Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O uso das tirinhas no processo de aquisição da leitura e da escrita

 

20/08/2013

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Ler e interpretar tirinhas;
  • Identificar os personagens nas tirinhas;
  • Produzir frases e textos a partir de uma tirinha;
  • Perceber e comparar a finalidade de um texto;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que seja capaz de localizar informações e de utilizar os recursos das TICs como: tablet, laptops, máquina fotográfica e filmadora. É importante ainda, que o aluno seja capaz de expor suas ideias e de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÃO AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 

Sítio: “E.M.Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em:  <http://wlcaminha.blogspot.com.br/ >. (Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 05 de ago. 2013.). 

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. (Acesso em: 05 de ago. 2013.) e depois clique em "Cadernos de Formação". 

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, para a presente aula, sugerimos que você escolha uma tirinha para ser lida na sala de aula. Confeccione fichas em folhas de papel  A3 (pode ser reproduzida) ou projetada no data show, com os desenhos das tirinhas para interpretar a história. 

  tirinha 2

Sítio: “Espaço de Educar: Tirinhas Turma da Mônica”. Disponível em: <http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2012/07/muitas-tirinhas-da-turma-da-monica-para.html>. (Neste sítio você encontrará várias sugestões de tirinhas da Turma da Mônica. Acesso em 05 de ago. de 2013.).

Professor, converse com a turma sobre o assunto da tirinha. Levantando os questionamentos:

  • Por que a Mônica está correndo atrás do Cebolinha?
  • Como ele queria resolver a situação?
  • Como podemos entender a história sem a escrita em todos os quadrinhos?
  • A Mônica compreendeu a escolha do Cebolinha para resolverem o problema?
  • A expressão “tabuleilo de xadlez” ganhou duplo significado no texto. O que significou a expressão para Mônica e o que significou para Cebolinha?
  • O problema de Cebolinha foi resolvido?
  • Você já vivenciou situação semelhante?

Como registro proponha que os alunos respondam as atividades abaixo no caderno de Língua Portuguesa: 

Escola de Educação Básica da UFU

Professora: Priscila Gervásio Teixeira

Aluno:_______________________________________________ Data:____/___/____

1. Escreva um título para a tirinha da Turma da Mônica.

______________________________________________________________

2. Leia o segundo quadrinho da tirinha.

Tirinha 3

 

Agora, responda:

 A) Existe algum erro na escrita das palavras usadas pelo Cebolinha.

________________________________________________________________

B) Escreva as letras que o Cebolinha sempre troca nas palavras.

________________________________________________________________

C) De acordo com a escrita ortográfica, faça a correção das palavras usadas pelo Cebolinha.

Tirinha 4

FONTE DAS TIRINHAS: Sítio: “Espaço de Educar: Tirinhas Turma da Mônica”. Disponível em: <http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2012/07/muitas-tirinhas-da-turma-da-monica-para.html>. (Neste sítio você encontrará várias sugestões de tirinhas da Turma da Mônica. Acesso em 05 de ago. de 2013.).

Fonte: Imagem da própria autora.

Professor, é importante ressaltar que o incentivo a leitura é fundamental para que o aluno avance em seu processo de alfabetização. A tirinha é uma forma divertida para se trabalhar gênero textual, interpretação e ortografia.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Professor, faça com a turma uma visita à biblioteca da escola e descubra o universo dos gibis com a turma. Instigue-os a explorarem os gibis, selecione alguns gibis para a leitura em sala de aula durante a semana.

Você sabia? “Um dos destaques do PNBE - Programa Nacional Biblioteca da Escola é a distribuição dos livros de literatura, que engloba textos em prosa (novelas, contos, crônica, memó­rias, biografias e teatro), em verso (poemas, cantigas, parlendas, adivinhas), livros de imagens e livros de história em quadrinhos. Esses livros são destinados às bibliotecas das escolas.” (BRASIL, 2012, p. 40.).

Fonte: LEAL, Telma Ferraz; LIMA, Juliana de Melo. Materiais didáticos no ciclo de alfabetização. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 36-44, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 05 de ago. 2013.

Como registro, proponha aos alunos, que na medida em que forem lendo os gibis durante a semana, anotem: o título do gibi; nome dos personagens, suas descobertas com a história. Veja a sugestão: 

 

SEGUNDA -FEIRA

TERÇA- FEIRA

QUARTA-FEIRA         

QUINTA-FEIRA          

SEXTA-FEIRA  

NOME DO

GIBI

         

NOME DOS

PERSONAGENS

         

O QUE LHE

CHAMOU ATENÇÃO

         

DESCOBERTAS COM A HISTÓRIA

         

  Fonte: Imagem da própria autora.

Oriente os alunos para observarem as imagens e a sequência de acontecimentos. Depois, na sala de aula peça para eles recontarem uma história lida ou a que mais gostaram.

Professor, proponha um momento para socialização das obras literárias lidas durante a semana. Peça aos alunos que formem um círculo. Depois, solicite que cada aluno faça uma mímica de algum personagem do gibi, sendo que o desafio é que a turma descubra qual é o personagem ou a história. Se achar oportuno, filme as apresentações e depois assista com os alunos.

 DE OLHO NOS GIBIS

Professor, organize os alunos em pequenos grupos, cada grupo deverá escolher um trecho da história do gibi lida durante a semana.

Em seguida, os grupos deverão escrever uma frase para cada quadrinho. Oriente os alunos para observarem as imagens e a sequência de acontecimentos. Depois, na sala de aula peça para eles apresentarem suas produções aos colegas.

Converse com os alunos que mesmo sem usar palavras a tirinha passa uma mensagem. Para descobrir esta mensagem os leitores têm que interpretar as imagens.

Veja a sugestão: 

Observe a tirinha abaixo. Escreva uma frase para cada quadrinho.

 atividade 5

Fonte: Sítio: “Ensinando com Carinho: Tirinhas para Redação”. Disponível em: <http://www.atividadeeduca.com/2012/06/tirinhas-para-redacao.html>. (Neste sítio você encontrará sugestões de várias tirinhas para utilizá-las em sala de aula.). Acesso em: 06 de ago. 2013.

 

Atividade de casa

 Leia com seus familiares a história em quadrinho:

 Tirinha 6

 Sítio: “Espaço de Educar: Tirinhas Turma da Mônica”. Disponível em: <http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2012/07/muitas-tirinhas-da-turma-da-monica-para.html>.

(Neste sítio você encontrará várias sugestões de tirinhas da Turma da Mônica. Acesso em: 05 de ago. 2013.). 

INTERPRETANDO A HISTÓRIA

1. Escreva um título para a história.

__________________________________________________________________

2. Quem são os personagens mostrados na tirinha?

__________________________________________________________________

3. O que está acontecendo nesta história?

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

4. Por que o Cebolinha não quer mais brincar?

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

5. O que você faz para ajudar nos trabalhos domésticos?

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

Fonte: Imagem acervo da própria autora. 

Atividade Complementar

Professor, você também poderá aproveitar a temática da aula para trabalhar com as questões da escrita ortográfica e a pontuação, utilizada nas tirinhas. É importante que o aluno perceba que a linguagem tem duas formas distintas de ser utilizada: uma culta (padrão, formal), pois temos uma gramática normativa e outra coloquial (informal), que é a linguagem que os indivíduos geralmente utilizam na fala de acordo com o lugar de convivência e que mais se aproxima da linguagem oral.

Selecione alguma tirinha que contenha a escrita informal para os alunos, em grupos, transporem da linguagem informal para a escrita culta. 

 tirinha 7

 tirinha 8

Sítio: “Espaço de Educar: Tirinhas Turma da Mônica”. Disponível em: <http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2012/07/muitas-tirinhas-da-turma-da-monica-para.html>. (Neste sítio você encontrará várias sugestões de tirinhas da Turma da Mônica. Acesso em: 05 de ago. 2013.).

Quando todos terminarem a atividade apresente_a para a turma e juntamente com os alunos, identifiquem as palavras corrigidas.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

VISITANDO O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Professor, caso sua escola possua os laptops do Projeto UCA ou Laboratório de Informática você poderá selecionar algumas tirinhas para trabalhar com essa temática na sala de aula. Organize os alunos em duplas e auxilie-os para acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os sítios abaixo: 

Professor, é importante conversar com os alunos sobre a sequência de acontecimentos das imagens. Instigue os alunos a trocarem ideias e a refletirem sobre as leituras realizadas. Quando todas as duplas realizarem as leituras faça um momento de discussão sobre o que acharam das tirinhas, o que sentiram dificuldade e facilidade e principalmente como os colegas se ajudaram mutuamente.

Professor, reproduza a tirinha, recorte os quadrinhos e os entregue para as duplas, a fim de que organizem a história na sequência que considerarem correta.  Em seguida, explore as ilustrações, prepare algumas questões para serem discutidas.

  • Qual o principal assunto da história?
  • O que podemos observar com as imagens?
  • Esse texto é uma história em quadrinho. Onde encontramos essas histórias?
  • Você conhece outras histórias em quadrinhos? Cite os seus nomes.

Organize os alunos em duplas e solicite que cada uma escolha a tirinha para realizar uma produção de texto coletivo. Não se esqueça de orientar os alunos na escrita dentro dos balões e informar sobre os diferentes tipos de balões existentes numa história em quadrinhos. 

PRODUZINDO A HISTÓRIA

     produção

Fonte: Sítio: “Espaço de Educar: Tirinhas Turma da Mônica”. Disponível em: <http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2012/07/muitas-tirinhas-da-turma-da-monica-para.html>. (Neste sítio você encontrará várias sugestões de tirinhas da Turma da Mônica. Acesso em: 05 de ago. 2013.). 

Professor, se preferir, os alunos poderão criar história em quadrinhos online. Os sítios abaixo explicam e exemplificam como realizar essa atividade.

Sítio: “Folha de São Paulo: Saiba como criar sua história em quadrinho”. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u648996.shtml>. Acesso em: 01 de ago. 2013.

Prepare o ambiente para cada dupla apresentar sua história para a turma. 

Professor, cabe a você de acordo com a sua realidade, utilizar os recursos tecnológicos disponíveis em sua escola, como máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar por meio de fotos e construir um mural para ser divulgado para toda a comunidade escolar. 

Para concluir o trabalho, monte com a turma um mural contendo as histórias construídas pelas duplas, para ser exposto na sala de aula ou no corredor da escola, pois é fundamental socializar o trabalho realizado. Além de motivar os alunos eles compreendem a função social da escrita por meio deste tipo de comunicação.

Recursos Complementares

Sugestões de links para os alunos:

Sugestões de links para os professores:

Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; ler e interpretar tirinhas; identificar os personagens nas tirinhas; produzir frases e textos a partir de uma tirinha; perceber e comparar a finalidade de um texto; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria das Dores Pereira de Souza, Prefeitura do Recife , Pernambuco - disse:
    dorapereiradesouza@yahoo.com.br

    07/06/2015

    Cinco estrelas

    Adorei este material, pois gosto muito de tirinhas e a forma didático como vc colocou facilitou muito minha aula.


  • HELLIZAN, Escola municipal Leopoldo nonato de Oliveira. , Goiás - disse:
    hellizan1000@hotmail.com

    02/11/2013

    Quatro estrelas

    Gostei muito! Parabéns! você me ajudou com meu projeto de tirinhas. Aproveitei todas as sugestões. Valeu!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.