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Aprendendo a fazer histórias em quadrinhos

 

20/08/2013

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a linguagem e a estrutura das histórias em quadrinhos;
  • Criar uma história em quadrinhos utilizando os recursos de linguagem desta modalidade;
  • Enriquecer seu vocabulário por meio da linguagem oral e escrita;
  • Conhecer e explorar novos recursos para a criação de uma história em quadrinhos;
  • Realizar práticas de leitura e escrita contextualizadas;
  • Trabalhar a estrutura textual (inicio, meio e fim);
  • Montar uma apresentação no power point;
  • Enviar e-mail;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  • Desenvolver a capacidade de ler, de compreender e de localizar informações no texto lido.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 04 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita de pequenos textos. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Acesso em: 06 de ago. 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação". 

Esta aula tem como parâmetro a temática das histórias em quadrinhos, pois, é um recurso atrativo aos alunos, além de ampliar suas aprendizagens em relação a alguns temas e de promover a evolução no processo da construção da escrita.
Além disso, a linguagem simples e extrovertida dos quadrinhos é um bom incentivo para a leitura. Professor, é importante dialogar com os alunos e resgatar o que eles sabem sobre a linguagem de quadrinhos.

 

1º Momento:  aproximadamente 60 minutos.

Entrando em contato com as histórias em quadrinhos

Professor, as histórias em quadrinhos fazem parte da vida da maioria das crianças, afinal, quem nunca leu ou mesmo ouviu uma historinha da Turma da Mônica, Tio Patinhas, Bolinha ou Luluzinha?

No Brasil, esse estilo textual teve início ainda no século XIX com grande influência externa. Em 1837, circulou o primeiro desenho. Abaixo, uma das primeiras histórias em quadrinhos do Brasil "As Aventuras de Zé Caipora", de Ângelo Agostini.

As aventuras de Ze Caipora

Sítio: “Wikipédia, a enciclopédia livre”. Imagem e informação disponíveis em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_em_quadrinhos_no_Brasil>. Acesso em: 07 de ago. 2013.

Em 1939, foi lançada uma revista brasileira de histórias em quadrinhos, com o nome de Gibi. Na época, Gibi significava moleque ou negrinho, porém, graças à revista, no Brasil o termo Gibi tornou-se sinônimo de "revista em quadrinhos", assim como durante muito tempo, Colgate foi sinônimo de pasta de dente e Bombril foi sinônimo de esponja de aço.

Algumas pessoas tiveram sua infância marcada por essa modalidade de leitura, que mesmo depois de adultas, as histórias em quadrinhos não deixaram de fazer parte de sua vida como colecionadores ou simplesmente divulgadores dessa maravilha para seus filhos.

Professor, sabendo disso, o momento inicial desta aula será realizado na Biblioteca da escola. Agende antecipadamente, um horário com a bibliotecária, pois, passarão um bom tempo lá e precisarão de um espaço adequado e um bom número de livros à disposição para a realização das atividades que serão propostas.

Biblioteca ESEBA

Fonte: Imagem do próprio autor. Alunos na biblioteca da Eseba - Escola de Educação Básica da UFU.

Ao chegarem à Biblioteca, relembre-os das regras: não conversar alto, não correr, lavar as mãos antes de começar a mexer nos livros e após o manuseio dos mesmos, guardar os livros nos devidos lugares, respeitar o ambiente de estudo e as demais regras existentes em sua escola.

Tendo as regras devidamente esclarecidas, é hora de iniciar os trabalhos. Permita que seus alunos escolham os livros que quiserem e os deixe ler. Não dê dicas ou sugestões de leituras, esse momento é importante para que você conheça suas preferências.

Depois de um tempo estipulado, abra uma roda de conversa para saber qual foi a escolha de cada aluno e o motivo pelo qual fizeram tal escolha. Oportunize a seus alunos, um momento para trazerem a público, experiências sobre histórias em quadrinhos.

Professor, segue algumas sugestões de abordagens:

  • Alguém já leu histórias em quadrinhos para você?
  • Quem? Todos os dias?
  • Desenhe essa pessoa no espaço abaixo (no caderno de Língua Portuguesa).

 

 

 

 

 

Após esse momento, distribua um “Gibi” para cada aluno e deixe que leiam. Escolha uma história que considere adequada e articule um jogral para que os alunos possam ler. Na sequência, verificar o entendimento deles sobre a história.

 

2º Momento:  aproximadamente 60 minutos.

Conhecendo um pouco mais sobre os quadrinhos

Professor, afinal, o que são histórias em quadrinhos? Explique com suas próprias palavras o que são histórias em quadrinhos. Não é necessário consultar um material específico para não correr o risco de dar uma explicação muito rebuscada. De modo geral, são histórias inventadas por alguém – geralmente divertidas, que expressam ação e que contém informações e desenhos – que são colocados em uma sequência de pequenos quadros. Daí serem conhecidas por “quadrinhos”.

O Blog Multimídia traz uma boa e clara definição: “Histórias em quadrinhos, Quadrinhos, Gibi, é uma forma de arte que conjuga texto e imagens com o objetivo de narrar histórias dos mais variados gêneros e estilos. São, em geral, publicadas no formato de revistas, livros ou em tiras publicadas em revistas e jornais. No Japão, são conhecidas por mangá”. Disponível em: < http://multimidiahq.blogspot.com.br/2010/01/afinal-o-que-e-historia-em-quadrinhos.html>. Acesso em: 07 de ago. 2013.

Os autores dessas histórias são chamados cartunistas. No Brasil, alguns dos mais conhecidos são Maurício de Sousa (criador da Turma da Mônica), Ziraldo (criador do Menino Maluquinho) e Maurício Ricardo (criador do sítio: Charges.com e desenhistas das charges do programa Big Brother Brasil.).

Mauricio de Sousa - cropped.jpg 

Sítio: “Wikipédia, a enciclopédia livre”. Imagem disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Mauricio_de_Sousa>. Acesso em: 07 de ago. 2013.

 

Sítio: “Wikipédia, a enciclopédia livre”. Imagem disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Ziraldo>. Acesso em: 07 de ago. 2013.

Maurício Ricardo 

Sítio: “Revista Contigo”. Imagem disponível em <http://contigo.abril.com.br/noticias/bbb12-nao-estou-saindo-em-defesa-do-daniel-so-nao-estou-condenado-disse-mauricio-ricardo>. Acesso em: 07 de ago. 2013.

Professor, para reforçar o aprendizado de seus alunos, proponha a seguinte atividade que deverá ser realizada no caderno de Língua Portuguesa.

Aluna UCA

1) Marque com um (X) a alternativa correta:

a) (   ) Histórias em quadrinhos são histórias ilustradas e escritas em grandes quadros.

b) (   ) Histórias em quadrinhos são histórias ilustradas e escritas em grandes círculos.

c) (   ) Histórias em quadrinhos são histórias ilustradas e escritas em pequenos quadros.

d) (   ) Histórias em quadrinhos são histórias ilustradas e escritas em grandes círculos.

 

2) Associe a 1ª coluna de acordo com a 2ª.   

a) Maurício de Sousa                         ( b ) Criador da sitio: Charges.com

b) Maurício Ricardo                             ( c ) Criador do Menino Maluquinho

c) Ziraldo                                               ( a ) Criador da Turma da Mônica

 

Elementos de uma história em quadrinhos

Professor, desde o inicio da aula até esta etapa, imagina-se que seus alunos já tenham adquirido mais conhecimentos sobre histórias em quadrinhos. Uma informação relevante que deve dar a eles é que, as histórias em quadrinhos não possuem muitas regras, inclusive, em relação a seu tamanho. Existem histórias muito grandes – como as histórias de super-heróis, por exemplo. Já as pequenas histórias, geralmente as retratadas em três ou quatro quadros apenas, recebem o nome de “Tirinhas”. Elas são encontradas com maior facilidade em jornais impressos. A seguir, observe uma tirinha do cartunista argentino Quirino, autor de Mafalda. Você pode reproduzir para os alunos colarem no caderno de Língua Portuguesa ou utilizar um projetor multimídia para projetar as imagens a seguir, pois elas orientarão os alunos sobre as diferentes formas dos quadrinhos e falas dos personagens.

Sítio: “Tiras da Mafalda”. Disponível em: <http://tirasdemafalda.tumblr.com/image/24632373046>. Acesso em: 07 de ago. 2013.

Mas, independente do tamanho das histórias, sempre existem nelas alguns elementos essenciais. Vejamos:

  • Quadro ou Vinheta: Geralmente de forma retangular ou quadrangular, funciona como moldura de um momento de ação. Tem a função de delimitar, separar, indicar o espaço entre as diferentes imagens. A disposição dos quadros na página pode facilitar ou dificultar a leitura e cumpre a função de dar dinamismo às sequências de ações.

Sítio: "Divertudo".  Disponível em: <http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html>. Acesso em: 07 de ago. 2013.

  • Os balões: é o que delimita a fala dos personagens. Existem específicos para cada tipo de situação.

Tipos de baloes

Sítio: “Divertudo”. Disponível em: <http://divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html>. Acesso em: 07 de ago. 2013.

 

Além desses balões, ainda é preciso destacar o Uníssono e o Rabicho.

a) Uníssono ou Fala coletiva: Fala coletiva Várias falas ao mesmo tempo.

b) O Rabicho: (apêndice que sai do balão em direção à cabeça do personagem) indica ao leitor quem está falando; quando orabicho se dirige a um personagem que está fora do quadro e da cena mostrada, trata-se de uma fala em off.

  • Legendas: aparecem, frequentemente, em forma retangular, no alto da vinheta e têm a função de delimitar o texto que representa a ‘voz’ do narrador.  "É  elemento narrativo, cuja forma de apresentação é variada. Se muito extensa, pode tomar um quadrinho inteiro, embora, normalmente, seja um  pequeno fragmento do discurso narrativo, podendo, por isso, ficar em pequena faixa limitada por uma linha paralela a um dos lados do quadrinho. Como nelas entra a voz quase impassível do narrador, que é um elemento externo à ação, seu conteúdo é sempre um texto com caracteres normais, o que nem sempre acontece com os balões, cujos caracteres podem variar, dependendo da situação: pode-se colocar caracteres semelhantes aos das línguas árabe, chinesa ou japonesa, por exemplo, para mostrar a fala dos personagens que as utilizariam". Sítio: “Filologia”. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/revista/artigo/10%2828%2901.htm>. Acesso em: 07 de ago. 2013.

Sítio: Blog dos Quadrinhos. Disponível em: <http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br/arch2010-03-01_2010-03-31.html> - Acesso em: 07 de ago. 2013.

  • Metáforas visuais: Figuras cinéticas: produzem uma sensação de movimento. Também, são signos que ganham uma conotação diferente e características quando usados em Histórias em Quadrinhos, como ver estrelas (indicando que o personagem está ferido e sente dor), ter lâmpada acesa sobre a cabeça (significa que o personagem teve uma ideia), corações (mostram que o personagem está apaixonado), serrote cortando uma tora (dormir, roncar como uma serra), ter uma espiral sobre a cabeça (sentir tontura), falar cobras e lagartos (falar mal, demonstrar ira), entre outros elementos icônicos.
  • Onomatopeias:

OnomatopeiasOnomatopeias

 

Sítio: “Divertudo”. Disponível em: <http://divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html>. Acesso em: 07 de ago. 2013.

Professor, para que este momento não fique apenas na teoria, proponha uma atividade, a fim de verificar o aprendizado de seus alunos. Imprima a atividade e solicite que colem no caderno de Língua Portuguesa.

Aluna UCA

3) Os balões a seguir representam:

a) Balão de fala  __ __ __ __. Crie uma __ __ __ __ dentro do balão.

b) Balao de grito __ __ __ __ __. Crie um __ __ __ __ __ dentro do balão.

c) Balao de pensamento P __ __ __ __ __ __ __ __ __. Crie um P __ __ __ __ __ __ __ __ __ dentro do balão.

d) Fala coletiva  Uníssono ou Fala C __ __ __ T __ __ A. Crie uma fala C __ __ __ T __ __ Adentro do balão.

Professor, é fundamental falar aos seus alunos da importância da comunicação feita por meio das expressões faciais. Inicie a atividade solicitando 04 voluntários. A seu pedido, cada um expressará em seus rostos, para toda a sala, expressões de alegria, tristeza, raiva e decepção. Assim, sugira uma atividade que desenvolva a habilidade deles em desenhar, expressando sentimentos diversos.

Aluna UCA

4) Faça desenhos que expressem os seguintes sentimentos:

a) Alegria

 

 

 

 

 

 

b) Tristeza

 

 

 

 

 

 

c) Raiva

 

 

 

 

 

 

d) Decepção

 

 

 

 

 

 

3º Momento:  aproximadamente 60 minutos.

Escolha do tema da História em Quadrinhos

Professor, este é o momento de escolherem o tema da história em quadrinhos, sugere-se votação. Professor, você pode optar por dois tipos de votação: a oral e a escrita.

Votação oral:

Nesse modelo de votação, privilegia-se a oralidade e a desenvoltura do aluno. A oralidade é a transmissão oral dos conhecimentos armazenados na memória humana. Antes do surgimento da escrita, todos os conhecimentos eram transmitidos oralmente. Conceito disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Oralidade>. Assim, o aluno é levado a desenvolver sua memória, organização de ideias e transmissão clara da formulação de seu raciocínio. Outro fator positivo é a possibilidade de vencer o medo da exposição, uma vez que ao defender sua opinião, ele fica à frente da turma com todos os olhares voltados para ele.  

Votação secreta:

Essa modalidade poderá gerar uma série de atividades interdisciplinares, pois você vai dialogar com a Matemática, para fazer a tabulação dos votos, com a Língua Portuguesa, para fazer o relatório e com a Ética e a Cidadania, ao trabalhar o direito de escolha do cidadão, dentre outras. Além disso, privilegia a individualidade do aluno e evidencia a cidadania, o poder de decisão do cidadão enquanto defensor de seus interesses. Outro fator importante é que faz o aluno ter acesso ao modo de como elegemos nossos representantes na política – voto direto e secreto. Se você for fazer a votação por escrito, utilize cédulas confeccionadas pelos próprios alunos. Caso você já tenha alguma opção interessante para o tema, faça uma discussão e proponha-a.

Em nosso caso, a proposta sugerida pelos alunos e acolhida pelo professor foi a 1ª opção: votação oral. Cada aluno manifestou seu voto, o que foi escrito pelo professor na lousa para que todos tivessem acesso. Dos vários temas sugeridos, o eleito foi: amizade. A seguir apresentamos algumas sugestões para você desenvolver este tema com seus alunos.

Professor, segundo o filósofo grego Aristóteles, “Um amigo é uma única alma habitando dois corpos”. Comente com seus alunos um pouco da importância da amizade na vida dos seres humanos.

Para ilustrar este momento, exiba para seus alunos, o vídeo dos personagens da Turma da Mônica Cascão e Cebolinha que trata da temática da amizade. Para tanto, solicite que seus alunos utilizem seus laptops do Projeto UCA acessando o link abaixo por meio do seguinte caminho Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou utilizem o tablet, mas se não participam do Projeto UCA, podem assistir ao vídeo do Laboratório de Informática da escola ou na própria sala por meio de um projetor multimídia preparado por você.

Cascão e Cebolinha

Sítio: “You Tube”. Vídeo completo disponível em: <http://youtu.be/ywRj7H0yndo>. Acesso em: 07 de ago. 2013.

Professor, para concluir esse momento e introduzir seus alunos no universo criativo, fundamental para se criar histórias em quadrinhos, proponha-lhes a seguinte atividade.

Aluna UCA

1) Complete a frase: Meu melhor amigo/a é ___________________. Nós vivemos muitas coisas boas juntos/as. Para mim, a amizade é importante porque____________________________________________________________________________________________________________________________________.

2) Desenhe no quadro abaixo, você juntamente com seu melhor amigo/a.

 

 

 

 

 

 

 

 

3) Responda as perguntas abaixo baseando-se no vídeo que acabou de assistir:

a) Qual é o nome dos personagens do vídeo?

b) Eles fazem parte de qual turma?

c) Você tem uma amizade tão forte quanto  a que eles têm?

d) Ser amigo significa concordar sempre com o outro? Explique.

 

4º Momento:  aproximadamente 60 minutos.

Criando Histórias em Quadrinhos

Professor, este é o momento de verificar concretamente o aprendizado de seus alunos em relação às histórias em quadrinhos. A parte teórica desta aula e as atividades propostas os habilitam a produzirem suas próprias histórias. Sugerimos que os personagens das histórias sejam os colegas da própria sala de aula e que as histórias sejam criadas inicialmente no caderno de Língua Portuguesa. Solicite que consultem o material estudado nas aulas anteriores, para que utilizem os recursos necessários.

Após a realização, promova a exibição das histórias criadas por eles. As mesmas devem ser apresentadas em Power Point (dicas como montá-lo em Recursos Complementares) para os colegas da sala. Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, utilize o Kpresenter. Após a exibição do trabalho, grave tudo em um pen drive e envie por e-mail para a professora avaliar.

Recursos Complementares

Sítio “Diferentes tipos de textos”. Disponível em: <http://www.escolakids.com/os-diferentes-tipos-de-texto.htm>. Acesso em: 23 de jul. 2013.

Sítio “Atividade de professor”. Disponível em: <http://atividadedeprofessor.wordpress.com/2008/07/02/contos-que-eu-recomendo/>. Acesso em: 27 de jul. 2013.

Sítio: “Wikipédia, a enciclopédia livre”. Imagem disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_em_quadrinhos_no_Brasil>. Acesso em: 07 de ago. 2013.

Sítio: “Filologia – A estrutura frasal e a pontuação nas histórias em quadrinhos”. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/revista/artigo/10%2828%2901.htm>. Acesso em: 07 de ago. 2013.

Sítio: “Divertudo”. Disponível em: <http://divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html>. Acesso em: 07 de ago. 2013.

Sítio: “You Tube – Como montar uma apresentação em Power Point”. Vídeo completo disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=DtqX36RC56Y>. Acesso em: 07 de ago. 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Dessa maneira, verifique se: conseguiram valorizar e exercitar a criatividade; identificar a linguagem e a estrutura das histórias em quadrinhos; concentrar na realização das tarefas. Se foram minimamente capazes de criar uma história em quadrinhos utilizando os recursos de linguagem desta modalidade ou se esforçaram para isso; se tiveram seu vocabulário enriquecido por meio da linguagem oral e escrita; se conheceram e exploraram novos recursos para a criação de uma história em quadrinhos; se realizaram práticas de leitura e escrita contextualizadas; se por meio das dicas em vídeo apresentadas no item Recursos complementares, conseguiram montar uma apresentação no Power Point e enviar e-mail; se desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos. Anote os resultados obtidos, para utilizá-los em seus planejamentos futuros, visando alcançar os objetivos propostos.

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