Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A poesia como expressão da linguagem humana

 

20/08/2013

Autor y Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Expressar com as palavras e gestos;
  • Utilizar a entonação de voz e a arte da oratória;
  • Recitar poesias;
  • Aprender alguns tipos de poesias;
  • Conhecer e compor poesias com rimas;
  • Compreender que a poesia é uma possibilidade do ser humano manifestar emoções;
  • Conhecer famosos poetas brasileiros;
  • Localizar palavras no dicionário;
  • Enriquecer o vocabulário por meio da linguagem oral e escrita;
  • Realizar práticas de leitura e de escrita contextualizadas;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  • Desenvolver a capacidade de ler, de compreender e de localizar informações no texto lido.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 03 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita de pequenos textos. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Acesso em: 06 de ago. 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação". 

Esta aula tem como parâmetro a temática poesia, pois, entendemos que é uma forma de expressar os sentimentos mais profundos. Além de trabalhar os sentimentos, auxilia o aluno a se expressar melhor com as palavras e gestos, pois, ao recitar uma poesia, trabalha-se a entonação de voz e a arte da oratória. Possibilita também desenvolver atividades com a escrita, a relação fonema/grafema devido à utilização de rimas e aliterações, bem como um trabalho interdisciplinar, dialogando com diferentes áreas do conhecimento. 

 

1º Momento:  aproximadamente 60 minutos.

Introduzindo o tema

Professor, inicie sua aula de forma divertida, fazendo com que seus alunos se interessem pelo tema proposto: poesia. A seguir, exiba o vídeo abaixo que retrata de forma lúdica e simples um dos recursos literários e estilísticos da poesia: a rima. Conduza-os ao Laboratório de Informática ou projete o vídeo a seguir utilizando um projetor multimídia, mas se os alunos possuírem o laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Durante a exibição do vídeo, permita que eles dancem e se envolvam no ritmo da música.

Xuxa - Jogo da rima

Sítio: “Música.com. Jogo da rima: Xuxa”. Letra e vídeo completo da música disponíveis em: <http://musica.com.br/artistas/xuxa/m/jogo-da-rima/letra.html>. Acesso em: 08 de ago. 2013.

Após a exibição do vídeo, abra uma roda de conversa e permita que os alunos expressem seus sentimentos em relação ao momento que acabaram de vivenciar. Caso eles relatem apenas o interesse pelo ritmo lúdico, enfatize a presença do jogo de palavras rítmicas, ou seja, as inúmeras rimas presente na música.

Agora, com os ânimos mais moderados, entregue a eles uma folha de papel com a letra da música. Solicite que a colem no caderno de Língua Portuguesa e circulem as palavras que consideram ter rimas. Não dê muitas dicas, essa atividade é para avaliar o que entenderam sobre rimas.

Para aprofundar esse conhecimento, proponha a seguinte atividade.

Aluna UCA

1) Conduza-os ao Laboratório de Informática, mas se os alunos possuírem o laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet) para realizarem a atividade: um jogo educativo que trabalha as rimas. Para jogar, basta seguir as instruções do sítio.

Jogo das rimas

Sítio: “Educação Dinâmica”. Jogo disponível em: <http://www.educacaodinamica.com.br/games/jogo_educacional.asp?jogo=rimas>. Acesso em: 08 de ago. 2013.

2) Professor, para esta atividade não é necessário a utilização da internet ou mesmo do computador, tão pouco do caderno, pois, trabalhará  uma das características próprias da poesia: a capacidade de surpreender-se, de criar e improvisar. Providencie um baú. Se não conseguir um, você pode fazê-lo com uma caixa de papelão. No sítio: “Recicle sua casa”, você encontra o passo a passo para construir um. Disponível em: <http://reciclesuacasa.blogspot.com.br/2013/02/bau-com-caixa-de-papelao.html>. Acesso em: 09 de ago. 2013.

Sítio: “Meu Móvel de Madeira”. Disponível em: <http://www.meumoveldemadeira.com.br/moveis/baus/bau-pequeno-keep-caramelo>. Acesso em: 08 de ago. 2013.

Coloque dentro dele objetos diversos, como por exemplo, garrafinha descartável, boneca, carrinho, livro, bombom e o que mais achar conveniente. Seria interessante ter no mínimo, o mesmo número de objetos que o de alunos na turma para que todos possam participar da atividade. O objetivo do jogo é que, a cada objeto que você tirar do baú, o aluno selecionado, fale uma palavra que rime com aquele objeto. Repita esse procedimento com cada aluno. Caso o tempo lhe permita, pode repetir a atividade apresentando outros objetos para os alunos.

 

2º Momento:  aproximadamente 60 minutos.

A poesia e os gregos 

Professor, ao tratar de poesias com seus alunos, é de fundamental importância que fale de seu início entre os gregos antigos. Comente com eles, que a Literatura na Grécia Antiga em muito se conectava a vida cotidiana, realizando críticas sociais, políticas, filosóficas e religiosas, sendo também, uma forma de transmissão de conhecimento histórico. Desta forma, hoje podemos encará-la como uma representação da realidade grega e, assim, considerá-la uma fonte histórica, podemos assim, aprender muito com esses povos.

A literatura grega foi a primeira a surgir na Europa e lançou, no curso de sua evolução, os alicerces de quase todos os gêneros literários. Assimilados pelos romanos, os grandes escritores gregos da antiguidade, junto com os clássicos latinos, passaram a ser considerados modelos universais, e deles provém certamente toda a tradição literária ocidental. Informação do sítio Brasil Escola. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/literatura/literatura-grega.htm>. Acesso em: 08 de ago. 2013.

Antes mesmo do surgimento da escrita, os gregos já faziam poesia para ser cantada ou recitada, é o caso de Homero com a Ilíada (que trata dos assuntos pertinentes às viagens do herói Ulisses e seu retorno ao reino de Ítaca) e a Odisseia (que narra a Guerra de Troia). Suas poesias serviam de modelo e comportamento na antiguidade grega, pois, traziam experiências reais e elementos da natureza.

Homero

Sítio: “Centro de Pesquisas da antiguidade”. Disponível em: <http://cpantiguidade.wordpress.com/2010/12/08/gregos-os-educadores/>. Acesso em: 08 de ago. 2013.

Aluna UCA

Professor, incentive seus alunos a fazerem como os gregos antigos, que criavam e recitavam poesias baseados em suas experiências de vida. Organize a turma em quatro grupos. Dois grupos recitarão uma poesia fundamentando em alguma viagem realizada por algum ou alguns dos componentes do grupo. Já os outros dois grupos, recitarão uma poesia fundamentando em suas experiências reais com elementos da natureza (animais ou plantas). Oriente-os a não se preocuparem com a estrutura: estrofes, rimas ou outros. O importante desta atividade é expressar-se.

Professor, durante a realização desta tarefa, verifique se a aula está cumprindo o seu propósito: expressar a linguagem humana, principalmente no que diz respeito à linguagem dos sentimentos (saudade, alegria, decepção, dentre outros).

 

3º Momento:  aproximadamente 60 minutos.

A literatura brasileira

Professor, a literatura brasileira é muito vasta. Existem poesias para todos os gostos e preferências. No Ensino Fundamental, as poesias atuam como forte e positivo fator de aprendizagem. Algumas com autores muito conhecidos, outras, com poetas anônimos. Não raro encontramos poesias, poemas ou textos bonitos com autoria desconhecida. Vela um exemplo.

“Sou pequenininha

Do tamanho de um botão

Carrego papai no bolso

E mamãe no coração”.

Autor desconhecido

Essa poesia surgiu no folclore brasileiro e é chamada de Quadrinha ou Trovinha que é uma estrofe que possui quatro versos e palavras que rimam entre si, é uma brincadeira de roda muito usada no Nordeste, seu autor é desconhecido e provavelmente foi feita por algum morador local que disseminou a brincadeira.

Existem também as poesias para os apaixonados: são as poesias de amor ou de romance, que são palavras, frases e versos que falam de sentimentos por alguma pessoa muito querida e amada. As poesias românticas podem ser bem pequenas, mas, se forem feitas com o coração, tornam-se lindas e podem expressar sentimentos nobres e verdadeiros. Podem ser feitas com rima ou até não rimarem, mas se ficarem bem bonitas podem ser enviadas pelo celular, pois assim são as poesias feitas com empenho e amor, em noites de estrelas ou em jardins cheios de flor. Disponível em: <http://www.assimsefaz.com.br/sabercomo/poesias-de-amor-pequenas>. Acesso em 08: de ago. 2013.

Professor, veja alguns exemplos:

a) O amor para ser sublime,

verdadeiro deve ser,

pois se não for verdadeiro,

não pode acontecer.

Namorada e namorado que se amam pra valer,

sempre juram ficar juntos

até envelhecer.



b) Os pássaros gorjeiam frases românticas no ar;

sereias felizes namoram no mar;

 enquanto na terra,

homens e mulheres procuram seu par.



c) A menina faceira se agita e se pinta

 pra ver o menino na rua passar,

mas quando ele passa e finge não ver,

a menina bonita se põe a chorar.

Sítio: "Assim se faz. Poesias" Disponível  em: <http://www.assimsefaz.com.br/sabercomo/poesias-de-amor-pequenas>. Acesso em: 08 de ago. 2013.

Aluna UCA

Professor, motive seus alunos a criarem suas próprias poesias com rimas. O tema pode ser livre ou relativo a um tema que possa ser posteriormente trabalhado na sala de aula, respeito, por exemplo.

“Respeito é bom e eu gosto

Ser desrespeitoso é que eu não posso

Para todo o sempre vou respeitar

Para que de mim, todos possam gostar”.

Professor:  Rones Aureliano de Sousa

1) Professor, proponha que a atividade seja realizada em casa com o auxílio dos pais. Criar uma poesia com o tema: família.

Acabamos de ver que qualquer pessoa, desde que se proponha a fazer com dedicação e atenção, é capaz de ser um poeta. Vimos também que existem muitos poetas que divulgaram nacionalmente suas poesias, mas preferiram o anonimato e permaneceram desconhecidos para a maioria das pessoas. Contudo, geralmente, os poetas costumam se identificar e se profissionalizar. Essa profissão é considerada intelectual, ou seja, exige mais inspiração do que transpiração. É o caso do poeta Gonçalves Dias, autor do poema Canção do Exílio. Ele estava tão inspirado que até no Hino Nacional Brasileiro tem dois versos deste poema. Este poema foi retirado do sítio “Over Mundo”. Disponível em: <http://www.overmundo.com.br/banco/minha-terra-tem-palmeiras-onde-canta-o-sabia>. Acesso em: 08 de ago. 2013. Veja:

Canção do Exílio

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar — sozinho, à noite —
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Gonçalves Dias

 

2) Professor, trabalhe este conhecido poema com seus alunos.

a) Leia atentamente o poema de Gonçalves Dias e sublinhe com seu lápis de escrever, as palavras que desconhece o significado e com o auxílio do dicionário, escreva o seu significado no caderno de Língua Portuguesa.

b) O poema retrata as lembranças: Assinale com um X a resposta correta.

b.1) (   ) Do campo: palmeiras, aves, flores, bosque.

b.2) (   ) Da cidade: casas, apartamentos, carros, shopping.

c) Responda:

Qual é o nome do autor do poema? _____________________________

d) Faça um desenho que faça lembrar o poema.

 

 

 

 

 

 

 

Aprofundando o nível das poesias

Professor, ao dar continuidade à aula, exiba as imagens abaixo em um projetor multimídia e possibilite aos alunos comentarem sobre elas.

Gato que no espelho e Leao

Sítio: “Viver Psicologia”. Disponível em: <http://viverpsicologia.uberlandia.com/auto-aceitacao-e-auto-estima/>. Acesso em: 08 de ago. 2013.

Mulher magra que no espelho e gorda

Sítio: “Ritmo da Manhã”. Imagem disponível em: <http://www.94fm.com.br/ritmodamanha/2013/05/14/tema-do-dia-autoestima-2/>. Acesso em: 08 de ago. 2013.

Homem gordo e no espelho e magro

Sítio: “Blog Servos de Deus”. Imagem disponível em: <http://servodedeusdecamocim.blogspot.com.br/2010/11/auto-imagem-e-auto-estima-o-que-voce.html>. Acesso em: 08 de ago. 2013.

Mulher velha e no espelho é jovem

Sítio: “Literatura e Linguagens”. Disponível em: <http://nelsonsouzza.blogspot.com.br/2011/05/retrato-cecilia-meireles_01.html>. Acesso em: 08 de ago. 2013.

 

Professor, certamente, eles destacarão pessoas que são “uma coisa”, mas se veem de outra maneira. Se atingirem esse nível de reflexão, parabenize-os, pois, é exatamente isso mesmo. 

Na sequência, solicite que façam em seus cadernos, um autorretrato, ou seja, a imagem que têm deles mesmos, pois, um poeta deve conhecer-se muito bem. Assim, como dizia o filósofo Sócrates “Conhece-te a ti mesmo”.

4) Faça seu autorretrato no quadro. Utilize lápis de escrever e de cores variadas.

TÍTULO: O autorretrato de ____________________ (seu nome). 

 

 

 

 

Assinatura do autor do desenho:_______________________ Data: ___/____/_____

Fonte: Imagem do próprio autor.

Professor, a atividade acima serviu de preparação para analisarmos a poesia abaixo, intitulada Retrato, de Cecília Meireles. Imprima a poesia e a entregue aos alunos, solicitando que colem em seus cadernos de Língua Portuguesa. Após a primeira leitura silenciosa, solicite que alguns alunos recitem a poesia para a turma. A recitação deve ser em tom triste, de alguém que perdeu algo muito importante em sua vida.

Retrato – Cecília Meireles

 Retrato - Cecilia Meireles


Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdida
a minha face?

Sítio: “Literatura e Linguagens”. Disponível em: <http://nelsonsouzza.blogspot.com.br/2011/05/retrato-cecilia-meireles_01.html>. Acesso em: 08 de ago. 2013.

Professor, discuta com seus alunos sobre o que a poetiza nos faz refletir. Nesta poesia, ficou evidente que nem todas as poesias tratam de temas alegres ou mesmo é obrigatória a presença de rimas. O Retrato, de Cecília Meireles é um exemplo claro disso, pois, mesmo sem conter esses elementos, mexe com os sentimentos de muitas pessoas, principalmente daquelas que hoje são idosas – talvez doentes e sozinhas – mas que em sua juventude eram bonitas, saudáveis e vaidosas. Para finalizar esta aula, construa com seus alunos um texto coletivo.

5) Professor, construa um texto coletivo juntamente com seus alunos, insira nele tudo aquilo que os alunos aprenderam sobre poesias e como elas auxiliam o ser humano a expor seus sentimentos frente às mais diversas situações de nossa vida. Para resgatar os conhecimentos que adquiriram ao longo das aulas que foram desenvolvidas, faça a dinâmica da tempestade de ideias:

Tempestade de ideias

"Blog Vanessa Melo". Imagem disponível em: <http://portfoliovanessamelo.blogspot.com.br/2010_07_01_archive.html>. Acesso em: 08 de ago. 2013.

Escreva na lousa o tema “poesia” e solicite que os alunos digam o que eles lembram. Anote tudo que falarem, em seguida, a partir das palavras registradas solicite que eles elaborem um “relatório” tentando organizar as ideias que eles relataram. Depois de pronto, eles poderão copiar ou você imprime e distribui para eles registrarem no caderno de Língua Portuguesa.

No Sitio “R7”, no link “Educador” você encontra uma boa explanação sobre esta técnica. Veja a seguir: <http://educador.brasilescola.com/orientacoes/tempestade-ideias-no-ensino-brainstorming.htm>. Acesso em: 07 de ago. 2013.

Recursos Complementares

- Sítio: “Educação Dinâmica”. Jogo disponível em: <http://www.educacaodinamica.com.br/games/jogo_educacional.asp?jogo=rimas>. Acesso em: 08 de ago. 2013.

- Sítio: “Brasil Escola”. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/literatura/literatura-grega.htm>. Acesso em: 08 de ago. 2013.

- Sítio: Assim se faz. Poesias disponíveis em: <http://www.assimsefaz.com.br/sabercomo/poesias-de-amor-pequenas>. Acesso em: 08 de ago. 2013.

- Sítio: “Over Mundo”. Disponível em: <http://www.overmundo.com.br/banco/minha-terra-tem-palmeiras-onde-canta-o-sabia>. Acesso em: 08 de ago. 2013.

- Autorretrato. Sítio: “You Tube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=XQMJHjYIcRs>. Acesso em: 08 de ago. 2013.

- Biografia de Cecília Meireles. Sítio: “Wikipédia, a enciclopédia livre”. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Cec%C3%ADlia_Meireles>. Acesso em: 08 de ago. 2013.    

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Dessa maneira, verifique se seus alunos conseguiram: entender que a poesia é uma linguagem naturalmente humana capaz de traduzir nossos mais profundos sentimentos e participar de todas as etapas da aula propostas por você.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.