10/o-menino-que-aprendeu-ver.html . Acesso em: 01 de ago. 2013.
Após a leitura, faça um momento de diálogo com a turma sobre algumas questões:
Agora, entregue uma cartolina para cada aluno ou mesmo uma folha de papel em branco. Solicite que cada aluno registre o que observa que tem escrito no seu próprio caminho para a escola. Cada aluno deverá receber uma cartolina e desenhar o caminho que faz até a escola, o que vê pelo caminho, com quem vem para a escola e outros aspectos que achar interessante.
Depois que todos terminarem, faça um momento de troca de ideias e apresentação das produções. Os cartazes poderão ser afixados no mural da sala de aula para que toda a turma possa observar o que os colegas encontram escrito no caminho para a escola.
Trabalho de campo
Agora, organize com os alunos um passeio pelo quarteirão da escola. O objetivo do passeio é observar o que tem escrito neste trajeto: placas, lojas, mercados e outros. Disponibilize uma prancheta, uma folha de papel em branco e também um lápis para cada aluno. O importante é instigá-los ao máximo a observar o que está escrito nos mais diversos lugares por onde passarem. Ressaltamos que para a saída dos alunos da escola é necessário uma autorização dos responsáveis pelos mesmos. Por isso, sugerimos que faça um bilhete destacando os seguintes aspectos:
De posse da autorização dos responsáveis pelos alunos, faça o passeio com a turma e incentive-os a observarem o que está escrito. Se for possível, solicite a ajuda de outro profissional para te acompanhar junto com a turma. Em sala de aula, solicite que cada aluno faça um desenho representando o caminho realizado e o que encontrou escrito. É importante resgatar com a turma a função da escrita em cada local que observaram. O registro poderá ser realizado no caderno de Língua Portuguesa. Ao final, cada aluno poderá socializar sua atividade.
4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
O mundo da escrita na internet
Professor, para este momento sugerimos que os alunos tenham acesso ao laptop Classmate e ao programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). Também poderão ser utilizados computadores do Laboratório de Informática ou o tablet, ambos com acesso à internet.
Faça um momento de diálogo com a turma sobre o que os alunos gostam de ver na internet. Para isso, organize os alunos em duplas para que o trabalho possa ser bem dialogado e pautado na troca de ideias.
Cada dupla poderá escolher um sítio para realizar a leitura e exploração do mesmo. Os alunos deverão realizar a leitura, se for jogos eles deverão jogar e assim sucessivamente.
Ao final da atividade, faça uma roda de conversa com a turma e explore os diferentes lugares em que a leitura e a escrita estão presentes. Em seguida, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos. Distribua uma cartolina para cada grupo e peça para que façam desenhos dos lugares em que a escrita está presente. Depois, cada grupo poderá fazer uma apresentação da sua produção para a turma, mostrando os lugares com escrita.
Agora, cada aluno poderá escrever uma frase ou texto com a seguinte questão:
Para que ler e escrever?
Quando todos terminarem, poderão ler a sua produção para a turma e também para outras turmas da escola. Faça um mural com as produções dos alunos em um local da escola que toda a comunidade tenha acesso.
Sugestões de links para alunos:
Sítio: “Uol/Histórias”. Disponível em: <http://criancas.uol.com.br/historias/>. Acesso em: 01 de ago. 2013.
Sugestões de links para professores:
Texto de Angela B. Kleiman “Preciso ‘ensinar’ o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever?”. Disponível em: –<http://www.iel.unicamp.br/cefiel/alfaletras/biblioteca_professor/arquivos/5710.pdf>. Acesso em: 01 de ago. 2013.
Professor, a avaliação é parte da aula e está presente em todo o desenvolvimento das atividades. Para isso, sugerimos que você crie um diário reflexivo, em que registrará aspectos essenciais de cada aluno, tais como: se eles conseguiram perceber o uso social da escrita no dia a dia; se ampliaram o vocabulário, se compreenderam e organizaram os dados no gráfico, se resolveram as situações problemas criadas a partir do gráfico, se identificaram o trajeto que utilizam para chegar à escola e os meios de transportes utilizados pelos alunos, bem como as dificuldades e facilidades sobre o trabalho com o sistema alfabético de escrita, além de suas reflexões sobre o que poderá propor de atividades para consolidar o conhecimento.
Cinco estrelas 2 classificações
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31/03/2014
Cinco estrelasProfessora sua sugestão esta otima, peço permissão para sugerir aos nossos professores do PNAIC.
06/09/2013
Cinco estrelasGostei muito do procedimento da aula e pretendo faze-la em minha sala de aula. Sou professora há 8 anos, trabalho com turma multisseriada e sei o quanto é difícil fazer os alunos lerem. Obrigada por esta me ajudando; depois postarei o resultado dessa aula. Um forte abraço.Professora: Amanda