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A alteração da vegetação nativa do Brasil: observando o ipê do cerrado

 

18/08/2013

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poderá:

  • Conhecer as principais formações vegetais do Brasil;
  • Reconhecer a devastação das formações vegetais do Brasil;
  • Identificar espécies da formação vegetal do lugar em que vive;
  • Divulgar os conhecimentos relativos à formação vegetal do lugar em que vive.   
Duração das atividades
03 horas aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Domínio de leitura cartográfica e dos conceitos de paisagem, vegetação e literatura de cordel.  

Estratégias e recursos da aula

Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.

Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra e apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.

Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.

Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.

 

 ATIVIDADE

PRIMEIRO MOMENTO

Professor(a) instigue os alunos a apresentarem os seus conhecimentos relativos a vegetação do lugar em que vivem: tipos de árvores, situação atual, etc.  

Em seguida proponha aos alunos a atividade abaixo:

1. Leve para a sala de aula o mapa da vegetação original do Brasil. Apresente o mapa da vegetação nativa do Brasil (1950-1960) que já apresentava alterações nas paisagens. Identifique a localização das formações vegetais do território brasileiro.

2. Identifique o estado em que vivem e a formação vegetal original.

 

 Mapa vegetação nativa do Brasil (1950-1960)

Imagem: Mapa vegetação nativa do Brasil (1950-1960)

Disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_retracao_veg_nativa.pdf

Acesso em: agosto de 2013

 

3. Apresente para os alunos o cordel A teimosia do ipê de Jerson Brito. O cordel é um tipo de poema popular escrito em forma de rima, típico do Nordeste do Brasil:

 

A TEIMOSIA DO IPÊ

Na minha terra natal
Um fato sensacional
Promoveu a natureza
Maravilha-se quem vê
A luta dum bravo Ipê
Pela vida... Que beleza!

Um poste da companhia
Que distribui energia
Pra toda nossa cidade
Era um tronco da tal planta
Quem olhar hoje se espanta
Com sua tenacidade

O caule, robusto e forte
A princípio era suporte
Sustentava a fiação
Volta à vida, revoltado
Depois de tempos fincado
Tristonho naquele chão

A árvore abençoada
Com a floração dourada
Sempre  atrai o visitante
Eita bichinha teimosa
Valentona, majestosa
Toda linda, mui pujante

Esse Divino espetáculo
Enfrentou todo obstáculo
Fez-se especial imagem
Recusou seu fim, portanto
De surpresa, raro encanto
Enfeitou a paisagem

Colocaram poste novo
Bem ao lado dele e o povo
Contempla um cenário belo
Porque ele foi mantido
Radiante e mui florido
Viva o Ipê Amarelo!!!

Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/cordel/2212702

Acesso em: agosto de 2013

 

 Ipê

 Imagem: Ipê 

Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/cordel/2212702

Acesso em: agosto de 2013

4. Após a leitura do cordel, converse com os alunos sobre: 

a. Que espécie vegetal é retratada no cordel?

b. O que aconteceu com o ipê?

c. O ipê foi utilizado para que?

d. Qual foi a reação natural do ipê?

e. Voltando no mapa da vegetação do Brasil. Você saberia dizer de qual formação vegetal o ipê faz parte?

 

Após essa conversa, proponha a leitura do texto: “Da energia se fez vida”, Disponível em:  http://4.bp.blogspot.com/-Ft4KEEteHZU/TWaRXQjqs4I/AAAAAAAACr4/yxF6bHTQq3M/s1600/ip%25C3%25AA%2Bamarelo.jpg

 

Em seguida converse  com os alunos sobre  a reação da natureza diante do processo de urbanização que transformou o ipê em um poste de luz.  E a relação deste fato com o desaparecimento da vegetação nativa. O ipê é uma planta característica de áreas de cerrado. A utilização do seu caule como poste de luz evidencia a modificação das paisagens que vem ocorrendo gradativamente. A vegetação nativa tem sido retirada para aumentar as áreas de pastagem, plantio ou a ampliação da área urbana. Portanto, a vegetação natural do Brasil tem sofrido muitas modificações.

 

SEGUNDO MOMENTO

1. Localize no Mapa vegetação nativa do Brasil (1950-1960)os estados em que o cerrado está presente.

2. Apresente para os alunos o Mapa vegetação nativa do Brasil (1980-2000).

3. Identifique os estados em que o cerrado mais sofreu alterações. 

 Mapa vegetação nativa do Brasil (1980-2000)

Imagem: Mapa vegetação nativa do Brasil (1980-2000)

Disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_retracao_veg_nativa.pdf

Acesso em: agosto de 2013

 

Possibilite que, coletivamente, os alunos reflitam sobre as modificações das paisagens, em especial a alteração da vegetação original do cerrado.

 

TERCEIRO MOMENTO

PESQUISA

Para conhecer um pouco mais as espécies vegetais do lugar em que vivem, proponha o desenvolvimento de uma pesquisa.

Para tanto, solicite aos alunos que se organizem em duplas para que realizem o trabalho proposto a seguir:

  1. Pesquisar em livros ou na internet informações sobre a vegetação do lugar em que vivem: principais espécies, plantas medicinais, frutíferas etc;
  2. Escrever um cordel apresentando as características da vegetação do seu lugar. Algo que evidencie um dos aspectos identificados durante as pesquisa;
  3. Escrever o cordel em uma folha e façam uma ilustração utilizando a técnica da xilogravura;

 

Para fechar o trabalho, no dia combinado os alunos apresentarão o cordel escrito pela dupla e depois, coletivamente, organizarão um varal de cordéis que deverá ficar em exposição na escola para que outros alunos e professores possam conhecer os cordéis produzidos pela turma.

Comentário: Aproveite e estabeleça uma relação interdisciplinar com a Língua Portuguesa, para a pesquisa e a escrita de cordel e com Artes para a sua ilustração.

Recursos Complementares

Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):

 

Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.

Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto

Acesso em: julho de 2013

 

Técnicas de xilogravura

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=lXkKOI3z0V8

Acesso em: agosto de 2013

 

Academia brasileira de literatura de cordel

Disponível em: http://www.ablc.com.br/

Acesso em: agosto de 2013

 

Vegetação IBGE

Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/monografias/GEBIS%20-%20RJ/classificacaovegetal.pdf

Acesso em: agosto de 2013

 

Mapa de biomas e de vegetação

Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/21052004biomas.shtm

Acesso em: agosto de 2013

Avaliação

Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades;
  3. A realização das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avaliação formal;
  4. A habilidade  de interpretar os mapas e de reconhecer a devastação do território brasileiro;
  5. A capacidade de pesquisar, reconhecer e divulgar os conhecimentos.
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