Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo as linhas imaginárias do planeta Terra

 

18/08/2013

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poderá:

  • Compreender a existência das linhas imaginárias que circundam o planeta Terra;
  • Identificar e localizar as linhas imaginárias que circundam o planeta Terra;
  • Compreender que as linhas imaginárias foram definidas por convenções cartográficas e que a sua existência não resulta em fronteiras definidas.
Duração das atividades
03 horas aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Domínio dos conceitos de pontos cardeais, de forma e de representação do planeta Terra.

Estratégias e recursos da aula

Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.

Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra e apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.

Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.

Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.

 

 ATIVIDADE

 

PRIMEIRO MOMENTO

Professor(a) resgate com seus alunos os conhecimentos relativos aos pontos cardeais, a forma e a  representação do planeta Terra: planisfério e globo.  Converse com eles sobre o globo terrestre que é a representação que mais se aproxima da realidade do planeta Terra. Em seguida, solicite aos alunos que leiam a tirinha com atenção procurando perceber os elementos geográficos presentes.

Roteiro de atividades (Parte 1):

Leia, com atenção, a história em quadrinhos da Mafalda:

mafalda

Imagem: História em quadrinhos da Mafalda

Disponível em: http://cageos.files.wordpress.com/2012/09/391764_268265689888142_2135485306_n.jpg

Acesso em: julho de 2013

 

Agora, responda as seguintes questões:

a. O que a Mafalda está olhando?

b. O que a Mafalda quer encontrar no globo terrestre?

c. Mafalda ficou preocupada em imaginar que poderia estar de cabeça para baixo. Você concorda com ela? 

d. Observando a imagem do globo terrestre você observa a existência de continentes e de oceanos. O que mais você identifica no globo terrestre?

 

Comentário: Ao observar o globo terrestre, Mafalda ficou preocupada pensando que poderia estar de cabeça para baixo. O que não acontece, pois o planeta Terra possui uma forma arredondada, semelhante a uma bola. Então, não se pode dizer que existe o lado de cima e o lado debaixo, pois o planeta Terra é uma esfera.

 

SEGUNDO MOMENTO

Professor(a) converse com os alunos sobre as linhas imaginárias que foram criadas, por uma convenção cartográfica, para dividir o planeta Terra com o objetivo de localizar determinados lugares no espaço geográfico. Sendo assim, os paralelos e os meridianos foram definidos e dividindo o planeta em hemisfério, metade da esfera.

Roteiro de atividades (Parte 2):

IDENTIFICANDO OS PARALELOS

No quadro desenhe uma esfera e faça um traço no meio, no sentido horizontal, representando a linha do Equador, conforme abaixo (figura1):

Figura 1: Linha do Equador 

linha equador

Imagem: Planeta Terra – hemisférios 

Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-mQ5QaDyeTZs/TrFro9kzLgI/AAAAAAAACwg/VGAT2xilQFg/s320/equador.jpeg

Acesso em: julho de 2013

 

Comentário: A linha do Equador divide a Terra em hemisfério norte e hemisfério sul. Lembre os alunos de que não existe, na realidade, quem fica em cima ou embaixo, pois o planeta Terra possui a forma de uma esfera arredondada. Continue a explicação sobre as linhas imaginárias apresentando os meridianos. 

 

Roteiro de atividades (Parte 3):

IDENTIFICANDO O MERIDIANO

Na esfera desenhada no quadro faça um traço no meio, no sentido vertical, representando o principal meridiano Greenwinch, conforme abaixo (figura2):

Figura 2: Meridiano de Greennwinch

meridiano 

Imagem: Planeta Terra – hemisférios 

Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-Knncyewww2Q/T1ebuDbHLoI/AAAAAAAAEa4/ACbdUzK6G0A/s400/meridianos2.jpg

Acesso em: julho de 2013

 

Comentário: O meridiano de Greenwinch é a principal linha que divide a Terra em hemisfério leste ou oriental e hemisfério oeste ou ocidental.

 

Depois, solicite as seguintes atividades no caderno:

Roteiro de atividades (Parte 4):

Faça o que se pede:

  1. Faça o desenho de uma esfera, representando o planeta Terra.
  2. Trace a linha do Equador que divide imaginariamente o planeta Terra em dois hemisférios. 
  3. Pinte cada um dos hemisférios com uma cor. Não se esqueça de fazer a legenda.

 

Comentário: Com a atividade os alunos devem construir um desenho como o mostrado na figura 3:

 

Figura 3: Hemisférios Norte e Sul

 Planeta Terra – hemisférios norte e sul

Imagem: Planeta Terra – hemisférios norte e sul

Disponível em: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTKMnEBChCC4EJGcHG4KXZkgIhko5Djc5dRLA5as_Wi8Bsx07HV

Acesso em: julho de 2013

 

Faça o que se pede:

  1. Faça o desenho de uma esfera, representando o planeta Terra.
  2. Trace o meridiano de Greenwinch que divide imaginariamente o planeta Terra em dois hemisférios. 
  3. Pinte cada um dos hemisférios com uma cor. Não se esqueça de fazer a legenda.

 

Comentário: Com a atividade os alunos devem construir um desenho como o mostrado na figura 4:

Figura 4: Hemisférios Leste ou Oriental e Oeste ou Ocidental

Planeta Terra – hemisférios leste e oeste 

Imagem: Planeta Terra – hemisférios leste e oeste

Disponível em: http://www.desconversa.com.br/geografia/wp-content/uploads/2011/12/meridianos.jpg

Acesso em: julho de 2013

 

Comentário: Leve para a sala de aula o globo terrestre e o mapa-múndi e localize a linha do Equador e o meridiano de Greenwinch. Destaque com os alunos a existência de outras linhas imaginárias, evidenciando que as linhas imaginárias estudadas até o momento são consideradas mais importantes.

Enriqueça a aula:

Outros paralelos são importantes como: Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio, Círculo Polar Ártico e Círculo Polar Antártico.

 

 Planeta Terra – principais linhas imaginárias 

 

Imagem: Planeta Terra – principais paralelos

Disponível em: http://santiago.pro.br/blog/wp-content/uploads/2012/05/linhasimaginarias.jpg

Acesso em: julho de 2013

E outros semi meridianos:

 

 

Planeta Terra – semi meridianos 

Imagem: Planeta Terra – semi meridianos

Disponível em: http://www.professores.uff.br/cristiane/Estudodirigido/Cartografia_arquivos/image002.jpg

Acesso em: julho de 2013

 

Estas linhas imaginárias encontram-se presentes no globo terrestre e no mapa-múndi, conforme você poderá apresentar para os alunos.

 

GLOBO 

Imagem: Globo terrestre

Disponível em: http://www.guiageo-americas.com/mapas/mapa/americas-globo.gif

Acesso em: julho de 2013

 Mapa-múndi ou planisfério 

Imagem: Mapa-múndi ou planisfério

Disponível em: http://n.i.uol.com.br/licaodecasa/ensfundamental/geografia/planisferio.jpg

Acesso em: julho de 2013

 

TERCEIRO MOMENTO

Professor(a) para realizar a próxima etapa da aula leve os alunos para o laboratório de informática. Aula também ser realizada em sala para as escolas que participam do Projeto Um computador por aluno (UCA).

Para esta atividade é preciso orientar os alunos a realizarem o download do programa Google Earth e, sempre que necessário, o mesmo poderá ser utilizado para o desenvolvimento de outras atividades.

Utilizando o netbook, solicite aos alunos que acessem o Google Earth (Disponível em http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html Acesso em julho de 2013).

 

Google Eart 

Imagem: Link inicial do Google Earth

Fonte: http://www.google.com.br

Acesso em: julho de 2013 

 

Oriente aos alunos que ao acessar o Google Earth, na barra de ferramentas, selecione Terra. A imagem inicial será a do Planeta Terra. 

 

Google Eart

Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para a barra de ferramentas 

Fonte: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em: julho de 2013 

Convide os alunos a passearem pelo planeta utilizando o mouse. Peça para que identifiquem os elementos que compõem o planeta e relacione-os com as cores apresentadas no globo: azul/oceanos, marrom/continentes, os limites entre os continentes e países em amarelo. Converse sobre a utilização das cores para a representação das imagens do Google Earth. Peça que identifiquem como estão representadas as terras emersas e como estão representadas as águas (azul, variando a tonalidade de acordo com a profundidade). Importante lembrar que há águas salgadas (oceanos e mares) e doces no continente (rios, lagos, lagoas).

Professor(a) retome com os alunos a existência das linhas imaginárias, que não aparecem nas imagens do Google Earth, mas que existem no mapa-múndi e no globo e foram determinadas com o objetivo de localizar e identificar determinados lugares na superfície terrestre.

Recursos Complementares

Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):

 

Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.

Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto

Acesso em: julho de 2013

 

Linhas Imaginárias

Disponível em: http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/hgp/1.3.htm

Acesso em: julho de 2013

 

Paralelos e Meridianos

Disponível em: http://www.escolakids.com/paralelos-e-meridianos.htm

Acesso em: julho de 2013

Avaliação

Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades;
  3. A realização das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avaliação formal;
  4. A habilidade  de reconhecer a forma da Terra e a existência das linhas imaginárias;
  5. A capacidade de perceber as convenções cartográficas que são definidas com o objetivo de mapear e localizar determinados pontos na superfície terrestre.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.