19/08/2009
Eziquiel Menta, Rosangela Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Saúde | Relações sociais, acordos e limites |
Ensino Médio | Sociologia | Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais |
Ensino Médio | Geografia | Organização e distribuição mundial da população |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas sintáticas |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas morfológicas |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Canal |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Os alunos precisarão conhecer a comunidade onde a escola está inserida, os diversos grupos que habitam essa comunidade, as diferenças sociais e culturais, entre outras características. De posse dessas informações verificar como esses grupos se relacionam.
Sugerimos que essa atividade seja realizada em conjunto com as disciplinas:
PROBLEMATIZAÇÃO:
O professor deverá questionar os alunos se eles conhecem a comunidade onde a escola está inserida.É grande, é pequena, próxima do centro da cidade, periferia, indústrias, comércios, residencial, etc.
Quais as tribos que compões essa comunidade?
Qual a classe social da comunidade?
Classe alta, classe média, zona de risco, etc.
Existem mais homens ou mulheres, crianças, jovens, adultos, idosos, trabalhadores, aposentados, desempregados, etc.
INSTRUMENTALIZAÇÃO:
Aula 01: Contextualizando
O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre a formação e as características da comunidade em que a escola está inserida: Qual o contexto social, cultural e econômico; Quantas pessoas moram com ele (quantidade de crianças, jovens, adultos e idosos);Quantos trabalham formalmente; Quantos trabalham informalmente; Qual a renda da família; Qual a religião; Estilo musical; Costumam freqüentar teatro, cinema e shows quantas vezes no mês; Quantos livros lêem por mês, etc.
O professor deverá anotar no quadro as respostas dos alunos e após concluir as questões atribuir porcentagens aos resultados. Nesse momento o professor deverá questionar a turma sobre: O perfil da comunidade descrito por eles condiz com a realidade da comunidade? Após esse levantamento sugerimos um debate com base em dois vídeos:
O vídeo demonstra a indiferença do ser humano no que se refere a desigualdade social, através da ótica do adulto. Abre espaço para discussão sobre o papel social de cada cidadão e sobre a formação humana, valores sociais de adultos preconceituosos/alienados incutidos nas crianças. |
A animação aborda os temas como a desigualdade e os contrastes sociais, por meio de uma história em que o personagem principal vai à cidade grande e depara com a falta de moradia e a fome, ent re outros problemas |
A turma será dividida em dois grupos, cada grupo deverá analisar e registrar em seu caderno e o relator do grupo em folha separada, um vídeo e discutir as seguintes questões:
O professor deverá recolher os textos e analisar as respostas dos alun os e verificar quais medidas sugeridas poderão ser implementadas na propo sta da aula.
Aula 02: O que é cartografia social?
Atenção Professor! Para realizar essa atividade reserve o laboratório de informática com conexão com a Internet.
0 professor deverá questionar os alunos sobre o que é Cartografia Social. O que significa? Para quê serve? Como aplicar a nossa comunidade? Que benefícios pode trazer a nossa comunidade?
A turma será dividida em pequenos grupos e deverão realizar a pesquisa no laboratório de informática e apresentar o resultado da pesquisa para turma. Para realizar essa atividade sugerimos a ferramenta Google Docs que possibilita criar textos e apresentações de forma colaborativa.
Tutoriais:
O professor deverá complementar as apresentações caso seja necessário.
Dicas de Sites:
Em Canais / Cidades@ e Estados@ pesquise o perfil da sua comunidade.
Projeto aplica a cartografia como forma de identificação social
Cartografia Social, Terra e Cidadania
Sociedade civil no espaço de atuação com juventude: uma cartografia social
Aula 03: Conhecendo a comunidade
Agora que os alunos já sabem o que é a Cartografia Social e co mo funciona, é hora de aplic ar os conhecimentos adquiridos e conhecer a comunidade local.
O professor deverá apresentar para turma um mapa com a localização da comunidade escolar. Para isso poderá utilizar o site: maps.goo gle.com.br
No mapa profe ssor e alunos deverão delimitar a área da pesquisa, isto é, qual a região será analisada, quantas quadras “antes e depois” da escola, quais os pontos mais importantes, etc. Após determinar a região a ser pesquisada a turma deverá ser dividida em pequenos grupos que deverão visitar os moradores da região escolhida. Sugerimos a criação de 4 Grupos: * Grupo Norte: Responsável pela região Norte * Grupo Sul: Responsável pela região Sul * Grupo Leste: Responsável pela região Leste * Grupo Oeste: Responsável pela região Oeste |
Após definir os grupos, o professor deverá auxiliar os alunos a elaborar o que stionário para aplicar na comunidade. Esse questionário deverá ser o mais completo possível, contemplando características econômicas, sociais, culturais, históricas, etc. Os alunos podem utilizar como exemplo as perguntas elaboradas pelo professor no início da primeira aula.
É importante que os alunos ao entrevistar a comunidade, solicitem que os moradores descrevam a região onde mora e suas principais características. Essa é a base da cartografia social.
Aula 04: Análise dos dados
Agora os grupos deverão compilar os dados, elaborar relatórios e gerar estatísticas.
Os resultados deverão ser apresentados para turma. Cada aluno deverá escrever um artigo de opinião elencando suas percepções sobre a região pesquisada: o que mais lhe chamou atenção, quais as dificuldades encontradas, pontos positivos e negativos da atividade, etc.
Aula 05: Construindo os mapas
Com base nos dados pesquisados e apresentados os alunos deverão iniciar a construção do mapa.
Os alunos deverão desenhar a região pesquisada, apontando a localização das casas, comércios, indústrias, igrejas, bibliotecas, etc. Cada aluno deverá fazer um desenho levando em consideração o depoimento dos moradores. Para realizar essa atividade os alunos deverão utilizar Papel A3 e lápis de cor.
Dica:
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Os alunos deverão apresentar para o grupo o desenho. O grupo deverá analisar os desenhos e escolher os desenhos que irão compor o mapa principal da região.
Atenção professor! Participe das escolhas e discussões dos grupos, apontando as relações entre os desenhos, questionando as escolhas, verificando se os desenhos escolhidos condizem com a realidade apontada nas pesquisas.
Aula 06: Finalização dos trabalhos.
Atenção professor! Verifique se a escola dispõem de um painel amplo que comporte o mapa produzido pelos alunos.
Os alunos deverão finalizar os mapas e juntar as regiões (norte, sul, leste e oeste). Após o acabamento final o trabalho deverá ser exposto na escola, na área reservada pelo professor. Os alunos também deverão criar legendas, textos críticos sobre cada região, imagens, vídeos e áudio s sobre as pesquisas e relatos dos moradores.
CATARSE:
Após a atividade, os alunos deverão fazer um relatório individual ou um texto dissertativo indicando o que aprendeu com a atividade, quais as percepções e lições, o que mais chamou atenção, pontos positivos e negativos, quais as dificuldades e ncontradas, etc.
PRÁTICA SOCIAL FINAL DO CONTEÚDO:
Nova postura prática ante a realidade estudada e observada. Diante das discussões dos dados coletados (vídeos, entrevistas, imagens, pesquisas na internet, troca de idéias com os colegas) o s estudantes são convidados a exporem suas intenções, predisposições, atitudes diante do novo olhar para a sociedade, que pode ser registrado em um painel ou cartaz. Vamos convidar o estudante para colocar em execução o que p ropôs listando quais atitudes podem tomar diante da:
REFERÊNCIAS DE TODOS OS RECURSOS UTILIZADOS:
Nome | Tipo |
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Na cidade | Animação/simulação |
O professor deverá definir em conjunto com a turma os critérios a serem avaliados, para que os alunos tenham consciência das competências e habilidades a serem desenvolvidas durante a atividade. Sugerimos alguns critérios:
Quatro estrelas 6 classificações
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08/01/2011
Cinco estrelasUma aula perfeita e completa!!! Lembrou-me uma aula que fiz (com poucos recursos) através de uma fotografia aérea da cidade onde moro (Belém), transformada em um grande mapa de compensado onde os alunos puderam "andar" por sobre o bairro e perceber as mudanças sócio-espaciais ocorridas ao longo dos anos. Parabéns, professores!!! Uma experiência enriquecedora.
07/04/2010
Quatro estrelasAdorei a sugestão, são aulas práticas e simples e que chamam a atenção. Vou realizar todas...
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente abraços gioventorim
24/03/2010
Cinco estrelasAchei excelente essa aula muito rica para trabalhar em sociologia
24/03/2010
Quatro estrelasMuito bom! Envolvente.
24/03/2010
Quatro estrelasExcelente plano de aula, muito bom, bem dinâmico e amplo.