Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


QUAL A NOSSA RECEITA FAVORITA? PIZZA!

 

18/08/2013

Autor e Coautor(es)
Thaisa Neiverth
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea C. Flôr; Giandréa R. Strenzel; Graziela B. López

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Trabalhar práticas de leitura e interpretação a partir de uma receita;

* Trabalhar conceitos matemáticos relacionados às medidas da receita;

* Ampliar o repertório cultural das crianças a partir de uma culinária típica italiana (pizza);

* Explorar os 5 sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar) a partir da experiência;

* Estimular que as crianças provem alimentos novos;

* Trabalhar os elementos culturais que envolvem a alimentação, em especial a partilha.

Duração das atividades
30 minutos para a mobilização; 1 hora para fazer a massa e o molho; 30 minutos para montar a pizza; 30 minutos para assar; 45 minutos para partilhar.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Trabalhar culinária na Educação Infantil é uma das formas de garantir que as crianças, mesmo pequenas, tenham acesso a conteúdos historicamente produzidos pela sociedade. Posto que a forma com que nos alimentamos e cozinhamos, assim como a escolha dos alimentos revela nossa história. Além disso, trabalhar uma receita elabora abstrações simbólicas e matemáticas de um jeito prazeroso. 

Dessa maneira, essa aula não exige conhecimentos prévios, mas depende de uma organização da professora que deverá avaliar se a instituição tem um espaço adequado para o preparo da culinária com forno e fogão, e ainda  providenciar os ingredientes para a pizza.

Estratégias e recursos da aula
Material utilizado:
 
* Forno para assar pizza;
 
* Fogão para fazer o molho;
 
* Tigela para massa;
 
* Panela para o molho;
 
* Recipiente para amassar a massa;
 
* Rolo de macarrão;
 
* Colheres e facas sem ponta;
 
* Forma;
 
* Xícaras;
 
* Colheres;
 
* Recipientes para o recheio;
 
* Ingredientes;
 
* TV e DVD;
 
* DVD: A fantástica história da pizza.
 
OBS: O professor deve providenciar os ingredientes de acordo com as possibilidades da instituição. Uma sugestão é dividir entre os alunos e pedir aos seus pais com um bilhete explicando a proposta da atividade.
 
1º. Momento - Filme (1 hora e 30 minutos)
 
O professor deve organizar as crianças para que assistam o filme que conta um pouco a história da pizza. Ele servirá para mobilizar os pequenos para a atividade. Caso o professor não tenha acesso ao filme sugerido pode pensar em outra atividade que mobilize. Qualquer história ou filme que trate de culinária pode ser interessante. Outra sugestão de filme é o Ratatouille. 
p1
 
2º. Momento - Massa e molho (1 hora)
 
Com a receita em lugar visível o professor pode junto com as crianças preparar a massa. O preparo da massa oferece possibilidade de manipulação às crianças. É importante que o professor deixe as crianças colocar os ingrediente na massa e também ajudar a amassar. Já em relação ao molho a participação das crianças é mais restrita, pois os ingredientes devem ser cortados pelos adultos, mas os pequenos podem observar o preparo da receita. Quando as massas estiverem no ponto, o professor deve colocá-las nas formas para pré-assá-las e cozinhar o molho longe do alcance das crianças. O ideal é que a montagem seja feita com a massa e o molho já frios para não colocar as crianças em risco. Assim a sugestão é que a montagem seja feita em um dia posterior ao da massa. 
p4
Fonte: Acervo NDI 2013.
 
p2
Fonte: Acervo NDI 2013.
 
p3
Fonte: Acervo NDI 2013.
p5
Fonte: Acervo NDI 2013.
 
3º. Momento - Montagem da pizza (30 minutos)
 
Com a pizza pré-assada e o molho pronto, o professor deve dividir as crianças em três grupos. Cada grupo montará uma pizza. Os ingredientes devem estar divididos e disponíveis para que as crianças manipulem e experimentem.  O que cada grupo deverá respeitar é a ordem de colocar os ingredientes, sendo primeiro o molho depois os recheios e o queijo.
p6
Fonte: Acervo NDI 2013.
 
4º. Momento - Assando... (30 minutos)
 
Enquanto as pizzas assam, as crianças podem ajudar o professor a organizar o espaço onde ela será servida. Podem ser colocadas toalhas e pratos nas mesas além de ser escolhida uma trilha sonora para a degustação.  
p7 p8 p9
Fonte: Acervo NDI 2013.
 
5º. Momento - Compartilhando a receita (45 minutos)
 
Com a pizza e o espaço pronto é hora de degustar o resultado da experiência culinária. É necessário que durante o lanche o professor estimule o sentido das crianças, atentando para o cheirinho e o sabor da pizza! Além disso o educador deve dar destaque ao quão foi importante a participação de todos e como é saboroso compartilhar o resultado de um trabalho coletivo.
p10
Fonte: Acervo NDI 2013.
Recursos Complementares
Avaliação

Durante o processo de avaliação o professor deve tentar identificar se as crianças compreenderam a receita em relação aos seus elementos simbólicos e a abstração matemática. Além disso, deve conversar com as crianças sobre o filme resgatando pontos da cultura italiana presentes no preparo da pizza.  O professor pode ainda tentar perceber nas reações das crianças durante o preparo e a degustação se os cinco sentidos foram explorados na medida em que as crianças experimentaram novos sabores. E, por fim o professor deve estimular e perceber se o objetivo da partilha foi atingido no momento da refeição

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.