Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vamos brincar de Aniversário?

 

19/08/2013

Autor e Coautor(es)
Carolina Shimomura Spinelli
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Graziela M. Beretta López

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Trabalhar elementos do conhecimento historicamente produzido por intermédio dos rituais sociais;
  • Desenvolver a musicalidade, ritmo e capacidade de expressão;
  • Diversificar os materiais utilizados para a mesma brincadeira, ampliando as possibilidades imaginativas;
  • Ampliar o repertório de brincadeira das crianças;
  • Ampliar o repertório de sabores das crianças;
  • Aprender a esperar sua vez e partilhar com os amigos;
  • Perceber a transformação dos alimentos por meio do cozimento.
Duração das atividades
Cada momento pode durar de 15 à 30 minutos. É interessante que cada momento ocorra em um dia diferente, mas também é possível condensá-los.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O assunto não exige conhecimentos prévios, visto que a professora poderá utilizar esta proposta para desenvolver, inclusive, a linguagem oral das crianças pequenas.

Estratégias e recursos da aula

Primeiras observações:

Celebrar o aniversário é importante para que as crianças sintam-se reconhecidas em seu grupo social e para que desenvolvam uma auto-estima positiva. É um dos primeiros rituais significativos às crianças, por isso, “brincar de aniversário” se torna uma atividade significativa para as crianças da educação infantil.  Esta aula foi pensada para crianças de 1,5 a 2,5 anos, no entanto pode ser adaptada para faixa etária de crianças maiores, complexificando os momentos propostos. Nesta aula as crianças irão significar o momento de cantar o parabéns.

1º Momento

Ensinar a música ao grupo.

 

A maioria das crianças já conhece a música, no entanto, a professora poderá cantá-la com o grupo e aproveitar o momento para fazer brincadeiras ritmadas:

  • Bater palmas no ritmo da música, bater os pés, bater com as mãos no joelho, na barriga, etc.;
  • Usar instrumentos da bandinha da instituição para acompanhar a música (se houver) ou usar objetos plásticos reaproveitados (como copo de requeijão) para bater na mesa ao ritmo da música, produzindo sons;
  • Cantar para cada criança do grupo, cantar com a boca fechada (produzindo apenas o ritmo da música), imitando uma formiguinha (voz fina), imitando um elefante (voz grossa), etc.

 

2º Momento

Bolo para brincar

 

Após avaliar que as crianças já conhecem bem a música, a professora poderá propor que façam bolos com a areia do parque e reproduzam a música. Nessa brincadeira será introduzida a “vela” para ser apagada como novo elemento, então a professora poderá colocar um palito sobre o bolo e reproduzir o movimento de assoprar a vela, para que as crianças compreendam como a brincadeira funciona. Essa brincadeira poderá ser enriquecida com vários artifícios sugeridos pela professora ou pelas próprias crianças: sugerir o sabor do bolo (buscando ampliar o repertório de sabores conhecido pelo grupo); cortar o bolo e dividir em pratinhos para todas as crianças; acrescentar água para fazer o bolo; pegar pedrinhas e folhas do parque para enfeitar; etc.  

 

AniversárioAniversário

Acervo Institucional do NDI/CED/UFSC

Foto: Giseli Day - 2009

 

A mesma brincadeira poderá acontecer utilizando a massinha de modelar como material. As crianças poderão fazer pequenas bolinhas para enfeitar o bolo e utilizar diversos materiais reciclados para ampliar as possibilidades estéticas da brincadeira (tampinhas de garrafa, palitos de picolé, formas, etc).

 

AniversárioAniversário

Acervo Institucional do NDI/CED/UFSC

Foto: Giseli Day - 2009
 
 
3º Momento
Apagar a vela

 

Após as crianças brincarem algumas vezes de fazer bolo e cantar parabéns no parque e com massinha, visto que é importante para esta faixa etária a repetição das propostas para que as crianças se apropriem significativamente das mesmas, a professora poderá acrescentar o elemento “fogo” na brincadeira. Como se trata de um recurso perigoso é importante ter mais adultos presentes no momento e explicar ao grupo que essa brincadeira só pode ser feita junto com os adultos, machuca o dedinho se colocá-lo no fogo, etc. Caso o grupo tenha um número considerável de crianças, é interessante que se divida a turma em grupos menores, ficando um adulto responsável por cada pequeno grupo.

Após as explicações necessárias, a professora irá repetir a brincadeira de massinha, mas dessa vez todos ajudarão a fazer o mesmo bolo. Ela deve combinar previamente quem irá apagar a vela: são todos juntos? É um de cada vez? Então, a professora irá acender a vela e cantar parabéns com o grupo. Quando a música encerrar a vela é apagada e a brincadeira pode se repetir enquanto as crianças estiverem interessadas.

 

AniversárioAniversárioAniversário

Acervo Institucional do NDI/CED/UFSC
 
Foto: Giseli Day - 2009
 

Posteriormente, a professora poderá deixar as velas disponíveis para que as crianças brinquem com as mesmas apagadas, enriquecendo seu repertório de brincadeiras.

 

Aniversário

Acervo Institucional do NDI/CED/UFSC

Foto: Giseli Day - 2009
 
 
4º Momento
Preparar um bolo para comer

 

Receita:

  • 1 xíc. de oleo;
  • 3 ovos;
  • 3 xíc. de farinha de trigo;
  • 2 xíc. de açúcar;
  • 2 cenouras médias;
  • 1 colher de fermento.

 

Preparo: 

Colocar no liquidificador a Cenoura, os ovos, óleo e açúcar. Misture esses ingredientes e numa bacia misture a farinha e o fermento. Assar no forno com temperatura de 180° por aproximadamente 40 min.

 

Esta receita é um exemplo de receitas para usar na culinária, mas há outras opções de alimentos para preparar com as crianças (Ver Recursos Complementares). A professora irá apresentar cada um dos ingredientes e oferecer para que as crianças provem, ampliando o repertório de sabores conhecido por elas.

Cada criança poderá contribuir acrescentando um ingrediente ao bolo. É interessante que eles participem de todas as etapas, colocando os ingredientes, misturando a massa após passar pelo liquidificador, despejando a massa na fôrma e levando ao forno, sempre lembrando de garantir a segurança do grupo com objetos quentes ou cortantes. Enquanto estiver no forno, a professora, deve alertar sobre os cuidados com a alta temperatura do forno acompanhando cada criança para ver se está pronto algumas vezes. A participação das crianças em cada etapa de preparação do bolo estimulará a percepção quanto ao processo de transformação dos ingredientes usados.

 

AniversárioAniversário

AniversárioAniversário

Aniversário

Acervo Institucional do NDI/CED/UFSC

Foto: Giseli Day - 2009

 

Quando o bolo estiver pronto, as crianças poderão brincar de parabéns e assoprar coletivamente a vela de aniversário. É importante que haja um adulto para cada mesa com velas para garantir a segurança das crianças. As crianças maiores poderão ajudar a cortar o bolo com a espátula e servir aos demais amigos. Essa pode ser uma atividade coletiva entre grupos de iguais ou diferentes faixas etárias, ampliando assim as possibilidades de interação entre as crianças da instituição.

 

Aniversário

Acervo Institucional do NDI/CED/UFSC

Foto: Giseli Day - 2009

Recursos Complementares

Livros:

Lucy Cousins. O aniversário da Ninoca - 3a ed - São Paulo, Editora Ática: 2008 (Coleção Ratinha Ninoca);

"Dona Benta para crianças" - http://guiadobebe.uol.com.br/dona-benta-para-criancas/

Avaliação

A professora poderá avaliar no grupo o envolvimento das crianças em cada momento sugerido; o desenvolvimento corporal e expressivo nas propostas com ritmo, manuseio de materiais e ingredientes; se as crianças ampliaram e enriqueceram seu repertório de brincadeiras; se conseguiram esperar sua vez, respeitar e partilhar com os amigos; se perceberam as transformações dos alimentos durante a culinária.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.