Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vamos brincar de pirata?

 

22/08/2013

Autor e Coautor(es)
Roseli Iolanda da Cunha
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea Cristina Flôr

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Avançar em seu processo de desenvolvimento das diferentes dimensões humanas;

• Ouvir histórias e manipular livros de literatura infantil;

• Desenvolver atenção e concentração;

• Compartilhar um espaço de expressão com crianças e adultos, por meio de contação de histórias e da brincadeira;

• Desfrutar de momentos lúdicos e de muita imaginação.

Duração das atividades
As atividades ocorrerão em 3 momentos de aproximadamente 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

 

Primeiras considerações:

Essa atividade é indicada para crianças entre 3 e 5 anos. Seu objetivo é fornecer novos elementos para as  brincadeiras das crianças,  já que: "As brincadeiras das crianças não são instintivas e o que determina seu conteúdo é a percepção que a criança tem do mundo dos objetos humanos. O principal significado do jogo é permitir que a criança modele as relações entre as pessoas. Possibilita também que a criança possa fazer suas primeiras abstrações, pois na brincadeira ela pode realizar ações e resolver a contradição entre a necessidade de agir e a impossibilidade de executar as operações exigidas pela ação. Fatores globais do desenvolvimento psíquico, tais como, a memória, a atenção, a linguagem, o pensamento, a imaginação e o sentimento estão relacionados diretamente com o desenvolvimento da brincadeira de papel, ou seja, esta desempenha funções imprescindíveis em todo o desenvolvimento da criança passando pelo desenvolvimento da consciência e o desenvolvimento afetivo-emocional até o desenvolvimento de capacidades e traços de caráter e a própria formação moral" (FACCI, 2006, p. 26).

 
Primeiro Momento: Ouvindo a História dos Amigos

Materiais: Livro da história dos amigos, tapete e almofadas.

Duração: 30 minutos.

Organize a sala com tapete e almofadas, de maneira acolhedora e convidativa para uma história. Sente-se em roda com as crianças e mostre a história escolhida: Os Amigos. Essa é uma história muito bonita, mas também engraçada , que fala sobre a amizade e as aventuras de um galo, um rato e um porco. A aventura principal desses amigos inseparáveis, acontece quando eles resolvem  brincar de ser piratas. Após a contação, as crianças poderão fazer comentários sobre a história e a professora, em meio a conversa sugerirá: O que acham de brincarmos de pirata, assim como os personagens da história? Instigue então as crianças a falarem sobre os piratas. Onde vivenciam a maioria de suas aventuras? Como são as roupas? Quais os principais objetos que usam? Depois sugira a confecção de um chapéu de pirata, uma espada e um tapa olho.

amigos

Fonte: Foto, arquivo institucional NDI-2013



Segundo Momento: Confeccionado os acessórios do pirata

Materiais: Para o tapa olho: tecido preto, lastex, agulha de costura grossa e tesoura.
                   Para o chapéu: folhas de papel A3 ou cartolina, lápis de cor, giz de cera.
                   Para a espada: tesoura, papel cartão, lápis de cor, caneta hidrocor e giz de cera .
                 
Duração: aproximadamente 40 minutos.

Após propor para as crianças a brincadeira de pirata,  convide-as a  confeccionar acessórios para esse momento. Explique que vão confeccionar um tapa olho, uma espada e um chapéu. As crianças podem se reunir em mesas separadas, contendo em cada uma delas os materiais selecionados para a confecção dos acessórios. O professor, com a ajuda do auxiliar de sala (ou outro profissional da escola que poderá auxiliar o professor nessa atividade) orienta as crianças. É importante que todas as crianças possam transitar pelas mesas para ver o trabalho dos colegas, e caso se interessem em fazer mais de um acessório, sejam acolhidas nessa opção. Entretanto, é importante que concluam o acessório já iniciado para depois começar a confecção de outro, sobretudo as crianças mais velhas – 4 a 5 anos.  

Como fazer os acessórios

Espada: Corte a cartolina ou papel cartão, no formato de uma espada, e proponha que o grupo que optou por esse acessório, decore-o de acordo com seu gosto e criatividade, pintando-o e fazendo desenhos com suas cores preferidas.

amigos

Fonte: Arquivo institucional - NDI- 2013


 Chapéu de Pirata: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Qdobp4DEeNk  ou http://www.youtube.com/watch?v=IsWmqfNCh9U
Observe como fazer o chapéu nesses links e depois vá ensinando, passo a passo, para as crianças. Quando terminarem de fazer o chapéu, podem pintá-lo.

amigos 
   
Fonte: Foto, Arquivo institucional - NDI- 2013

 

Tapa olho: Esse acessório deve ser confeccionado pelo adulto. Mas por ser rápido é interessante as crianças observarem como vai ser feito. Corte o tecido no formato de um tapa olho e com uma agulha passe o lastex pelas duas extremidades, conforme ilustração.

amigos,

Fonte: Fotos, arquivo institucional NDI-2013
 
 

Terceiro Momento: Brincando de Pirata

Materiais: acessórios confeccionados pelas crianças

Duração: 30 minutos.


 Agora que todos se transformaram em piratas, inclusive o professor, convide as crianças para a brincadeira. Sugerimos que o professor peça as crianças para segui-lo e vá falando alguns comandos com uma voz grossa:_ Atenção piratas vai começar nossa aventura. Sigam-me, pois eu sei que aqui pelo nosso parque existe um tesouro escondido. Então vamos procurar uma pista. Após andar um pouco com as crianças pelo parque diga ter encontrado uma pista do tesouro. Algumas pistas devem ser espalhadas anteriormente pela escola. Sugerimos escrever as pista em folhas A4, enrolá-las e amarrar com um cordão. A primeira irá fornecer dicas para se chegar à segunda e, assim por diante, até acharem o tesouro. As pistas devem estar de acordo com a faixa etária das crianças e com o espaço escolhido para desenvolver a atividade. Sugerimos que as pistas contenham rimas e também instiguem as crianças a realizarem determinados comandos, como, por exemplo: "Não sabemos onde o tesouro está, mas nós vamos encontrar, por isso bem alto vamos gritar e perto dos balanços procurar". E assim, a outra pista estará num dos balanços do parque. Vários enredos podem ser criados, até chegarem ao tesouro, que deve ser escondido anteriormente pelo professor. Nosso tesouro estava escondido no parque, perto de uma árvore. Lá encontramos uma cesta de frutas, uma toalha de piquenique e o livro dos amigos. O professor então, continua a brincadeira dizendo:- Atenção piratas, vamos esticar a toalha e correr até o banheiro para lavar as mãos. Após todos lavarem as mãos e se acomodarem, podem escolher uma fruta para comer enquanto ouvem mais uma vez a história dos amigos, agora ao ar livre, e  os personagens da história, se deliciando com as frutas.

amigos  amigos

Fonte: Fotos, arquivo institucional NDI-2013

Recursos Complementares

http://www.youtube.com/watch?v=Qdobp4DEeNk

http://www.youtube.com/watch?v=IsWmqfNCh9U

FACCI, M.G.D. Os estágios do desenvolvimento psicológico segundo a psicologia sóciohistórica. In: ARCE, A. e DUARTE, N. Brincadeira de papéis sociais na educação infantil: as contribuições de Vigotski, Leontiev e São Paulo, Xamã, 2006.

 

 

Avaliação

A avaliação se dará de forma a acompanhar o desenvolvimento integral da criança e do grupo. Para tanto, será realizado observação e registro, que auxiliarão o professor a avaliar os seguintes aspectos: quais os momentos que a criança mais participou; como interagiu com os colegas; a criança já conhecia a brincadeira; se não, como se portou diante da situação nova; no momento de tomar decisões, manteve-se segura diante de suas escolhas, ou influenciou-se facilmente pelas opiniões dos colegas; as crianças concluíram os objetos/acessórios escolhidos por elas; envolveram-se nessa atividade com autonomia e criatividade; manifestaram interesse e concentração no momento de ouvir a história. Os registros feitos pelo professor servirão também de subsídios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para avaliar sua prática pedagógica.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.