18/08/2013
Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Com esta aula o aluno poderá:
Domínio dos conceitos de pontos cardeais, de forma e de representação do planeta Terra.
Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.
Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra e apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.
Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.
Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.
PRIMEIRO MOMENTO
Professor(a) resgate com seus alunos os conhecimentos relativos aos pontos cardeais, a forma e a representação do planeta Terra: planisfério e globo. Converse com eles sobre o globo terrestre que é a representação que mais se aproxima da realidade do planeta Terra. Em seguida, solicite aos alunos que leiam a tirinha com atenção procurando perceber os elementos geográficos presentes.
Roteiro de atividades (Parte 1):
Leia, com atenção, a história em quadrinhos da Mafalda:
Imagem: História em quadrinhos da Mafalda
Disponível em: http://cageos.files.wordpress.com/2012/09/391764_268265689888142_2135485306_n.jpg
Acesso em: julho de 2013
Agora, responda as seguintes questões:
a. O que a Mafalda está olhando?
b. O que a Mafalda quer encontrar no globo terrestre?
c. Mafalda ficou preocupada em imaginar que poderia estar de cabeça para baixo. Você concorda com ela?
d. Observando a imagem do globo terrestre você observa a existência de continentes e de oceanos. O que mais você identifica no globo terrestre?
Comentário: Ao observar o globo terrestre, Mafalda ficou preocupada pensando que poderia estar de cabeça para baixo. O que não acontece, pois o planeta Terra possui uma forma arredondada, semelhante a uma bola. Então, não se pode dizer que existe o lado de cima e o lado debaixo, pois o planeta Terra é uma esfera.
SEGUNDO MOMENTO
Professor(a) converse com os alunos sobre as linhas imaginárias que foram criadas, por uma convenção cartográfica, para dividir o planeta Terra com o objetivo de localizar determinados lugares no espaço geográfico. Sendo assim, os paralelos e os meridianos foram definidos e dividindo o planeta em hemisfério, metade da esfera.
Roteiro de atividades (Parte 2):
IDENTIFICANDO OS PARALELOS
No quadro desenhe uma esfera e faça um traço no meio, no sentido horizontal, representando a linha do Equador, conforme abaixo (figura1):
Figura 1: Linha do Equador
Imagem: Planeta Terra – hemisférios
Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-mQ5QaDyeTZs/TrFro9kzLgI/AAAAAAAACwg/VGAT2xilQFg/s320/equador.jpeg
Acesso em: julho de 2013
Comentário: A linha do Equador divide a Terra em hemisfério norte e hemisfério sul. Lembre os alunos de que não existe, na realidade, quem fica em cima ou embaixo, pois o planeta Terra possui a forma de uma esfera arredondada. Continue a explicação sobre as linhas imaginárias apresentando os meridianos.
Roteiro de atividades (Parte 3):
IDENTIFICANDO O MERIDIANO
Na esfera desenhada no quadro faça um traço no meio, no sentido vertical, representando o principal meridiano Greenwinch, conforme abaixo (figura2):
Figura 2: Meridiano de Greennwinch
Imagem: Planeta Terra – hemisférios
Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-Knncyewww2Q/T1ebuDbHLoI/AAAAAAAAEa4/ACbdUzK6G0A/s400/meridianos2.jpg
Acesso em: julho de 2013
Comentário: O meridiano de Greenwinch é a principal linha que divide a Terra em hemisfério leste ou oriental e hemisfério oeste ou ocidental.
Depois, solicite as seguintes atividades no caderno:
Roteiro de atividades (Parte 4):
Faça o que se pede:
Comentário: Com a atividade os alunos devem construir um desenho como o mostrado na figura 3:
Figura 3: Hemisférios Norte e Sul
Imagem: Planeta Terra – hemisférios norte e sul
Disponível em: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTKMnEBChCC4EJGcHG4KXZkgIhko5Djc5dRLA5as_Wi8Bsx07HV
Acesso em: julho de 2013
Faça o que se pede:
Comentário: Com a atividade os alunos devem construir um desenho como o mostrado na figura 4:
Figura 4: Hemisférios Leste ou Oriental e Oeste ou Ocidental
Imagem: Planeta Terra – hemisférios leste e oeste
Disponível em: http://www.desconversa.com.br/geografia/wp-content/uploads/2011/12/meridianos.jpg
Acesso em: julho de 2013
Comentário: Leve para a sala de aula o globo terrestre e o mapa-múndi e localize a linha do Equador e o meridiano de Greenwinch. Destaque com os alunos a existência de outras linhas imaginárias, evidenciando que as linhas imaginárias estudadas até o momento são consideradas mais importantes.
Enriqueça a aula:
Outros paralelos são importantes como: Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio, Círculo Polar Ártico e Círculo Polar Antártico.
Imagem: Planeta Terra – principais paralelos
Disponível em: http://santiago.pro.br/blog/wp-content/uploads/2012/05/linhasimaginarias.jpg
Acesso em: julho de 2013
E outros semi meridianos:
Imagem: Planeta Terra – semi meridianos
Disponível em: http://www.professores.uff.br/cristiane/Estudodirigido/Cartografia_arquivos/image002.jpg
Acesso em: julho de 2013
Estas linhas imaginárias encontram-se presentes no globo terrestre e no mapa-múndi, conforme você poderá apresentar para os alunos.
Imagem: Globo terrestre
Disponível em: http://www.guiageo-americas.com/mapas/mapa/americas-globo.gif
Acesso em: julho de 2013
Imagem: Mapa-múndi ou planisfério
Disponível em: http://n.i.uol.com.br/licaodecasa/ensfundamental/geografia/planisferio.jpg
Acesso em: julho de 2013
TERCEIRO MOMENTO
Professor(a) para realizar a próxima etapa da aula leve os alunos para o laboratório de informática. Aula também ser realizada em sala para as escolas que participam do Projeto Um computador por aluno (UCA).
Para esta atividade é preciso orientar os alunos a realizarem o download do programa Google Earth e, sempre que necessário, o mesmo poderá ser utilizado para o desenvolvimento de outras atividades.
Utilizando o netbook, solicite aos alunos que acessem o Google Earth (Disponível em http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html Acesso em julho de 2013).
Imagem: Link inicial do Google Earth
Fonte: http://www.google.com.br
Acesso em: julho de 2013
Oriente aos alunos que ao acessar o Google Earth, na barra de ferramentas, selecione Terra. A imagem inicial será a do Planeta Terra.
Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para a barra de ferramentas
Fonte: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: julho de 2013
Convide os alunos a passearem pelo planeta utilizando o mouse. Peça para que identifiquem os elementos que compõem o planeta e relacione-os com as cores apresentadas no globo: azul/oceanos, marrom/continentes, os limites entre os continentes e países em amarelo. Converse sobre a utilização das cores para a representação das imagens do Google Earth. Peça que identifiquem como estão representadas as terras emersas e como estão representadas as águas (azul, variando a tonalidade de acordo com a profundidade). Importante lembrar que há águas salgadas (oceanos e mares) e doces no continente (rios, lagos, lagoas).
Professor(a) retome com os alunos a existência das linhas imaginárias, que não aparecem nas imagens do Google Earth, mas que existem no mapa-múndi e no globo e foram determinadas com o objetivo de localizar e identificar determinados lugares na superfície terrestre.
Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):
Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.
Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto
Acesso em: julho de 2013
Linhas Imaginárias
Disponível em: http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/hgp/1.3.htm
Acesso em: julho de 2013
Paralelos e Meridianos
Disponível em: http://www.escolakids.com/paralelos-e-meridianos.htm
Acesso em: julho de 2013
Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:
Cinco estrelas 2 classificações
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11/02/2015
Cinco estrelasAdorei, super bem explicada, ajudou-me muito a explicar ao meu neto, que está no 5. ano. Valeu...
23/03/2014
Cinco estrelasexcelente aula