Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Diário de Basquete

 

20/08/2013

Autor e Coautor(es)
CLEBER GARCIA CASAGRANDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Thaís Cristina de Oliveira, Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Interpretar, analisar, comparar e construir opiniões e respostas.
  • Aprimorar a escrita e a leitura.
  • Conhecer o jogo de basquetebol.
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito à fala de colegas.
  • Construir um Diário de Basquete.
Duração das atividades
6 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula é indicada para alunos de 8 a 10 anos de idade. É fundamental que os alunos tenham domínio da leitura e da escrita, conheça programa para criar textos nos notebooks do Projeto Um Computador por Aluno – UCA entendam opiniões dos colegas e consigam expor seus pensamentos.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2 – Conhecendo as regras do jogo

 

Material: Notebooks do Projeto UCA, data show e pen drive.

Local: Sala de aula ou laboratório de informática.

O basquete contribui para o desenvolvimento emocional, psicológico, físico, social e cultural da criança nesta faixa etária. Esta modalidade esportiva proporciona aos alunos o aprendizado de movimentos amplos e mais complexos norteados pelo lúdico, contribui com o movimento humano, colabora com aquisição de inteligências múltiplas, influenciando no processo de ensino-aprendizagem. Além de desenvolver exercícios naturais, agilidade, destreza, dentre outros durante sua prática.

 

1ª Atividade

Professor inicie a aula discutindo com os alunos “O que é basquete?”, proporcione aos alunos que relatem o que sabem de forma tranquila e prazerosa. A partir das respostas acrescente outras questões:

1)      Como se joga o basquete?

2)      Quais materiais são necessários para se jogar?

3)      Quais as principais regras?

 

2ª. Atividade

Solicite aos alunos que estas questões sejam respondidas individualmente no caderno.

 

3ª. Atividade

Após todos responderem as questões, solicite que os alunos se reúnam em grupos (de 3 a 4 alunos).

Cada grupo fará um texto no editor do notebook do Projeto UCA, a partir do que foi discutido e respondido por eles.

Após a construção do texto, cada grupo fará a apresentação para a turma. Nesta atividade o professor fará a projeção para que todos possam fazer a leitura coletiva e as correções ortográficas, caso seja necessário.

Ao final das apresentações dos grupos, a turma construirá um único texto, de modo que todos contribuam. À medida que os colegas forem falando as frases, um aluno digita o texto com a projeção para toda a turma, ao final salvar no pen drive de cada aluno.

 

Aulas 3 e 4 – Conhecendo a história do Basquete

Material: bola de basquete, cesto de lixo ou balde, computador e data show, pen drive.

Local: Pátio da escola ou quadra.

 

1ª Atividade

Professor para subsidiar sua aula, acesse:

“Basquetebol: história e regras”. Disponível em: http://www.brasilescola.com/educacao-fisica/basquetebol.htm. Acesso em 2 de agosto em 2013.

A História Oficial do Basquete. Disponível em: http://www.cbb.com.br/PortalCBB/OBasquete/HistoriaOficial. Acesso em 2  de agosto de 2013.

Professor inicie a aula retomando as discussões da aula anterior e o texto construído pela turma. Explique como o Basquete foi criado, de forma que os alunos possam interagir com a história. Improvise a “contação de história” com materiais disponíveis na escola (exemplo: bola de basquete, cesto de lixo ou balde) para dinamizar a aula.

cesta

Disponível em:  http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/basquete/historia-do-basquete.php. Acesso em 2  de agosto em 2013.

 

james

Disponível em:  http://2.bp.blogspot.com/_2_nTCDKrcVE/R7WRrsY4ZNI/AAAAAAAAAAc/a_NhmGXDSI8/s320/JAMES+NAISMITH.bmp. Acesso em 2  de agosto em 2013.

 

 

2ª Atividade

Solicite que os alunos se reúnam em 4 grupos, cada grupo deverá criar 4 perguntas sobre a “História do Basquete”, digitá-las no editor de textos do notebook do Projeto UCA e salvá-las num pen drive.

Exemplo: Perguntas

1.      Quem inventou o Basquete?

2.      O que utilizou para jogar?

3.      Onde e quando foi criado o Basquete?

4.      Para que inventou o Basquete?

 

3ª Atividade

Após a construção dessas questões, o professor fará um jogo chamado 4 por 4. Este jogo se dará da seguinte forma: construa 12 fichas, três com o número 1, três com o número 2, três com o número 3, três com o número 4. Um grupo de fichas do número 1 ao número 4 será para sortear o grupo que deverá fazer a pergunta, o outro grupo de fichas será para sortear o grupo que irá responder a pergunta e, outro grupo de fichas será para sortear a pergunta. Cada grupo deverá ter um número de 1 a 4.

 

jogo 4 x4

Fonte: Imagem do próprio autor.

 

Após cada grupo ter seu número, iniciar o sorteio com o grupo que quiser. Este grupo (exemplo: Grupo 3) pegará uma ficha num saquinho ou pote, que corresponde o número do grupo para qual farão a pergunta. (exemplo: Grupo 2).

Neste caso, o grupo 2 sorteia a pergunta que irá responder.

O número sorteado pelo grupo 2 será a pergunta que o grupo 3 construiu. Sempre que uma ficha for sorteada volte para o pote para que não falte ficha para os próximos sorteios. Caso a pergunta, ou os grupos já tenham sido sorteados sorteie outra ficha.

Após todos responderem as perguntas de todos os grupos, faça uma roda de conversa para que os alunos conversem sobre essa dinâmica e sobre o que conseguiram aprender a respeito da História do Basquete com esse jogo.

 

Sugestão de Perguntas:

1.      Quem inventou o Basquete?

2.      Onde foi inventado?

3.      Quando foi criado?

4.      Para que inventou o Basquete?

5.      Quem jogou a primeira vez?

6.      Quais eram as regras?

7.      Quais os materiais utilizados no jogo?

Fonte: Imagem do próprio autor.

 

Aula 5– Jogando Basquete virtual

Material: data show, notebook do Projeto UCA, pen drive.

Local: Sala de aula. 

1ª Atividade

Professor relembre as atividades da aula anterior e proponha aos alunos acessarem jogos virtuais de basquete, caso não haja um computador para cada aluno, faça rodízios entre os alunos, de modo que todos possam jogar. Indique os sites para otimizar o tempo de aula. Cada jogo tem o número de chances estabelecidas 20 ou 10 chances.

Sugestões de sites:  

Jogo de Basquete virtual. Basquete do Iguinho. Disponível em: http://iguinho.ig.com.br/jogo-basquete.html. Acesso em 2 de agosto em 2013. 

 

Jogos de Basquetebol. OJogos. pt. http://www.ojogos.pt/jogos/basquetebol/basquetebol.html. Acesso em 2 de agosto em 2013.

 

Oportunize aos alunos um momento para que conversem sobre os jogos virtuais e questione: qual a frequência eles jogam? Em que tiveram dificuldade nestes jogos? O que deveria ser observado nestes jogos para fazer mais pontos?

Nesse momento, oriente seus alunos a exporem suas ideias; a ouvirem e respeitarem as ideias dos outros colegas e professor. Destaque que esse momento será de suma importância para eles desenvolverem as habilidades de escuta e respeito à fala de colegas. Ao final, avalie com eles se esse momento favoreceu para um melhor aprendizado sobre a temática abordada.

Nesta atividade o professor tem autonomia para escolher outros formatos de jogos virtuais. Ao final da aula solicite que os alunos escrevam no editor de texto do Notebook do Projeto UCA, sobre a experiência de jogar basquete virtualmente e salve num pen drive.

 

 

Aula 6: Jogando Basquete real

Material: bola de basquete, coletes, data show, notebook do Projeto UCA, pen drive.

Local: quadra de esportes. 

 

1ª. Atividade

Agora, após todos os alunos conhecerem um pouco mais sobre a história do basquete, as principais regras, os jogos virtuais, encaminhe a turma para a quadra de esportes para que possam vivenciar o jogo de basquete. Solicite que componham os times para a realização dos jogos. Caso a turma tenha grande número de alunos, sorteie a ordem dos jogos e divida igualmente o tempo de jogo para cada um dos grupos.

 

2ª. Atividade

Inicie os jogos, se tiver algum(s) aluno(s) que tenha disponibilidade para arbitrar o(s) jogo(s) incentive-o(s) e o(s) ajude.

 

3ª. Atividade

Após os jogos, todos os alunos farão um pequeno texto no editor do notebook do Projeto UCA sobre a experiência vivenciada no jogo de basquete. Cada aluno fará o seu Diário individualmente, colocando as principais informações: data, nome, principais aspectos da História do Basquete, de suas regras básicas, as diferenças entre o Basquete Virtual e o Basquete real, as emoções e sensações percebidas durante os jogos.

 

4ª. Atividade

Todos os alunos deverão repassar os “Diários”. Cada aluno terá o seu diário publicado no site da escola ou blog da turma. Todos poderão acessar e divulgar para a comunidade escolar e seus familiares. Caso a escola ou turma não tenha este espaço virtual, o professor poderá cria-lo.

 

Sugestão de Diário:

 

Diário de Basquete

02/08/2013

História do Basquete

 

Regras Básicas do Basquete

 

Basquete Virtual

 

Basquetebol

 

Minhas percepções/ opiniões sobre o Basquete

 

Assinatura:

Fonte: Imagem do próprio autor.

Recursos Complementares

História do Basquete. Disponível em:  http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_do_basquete.htm. Acesso em 2  de agosto em 2013. 

 

Aula do Portal: SOUZA, Camilo Araújo Máximo. Conhecendo a História do Basquete. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19144. Acesso em 2  de agosto em 2013.

Avaliação

Durante as aulas, para melhor envolvimento com o tema proposto, avalie se nas atividades realizadas os alunos conseguiram atingir os objetivos propostos: interpretar, compreender e analisar as opiniões e respostas dos colegas; melhorar sua escrita e leitura; conhecer e entender o jogo de basquetebol de modo geral; expor suas ideias; e ouvir e respeitar as falas e as ideias dos outros colegas e do professor.

Instrumentos de avaliação:                           

  • Leitura e produção de textos.
  • Construção do Diário de Basquete.
  • Perguntas elaboradas para os jogos.

Professor, a avaliação pode se dar também, a partir de outros critérios previamente estabelecidos pelo professor e socializados antecipadamente com os alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.