20/08/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que seja capaz de localizar informações e de utilizar os recursos das TICs como: tablet, laptops, máquina fotográfica e filmadora. É importante ainda, que o aluno seja capaz de expor suas ideias e de se relacionar com os colegas.
INFORMAÇÃO AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Sítio: “E.M.Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/ >. (Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 05 de ago. 2013.).
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. (Acesso em: 05 de ago. 2013.) e depois clique em "Cadernos de Formação".
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, para a presente aula, sugerimos que você escolha uma tirinha para ser lida na sala de aula. Confeccione fichas em folhas de papel A3 (pode ser reproduzida) ou projetada no data show, com os desenhos das tirinhas para interpretar a história.
Sítio: “Espaço de Educar: Tirinhas Turma da Mônica”. Disponível em: <http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2012/07/muitas-tirinhas-da-turma-da-monica-para.html>. (Neste sítio você encontrará várias sugestões de tirinhas da Turma da Mônica. Acesso em 05 de ago. de 2013.).
Professor, converse com a turma sobre o assunto da tirinha. Levantando os questionamentos:
Como registro proponha que os alunos respondam as atividades abaixo no caderno de Língua Portuguesa:
Escola de Educação Básica da UFU Professora: Priscila Gervásio Teixeira Aluno:_______________________________________________ Data:____/___/____ 1. Escreva um título para a tirinha da Turma da Mônica. ______________________________________________________________ 2. Leia o segundo quadrinho da tirinha.
Agora, responda: A) Existe algum erro na escrita das palavras usadas pelo Cebolinha. ________________________________________________________________ B) Escreva as letras que o Cebolinha sempre troca nas palavras. ________________________________________________________________ C) De acordo com a escrita ortográfica, faça a correção das palavras usadas pelo Cebolinha.
FONTE DAS TIRINHAS: Sítio: “Espaço de Educar: Tirinhas Turma da Mônica”. Disponível em: <http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2012/07/muitas-tirinhas-da-turma-da-monica-para.html>. (Neste sítio você encontrará várias sugestões de tirinhas da Turma da Mônica. Acesso em 05 de ago. de 2013.). |
Fonte: Imagem da própria autora.
Professor, é importante ressaltar que o incentivo a leitura é fundamental para que o aluno avance em seu processo de alfabetização. A tirinha é uma forma divertida para se trabalhar gênero textual, interpretação e ortografia.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, faça com a turma uma visita à biblioteca da escola e descubra o universo dos gibis com a turma. Instigue-os a explorarem os gibis, selecione alguns gibis para a leitura em sala de aula durante a semana.
Você sabia? “Um dos destaques do PNBE - Programa Nacional Biblioteca da Escola é a distribuição dos livros de literatura, que engloba textos em prosa (novelas, contos, crônica, memórias, biografias e teatro), em verso (poemas, cantigas, parlendas, adivinhas), livros de imagens e livros de história em quadrinhos. Esses livros são destinados às bibliotecas das escolas.” (BRASIL, 2012, p. 40.).
Fonte: LEAL, Telma Ferraz; LIMA, Juliana de Melo. Materiais didáticos no ciclo de alfabetização. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 36-44, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 05 de ago. 2013.
Como registro, proponha aos alunos, que na medida em que forem lendo os gibis durante a semana, anotem: o título do gibi; nome dos personagens, suas descobertas com a história. Veja a sugestão:
SEGUNDA -FEIRA |
TERÇA- FEIRA |
QUARTA-FEIRA |
QUINTA-FEIRA |
SEXTA-FEIRA |
|
NOME DO GIBI |
|||||
NOME DOS PERSONAGENS |
|||||
O QUE LHE CHAMOU ATENÇÃO |
|||||
DESCOBERTAS COM A HISTÓRIA |
Fonte: Imagem da própria autora.
Oriente os alunos para observarem as imagens e a sequência de acontecimentos. Depois, na sala de aula peça para eles recontarem uma história lida ou a que mais gostaram.
Professor, proponha um momento para socialização das obras literárias lidas durante a semana. Peça aos alunos que formem um círculo. Depois, solicite que cada aluno faça uma mímica de algum personagem do gibi, sendo que o desafio é que a turma descubra qual é o personagem ou a história. Se achar oportuno, filme as apresentações e depois assista com os alunos.
DE OLHO NOS GIBIS
Professor, organize os alunos em pequenos grupos, cada grupo deverá escolher um trecho da história do gibi lida durante a semana.
Em seguida, os grupos deverão escrever uma frase para cada quadrinho. Oriente os alunos para observarem as imagens e a sequência de acontecimentos. Depois, na sala de aula peça para eles apresentarem suas produções aos colegas.
Converse com os alunos que mesmo sem usar palavras a tirinha passa uma mensagem. Para descobrir esta mensagem os leitores têm que interpretar as imagens.
Veja a sugestão:
Observe a tirinha abaixo. Escreva uma frase para cada quadrinho.
Fonte: Sítio: “Ensinando com Carinho: Tirinhas para Redação”. Disponível em: <http://www.atividadeeduca.com/2012/06/tirinhas-para-redacao.html>. (Neste sítio você encontrará sugestões de várias tirinhas para utilizá-las em sala de aula.). Acesso em: 06 de ago. 2013.
Atividade de casa Leia com seus familiares a história em quadrinho:
Sítio: “Espaço de Educar: Tirinhas Turma da Mônica”. Disponível em: <http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2012/07/muitas-tirinhas-da-turma-da-monica-para.html>. (Neste sítio você encontrará várias sugestões de tirinhas da Turma da Mônica. Acesso em: 05 de ago. 2013.). INTERPRETANDO A HISTÓRIA 1. Escreva um título para a história. __________________________________________________________________ 2. Quem são os personagens mostrados na tirinha? __________________________________________________________________ 3. O que está acontecendo nesta história? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 4. Por que o Cebolinha não quer mais brincar? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 5. O que você faz para ajudar nos trabalhos domésticos? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ |
Fonte: Imagem acervo da própria autora.
Atividade Complementar
Professor, você também poderá aproveitar a temática da aula para trabalhar com as questões da escrita ortográfica e a pontuação, utilizada nas tirinhas. É importante que o aluno perceba que a linguagem tem duas formas distintas de ser utilizada: uma culta (padrão, formal), pois temos uma gramática normativa e outra coloquial (informal), que é a linguagem que os indivíduos geralmente utilizam na fala de acordo com o lugar de convivência e que mais se aproxima da linguagem oral.
Selecione alguma tirinha que contenha a escrita informal para os alunos, em grupos, transporem da linguagem informal para a escrita culta.
Sítio: “Espaço de Educar: Tirinhas Turma da Mônica”. Disponível em: <http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2012/07/muitas-tirinhas-da-turma-da-monica-para.html>. (Neste sítio você encontrará várias sugestões de tirinhas da Turma da Mônica. Acesso em: 05 de ago. 2013.).
Quando todos terminarem a atividade apresente_a para a turma e juntamente com os alunos, identifiquem as palavras corrigidas.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
VISITANDO O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Professor, caso sua escola possua os laptops do Projeto UCA ou Laboratório de Informática você poderá selecionar algumas tirinhas para trabalhar com essa temática na sala de aula. Organize os alunos em duplas e auxilie-os para acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os sítios abaixo:
Professor, é importante conversar com os alunos sobre a sequência de acontecimentos das imagens. Instigue os alunos a trocarem ideias e a refletirem sobre as leituras realizadas. Quando todas as duplas realizarem as leituras faça um momento de discussão sobre o que acharam das tirinhas, o que sentiram dificuldade e facilidade e principalmente como os colegas se ajudaram mutuamente.
Professor, reproduza a tirinha, recorte os quadrinhos e os entregue para as duplas, a fim de que organizem a história na sequência que considerarem correta. Em seguida, explore as ilustrações, prepare algumas questões para serem discutidas.
Organize os alunos em duplas e solicite que cada uma escolha a tirinha para realizar uma produção de texto coletivo. Não se esqueça de orientar os alunos na escrita dentro dos balões e informar sobre os diferentes tipos de balões existentes numa história em quadrinhos.
PRODUZINDO A HISTÓRIA
Fonte: Sítio: “Espaço de Educar: Tirinhas Turma da Mônica”. Disponível em: <http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2012/07/muitas-tirinhas-da-turma-da-monica-para.html>. (Neste sítio você encontrará várias sugestões de tirinhas da Turma da Mônica. Acesso em: 05 de ago. 2013.).
Professor, se preferir, os alunos poderão criar história em quadrinhos online. Os sítios abaixo explicam e exemplificam como realizar essa atividade.
Sítio: “Folha de São Paulo: Saiba como criar sua história em quadrinho”. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u648996.shtml>. Acesso em: 01 de ago. 2013.
Prepare o ambiente para cada dupla apresentar sua história para a turma.
Professor, cabe a você de acordo com a sua realidade, utilizar os recursos tecnológicos disponíveis em sua escola, como máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar por meio de fotos e construir um mural para ser divulgado para toda a comunidade escolar.
Para concluir o trabalho, monte com a turma um mural contendo as histórias construídas pelas duplas, para ser exposto na sala de aula ou no corredor da escola, pois é fundamental socializar o trabalho realizado. Além de motivar os alunos eles compreendem a função social da escrita por meio deste tipo de comunicação.
Sugestões de links para os alunos:
Sugestões de links para os professores:
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; ler e interpretar tirinhas; identificar os personagens nas tirinhas; produzir frases e textos a partir de uma tirinha; perceber e comparar a finalidade de um texto; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/06/2015
Cinco estrelasAdorei este material, pois gosto muito de tirinhas e a forma didático como vc colocou facilitou muito minha aula.
02/11/2013
Quatro estrelasGostei muito! Parabéns! você me ajudou com meu projeto de tirinhas. Aproveitei todas as sugestões. Valeu!