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Ciranda do Livro

 

20/08/2013

Autor e Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver o hábito de leitura;
  • Desenvolver o senso crítico e a criatividade;
  • Expressar-se com coerência e fluência;
  • Registrar suas ideias e opiniões;
  • Envolver os pais nas atividades escolares;
  • Interpretar as histórias lidas;
  • Realizar atividades propostas em casa e na escola como: caça-palavras, jogo de forca, quebra-cabeça, montagem de enredo de histórias, confecção de fantoches, entre outros;
  • Relatar cenas e contar histórias lidas;
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita;
  • Desenvolver habilidades relativas à fala por meio de interação e de sua participação nas diversas atividades propostas;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos – 12 atividades de 30 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. 

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

A proposta dessa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa porque leva em consideração vários direitos gerais da aprendizagem do ensino da Língua Portuguesa, tanto gerais quanto mais específicos como nas áreas da leitura, produção de textos escritos, oralidade, e análise linguística: discursividade, textualidade e normatividade, na qual alguns deles é, segundo Brasil (2012, p. 32.) : “apreciar e compreender textos do universo literário (contos, fábulas, crônicas, poemas, dentre outros), levando-se em conta os  fenômenos de fruição estética, de imaginação e de lirismo, assim como os múltiplos sentidos que o leitor pode produzir durante a leitura” e ainda, segundo o mesmo autor, “produzir e compreender textos orais e escritos com finalidades voltadas para a reflexão sobre valores e comportamentos sociais, planejando e participando de situações de combate aos preconceitos e atitudes  discriminatórias (preconceito racial, de gênero, preconceito a grupos sexuais, preconceito linguístico, dentre outros)” Brasil (2012, p. 32.). Outros direitos de aprendizagem contemplado nessa aula  é, “estabelecer relações lógicas entre partes de textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos com autonomia” [...],  “apreender assuntos/temas tratados em textos de diferentes gêneros, lidos com autonomia” [...]  e  “interpretar frases e expressões em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos com autonomia”. Brasil (2012, p. 33.). Bem como “organizar o texto, dividindo-o em tópicos e parágrafos” Brasil (2012, p. 34.),

“planejar intervenções orais em situações públicas: exposição oral, debate, contação de história” e “participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala. Brasil (2012, p. 35.).

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Currículo na Alfabetização:  Alfabetização: concepções e princípios. Ano 1: unidade 1. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>.  Acesso em 10 de jul. 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação".

Essa aula tem como finalidade desenvolver uma proposta de trabalho, reflexão e prática relacionada ao programa da TV Escola - Série: LETRA VIVA - PGM. 6: LEITURA TAMBÉM É COISA DE CRIANÇA.

 

 

1

Fonte: Sítio: “TV Escola. Série Letra Viva. Leitura também é coisa de criança”. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4275>. Acesso em: 06 de jun. 2013.

 

Antes de iniciar as atividades

Professor, o projeto “Ciranda do Livro” consiste em rodízio de livros com diferentes títulos realizados com os alunos de uma turma. Todas as atividades propostas nesse projeto deverão acontecer depois da leitura de livros que deverão ser providenciada por meio de alguns passos para execução desse projeto. A cada troca de livro os alunos levam uma nova atividade, aqui denominada como “desafio”. São atividades de habilidades manuais e de linguagem oral e escrita nas quais os alunos serão desafiados a exercerem além da sua oralidade, interpretação e reconhecimento de unidades fonológicas, criação de fantoches, contação de histórias, resolução de cruzadinhas, caça palavras, escrita espontânea, reconhecimento de personagens, jogo de forca, auto ditado, recorte e colagem de palavras e trechos de histórias, entre outros. Essas atividades deverão ser realizadas em casa, e também na sala de aula.

No decorrer do desenvolvimento do projeto as crianças deverão construir um livro onde serão anexadas as atividades realizadas. Ao final do projeto deverá ser entregue a cada aluno um certificado de participação e uma medalha de “Bom Leitor” como estímulo à continuidade da prática da leitura. Por meio do projeto deve ser dado à literatura um caráter lúdico e ser desenvolvida a ideia de que a leitura é capaz de transportar as pessoas a lugares e espaços e tempos inimagináveis.

 

Iniciando os trabalhos

Professor, para dar início ao projeto, você deve escolher um repertório de títulos de livros de literatura infantil adequado à faixa etária, com vocabulário apropriado, que não sejam  nem extensos, nem muito curtos, histórias que valorizam e respeitam as diferenças e combatem os preconceitos, assuntos atuais e educativos. Você pode escolher quantos livros quiser, tudo vai depender do seu planejamento. A sugestão é que o aluno leve um livro por semana, e a cada vez que a criança ler um livro ela terá uma atividade em forma de desafio para fazer em casa, com a orientação de um adulto. A quantidade de livros corresponde a quantidade de semanas que durará o projeto, dessa forma, corresponde também ao número de atividades que você deverá propor, visto que, cada semana há uma atividade para ser feita. O número máximo de semanas precisa ser a quantidade de alunos da turma, para que o rodízio dos livros contemple todos os alunos e não possa sobrar.

Um dos objetivos do projeto é envolver a família nas atividades escolares, mas é preciso que seja muito bem explicado aos pais para que eles possam apoiar e participar da compra do livro e das leituras em casa. Professor, o projeto deve ser esclarecido na primeira reunião de pais e explicado a importância do envolvimento da família no projeto, a fim de promover a leitura, a escrita e a oralidade. Os pais precisam entender a dinâmica das atividades e dos desafios e o valor do apoio deles nesse trabalho. Esclareça que deverá ser confeccionada uma sacola do projeto para cada criança e que os alunos levarão para casa a cada semana, com o livro e a atividade a ser realizada, bem como as atividades acumuladas na sacola realizada por outros alunos. E que será necessário o acompanhamento dos pais nas atividades. Explique que a primeira atividade é a construção de um fantoche e que as crianças não conseguem fazer isso sozinhas. Mesmo esclarecendo tudo isso na reunião, escreva um bilhete para lembrar aos pais e informar aos ausentes.

Veja uma sugestão a seguir:

2  

Fonte: Imagem da própria autora.

Confeccione as sacolas ou contrate alguém para fazer isso e peça auxílio financeiro aos pais.

O sítio: “Alfabetização Cefapro de Pontes e Lacerda” Disponível em: <http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/2013/01/blog-post_13.html>. Acesso em: 31 jul. 2013, apresenta muitos exemplos de sacolas e maletas para projetos de leitura.

 

3

Fonte: Imagem da própria autora.

A sacola é do aluno e deve ser devolvida para ele no fim do projeto, juntamente com o livro trazido por ele, a medalha de “Bom Leitor”, os fantoches, o livro de atividades dos desafios e tudo que foi criado sobre o livro durante o projeto, mesmo o que foi feito por outros colegas. A intenção é devolver a sacola para os alunos, no fim do projeto, com o maior número possível de atividades e brincadeiras.

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Fonte: Arquivo da Professora Beloni Cacique Braga, do 2° ano do Ensino Fundamental, 2012, na Escola de Educação Básica da UFU - ESEBA.

Professor, as atividades abaixo são apenas sugestões, adapte à realidade da sua escola e turma. Construa mais desafios, dependendo do número de livros que você optar em trabalhar.

 

1ª Atividade - Aproximadamente 30 minutos.

Apresente o projeto para seus alunos. Faça os combinados com a turma sobre a resolução das atividades. Incentive os alunos a cumprirem os desafios de forma bem lúdica. Faça de tudo uma grande brincadeira. Combine com eles uma forma de distribuição dos livros. Pode ser por ordem alfabética ou por sorteio ou da forma que você achar melhor. 

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Fonte: Imagem da própria autora.

Cole na contracapa dos livros uma ficha para controle dos alunos que leram o livro.

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Fonte: Imagem da própria autora.

Você pode mandar o livro (2ª atividade) no mesmo dia em que apresentar o projeto.

 

2ª Atividade - Aproximadamente 30 minutos.

Professor, distribua os livros da forma combinada com a turma.

A primeira atividade do projeto consiste na confecção de fantoches dos personagens da história. Esses fantoches permanecerão dentro da sacola durante todo o projeto para que as crianças possam brincar com eles quando fizerem a troca de livros.

Disponibilize materiais como palitos de picolé, feltro, E.V.A., tecidos, papéis e o que você tiver disponível para ajudar os alunos a confeccionarem seus fantoches.

Explique aos alunos que eles passarão nas mãos de várias pessoas, por isso devem ser resistentes. Aproveite esse momento para falar com eles sobre o cuidado que deve ser dado aos fantoches dos colegas quando houver as trocas e que os fantoches devem ser devolvidos em perfeitas condições. E se, por ventura, houver algum estrago durante o empréstimo, o próprio aluno responsável pelo livro naquela semana precisa consertá-lo. Nesse caso, deve pedir auxílio de um adulto.

Observe a sugestão:

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Fonte: Imagem da própria autora. Atividade elaborada pela Professora Beloni Cacique Braga - do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU - ESEBA

Professor, estimule os alunos a confeccionarem o seu fantoche, com a ajuda de um adulto, com muito capricho. Apresente a eles outros fantoches para que tenham uma noção, um parâmetro, de como deve ficar depois de pronto.

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Fonte: Arquivo da Professora Beloni Cacique Braga, mostrando um fantoche confeccionado por um de seus alunos do 2° ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU - ESEBA.

 

3ª Atividade - Aproximadamente 30 minutos.

Professor, depois de distribuir os livros da forma combinada com a turma, explique aos alunos que a tarefa dessa semana é brincar com o fantoche do novo livro que ele vai levar para casa e que deve ler o livro sozinho ou com o auxílio de um adulto e depois contar a história para uma ou mais pessoas. Feito isso, ele deve entrevistá-lo para saber a sua opinião sobre a contação da história.

Observe a sugestão:

 

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Fonte: Imagem da própria autora.

Os alunos ficam muito empolgados para verem e brincarem com os fantoches dos colegas.

7  

Fonte: Imagem da própria autora. Fotos do aluno Gabriel Freitas Constantin do 2º ano da Escola de Educação Básica da UFU - ESEBA - 2013, contando a história com o fantoche. Professora Vaneide.

 

4ª Atividade - Aproximadamente 30 minutos.

Distribua os livros da forma combinada com a turma.

O desafio dessa semana é criar um Caça-Palavras com 10 palavras retiradas do texto do livro. Na atividade de casa os alunos irão escolher as palavras.

Observe a sugestão:

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

Em sala de aula você deve entregar para os alunos um quadro para que eles possam encaixar as palavras escolhidas. Você deve conferir se elas estão escritas corretamente e depois os alunos devem preencher com outras letras aleatórias. Reproduza para o restante da turma e dê para eles brincarem e colar no livrinho de atividades. Observe o exemplo:

10 11

Fonte: Imagem da própria autora.

 

5ª Atividade - Aproximadamente 30 minutos.

Distribua os livros da forma combinada com a turma.

Entregue aos alunos uma folha de papel color set, cartolina ou cartão de tamanho 40 cm x 30 cm para que eles façam um pequeno cartaz em casa convidando os colegas a lerem o livro. Explique que eles devem ser bem coloridos, desenhados e escritos.

Observe a sugestão:

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Fonte: Imagem da própria autora.

Faça um mural na sala de aula, dos cartazes e dê um tempo para que os alunos possam comentar entre si sobre os cartazes.

 

6ª Atividade - Aproximadamente 30 minutos.

Distribua os livros da forma combinada com a turma.

Proponha aos alunos que escrevam um novo final para a história lida.

Observe a sugestão: 

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

7ª Atividade - Aproximadamente 30 minutos.

Distribua os livros da forma combinada com a turma.

Uma parte dessa atividade será feita em casa e outra na sala de aula. Em casa os alunos devem escrever, com suas palavras, partes da história lida nas fichas que estarão dentro das sacolas. Em sala de aula as fichas devem ser embaralhadas e entregues ao aluno que leu o livro na semana anterior para que ele monte e cole no seu livrinho de atividades, no espaço livre da atividade abaixo. Haverá uma ciranda (troca) de fichas.

Proponha aos alunos a atividade em sala de aula:

TODOS OS LEITORES ESCREVERAM FRASES PARA REGISTRAREM A HISTÓRIA QUE LERAM. PEGUEM AS FICHINHAS DO ENVELOPE E ORGANIZEM A HISTÓRIA NA ORDEM DOS ACONTECIMENTOS.

Observe a sugestão para ser realizada em casa:

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Fonte: Imagem da própria autora.

Sugestão das fichas: mínimo de 5 fichas para cada sacola.

 

15  

 

8ª Atividade - Aproximadamente 30 minutos.

Distribua os livros da forma combinada com a turma.

Entregue para os alunos um envelope com a capa do livro reproduzida e colada em um papel mais duro como papel cartão ou papelão. Peça aos alunos que coloram a capa do livro em casa. Com o auxílio de um adulto ele deve desenhar um Quebra-cabeça atrás da folha de papel, recortar e brincar com o Quebra-cabeça.

Observe a sugestão: 

 

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 Fonte: Imagem da própria autora.

Observe o exemplo de um quebra-cabeça feito por uma aluna: 

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Fonte: Imagem da própria autora. Quebra-cabeça confeccionado por uma aluna do 2º ano da Escola de Educação Básica da UFU - ESEBA - 2013.

 

A criança deve deixar o Quebra-cabeça dentro do envelope e colocar de volta na sacola para que os próximos leitores também possam brincar.

 

9ª Atividade - Aproximadamente 30 minutos.

Distribua os livros da forma combinada com a turma.

Explique aos alunos que depois de lerem o livro devem escolher três ou mais palavras da história para brincarem de forca com seus pais, parentes e amigos. Se alguma criança ainda não conhecer a brincadeira você deve explicar para não ter desculpas depois. Recrie as regras com eles.

Observe a sugestão:

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

10ª Atividade - Aproximadamente 30 minutos.

Professor,distribua os livros da forma combinada com a turma.

Explique aos alunos que a tarefa dessa semana consiste na elaboração de duas perguntas sobre a história do livro para ser respondida pelo colega que levará o livro na próxima semana. Assim, fica cada vez mais, garantido o movimento da ciranda.                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Observe a sugestão:

 

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Fonte: Imagem da própria autora.

Faça uma ficha para colocar na sacolinha.

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11ª Atividade - Aproximadamente 30 minutos.

Distribua os livros da forma combinada com a turma.

Essa atividade tem dois momentos diferentes: um em casa e outro em sala de aula.

O aluno deve pegar a ficha com as perguntas feitas pelo colega na semana anterior e responder na sua folha de papel para depois colocar no livrinho de atividades. A ficha deve permanecer na sacolinha. Na sexta-feira da mesma semana deve haver a socialização das respostas junto ao/à autor/a das perguntas.

Observe a sugestão:

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

12ª Atividade - Aproximadamente 30 minutos.

Distribua os livros para as crianças. Cada uma deve levar, o livro que comprou, junto com a sacolinha e todas as atividades realizadas no projeto.

Faça a avaliação junto aos pais ou responsáveis pela criança.

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

Socializando

Professor, como esta atividade envolveu os pais em diversas etapas, eles também são coautores, portanto é justo que participem da socialização. Você poderá fazer um evento para entregar aos alunos suas medalhas de “Bom Leitor” e expor os livros de atividades, fantoches e atividades. Discuta com os alunos qual será a melhor forma de apresentar os trabalhos aos pais. Faça o planejamento junto com eles.   Sugira que façam uma bonita capa para o livrinho de atividades.

Sugira a eles que façam uma apresentação com os fantoches contando as histórias dos livros.

Este evento poderá ter diversos desdobramentos, que possibilitem o trabalho com diferentes gêneros textuais, tais como:

  • Elaboração de um convite aos pais;
  • Solicitação de autorização para realização do evento, à direção da Escola;
  • Lista de tarefas;
  • Relatório da atividade;
  • Dentre outros

Professor, durante a execução dos trabalhos realizados pelos alunos cabe a você, de acordo com a sua realidade da sua escola, utilizar recursos tecnológicos, como: máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar por meio de fotos e vídeos e construir um mural ou edição de filme para ser divulgado para toda a comunidade escolar.

Recursos Complementares

Sítio “Lagoa Encantada”. Disponível em:

<http://escoladalagoaencantada.blogspot.com.br/p/projeto-de-leitura.html >. Acesso em: 11 de ago. 2013. Apresenta um Projeto de Ciranda de Livros. A cada semana as crianças leem os livros, recontam para os colegas e reescrevem a história.

Sítio do “Colégio Stella Maturina” em Juiz de Fora - MG. Disponível em:

<http://www.novosite.ssps.org.br/public.asp?1338-10353-ciranda-dos-livros >. Acesso em: 11 de ago. 2013. Apresenta os desafios de desenvolver um projeto de Ciranda de Livros com alunos da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental. 

Avaliação

A avaliação nessa aula tem caráter formativo, pois o professor deve acompanhar todos os dias, a todo o momento, a aprendizagem ou a não aprendizagem de seus alunos, observando como estão participando das discussões em sala de aula, como estão escrevendo, como realizam as atividades propostas. Para tanto, faça registros individuais dos alunos. Avalie seus avanços e confirme o domínio da leitura e da escrita.

Observe se o aluno: interagiu e socializou com seus colegas os fantoches e as atividades realizadas; respeitou a opinião do colega; registrou suas ideias e opiniões. Analise ainda se eles: interpretaram as histórias dos livros e conseguiram relatar cenas e descrever personagens. Professor, você deve estar preparado para intervir e mediar as atividades e conduzir os alunos para avançarem na aprendizagem.

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