Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A sociedade invisível

 

19/08/2009

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta, Rosangela Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Relações sociais, acordos e limites
Ensino Médio Sociologia Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais
Ensino Médio Geografia Organização e distribuição mundial da população
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas sintáticas
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Artes Arte Visual: Canal
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a comunidade do em torno da escola, tendo em vista um olhar mais sistematizado.
  • Identificar as diferenças sociais e culturais da comunidade em que vive e em nosso país.
  • Construir um mapa a partir dos relatos da comunidade e apontar a localização geográfica da comunidade e dos grupos (se houver).
Duração das atividades
6 aulas de 50 min. cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos precisarão conhecer a comunidade onde a escola está inserida, os diversos grupos que habitam essa comunidade, as diferenças sociais e culturais, entre outras características. De posse dessas informações verificar como esses grupos se relacionam.

Sugerimos que essa atividade seja realizada em conjunto com as disciplinas:

  • Matemática: análise de dados e estatística
  • Língua Portuguesa: Leitura e compreensão de textos, elaboração de pesquisas qualitativas e quantitativas.
  • Sociologia: estrutura da sociedade e a desigualdade social
  • Geografia: características da formação da cidade, questões sociais e econômicas, geopolítica
Estratégias e recursos da aula

PROBLEMATIZAÇÃO:

O professor deverá questionar os alunos se eles conhecem a comunidade onde a escola está inserida.
  • Como é essa comunidade?

É grande, é pequena, próxima do centro da cidade, periferia, indústrias, comércios, residencial, etc.

  • Quais as tribos que compões essa comunidade?

Hip Hop, Samba e pagode, Funck, pop rock, metal, gospel, patricinhas e playboys, manos e minas, emos, punks, etc.
  • Qual a classe social da comunidade?

Classe alta, classe média, zona de risco, etc.

  • Qual o perfil dessa comunidade?

Existem mais homens ou mulheres, crianças, jovens, adultos, idosos, trabalhadores, aposentados, desempregados, etc.

INSTRUMENTALIZAÇÃO:

Aula 01: Contextualizando

O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre a formação e as características da comunidade em que a escola está inserida: Qual o contexto social, cultural e econômico; Quantas pessoas moram com ele (quantidade de crianças, jovens, adultos e idosos);Quantos trabalham formalmente; Quantos trabalham informalmente; Qual a renda da família; Qual a religião; Estilo musical; Costumam freqüentar teatro, cinema e shows quantas vezes no mês; Quantos livros lêem por mês, etc.

O professor deverá anotar no quadro as respostas dos alunos e após concluir as questões atribuir porcentagens aos resultados. Nesse momento o professor deverá questionar a turma sobre: O perfil da comunidade descrito por eles condiz com a realidade da comunidade? Após esse levantamento sugerimos um debate com base em dois vídeos:

O vídeo demonstra a indiferença do ser humano no que se refere a desigualdade social, através da ótica do adulto. Abre espaço para discussão sobre o papel social de cada cidadão e sobre a formação humana, valores sociais de adultos preconceituosos/alienados incutidos nas crianças.

Na cidade

A animação aborda os temas como a desigualdade e os contrastes sociais, por meio de uma história em que o personagem principal vai à cidade grande e depara com a falta de moradia e a fome, ent re outros problemas

A turma será dividida em dois grupos, cada grupo deverá analisar e registrar em seu caderno e o relator do grupo em folha separada, um vídeo e discutir as seguintes questões:

  • Do que trata o vídeo?
  • Quais são os personagens?
  • Qual a moral da história apresentada?
  • Sob ótica de quem foi produzido o vídeo? Dos excluídos? Da classe social abastada? Do Governo?
  • A temática abordada no vídeo está mais próxima da com unidade, da cidade, do Estado ou d o País?
  • A realidade apresentada no vídeo tem relação com o contexto social dos alunos? Em caso negativo, questionar se essa realidade apontada no vídeo está muito distan te da escola?
  • O que pode ser feito para melhorar?

 O professor deverá recolher os textos e analisar as respostas dos alun os e verificar quais medidas sugeridas poderão ser implementadas na propo sta da aula.


Aula 02: O que é cartografia social?

Atenção Professor! Para realizar essa atividade reserve o laboratório de informática com conexão com a Internet.

0 professor deverá questionar os alunos sobre o que é Cartografia Social. O que significa? Para quê serve? Como aplicar a nossa comunidade? Que benefícios pode trazer a nossa comunidade?
A turma será dividida em pequenos grupos e deverão realizar a pesquisa no laboratório de informática e apresentar o resultado da pesquisa para turma. Para realizar essa atividade sugerimos a ferramenta Google Docs que possibilita criar textos e apresentações de forma colaborativa.

Tutoriais:

O professor deverá complementar as apresentações caso seja necessário.

Dicas de Sites:

Em Canais / Cidades@ e Estados@ pesquise o perfil da sua comunidade.

Projeto aplica a cartografia como forma de identificação social

Cartografia Social, Terra e Cidadania

Sociedade civil no espaço de atuação com juventude: uma cartografia social


Aula 03: Conhecendo a comunidade

Agora que os alunos já sabem o que é a Cartografia Social e co mo funciona, é hora de aplic ar os conhecimentos adquiridos e conhecer a comunidade local.
O professor deverá apresentar para turma um mapa com a localização da comunidade escolar. Para isso poderá utilizar o site: maps.goo gle.com.br

No mapa profe ssor e alunos deverão delimitar a área da pesquisa, isto é, qual a região será analisada, quantas quadras “antes e depois” da escola, quais os pontos mais importantes, etc. Após determinar a região a ser pesquisada a turma deverá ser dividida em pequenos grupos que deverão visitar os moradores da região escolhida.
Sugerimos a criação de 4 Grupos:

    * Grupo Norte: Responsável pela região Norte
    * Grupo Sul: Responsável pela região Sul
    * Grupo Leste: Responsável pela região Leste
    * Grupo Oeste: Responsável pela região Oeste


Após definir os grupos, o professor deverá auxiliar os alunos a elaborar o que stionário para aplicar na comunidade. Esse questionário deverá ser o mais completo possível, contemplando características econômicas, sociais, culturais, históricas, etc. Os alunos podem utilizar como exemplo as perguntas elaboradas pelo professor no início da primeira aula.
É importante que os alunos ao entrevistar a comunidade, solicitem que os moradores descrevam a região onde mora e suas principais características. Essa é a base da cartografia social.

Aula 04: Análise dos dados


Agora os grupos deverão compilar os dados, elaborar relatórios e gerar estatísticas.
Os resultados deverão ser apresentados para turma. Cada aluno deverá escrever um artigo de opinião elencando suas percepções sobre a região pesquisada: o que mais lhe chamou atenção, quais as dificuldades encontradas, pontos positivos e negativos da atividade, etc.

Aula 05: Construindo os mapas

Com base nos dados pesquisados e apresentados os alunos deverão iniciar a construção do mapa.
Os alunos deverão desenhar a região pesquisada, apontando a localização das casas, comércios, indústrias, igrejas, bibliotecas, etc. Cada aluno deverá fazer um desenho levando em consideração o depoimento dos moradores. Para realizar essa atividade os alunos deverão utilizar Papel A3 e lápis de cor.

Dica:
  • Visitar a Prefeitura Municipal de sua cidade e solicitar uma cópia do mapa local, nele os alunos podem fazer várias intervenções, inclusive redesenhá-lo com indicações de locais estudados, colocando imagens de cada região
  • Usar o google maps para imprimir ou servir de base na construção do mapa manual.


Os alunos deverão apresentar para o grupo o desenho. O grupo deverá analisar os desenhos e escolher os desenhos que irão compor o mapa principal da região.

Atenção professor! Participe das escolhas e discussões dos grupos, apontando as relações entre os desenhos, questionando as escolhas, verificando se os desenhos escolhidos condizem com a realidade apontada nas pesquisas.

Aula 06: Finalização dos trabalhos.

Atenção professor! Verifique se a escola dispõem de um painel amplo que comporte o mapa produzido pelos alunos.

Os alunos deverão finalizar os mapas e juntar as regiões (norte, sul, leste e oeste). Após o acabamento final o trabalho deverá ser exposto na escola, na área reservada pelo professor. Os alunos também deverão criar legendas, textos críticos sobre cada região, imagens, vídeos e áudio s sobre as pesquisas e relatos dos moradores.

CATARSE:
Após a atividade, os alunos deverão fazer um relatório individual ou um texto dissertativo indicando o que aprendeu com a atividade, quais as percepções e lições, o que mais chamou atenção, pontos positivos e negativos, quais as dificuldades e ncontradas, etc.

PRÁTICA SOCIAL FINAL DO CONTEÚDO:
Nova postura prática ante a realidade estudada e observada. Diante das discussões dos dados coletados (vídeos, entrevistas, imagens, pesquisas na internet, troca de idéias com os colegas) o s estudantes são convidados a exporem suas intenções, predisposições, atitudes diante do novo olhar para a sociedade, que pode ser registrado em um painel ou cartaz. Vamos convidar o estudante para colocar em execução o que p ropôs listando quais atitudes podem tomar diante da:

  • comunidade do em torno da escola, como podemos contribuir para esta comunidade?
  • É possível diminuir as diferenças sociais e culturais da comunidade em que vive e em nosso país?
  • O mapa construído a partir dos relatos da comunidade e sua localização geográfica podem levar a um planejamento urbano. O que o grupo acha de encaminhar nossas reivindicações aos órgãos competentes, tais como Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal.

REFERÊNCIAS DE TODOS OS RECURSOS UTILIZADOS:

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Na cidade Animação/simulação
Recursos Complementares
Mapas, papel A3, lápis de cor, pranchetas, gravador de áudio, máquina fotográfica, filmadora digital, laboratório de informática e internet.
Avaliação

O professor deverá definir em conjunto com a turma os critérios a serem avaliados, para que os alunos tenham consciência das competências e habilidades a serem desenvolvidas durante a atividade. Sugerimos alguns critérios:

  • Participação nas discussões
  • Participação nas atividades
  • Comprometimento com o trabalho
  • Responsabilidade com o grupo
  • Articulação das ideias, domínio da norma culta e coesão textual.
  • Pertinência dos comentários durante as discussões
  • Respeito aos colegas
  • Contribuição com o grupo no desenvolvimento das atividades
  • Postura durante as apresentações
  • Oralidade
  • Argumentação (pertinência dos argumentos)
  • Produções escritas
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 3/6 - 50%
  • Quatro estrelas 3/6 - 50%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • GERALDO DE ALMEIDA DIAS, E E E M RAYMUNDO MARTINS VIANNA , Pará - disse:
    geraldodias.pa@gmail.com

    08/01/2011

    Cinco estrelas

    Uma aula perfeita e completa!!! Lembrou-me uma aula que fiz (com poucos recursos) através de uma fotografia aérea da cidade onde moro (Belém), transformada em um grande mapa de compensado onde os alunos puderam "andar" por sobre o bairro e perceber as mudanças sócio-espaciais ocorridas ao longo dos anos. Parabéns, professores!!! Uma experiência enriquecedora.


  • Elizene Eurípedes, COLÉGIO ESTADUAL GUARACIABA AUGUSTA DA SILVA , Goiás - disse:
    elizene_ba@hotmail.com

    07/04/2010

    Quatro estrelas

    Adorei a sugestão, são aulas práticas e simples e que chamam a atenção. Vou realizar todas...


  • Giovana do Prado Ventorim, Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP , Rio de Janeiro - disse:
    gioventorim@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    excelente abraços gioventorim


  • Josely Pereira Gomes , Colégio Estadual Jardim Paulista , Tocantins - disse:
    josely.gomes@professor.to.gov.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei excelente essa aula muito rica para trabalhar em sociologia


  • Dalia Justina , Escola Rural Dr Augusto Monteiro , Acre - disse:
    djbrito64@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito bom! Envolvente.


  • Sergio Manoel da Silva, EE MILTON MARQUES CURVO , Mato Grosso - disse:
    sergiomanoel46@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Excelente plano de aula, muito bom, bem dinâmico e amplo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.