Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Jogo dos bilhetes: identificação e criação

 

20/08/2013

Autor y Coautor(es)
CLEBER GARCIA CASAGRANDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Thaís Cristina de Oliveira, Leandro Rezende

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprimorar a escrita.
  • Conhecer o gênero textual bilhete.
  • Produzir bilhetes.
  • Interpretar informações.
  • Desenvolver a leitura.
  • Identificar qualidades e características dos colegas.
Duração das atividades
7 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter domínio da linguagem escrita e oral, interpretar informações.

Estratégias e recursos da aula

 

Aulas 1, 2 e 3: Criando bilhetes

 

Material: fichas de papel, lápis, quadro, pincel, notebook do Projeto UCA – Um Computador por Aluno, data show e pen drive.

Local: Sala de aula ou Laboratório de Informática.

 

1ª Atividade

 

Professor inicie a aula conversando com os alunos sobre o que é um bilhete? O que deve ter num bilhete? Quando devemos escrever um bilhete? Qual é a função do bilhete?

Após os alunos expressarem o que entendem por bilhete, explique que um bilhete deve ter linguagem clara, objetiva e simples; deve ter um destinatário (o leitor, a pessoa que vai ler o bilhete); deve escrever apenas o que for necessário para o entendimento da mensagem; colocar as informações básicas; deve ter um motivo; deve registrar a data, as saudações e o remetente (quem escreveu o bilhete); além disso, é fundamental organizar as ideias e estruturar as informações.

Apresente alguns modelos de bilhetes, para aquelas crianças que não se lembram.

 

Sugestão de bilhetes:

modelo bilhete

Disponível em: http://tuca-cantinhoeducativo.blogspot.com.br/2011/01/modelos-de-recados-e-bilhetes.html. Acesso em 6 de agosto de 2013.

 

Querida Laura,

 

Estou te esperando na biblioteca na hora do lanche pra gente procurar o livro que você leu sobre mistérios!

 

Beijos,

Mariana.

01/08/2013

Fonte: Imagem do próprio autor.

 

 

2ª. Atividade

 

Proponha aos alunos que escrevam um bilhete para algum colega, destacando suas características pessoais. Explique que característica é o que constitui o caráter distintivo, a particularidade de uma pessoa ou de uma coisa, conforme o dicionário Aurélio.

Explicar também o que são as qualidades de uma pessoa, que é a maneira de ser da pessoa: gentil, educado, delicado, feliz, alegre etc.

A partir disso, solicite aos alunos que redijam um bilhete individualmente em pequenas fichas de papel, esse bilhete deverá abordar as qualidades desse colega escolhido.

Após a construção, todos os bilhetes serão trocados com o colega que está sentado ao lado (desde que este não seja o colega para quem o bilhete será destinado, caso seja, trocar com outro colega).

Os alunos farão a leitura do bilhete do colega e poderão fazer correções se considerar necessário. Posteriormente, o professor copia os bilhetes no quadro e todos participam das correções ortográficas necessárias, identificando se a mensagem está clara e se o formato está correto.

 

3ª. Atividade

 

Apresente para os alunos alguns bilhetes para que eles reconheçam os pontos principais.

 

Exemplo de bilhete:

Colega Augusto,

 

Por favor, me empreste seu caderno de Português, te devolvo amanhã no início da aula. 

Obrigado,

 

Vinícius

04/08/2013

 

 

Fonte: Imagem do próprio autor.

 

Pergunte aos alunos:

1)      Quem escreveu o bilhete?

2)      Quem é o destinatário?

3)      Qual é o assunto?

4)      Qual saudação foi utilizada?

5)      Qual data foi escrita?

Cada aluno deverá responder em seu notebook do Projeto UCA as perguntas e depois todos irão discutir sobre os principais aspectos contidos no bilhete. Professor, neste momento reforce junto aos alunos como construir um bilhete e o que é essencial para comunicar com o outro através desse gênero textual.

 

Aulas 4, 5, 6 e 7: Adivinhe para quem é meu bilhete

 

1ª. Atividade

 

Solicite que cada aluno escreva um bilhete para algum colega que não tem proximidade, mas conhece as características desse colega. Peça que enfatizem positivamente as qualidades desse colega.

Essa atividade permite que os alunos interajam com outros colegas que às vezes conversa ou se relaciona pouco. Esclareça que esse bilhete deverá ser claro e objetivo de modo que todos compreendam no momento da leitura.

 

2ª. Atividade

 

Após a escrita do bilhete, solicite que a turma se divida em 2 grupos.

Cada grupo envia um representante para fazer o jogo Par ou Ímpar. Aquele colega que ganhar, lê o bilhete que criou, para que, o outro grupo descubra para quem ele destina este bilhete. O grupo deverá descobrir o destinatário do bilhete pelas qualidades e características apresentadas. E assim até que todos os alunos leiam seus bilhetes.

Instigue os alunos para que observem se o bilhete está escrito de forma clara, objetivo e se contém erros ortográficos.

Professor converse com os alunos sobre a importância da escrita e da leitura nesse momento da vida deles. Explique a importância de se comunicar através da escrita e os benefícios de dominá-la corretamente.

Recursos Complementares

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto. Acesso em 6 de agosto de 2013.

 

Bilhetes com clareza e objetividade. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/bilhetes-clareza-objetividade-683016.shtml. Acesso em 6 de agosto de 2013.

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante todo o processo de ensino e aprendizagem, observando a e avaliando a participação dos alunos nas atividades, na criação dos bilhetes, na leitura dos mesmos, na interação e respeito aos colegas. Registre as dificuldades e facilidades dos alunos para posteriores planejamentos.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Angela Cristina de Camargo, Emeb Bosko Preradovic , São Paulo - dijo:
    angeladosbc@gmail.com

    29/10/2013

    Quatro estrelas

    Gostei muito das atividades propostas, principalmente em relação a utilização dos netbooks na interpretação de um bilhete. Acredito que a utilização da tecnologia no desenvolvimento pedagógico facilita a aprendizagem dos alunos.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.