19/08/2013
Graziela M. Beretta López
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
O assunto não exige conhecimentos prévios, visto que a professora poderá utilizar esta proposta para desenvolver, inclusive, a linguagem oral das crianças pequenas.
Primeiras observações:
Celebrar o aniversário é importante para que as crianças sintam-se reconhecidas em seu grupo social e para que desenvolvam uma auto-estima positiva. É um dos primeiros rituais significativos às crianças, por isso, “brincar de aniversário” se torna uma atividade significativa para as crianças da educação infantil. Esta aula foi pensada para crianças de 1,5 a 2,5 anos, no entanto pode ser adaptada para faixa etária de crianças maiores, complexificando os momentos propostos. Nesta aula as crianças irão significar o momento de cantar o parabéns.
1º Momento
Ensinar a música ao grupo.
A maioria das crianças já conhece a música, no entanto, a professora poderá cantá-la com o grupo e aproveitar o momento para fazer brincadeiras ritmadas:
2º Momento
Bolo para brincar
Após avaliar que as crianças já conhecem bem a música, a professora poderá propor que façam bolos com a areia do parque e reproduzam a música. Nessa brincadeira será introduzida a “vela” para ser apagada como novo elemento, então a professora poderá colocar um palito sobre o bolo e reproduzir o movimento de assoprar a vela, para que as crianças compreendam como a brincadeira funciona. Essa brincadeira poderá ser enriquecida com vários artifícios sugeridos pela professora ou pelas próprias crianças: sugerir o sabor do bolo (buscando ampliar o repertório de sabores conhecido pelo grupo); cortar o bolo e dividir em pratinhos para todas as crianças; acrescentar água para fazer o bolo; pegar pedrinhas e folhas do parque para enfeitar; etc.
Acervo Institucional do NDI/CED/UFSC
Foto: Giseli Day - 2009
A mesma brincadeira poderá acontecer utilizando a massinha de modelar como material. As crianças poderão fazer pequenas bolinhas para enfeitar o bolo e utilizar diversos materiais reciclados para ampliar as possibilidades estéticas da brincadeira (tampinhas de garrafa, palitos de picolé, formas, etc).
Acervo Institucional do NDI/CED/UFSC
Após as crianças brincarem algumas vezes de fazer bolo e cantar parabéns no parque e com massinha, visto que é importante para esta faixa etária a repetição das propostas para que as crianças se apropriem significativamente das mesmas, a professora poderá acrescentar o elemento “fogo” na brincadeira. Como se trata de um recurso perigoso é importante ter mais adultos presentes no momento e explicar ao grupo que essa brincadeira só pode ser feita junto com os adultos, machuca o dedinho se colocá-lo no fogo, etc. Caso o grupo tenha um número considerável de crianças, é interessante que se divida a turma em grupos menores, ficando um adulto responsável por cada pequeno grupo.
Após as explicações necessárias, a professora irá repetir a brincadeira de massinha, mas dessa vez todos ajudarão a fazer o mesmo bolo. Ela deve combinar previamente quem irá apagar a vela: são todos juntos? É um de cada vez? Então, a professora irá acender a vela e cantar parabéns com o grupo. Quando a música encerrar a vela é apagada e a brincadeira pode se repetir enquanto as crianças estiverem interessadas.
Posteriormente, a professora poderá deixar as velas disponíveis para que as crianças brinquem com as mesmas apagadas, enriquecendo seu repertório de brincadeiras.
Acervo Institucional do NDI/CED/UFSC
Receita:
Preparo:
Colocar no liquidificador a Cenoura, os ovos, óleo e açúcar. Misture esses ingredientes e numa bacia misture a farinha e o fermento. Assar no forno com temperatura de 180° por aproximadamente 40 min.
Esta receita é um exemplo de receitas para usar na culinária, mas há outras opções de alimentos para preparar com as crianças (Ver Recursos Complementares). A professora irá apresentar cada um dos ingredientes e oferecer para que as crianças provem, ampliando o repertório de sabores conhecido por elas.
Cada criança poderá contribuir acrescentando um ingrediente ao bolo. É interessante que eles participem de todas as etapas, colocando os ingredientes, misturando a massa após passar pelo liquidificador, despejando a massa na fôrma e levando ao forno, sempre lembrando de garantir a segurança do grupo com objetos quentes ou cortantes. Enquanto estiver no forno, a professora, deve alertar sobre os cuidados com a alta temperatura do forno acompanhando cada criança para ver se está pronto algumas vezes. A participação das crianças em cada etapa de preparação do bolo estimulará a percepção quanto ao processo de transformação dos ingredientes usados.
Acervo Institucional do NDI/CED/UFSC
Foto: Giseli Day - 2009
Quando o bolo estiver pronto, as crianças poderão brincar de parabéns e assoprar coletivamente a vela de aniversário. É importante que haja um adulto para cada mesa com velas para garantir a segurança das crianças. As crianças maiores poderão ajudar a cortar o bolo com a espátula e servir aos demais amigos. Essa pode ser uma atividade coletiva entre grupos de iguais ou diferentes faixas etárias, ampliando assim as possibilidades de interação entre as crianças da instituição.
Acervo Institucional do NDI/CED/UFSC
Foto: Giseli Day - 2009
Livros:
Lucy Cousins. O aniversário da Ninoca - 3a ed - São Paulo, Editora Ática: 2008 (Coleção Ratinha Ninoca);
"Dona Benta para crianças" - http://guiadobebe.uol.com.br/dona-benta-para-criancas/
A professora poderá avaliar no grupo o envolvimento das crianças em cada momento sugerido; o desenvolvimento corporal e expressivo nas propostas com ritmo, manuseio de materiais e ingredientes; se as crianças ampliaram e enriqueceram seu repertório de brincadeiras; se conseguiram esperar sua vez, respeitar e partilhar com os amigos; se perceberam as transformações dos alimentos durante a culinária.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!