Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sistema circulatório

 

15/01/2014

Autor e Coautor(es)
DIEGO DAYVISON DIAS
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Adlane Vilas-Boas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Aprender sobre o sistema circulatório, os batimentos cardíacos e a circulação sanguínea.

·         Compreender como acontecem o transporte de nutrientes, oxigênio e gás carbônico pelo sistema circulatório.

·         Aprender quais são os componentes do sistema respiratório.

·         Compreender como o sistema circulatório interage com outros sistemas do corpo.

·         Aprender sobre a anatomia do coração.

Duração das atividades
1 a 2 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Células.

- Tecidos.

- Sistema respiratório.

- Sistema digestivo.

-Sistema excretório. 

Estratégias e recursos da aula

                                                  

   

- Informática (Separação dos alunos em duplas ou trios, para a utilização dos computadores, para  que haja interação entre eles).

- Pesquisa sobre as doenças que afetam o sistema respiratório.

               - Aula prática no laboratório de ciências.

 

Atividades a serem executadas:

 

Instruções ao professor

 

Atividade 1 – Animação Fisiologia - sistema circulatório   

 

Se disponível, utilize o Laboratório de informática, separando a turma em duplas ou trios, para enriquecer a discussão entre os alunos, e execute a animação Fisiologia - sistema circulatório 

 

 

 

 

 

Nessa animação o professor poderá mostrar aos alunos os componentes do sistema circulatório, sua anatomia e fisiologia, a circulação. Como funcionam os batimentos cardíacos. A animação permite mostrar em detalhes todo o sistema circulatório.

À medida que os alunos assistem e interagem com a animação, o professor deve promover questionamentos sobre cada componente e etapa do sistema circulatório e apontar questões mais relevantes sobre o assunto.

É importante ressaltar que para que todos os alunos possam compreender todo o processo circulatório é interessante que o professor não deixe de explicar cada etapa da animação à medida que as questões forem surgindo.

 

 

Atividade 2 –  Animação Entupimento de um vaso sanguíneo

 

Ainda no laboratório de informática, separe a turma em grupos de 4 alunos e peça para que eles façam uma breve pesquisa sobre Doenças que afetam o sistema circulatório.  Sorteie o nome das doenças entre os diferentes grupos.

Peça aos alunos que façam pequenas apresentações para o restante da sala sobre as doenças sob sua responsabilidade (por volta de 5 a 10 minutos cada apresentação).

Ressaltamos que é interessante que, dentre as doenças, o professor dê um pouco de ênfase ao infarto e o colesterol alto, suas causas e a relação com obesidade.

·         Como sugestões para o professor de recursos complementares segue a animação Entupimento de um vaso sanguíneo

 

 

 

 

Atividade 3 – Aula prática  Bate forte coração

 

A próxima atividade pode ser realizada em sala de aula mas, se disponível, o laboratório de ciências é mais apropriado para a realização da aula Bate forte coração

 

 

 

A prática consiste em mostrar aos alunos como é o funcionamento de um esfigmomanômetro, aparelho que mede a pressão, permitindo aos alunos entender o que o médico está tentando observar ao realizar o popular exame de medida de pressão arterial. Se o aparelho não estiver disponível na escola, o professor pode verificar se o posto de saúde pode fazer uma parceria para demonstrar o funcionamento do aparelho.

O professor pode utilizar o texto Entendendo a pressão arterial (https://www.ufmg.br/cienciaparatodos/wp-content/uploads/2013/12/pag14-Ciencia.pdf) para complementar a aula. O texto pode ser entregue antes da aula para que os alunos tenham uma visão geral sobre a medida da pressão arterial.

 

Após a aula, peça a eles que façam um relatório, para que registrem o que viram na prática e o que aprenderam.

                                                                                                                

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Entupimento de um vaso sanguíneo Animação/simulação
Bate forte coração Experimento prático
Fisiologia - sistema circulatório Hipertexto
Recursos Complementares

Como curiosidade e para saber mais, seguem alguns objetos educacionais disponíveis no Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE):

 

Além dos outdoors– áudio

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/20634

Coração humano– animação/simulação

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2549

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/circulacao.php - acessado em 23/06/2013 às 20:37 hs.

Avaliação

            Sugerimos que o professor utilize a participação dos alunos nas atividades e debates, relatório da aula prática, a pesquisa e as apresentações para a turma como avaliação.  Nos links abaixo estão um modelo de relatório de aula prática de forma editável, para que o professor possa modificá-lo da maneira que desejar, para utilização nas atividades práticas; instruções de como deve ser preenchido um relatório de aula prática e um modelo pronto como exemplo.

  1. Relatório de aula prática

http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_do_aluno.doc

  1. Como preencher

http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_instrucoes.docx

  1. Modelo de preenchimento

http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_modelo.doc

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.