Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Matemática nas compras do dia a dia. TV Escola – Série: A Matemática em toda parte

 

20/08/2013

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Construir o significado do conceito de números e identificar suas funções;
  • Identificar os números em diferentes contextos;
  • Explorar as noções de adição e de subtração;
  • Identificar a função do dinheiro nas compras diárias;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenha sido trabalhado com o aluno noções de números e quantidade, através de diferentes estratégias, a fim de que o aluno seja capaz de reconhecer número no cotidiano e efetuar contagem simples. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet, laptop, máquina fotográfica e filmadora.

Estratégias e recursos da aula

 INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo desenvolver uma proposta de trabalho, reflexão e prática relacionada ao programa da TV Escola – Série: A Matemática em toda parte. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2352>. Acesso em: 09 de ago. 2013.

Cabe a você professor, de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula. 

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, para a presente aula, sugerimos que você apresente um cartaz (em papel Kraft ou cartolina) para a turma, com o relato de uma criança de 6 anos, no qual consta a seguinte informação:

  cartaz

Fonte: Imagem da própria autora.

Em seguida, prepare algumas questões para serem discutidas após a leitura do texto.

Posteriormente, questione os alunos: 

  • Qual o nome da menina?
  • A idade de Ana é semelhante ou igual a sua?
  • O que podemos descobrir sobre Ana?
  • Ana deu várias informações sobre ela, para isso, precisou usar os números. Quais foram as informações?
  • Você sabe ler os números que apareceram na fala de Ana?
  • Qual o número do telefone dela?
  • Você já parou para pensar como os números fazem parte da nossa vida?

Professor, é fundamental valorizar e aproveitar os conhecimentos prévios dos alunos como ponto de partida para a construção de novos conceitos. Converse com os alunos sobre as noções que eles possuem do uso dos números à nossa volta, como: sua idade; o número: do sapato, do seu telefone, da sua residência e outros.

Agora, é a sua vez! 

Com a ajuda do professor procure saber e escreva onde estão os números em sua vida. 

Como registro, proponha aos alunos para preencherem a ficha abaixo no caderno de Matemática, de acordo com as informações que se pede: 

  • O seu nome;
  • A sua idade;
  • O dia do seu aniversário;
  • O número do seu sapato;
  • O número do seu telefone;
  • O número da sua casa ou de seu apartamento;
  • O seu peso;
  • A sua altura.  

 ficha

Fonte: Imagem da própria autora.

Professor, caso sua escola possua os laptops, você poderá sugerir que os alunos façam suas fichas utilizando o programa KWord seguindo os passos:  KWord (Área de trabalho > Processador de Textos). Imprima o material digitado pelos alunos e coloque no mural da sala de aula para apreciação de todos.

Professor, prepare um momento para socialização das produções dos alunos. Peça que formem um círculo e apresentem suas fichas.

Após as apresentações das produções peça para os alunos compararem as informações, se houve semelhanças nos textos e o que foi diferente. Levante comparações:

  • Que tal comparar o número do seu sapato com o número dos sapatos dos seus colegas e descobrir quem usa o mesmo número?
  • Quantos alunos da sua turma usam o mesmo número de sapato que você? Quantos usam um número diferente?
  • Compare o número do seu telefone com os números de telefone dos colegas da turma. Alguém na turma tem o mesmo número de telefone que você?
  • Por que os números de telefone precisam ser diferentes uns dos outros?

Atividade de casa

Proponha aos alunos uma pesquisa de outros números que fazem parte do seu dia a dia.

Faça uma pesquisa em revistas, jornais, encartes de supermercado com seus familiares sobre os números no nosso cotidiano. Depois, elabore cartazes que explicam em que situações os números são utilizados por você e sua família.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam seus cartazes, utilizando o programa Tux Paint, seguindo o caminho: (Metasys < Aplicativos < Edusyst < Arte e Música < Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração. Você poderá sugerir: “De olho nos números”.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Proponha um momento para a socialização das pesquisas realizadas em casa, com a participação dos familiares. Peça que os alunos formem um círculo e apresentem seus cartazes e comentem em que situações os números são utilizados em sua casa.

Organize uma lista sobre onde podemos encontrar os números e em que situações eles estão presentes. Depois, exponha no mural da sala de aula. Aproveite e explore as características deste gênero textual. Converse com os alunos sobre a presença dos números em nosso cotidiano. Eles estão presentes quando vocês: brincam, jogam, medem, comem, compram e outras ações diárias.

Professor, providencie vários encartes de anúncio de supermercado para explorar com os alunos a utilização dos números e do dinheiro (cédula e moeda). Veja sugestões:

encarte

encarte

  • Sítio: “Mídiajá Comunicação: Encarte do supermercado econômico”. Disponível em: <http://midiaja.com.br/versao3/?p=869>. (Neste sítio você encontrará sugestão de encarte de supermercado.). Acesso em: 08 de ago. 2013.

encanrte 3

Organize os alunos em pequenos grupos e disponibilize um encarte para cada um. Solicite que cada grupo analise determinada página do anúncio dos produtos e respondam às seguintes questões:

  • Qual dos produtos anunciados nessa página é o mais caro? E o mais barato?
  • Quantos vocês gastariam se comprassem 3 produtos alimentícios?
  • O que vocês comprariam com 30 reais?

VISITA A LANCHONETE DA ESCOLA

Professor, sugerimos que você organize um diálogo com a turma antes da visita. Registre na lousa algumas indagações para a observação dos alunos. Ao visitarem a lanchonete, peça a eles que façam anotações e respondam as questões, além de registrarem outras considerações que acharem fundamentais.

  • Quais produtos a lanchonete comercializa?
  • Qual o produto mais caro? E o mais barato?
  • O que você gostou de descobrir na lanchonete? 

foto 4 foto 3

foto 2 foto   

Fonte: Alunos na lanchonete. Escola de Educação Básica - ESEBA. Pesquisa realizada na Lanchonete próximo da Escola com os alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental. Ano 2012. Imagem da própria autora. 

 

Caso sua escola não possua lanchonete, localize uma, nos arredores da escola. Converse previamente com os responsáveis e faça um trabalho de campo para coletar as informações necessárias para a discussão. 

Como registro, proponha aos alunos que em duplas: elaborem um cardápio para um lanche completo (suco, salgado, pão de queijo, bolacha, fruta), descrevendo os alimentos saudáveis que devemos consumir numa tarde; calculem quanto gastariam.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que representem o cardápio e o valor de cada produto, utilizando o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys < Aplicativos < Edusyst < Arte e Música < Pintura Digital).

Professor, após a visita é importante consolidar os conhecimentos adquiridos, a partir do seu conteúdo. Dessa forma, converse sobre as considerações feitas pelos alunos.

 

3ª Atividade:  aproximadamente 60 minutos.

CONTANDO COM O DINHEIRO

Professor, apresente as cédulas do sistema monetário por meio de data show ou providencie as cédulas de brinquedo para os alunos visualizarem e aproveite para trabalhar noções de quantidade, valor, troco.

cedulas

Fonte: PERACCHI, Edilaine do Pilar F.; TOSATTO, Carla Cristina; TOSATTO, Cláudia Miriam. Coleção hoje é dia de Matemática. 1 º Ano. 1. Curitiba: Positivo, 2007. p. 130.

Posteriormente, levante questionamentos:

  • Quais dessas moedas e cédulas você conhece?
  • Qual é a de menor valor? E a de maior valor?
  • A cédula de 1 real tem o mesmo valor da moeda de 1 real?

Como forma de registro, proponha as atividades abaixo aos alunos no caderno de Matemática.  

OS NÚMEROS E AS CÉDULAS 

1 - Represente por meio de desenho a quantidade de moedas e cédulas existentes no nosso sistema monetário e seus valores.                                                                                                                                                                         

2 - Descubra e desenhe duas maneiras diferentes de formar 5 reais usando cédulas de:

nota 1 e 2

3 - Forme 10 reais utilizando as cédulas de:

nota 5

 

Os números na receita de bolo

Marina resolveu fazer um bolo. Porém, quando foi olhar a receita, percebeu que faltavam alguns ingredientes. Veja a receita e os ingredientes que Marina possui:

 BOLO DE FORMIGUEIRO

INGREDIENTES                                                                COBERTURA

  • 4 ovos                                                                                     1 xícara de leite
  • 2 xícaras de açúcar                                                            9 colheres de chocolate em pó
  • 3 xícaras de farinha de trigo                                          5 colheres de açúcar
  • 5 colheres de margarina                                                 1 colher de margarina
  • 2 copos de leite
  • 1 vidro de leite de coco
  • 1 pacote de chocolate granulado
  • 1 colher de fermento

 

INGREDIENTES QUE MARINA POSSUI:

Marina

Agora, responda:

a) Você viu que Marina não tem todos os ingredientes necessários. Quais estão faltando? Escreva e desenhe-os no espaço abaixo: 

 

 

 

b)  Marina foi ao supermercado e comprou os seguintes produtos:

produtos

 

  • Quantos ovos Marina comprou?

______________________________________________________________

  • Quantos ovos sobrarão depois que Marina fizer o bolo?

______________________________________________________________

 

c) Na compra que Marina fez, ela gastou mais de R$ 10,00 reais ou menos? Faça um X no valor que representa a resposta correta.

 

                               MAIS DE R$10,00                                            MENOS DE R$10,00

                                               REAIS                                                                   REA IS

 

 d) No supermercado, Marina pagou sua compra e não recebeu troco. Marque as cédulas que ela pode ter usado:

notas

Ligue os quadros tem a mesma quantia.

notas

 

 Fonte: Atividades adaptadas do livro: PERACCHI, Edilaine do Pilar F.; TOSATTO, Carla Cristina; TOSATTO, Cláudia Miriam. Coleção hoje é dia de Matemática. 1º Ano. 1. Curitiba: Positivo, 2007. p. 133-137. 

 

 4ª Atividade:  aproximadamente 60 minutos.

VAMOS ÀS COMPRAS: TRABALHO DE CAMPO

Professor, proponha um trabalho de campo na feira da sua cidade, mais próxima da escola. Para isso, você precisa planejar todas as etapas. Envolva os alunos neste trabalho, pois ele possibilita diferentes atividades interdisciplinares e é uma excelente maneira de criar atividades de escrita contextualizadas. Veja algumas etapas:

  • Decidir o dia e a hora que iremos à feira;
  • Qual o transporte que vamos utilizar: a pé, ônibus, carro ou outro;
  • Quem vai nos acompanhar: os pais, outros professores;
  • Estabelecer o trajeto que vamos utilizar para chegar até a feira;
  • Solicitar a autorização dos pais e da direção da escola;
  • Estabelecer as regras do passeio;
  • Elaborar uma lista de produtos e o valor que cada um vai levar para a feira;
  • Solicitar que levem um bloco de notas para anotar o valor de cada produto.

Professor, cabe a você de acordo com a sua realidade utilizar os recursos tecnológicos disponíveis em sua escola, como máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar o passeio por meio de fotos e construir um mural para ser divulgado para toda a comunidade escolar.

Professor, é importante que você prepare o ambiente da sala de aula ao retornar para que os alunos possam compartilhar suas ideias e observações feitas durante o passeio.

Em seguida, os alunos em duplas poderão fazer registro  do  que cada um comprou e quanto gastou, por escrito ou por meio de produções artísticas – desenho e ilustrações. Veja o exemplo:

  Atividade

Promova uma exposição dos desenhos, imprima e divulgue para toda a comunidade escolar.

Professor, é fundamental que os alunos apresentem suas produções aos colegas. Portanto, organize o espaço e converse sobre a forma das apresentações de sua lista de compras. Ao final seria interessante comparar os registros do trabalho realizado.

 

Atividade complementar.

APROVEITANDO OS PRODUTOS

Professor, utilize os produtos comprados pelos alunos para fazer: uma salada de fruta ou outras saladas, sucos e bolos. Para isso, prepare os utensílios domésticos necessários ou leve-os até a cozinha da escola. Depois, é só degustar! 

Recursos Complementares

Sugestões de links para os professores:

Sítio: “Nova Escola: Vamos às compras”. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/vamos-compras-427218.shtml>. (Neste sítio você encontrará sugestão de organizar um brechó em sala de aula.). Acesso em: 07 de ago. 2013.

Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; construir o significado do conceito de números e identificar suas funções; identificar os números em diferentes contextos; explorar as noções de adição e de subtração; identificar a função do dinheiro nas compras diárias; analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Aurelyana, Estudante , Rio Grande do Norte - disse:
    aurelya25ofmorais@gmail.com

    09/03/2015

    Quatro estrelas

    Parabéns pelo trabalho. Adorei a ideia!


  • Maria da Silva Rodrigues, CEEbja Profª Maria Deon de Lira - EFM , Paraná - disse:
    mariasrodrigues61@yahoo.com.br

    19/09/2013

    Quatro estrelas

    Priscila, bom dia! Considero pertinente essa sugestão de aula. Vou desenvolver com alunos da Sala de Recursos. Eles estão na Fase II do Ensino Fundamental, mas apresentam distúrbios de aprendizagens. Essa aula será perfeita pra eles. Um grande abraço, Professora Maria


  • Rosangela Oliveira, Estudante UFSCar , São Paulo - disse:
    roliveira8@gmail.com

    22/08/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito das sugestões das aulas, pois são muito interessantes e, de fato, favorecem a aprendizagem do conhecimento lógico-matemático presente no dia a dia do educando. Pois segundo Piaget (1978), o conhecimento lógico matemático é uma construção resultante da ação mental da criança sobre o mundo, não sendo assim, inerente ao objeto devido ser construído a partir das relações que a ela elabora na sua atividade de pensar sobre o mundo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.