20/08/2013
Thaís Cristina de Oliveira, Leandro Rezende
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ter domínio da linguagem escrita e oral, interpretar informações.
Material: fichas de papel, lápis, quadro, pincel, notebook do Projeto UCA – Um Computador por Aluno, data show e pen drive.
Local: Sala de aula ou Laboratório de Informática.
1ª Atividade
Professor inicie a aula conversando com os alunos sobre o que é um bilhete? O que deve ter num bilhete? Quando devemos escrever um bilhete? Qual é a função do bilhete?
Após os alunos expressarem o que entendem por bilhete, explique que um bilhete deve ter linguagem clara, objetiva e simples; deve ter um destinatário (o leitor, a pessoa que vai ler o bilhete); deve escrever apenas o que for necessário para o entendimento da mensagem; colocar as informações básicas; deve ter um motivo; deve registrar a data, as saudações e o remetente (quem escreveu o bilhete); além disso, é fundamental organizar as ideias e estruturar as informações.
Apresente alguns modelos de bilhetes, para aquelas crianças que não se lembram.
Sugestão de bilhetes:
Disponível em: http://tuca-cantinhoeducativo.blogspot.com.br/2011/01/modelos-de-recados-e-bilhetes.html. Acesso em 6 de agosto de 2013.
Querida Laura,
Estou te esperando na biblioteca na hora do lanche pra gente procurar o livro que você leu sobre mistérios!
Beijos, Mariana. 01/08/2013 |
Fonte: Imagem do próprio autor.
2ª. Atividade
Proponha aos alunos que escrevam um bilhete para algum colega, destacando suas características pessoais. Explique que característica é o que constitui o caráter distintivo, a particularidade de uma pessoa ou de uma coisa, conforme o dicionário Aurélio.
Explicar também o que são as qualidades de uma pessoa, que é a maneira de ser da pessoa: gentil, educado, delicado, feliz, alegre etc.
A partir disso, solicite aos alunos que redijam um bilhete individualmente em pequenas fichas de papel, esse bilhete deverá abordar as qualidades desse colega escolhido.
Após a construção, todos os bilhetes serão trocados com o colega que está sentado ao lado (desde que este não seja o colega para quem o bilhete será destinado, caso seja, trocar com outro colega).
Os alunos farão a leitura do bilhete do colega e poderão fazer correções se considerar necessário. Posteriormente, o professor copia os bilhetes no quadro e todos participam das correções ortográficas necessárias, identificando se a mensagem está clara e se o formato está correto.
3ª. Atividade
Apresente para os alunos alguns bilhetes para que eles reconheçam os pontos principais.
Exemplo de bilhete:
Colega Augusto,
Por favor, me empreste seu caderno de Português, te devolvo amanhã no início da aula. Obrigado,
Vinícius 04/08/2013
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Fonte: Imagem do próprio autor.
Pergunte aos alunos:
1) Quem escreveu o bilhete?
2) Quem é o destinatário?
3) Qual é o assunto?
4) Qual saudação foi utilizada?
5) Qual data foi escrita?
Cada aluno deverá responder em seu notebook do Projeto UCA as perguntas e depois todos irão discutir sobre os principais aspectos contidos no bilhete. Professor, neste momento reforce junto aos alunos como construir um bilhete e o que é essencial para comunicar com o outro através desse gênero textual.
1ª. Atividade
Solicite que cada aluno escreva um bilhete para algum colega que não tem proximidade, mas conhece as características desse colega. Peça que enfatizem positivamente as qualidades desse colega.
Essa atividade permite que os alunos interajam com outros colegas que às vezes conversa ou se relaciona pouco. Esclareça que esse bilhete deverá ser claro e objetivo de modo que todos compreendam no momento da leitura.
2ª. Atividade
Após a escrita do bilhete, solicite que a turma se divida em 2 grupos.
Cada grupo envia um representante para fazer o jogo Par ou Ímpar. Aquele colega que ganhar, lê o bilhete que criou, para que, o outro grupo descubra para quem ele destina este bilhete. O grupo deverá descobrir o destinatário do bilhete pelas qualidades e características apresentadas. E assim até que todos os alunos leiam seus bilhetes.
Instigue os alunos para que observem se o bilhete está escrito de forma clara, objetivo e se contém erros ortográficos.
Professor converse com os alunos sobre a importância da escrita e da leitura nesse momento da vida deles. Explique a importância de se comunicar através da escrita e os benefícios de dominá-la corretamente.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto. Acesso em 6 de agosto de 2013.
Bilhetes com clareza e objetividade. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/bilhetes-clareza-objetividade-683016.shtml. Acesso em 6 de agosto de 2013.
A avaliação ocorrerá durante todo o processo de ensino e aprendizagem, observando a e avaliando a participação dos alunos nas atividades, na criação dos bilhetes, na leitura dos mesmos, na interação e respeito aos colegas. Registre as dificuldades e facilidades dos alunos para posteriores planejamentos.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
29/10/2013
Quatro estrelasGostei muito das atividades propostas, principalmente em relação a utilização dos netbooks na interpretação de um bilhete. Acredito que a utilização da tecnologia no desenvolvimento pedagógico facilita a aprendizagem dos alunos.