18/08/2013
Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Com esta aula o aluno poderá:
Domínio dos conceitos de formas geométricas, pontos cardeais e mitos.
Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.
Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra e apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.
Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade. Em especial, podendo contribuir para a discussão da temática do continente Africano, em detrimento da promulgação da lei nº. 11.645, de 10 de março de 2008, que alterou a lei nº. 10.639, de 09 de janeiro de 2003, que alterou a lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, lei esta regulamentada pelo Parecer CNE/CP 003/2004 e a Resolução do CNE/CP 001/2004. Sabe-se que existe uma carência de conhecimentos e práticas que tratem do continente Africano, acredita-se que a Geografia pode contribuir para o desenvolvimento de uma nova visão do continente.
Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.
PRIMEIRO MOMENTO
Professor(a) resgate com seus alunos os conhecimentos relativos as diferentes formas de conhecimento produzido pelos seres humanos: conhecimento científico, conhecimento do senso comum e conhecimento do mito. Converse sobre o conceito de mito que são narrativas utilizadas por diferentes povos para explicar fenômenos da natureza ou fatos da realidade que não eram compreendidos por eles, como a origem dos seres humanos e do mundo.
1. Apresente para os alunos o mito A criação da Terra de origem Dogon, reveladas por um velho cego, Ogotemmeli, escolhido pela tribo para contar aos seus amigos os segredos da mitologia dos Dogons, relatado por Parrinder em África. Se possível, realize a leitura coletiva.
A CRIAÇÃO DA TERRA
No princípio, o Deus único criou o Sol e a Lua, que tinha a forma de cântaros, a sua primeira invenção.
O Sol é branco e quente, rodeado por oito anéis de cobre vermelho, e a Lua, de forma idêntica tem anéis de cobre branco. As estrelas nasceram de pedras que Deus atirou para o espaço.
Para criar a Terra, Deus espremeu um pedaço de barro e, tal como fizera com as estrelas, arremessou-o para o espaço, onde ele se achatou, com o Norte no topo e o restante espalhado em diferentes regiões, à semelhança do corpo humano quando está deitado de cara para cima.
Disponível em: http://lendasafricanas33c.blogspot.com.br/
Acesso em: agosto de 2013
2. Após a leitura do mito, converse com os alunos sobre:
a. Do que trata o mito “A criação da Terra”?
b. O que o Deus único criou?
c. Como era o Sol? E a Lua?
d. De acordo com o mito como surgiram as estrelas?
e. E a Terra? Como surgiu?
f. Existe alguma palavra desconhecida no mito “A criação da Terra”?
Peça aos alunos que pesquisem no dicionário impresso ou digital e que leiam o significado das palavras desconhecidas por eles apontadas. Escolha um aluno para ler para a turma. Para tanto, solicite que acessem a internet para encontrar o significado das palavras; como sugestão, ver definição no endereço web http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx. Procure sistematizar as informações de maneira que os alunos compreendam o significado das palavras. Anote as dúvidas espontâneas que possam surgir e, a partir dessas dúvidas, procure estabelecer objetivos para as próximas aulas.
SEGUNDO MOMENTO
Professor(a) converse com os alunos sobre a relação existente entre o mito e a origem do Planeta Terra. Destaque que existem outras formas de explicar a origem do mundo. O mito não é uma forma científica, mas possibilita conhecer como outras culturas compreendem e explicam a realidade do mundo em que vivemos.
1. Destaque o último parágrafo do mito A criação do mundo:
“Para criar a Terra, Deus espremeu um pedaço de barro e, tal como fizera com as estrelas, arremessou-o para o espaço, onde ele se achatou, com o Norte no topo e o restante espalhado em diferentes regiões, à semelhança do corpo humano quando está deitado de cara para cima”.
Apresente para os alunos o globo terrestre e inicie uma conversa sobre a forma do planeta Terra.
Leve para a sala de aula o globo terrestre e o mapa-múndi.
Imagem: Globo terrestre
Disponível em: http://www.guiageo-americas.com/mapas/mapa/americas-globo.gif
Acesso em: agosto de 2013
Possibilite que, coletivamente, os alunos reflitam sobre a relação existente entre a forma do planeta e o mito africano apresentado. Questione-os para que respondam de acordo com a interpretação do mito:
1. No mito Deus espremeu um pedaço de barro para fazer o planeta Terra. Para você, que forma o planeta recebeu?
2. Quando o planeta Terra foi arremessado para o espaço ocorreu um achatamento no topo que deu origem a que?
3. O restante do planeta ficou parecido com a cara do humano deitado para cima? Por qual motivo?
Converse com alunos sobre a forma esférica do planeta, mas destaque que, o globo é uma forma de representação do planeta que mais se aproxima da realidade, mas a Terra não possui uma superfície perfeita como está representada no globo.
Comentário: O mundo não é uma esfera perfeita, possui variação na superfície e um achatamento nos polos, por isso no mito se parece com o rosto do ser humano, pois apresenta variação na forma. O planeta possui a forma de uma geóide, que é uma forma geométrica encontrada pelos cientistas para descrever o que é o planeta.
Imagem: Geóide: forma do Planeta Terra
Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-dRRlLBQv5Cs/TZXNtZtHlKI/AAAAAAAAALQ/J2pMAoJuTLw/s200/geoide.png
Acesso em: agosto de 2013
1. No globo terrestre localize o continente americano e o africano. Faça o mesmo no mapa-múndi:
Imagem: Continentes
Disponível em: http://dirceurabelo.files.wordpress.com/2011/05/mapa-mundi-2009-300x186.gif
Acesso em: agosto de 2013
Comentário: Aproveite e estabeleça uma relação interdisciplinar com a Língua Portuguesa, para a pesquisa e a escrita dos mitos, com Artes para a ilustração e quem sabe a organização de apresentações teatrais de alguns mitos pesquisados e História para discutir o modo de vida dos povos pesquisados.
TERCEIRO MOMENTO
Professor(a) os mitos possibilitam a mobilização da construção do conhecimento e o entendimento das diferentes culturas existentes em nossa sociedade, o que contribui para conhecer outras realidades e desenvolver o respeito as diferenças. Para tanto solicite aos alunos que:
1. Pesquisem em livros ou na internet outros mitos de criação do mundo. Deverão anotar: a fonte da pesquisa, a origem do mito, a localidade dos povos que contam este mito;
2. Escrevam o mito em uma folha e façam uma ilustração;
3. No dia combinado os alunos apresentarão o mito pesquisado para a turma localizando geograficamente a origem dos povos que contam o mito;
4. Depois, coletivamente, organizarão um varal de mitos que deverá ficar em exposição na escola para que outros alunos e professores possam conhecer diferentes mitos sobre a origem do mundo. Sugere-se como título da exposição “Outras formas de contar a origem do mundo: conhecendo os mitos”;
5. Se possível, leve para a exposição um mapa-múndi e nele localize o local de surgimento dos mitos. Para tanto, anote o título do mito em uma pequena etiqueta e utilizando fita crepe, para não danificar o mapa, cole a no lugar de origem do mito, o que contribuirá para que os visitantes localizem geograficamente o local em que surgiu o mito.
Imagem: Mapa-Múndi
Disponível em: http://www.grupoescolar.com/a/b/C35EB.jpg
Acesso em: agosto de 2013
Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):
Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.
Disponível em: http:// http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto
Acesso em: julho de 2013
Dados de satélite europeu traçam mapa preciso da gravidade terrestre
Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/03/dados-de-satelite-europeu-tracam-mapa-preciso-da-gravidade-terrestre.html
Acesso em: agosto de 2013
Cientistas dizem que campo gravitacional da Terra parece uma batata
Disponível em: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/03/cientistas-dizem-que-campo-gravitacional-da-terra-parece-uma-batata.html
Acesso em: agosto de 2013
Releituras de mitos
Disponível em: http://mitosnobairrodapaz.blogspot.com.br/p/mitos-5-e.html
Acesso em: agosto de 2013
A cor da cultura
Disponível em: http://www.acordacultura.org.br/
Acesso em: agosto de 2013
Mitos sobre a origem do mundo
Disponível em: http://meuartigo.brasilescola.com/geografia/mitos-sobre-origem-mundo.htm
Acesso em: agosto de 2013
Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:
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