Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Coração: uma batida perfeita – Parte 2

 

18/08/2013

Autor y Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Delinear a importância da redação no processo de aprendizagem, conforme a competência de área 7 da matriz de referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM.

Compreender os processos efetivos de integração das tecnologias na sala de aula, conforme a competência de área 9 da matriz de referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM.

Explorar a rádio da escola para a divulgação de informações sobre doenças do coração, conforme habilidade H28 da matriz de referência de Ciências e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas sobre o Sistema Cardiovascular (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Comunicação Oral.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Redação

Essa aula, como seu próprio título indica, representa a continuidade da aula Coração: uma batida perfeita – Parte 1, disponível no Portal do Professor.


Preparação do ambiente:

Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção dos Textos 1 e 2. O professor pode também “copiar” e “colar” os Textos 1 e 2 em um documento de um editor de texto, como por exemplo do software Microsoft Word, e imprimi-los em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula.


Texto 1 – Pacientes do ES relatam angústia de esperar por transplante de coração
Disponível: http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2013/05/pacientes-do-es-relatam-angustia-de-esperar-por-transplante-de-coracao.html(Acesso feito em 02/08/2013)


Texto 2 – A demora no processo de doação desperdiça órgãos e prolonga o sofrimento das famílias dos doadores
Disponível:http://www.viavida.org.br/artigos_detail.asp?id=23(Acesso feito em 02/08/2013)


O professor deverá solicitar que um aluno leia em voz alta o Texto 1 e outro aluno faça o mesmo com o Texto 2.

Com base no conteúdo já trabalho no momento anterior da aula e a partir das informações veiculadas por meio dos Textos 1 e 2, o professor deverá orientar os  alunos para, individualmente, elaborar uma redação com o seguinte tema:


- A difícil batalha por um coração no Brasil


Comentário: Essa atividade poderá ser feita em conjunto com o professor de Língua Portuguesa, que poderá, durante sua aula, realizar, com alunos, uma discussão sobre como elaborar uma redação dissertativa, por exemplo. Com isso, os alunos podem obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula em ambos os conteúdos.

Cabe ao professor promover a socialização convidando os alunos a exporem suas redações no mural da sala. Se o espaço do mural for insuficiente para expor todas as redações concomitantemente, o professor pode realizar um rodízio diário das redações, adotando como critério, por exemplo, a ordem alfabética da lista de presença.


Segundo momento: Viajando no mundo 3D

Preparação do ambiente:
 

Esse momento da aula também poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula.

Os alunos deverão trabalhar individualmente ou em duplas, e serão convidados pelo professor a acessar sites por meio dos quais poderão, de forma lúdica, aprender um pouco mais sobre o coração humano.

Para tanto, cabe ao professor orientar os alunos a acessar e explorar os sites abaixo. Vale destacar que tais sites são auto explicativos: basta seguir os comandos apresentados automaticamente.

Cabe a professor salientar aos alunos que a atividade possibilitará uma melhor compreensão sobre a anatomia do coração humano e que tal conteúdo será utilizado no momento subsequente desta aula.

9          10       

11           12     

13

Disponível: http://www.3bscientific.com.br/animations.html(Acesso feito em 02/07/2013)

Como atividade de fechamento desse momento da aula, cabe ao professor solicitar aos alunos a elaboração de um desenho, no qual deverá diferenciar o caminho percorrido no coração pelo sangue arterial e pelo sangue venoso.


Terceiro momento: Explorando o Conhecimento

Preparação do Ambiente:

Esse momento poderá ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do questionário abaixo, o qual é constituído por questões inspiradas em questões de processos seletivos de universidades.


1 – Ao se observar a posição do CORAÇÃO no organismo, NÃO podemos afirmar que:

a) Está repousado sobre o diafragma

b) Ocupa uma região denominada mediastino médio

c) É coberto ventralmente pelo esterno e cartilagens costais

d) Cerca de dois terços do órgão se encontra a esquerda do plano mediano

e) O ápice deste órgão aponta para cima, ligeiramente para direita, entre os pulmões


2 – Dentre as seguintes estruturas, aquela, que NÃO trás sangue, durante qualquer período, para o ÁTRIO DIREITO, é:

a) Valva AV direita

b) Veia cava inferior

c) Veia cava superior

d) Óstio do seio coronário

e) Nenhuma das anteriores


3 – A estrutura que comunica o ÁTRIO ESQUERDO com o VENTRÍCULO ESQUERDO é:

a) Valva mitral

b) Valva bicúspide

c) Valva AV esquerda

d) Três respostas estão certas

e) Duas respostas estão certas


4 – O sangue proveniente da GRANDE CIRCULAÇÃO (circulação sistêmica) chega ao coração por meio da(das):

a) Aorta

b) Veias cavas

c) Artéria pulmonar

d) Veias pulmonares

e) Veias brônquicas


5 – Quando nos deparamos com um quadro de INFARTO DO MIOCÁRDIO, estamos frente a uma situação em que:

a) Não há retorno venoso sistêmico

b) Ocorreu uma intensa fibrose ventricular

c) O coração está parado, obrigatoriamente

d) Houve um problema com as artérias coronárias, oclusivo ou hemorrágico

e) Todas as respostas estão corretas


6 – Estudando superficialmente a fisiologia do coração, descobrimos que este músculo possui dois movimentos básicos, sístole, quando ejeta sangue, e diástole, quando o músculo se relaxa. Dentre os seguintes vasos, aquele que apresenta fluxo sanguíneo MAIOR na diástole é:

a) Aorta

b) Veias cavas

c) Artéria pulmonar

d) Veias pulmonares

e) Atéria coronária esquerda


7 – Qual a diferença entre o VENTRÍCULO DIREITO E O VENTRÍCULO ESQUERDO?

a) Número de valvas maior no ventrículo direito

b) No ventrículo direito temos músculos papilares

c) No ventrículo esquerdo temos trabéculas cárneas

d) No ventrículo direito temos uma parede muscular mais delgada

e) No ventrículo direito corre sangue arterial e no esquerdo venoso


8 – Na(s) seguinte(s) veia(s) corre sangue ARTERIAL:

a) Veias jugulares

b) Veias coronárias

c) Veias pulmonares

d) Veia cava inferior

e) Veia cava superior


9 – Não é característica da AORTA:

a) É um vaso aferente

b) Possui três porções

c) É um dos vasos da base

d) Por ela corre sangue arterial

e) Possui espessa parede muscular


10 – Podemos diferenciar ARTÉRIAS da VEIAS pelo seguinte critério:

a) As veias são mais elásticas

b) As artérias carregam sangue

c) As artérias são vasos de capacitância

d) As artérias emitem tributárias durante o seu trajeto

e) As artérias não possuem válvulas, ao contrário das veias


11 – As VEIAS PULMONARES:

a) São vasos aferentes

b) Vão para o átrio direito

c) Carregam sangue venoso

d) Irrigam o parênquima pulmonar

e) Nenhuma das anteriores


12 – O coração humano apresenta uma série de peculiaridades para que a circulação sanguínea se dê de forma eficiente.

Assinale a opção que apresenta a afirmativa correta em relação a estas características.

a) A separação das cavidades do coração impede o maior controle do volume sanguíneo.

b) A musculatura mais espessa do ventrículo esquerdo é necessária para aumentar a pressão do sangue venoso.

c) As válvulas do coração têm por função permitir o refluxo do sangue para a cavidade anterior durante o processo de diástole.

d) O sangue oxigenado nos pulmões entra no coração pela veia pulmonar, e o sangue rico em gás carbônico entra nos pulmões pela artéria pulmonar.

e) As paredes internas do coração permitem uma certa taxa de difusão de gases, o que faz com que esse órgão seja oxigenado durante a passagem do sangue por ele.


13 – Analisando a figura do sistema circulatório do homem, podemos afirmar que Sistema Circulatório

8

a) Ao final da sístole, após o fechamento de V, a pressão em VI cai lentamente durante toda a diástole.

b) Cada ciclo cardíaco é iniciado em I pela geração espontânea de um potencial de ação, que se propaga diretamente para II, promovendo sua contração.

c) A estimulação parassimpática é responsável pelo aumento das contrações em III, aumentando também o volume e a pressão de bombeamento do sangue.

d) O fato de a sístole em II ocorrer primeiro é importante, pois possibilita a IV maior enchimento de sangue antes de bombeá-lo para a circulação sistêmica.

e) Quando II e IV se encontram em diástole, as artérias relaxam, mantendo assim uma pressão adequada para que o sangue continue circulando até a próxima sístole.


14 – A figura a seguir mostra o coração de um mamífero:

7

Assinale a alternativa correta:

a) 3 e 4 transportam o sangue arterial.

b) 5 são veias que levam o sangue do coração para os pulmões.

c) 1, 2 e 5 são veias que trazem o sangue venoso do corpo para o coração.

d) 4 é uma artéria que leva o sangue do coração para as demais partes do corpo.

e) 3, 4 e 5 são artérias que levam o sangue do coração para outras partes do corpo.


Gabarito

 

1 – E

8 –C

2 – A

9 – A

3 – D

10 – E

4 – B

11 – A

5 – D

12 – D

6 – E

13 – A

7 – D

14 – D

Disponível: http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/sistema-circulatorio.asp (Acesso feito em 02/08/2013)

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

Artigo “A rádio na escola: uma prática educativa eficaz”, site Bem Tv
Disponível: http://www.bemtv.org.br/portal/educomunicar/pdf/radionaescola.pdf(Acesso feito em 02/08/2013)

Artigo “A Comunicação Oral na Sala de Aula”, site Faculdades Integradas Coração de Jesus
Disponível: http://run.unl.pt/bitstream/10362/7279/1/A%20Comunica%C3%A7%C3%A3o%20Oral%20na%20Sala%20de%20Aula.pdf(Acesso feito em 02/08/2013)

Artigo “A conexão que faz a diferença. Mesmo”, siteEducar para Crescer
Disponível:http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/importancia-tecnologia-405472.shtml(Acesso feito em 02/08/2013)


Sugestões de links para alunos: 

 Artigo “Transplante de coração”, site Tua Saúde
Disponível:http://www.tuasaude.com/transplante-de-coracao/(Acesso feito em 02/08/2013)

Artigo “Há 45 anos era realizado o primeiro transplante de coração do Brasil”, site Globo Cidadania
Disponível:http://redeglobo.globo.com/globocidadania/noticia/2013/05/ha-45-anos-era-realizado-o-primeiro-transplante-de-coracao-do-brasil.html(Acesso feito em 02/08/2013)

Artigo “Rádio Escola”, site Info Escola
Disponível: http://www.infoescola.com/comunicacao/radio-escolar/(Acesso feito em 02/08/2013)

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho na redação ou no questionário.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.