15/01/2014
Adlane Vilas-Boas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Moléculas, células e tecidos |
· Aprender sobre o sistema circulatório, os batimentos cardíacos e a circulação sanguínea.
· Compreender como acontecem o transporte de nutrientes, oxigênio e gás carbônico pelo sistema circulatório.
· Aprender quais são os componentes do sistema respiratório.
· Compreender como o sistema circulatório interage com outros sistemas do corpo.
· Aprender sobre a anatomia do coração.
- Células.
- Tecidos.
- Sistema respiratório.
- Sistema digestivo.
-Sistema excretório.
- Informática (Separação dos alunos em duplas ou trios, para a utilização dos computadores, para que haja interação entre eles).
- Pesquisa sobre as doenças que afetam o sistema respiratório.
- Aula prática no laboratório de ciências.
Atividades a serem executadas:
Instruções ao professor
Atividade 1 – Animação Fisiologia - sistema circulatório
Se disponível, utilize o Laboratório de informática, separando a turma em duplas ou trios, para enriquecer a discussão entre os alunos, e execute a animação Fisiologia - sistema circulatório
Nessa animação o professor poderá mostrar aos alunos os componentes do sistema circulatório, sua anatomia e fisiologia, a circulação. Como funcionam os batimentos cardíacos. A animação permite mostrar em detalhes todo o sistema circulatório.
À medida que os alunos assistem e interagem com a animação, o professor deve promover questionamentos sobre cada componente e etapa do sistema circulatório e apontar questões mais relevantes sobre o assunto.
É importante ressaltar que para que todos os alunos possam compreender todo o processo circulatório é interessante que o professor não deixe de explicar cada etapa da animação à medida que as questões forem surgindo.
Atividade 2 – Animação Entupimento de um vaso sanguíneo
Ainda no laboratório de informática, separe a turma em grupos de 4 alunos e peça para que eles façam uma breve pesquisa sobre Doenças que afetam o sistema circulatório. Sorteie o nome das doenças entre os diferentes grupos.
Peça aos alunos que façam pequenas apresentações para o restante da sala sobre as doenças sob sua responsabilidade (por volta de 5 a 10 minutos cada apresentação).
Ressaltamos que é interessante que, dentre as doenças, o professor dê um pouco de ênfase ao infarto e o colesterol alto, suas causas e a relação com obesidade.
· Como sugestões para o professor de recursos complementares segue a animação Entupimento de um vaso sanguíneo
Atividade 3 – Aula prática Bate forte coração
A próxima atividade pode ser realizada em sala de aula mas, se disponível, o laboratório de ciências é mais apropriado para a realização da aula Bate forte coração
A prática consiste em mostrar aos alunos como é o funcionamento de um esfigmomanômetro, aparelho que mede a pressão, permitindo aos alunos entender o que o médico está tentando observar ao realizar o popular exame de medida de pressão arterial. Se o aparelho não estiver disponível na escola, o professor pode verificar se o posto de saúde pode fazer uma parceria para demonstrar o funcionamento do aparelho.
O professor pode utilizar o texto Entendendo a pressão arterial (https://www.ufmg.br/cienciaparatodos/wp-content/uploads/2013/12/pag14-Ciencia.pdf) para complementar a aula. O texto pode ser entregue antes da aula para que os alunos tenham uma visão geral sobre a medida da pressão arterial.
Após a aula, peça a eles que façam um relatório, para que registrem o que viram na prática e o que aprenderam.
Nome | Tipo |
---|---|
Entupimento de um vaso sanguíneo | Animação/simulação |
Bate forte coração | Experimento prático |
Fisiologia - sistema circulatório | Hipertexto |
Como curiosidade e para saber mais, seguem alguns objetos educacionais disponíveis no Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE):
Além dos outdoors– áudio
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/20634
Coração humano– animação/simulação
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2549
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/circulacao.php - acessado em 23/06/2013 às 20:37 hs.
Sugerimos que o professor utilize a participação dos alunos nas atividades e debates, relatório da aula prática, a pesquisa e as apresentações para a turma como avaliação. Nos links abaixo estão um modelo de relatório de aula prática de forma editável, para que o professor possa modificá-lo da maneira que desejar, para utilização nas atividades práticas; instruções de como deve ser preenchido um relatório de aula prática e um modelo pronto como exemplo.
http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_do_aluno.doc
http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_instrucoes.docx
http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_modelo.doc
Quatro estrelas 1 classificações
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23/01/2014
Quatro estrelasParabéns colega.