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Número misto: em quais situações do dia a dia utilizamos esse número?

 

13/08/2013

Autor e Coautor(es)
MARIANA MARTINS PEREIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A fim de desenvolver as competências da área 1 da matriz do ENEM que é construir significados para os números racionais  e reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações - naturais, inteiros, racionais ou reais,  são propostos para essa aula os seguintes objetivos:

  • Compreender  o significado dos números mistos;
  • Utilizar os conhecimentos acerca desses números para resolver problemas do cotidiano.
Duração das atividades
3 horas/aula (50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Fração com parte de um todo
  • Frações impróprias
  • Operações envolvendo frações
Estratégias e recursos da aula
  • Cópias das imagens sugeridas
  • Impressora para imprimir os desenhos dos alunos com contornos de diferentes espessuras
  • Laboratório de Informática
  • Máquina fotográfica, caso deseje registrar as soluções dos alunos
  • Produção de fichas contendo as imagens sugeridas

 

A AULA

1º MOMENTO

Professor(a), as  frações têm diferentes significados (número, parte-todo, medida, quociente e operador multiplicativo) e, para essa aula, esperamos que os alunos já tenham compreendido o significado da fração como parte de um todo, onde o numerador indica a quantidade de partes consideradas do inteiro e o denominador indica a quantidade de partes iguais em que cada inteiro foi dividido.

Sabemos que as frações impróprias podem ser escritas na forma de número misto e esse tipo de número é formado por uma ou mais partes inteiras mais uma parte fracionária.

Inicie a aula fazendo perguntas aos alunos:

Mas, para que serve o número misto no dia a dia?

Em quais situações do dia a dia precisamos compreendê-lo para resolvermos algum problema?

Inicie a aula fazendo essa pergunta aos alunos, deixe que eles se expressem.

Em seguida, distribua para eles  uma cópia da receita de Cupcake (figura 1)  contendo apenas os ingredientes.

Figura 1: Receita Cupcake

Figura 1: Receita Cupcake

Fonte: Imagem do cupcake disponível em http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/receitas/receita-de-cupcake-chocolate-637584.shtmlAcesso em 09 de agosto de 2013.

Divida a sala em grupos e distribua para os alunos fichas com os modelos de xícaras preenchidas e fichas com os nomes dos ingredientes, conforme ilustra a figura 2 e peça que eles associem as quantidades das xícaras com a quantidade de ingredientes orientados na receita do Cupcake (figura2)

Figura 2: Modelos de xícaras preenchidas e fichas com os nomes dos ingredientes

Figura 2: Modelos de xícaras preenchidas e fichas com os nomes dos ingredientes

Fonte: Imagem adaptada pelo autor a partir do desenho de uma xícara disponível em http://www.colorirgratis.com/desenhos-de-bebidas-para-colorir.html. Acesso em 10 de agosto de 2013.

Registre por meio de fotos as associações que cada grupo fez e, caso algum tenha feito incorretamente, intervenha explicando o significado de um número misto. A figura 3 apresenta o modelo esperado de associação realizada pelos grupos.

Figura 3: Modelo de associação esperada

Figura 3: Modelo de associação esperada

Fonte: Imagem adaptada pelo autor a partir do desenho de uma xícara disponível em http://www.colorirgratis.com/desenhos-de-bebidas-para-colorir.html. Acesso em 10 de agosto de 2013.

Em seguida, usando as mesmas fichas, solicite que os alunos façam associações dos ingredientes com as respectivas quantidades para responder as seguintes questões:

a) Para fazer duas receitas de Cupcakes, quais seriam as quantidades necessárias de cada ingrediente?

b) Para fazer três receitas de Cupcakes, quais seriam as quantidades necessárias de cada ingrediente?

c) Para fazer quatro receitas de Cupcakes, quais seriam as quantidades necessárias de cada ingrediente?

d) Uma receita rende aproximadamente 50 Cupcakes. Para fazer 250 cupcakes quanto gastaríamos de cada ingrediente?

Para casa, proponha que cada aluno pesquise e escreva uma receita contendo a quantidade de ingredientes e o modo de preparo. Se for possível, eleja com a turma uma receita para ser feita na cozinha da escola pelos alunos e, assim, eles poderão vivenciar na prática a necessidade de compreender o significado dos números mistos e as operações que os envolvem.

 

2º MOMENTO

No laboratório de informática, solicite aos alunos que entrem no programa Microsoft Word e cliquem na barra de ferramentas “INSERIR” e, em seguida, clique em “FORMAS”  e oriente-os  a escolher uma forma de sua preferência. Ao escolher uma forma, será possível formatá-la, quanto a cor de preenchimento  e do contorno, das opções de traços e espessura das linhas. Oriente-os a clicar na “BARRA DE FERRAMENTAS DE DESENHO” e depois  clicar na opção “CONTORNO DA FORMA” para formatar a figura escolhida, conforme ilustra a figura 4. Nessa ferramenta, na escolha da opção “ESPESSURA, os alunos poderão visualizar a presença dos números mistos na escolha da espessura das linhas. Peça a eles que escolham diferentes formas e também diferentes espessuras para as linhas dos desenhos.

Ao final, se for possível, os desenhos formatados com diferentes espessuras de contornos podem ser impressos e socializados com a turma.

Figura 4: Print screen da tela da barra de ferramentas de desenho do word

Figura 4: Print screen da tela da barra de ferramentas de desenho do word

Fonte: Imagem disponível na barra de ferramentas de desenho do programa Microsoft Word

Recursos Complementares

Professor(a) sugiro que você acesse os links a seguir:

Número misto

Fonte: Disponível em http://www.brasilescola.com/matematica/numero-misto.htm. Acesso em 10 de agosto de 2013.

Fonte: Disponível em http://www.escolakids.com/numeros-mistos.htm. Acesso em 10 de agosto de 2013.

 

Professor (a) sugiro que você leia o livro a seguir:

TOLEDO, M. Didática de matemática: como dois e dois: a construção da matemática. São Paulo: FTD, 1997. (Conteúdo e Metodologia)

Avaliação

Professor(a), nas atividades em grupo, avalie se cada participante está envolvido com a proposta e também avalie os registros das resoluções dos problemas de cada grupo. Permita que os alunos apresentem para os demais colegas suas produções e avalie oralmente, fazendo questionamentos acerca do tema, se houve aprendizagem significativa.

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