18/08/2013
Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Com esta aula o aluno poderá:
Domínio de leitura cartográfica e dos conceitos de paisagem, vegetação e literatura de cordel.
Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.
Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra e apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.
Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.
Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.
PRIMEIRO MOMENTO
Professor(a) instigue os alunos a apresentarem os seus conhecimentos relativos a vegetação do lugar em que vivem: tipos de árvores, situação atual, etc.
Em seguida proponha aos alunos a atividade abaixo:
1. Leve para a sala de aula o mapa da vegetação original do Brasil. Apresente o mapa da vegetação nativa do Brasil (1950-1960) que já apresentava alterações nas paisagens. Identifique a localização das formações vegetais do território brasileiro.
2. Identifique o estado em que vivem e a formação vegetal original.
Imagem: Mapa vegetação nativa do Brasil (1950-1960)
Disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_retracao_veg_nativa.pdf
Acesso em: agosto de 2013
3. Apresente para os alunos o cordel A teimosia do ipê de Jerson Brito. O cordel é um tipo de poema popular escrito em forma de rima, típico do Nordeste do Brasil:
A TEIMOSIA DO IPÊ
Na minha terra natal
Um fato sensacional
Promoveu a natureza
Maravilha-se quem vê
A luta dum bravo Ipê
Pela vida... Que beleza!
Um poste da companhia
Que distribui energia
Pra toda nossa cidade
Era um tronco da tal planta
Quem olhar hoje se espanta
Com sua tenacidade
O caule, robusto e forte
A princípio era suporte
Sustentava a fiação
Volta à vida, revoltado
Depois de tempos fincado
Tristonho naquele chão
A árvore abençoada
Com a floração dourada
Sempre atrai o visitante
Eita bichinha teimosa
Valentona, majestosa
Toda linda, mui pujante
Esse Divino espetáculo
Enfrentou todo obstáculo
Fez-se especial imagem
Recusou seu fim, portanto
De surpresa, raro encanto
Enfeitou a paisagem
Colocaram poste novo
Bem ao lado dele e o povo
Contempla um cenário belo
Porque ele foi mantido
Radiante e mui florido
Viva o Ipê Amarelo!!!
Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/cordel/2212702
Acesso em: agosto de 2013
Imagem: Ipê
Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/cordel/2212702
Acesso em: agosto de 2013
4. Após a leitura do cordel, converse com os alunos sobre:
a. Que espécie vegetal é retratada no cordel?
b. O que aconteceu com o ipê?
c. O ipê foi utilizado para que?
d. Qual foi a reação natural do ipê?
e. Voltando no mapa da vegetação do Brasil. Você saberia dizer de qual formação vegetal o ipê faz parte?
Após essa conversa, proponha a leitura do texto: “Da energia se fez vida”, Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-Ft4KEEteHZU/TWaRXQjqs4I/AAAAAAAACr4/yxF6bHTQq3M/s1600/ip%25C3%25AA%2Bamarelo.jpg
Em seguida converse com os alunos sobre a reação da natureza diante do processo de urbanização que transformou o ipê em um poste de luz. E a relação deste fato com o desaparecimento da vegetação nativa. O ipê é uma planta característica de áreas de cerrado. A utilização do seu caule como poste de luz evidencia a modificação das paisagens que vem ocorrendo gradativamente. A vegetação nativa tem sido retirada para aumentar as áreas de pastagem, plantio ou a ampliação da área urbana. Portanto, a vegetação natural do Brasil tem sofrido muitas modificações.
SEGUNDO MOMENTO
1. Localize no Mapa vegetação nativa do Brasil (1950-1960)os estados em que o cerrado está presente.
2. Apresente para os alunos o Mapa vegetação nativa do Brasil (1980-2000).
3. Identifique os estados em que o cerrado mais sofreu alterações.
Imagem: Mapa vegetação nativa do Brasil (1980-2000)
Disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_retracao_veg_nativa.pdf
Acesso em: agosto de 2013
Possibilite que, coletivamente, os alunos reflitam sobre as modificações das paisagens, em especial a alteração da vegetação original do cerrado.
TERCEIRO MOMENTO
Para conhecer um pouco mais as espécies vegetais do lugar em que vivem, proponha o desenvolvimento de uma pesquisa.
Para tanto, solicite aos alunos que se organizem em duplas para que realizem o trabalho proposto a seguir:
Para fechar o trabalho, no dia combinado os alunos apresentarão o cordel escrito pela dupla e depois, coletivamente, organizarão um varal de cordéis que deverá ficar em exposição na escola para que outros alunos e professores possam conhecer os cordéis produzidos pela turma.
Comentário: Aproveite e estabeleça uma relação interdisciplinar com a Língua Portuguesa, para a pesquisa e a escrita de cordel e com Artes para a sua ilustração.
Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):
Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.
Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto
Acesso em: julho de 2013
Técnicas de xilogravura
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=lXkKOI3z0V8
Acesso em: agosto de 2013
Academia brasileira de literatura de cordel
Disponível em: http://www.ablc.com.br/
Acesso em: agosto de 2013
Vegetação IBGE
Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/monografias/GEBIS%20-%20RJ/classificacaovegetal.pdf
Acesso em: agosto de 2013
Mapa de biomas e de vegetação
Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/21052004biomas.shtm
Acesso em: agosto de 2013
Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:
Quatro estrelas 1 classificações
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20/03/2015
Quatro estrelasbons mapas de vegetação