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Alimentos: diga como o preparas e te direi o que vos oferece.

 

18/08/2013

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Escolar Indígena Ciências Corpo humano e a saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação Escolar Indígena Ciências Seres humanos e o meio ambiente
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Enfermagem
Educação Profissional Produção Alimentícia Técnico em Alimentos
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Farmácia
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Dietas e consumo de alimentos
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Gerência de Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Estética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Investigar as diversas formas de preparar os alimentos.

  • Avaliar as formas mais saudáveis de preparação dos alimentos.

  • identificar os princípios básicos a serem levados em conta ao preparar os alimentos para serem ingeridos.

  •  Associar a solução de problemas de saúde  com o correspondente desenvolvimento científico e tecnológico.

  • Confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum.

  • Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências  biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.

  • Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e a implementação da saúde individual ou coletiva.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nutrientes componentes dos alimentos.

Estratégias e recursos da aula

comida

Imagem disponível em: http://veja.abril.com.br/141009/imagens/guia1.jpg. Acesso em: 14/08/2013.

ESTRATÉGIAS

Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; coleta, tabulação e análise de dados; pesquisas na internet; montagem e apresentação de trabalho; realtório de pesquisa.

RECURSOS

Utilização de computadores com acesso à internet; imagens e textos digitais.

Módulo 1- Identificando processos de preparação dos alimentos

Atividade 1- Discussão a partir de imagens de grupos de alimentos

Para iniciar o estudo do tema, sugerimos que o professor utilize as imagens de alimentos apontadas na sequência. Deverá salvá-las previamente em seu computador e apresentá-las aos alunos, por meio de projeção, utilizando o aparelho  data show ou disponibilizá-las em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.

Tais imagens  referem-se a diferentes tipos de alimentos preparados por meio de: a) Fritura; b) Grelhados; c) Assados.

O professor não deverá dar nomes aos grupos como espcificados abaixo. Deve usar apenas as identificações: Grupo A; B e C

Os alunos deverão ser orientados a observarem cada uma das imagens, identificando cada alimento e o modo como foi preparado.

Grupo A- (Alimentos preparados por meio de fritura)

  frituras 2frituras 3frango frito

Imagens disponíveis em:  http://www.copaecia.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/07/alimentacao-frituras-4.jpg ; http://l1.yimg.com/bt/api/res/1.2/zC22r2_GHiipxMWXSbzMSg--/YXBwaWQ9eW5ld3M7Zmk9aW5zZXQ7aD00NTA7cT04NTt3PTYzMA--/http://l.yimg.com/os/publish-images/lifestyles/2013-04-05/c2000ee5-3d3a-4bf1-8d73-36905c0497e0_coxinha_frituras630.jpg e http://files.receitasdaveia.webnode.com.br/system_preview_detail_200000039-83bfa84b8e/34.JPG. Acesso em: 13/08/2013.

Grupo B - (Assados)

frango assado salgassados batata assada

Imagens disponíveis em: http://darcicarnesnobres.com.br/wp-content/uploads/2013/01/5346frango.jpghttp://3.bp.blogspot.com/-aSHw4407xzY/UGp6VsK2xDI/AAAAAAAAAC0/z_BFrA5IORo/s400/DSC_0421.jpg e http://www.saboresdochef.com/sites/www.saboresdochef.com/files/imagecache/completa/Saudaveis-batatas-assadas-1.jpg. Acesso em: 13/08/2013.

Grupo C - (Alimentos grelhados)

frango grelhado verduras grelhadas

Imagens disponíveis em: http://img.pai.pt/mysite/media/54/02/5/cba9b21f-7947-4d32-9462-bc9db8123e3e.jpg e http://us.123rf.com/400wm/400/400/zkruger/zkruger1111/zkruger111100080/11310244-close-up-de-verduras-a-la-parrilla.jpg. Acesso em: 13/08/2013.

Após observarem as imagens, que deverão ficar à disposição dos alunos para eventuais dúvidas, o professor deverá entregar a cada aluno uma cópia digitada de questões para discussão, como as sugeridas a seguir. Cada aluno deverá registrar suas respostas e socializá-las, conforme a solicitação do professor, ao discutir estas questões com a turma.

  • Qual alimento está presente nos três grupos? Que aspecto o diferencia em cada grupo?.

  • Os grupos A e B têm os mesmos alimentos. O que os difere?

  • De um modo geral, você prefere os alimentos como estão no grupo A ou no B? Por quê?

  • Quais destes alimentos podem ser comidos crus?

  • Quais cuidados são necessários no preparo de um alimento que se come cru?

  • Como cada grupo de alimentos foi preparado? Dê um título pra cada grupo de acordo com a forma de preparo dos alimentos.

  • Existem outras formas de preparar alimentos, além destas ilustradas pelas imagens? Quais?

  • O que diferencia o frango assado, do frito e do grelhado?

  • O que diferencia a batata frita da assada e da cozida no vapor?

  • Quais cuidados devemos ter ao preparar os alimentos?

Atividade 2- Testando os conhecimentos sobre os cuidados na preparação dos alimentos

O professor deverá entregar a cada aluno uma cópia digitada deste teste composto por questões que são divulgadas pela mídia, pela internet ou, às vezes, são oriundas do senso comum. Algumas afirmativas são verdadeiras, com comprovação científica, mas outras são falsas, mitos que se propagam e se perpetuam nos diferentes grupos sociais.

Diante de cada afirmativa ou pergunta, o aluno deverá escrever MITO ou VERDADE.

MITO ou VERDADE?

  1. Não há problemas para a saúde do bebê em aquecer mamadeiras, utilizando microondas. ____________________

  2. Alimentos preparados ou aquecidos no microondas absorvem ondas de radiação e oferecem riscos para a saúde._________________

  3. No microondas, o cozimento não ocorre de forma homogênea, por isso, os alimentos devem ser picados em pedaços pequenos para evitar que alguma parte fique crua. ___________________________

  4. Vinho, cachaça e outras bebidas, utilizadas em risotos e outras receitas, perdem todo o teor alcoólico e, consequentemente, podem ser consumidas por crianças, gestantes e outras pessoas com restrição a álcool. __________________________

  5. Formas e espátulas de silicone não liberam substâncias nocivas ao organismo e podem ser usadas com segurança._______________________

  6. Colher de pau e tábua de madeira favorecem a proliferação de bactérias e fungos.___________________________________

  7. A utilização de panela de ferro faz com que este metal migre para o alimento, proporcionando benefícios para os vegetarianos, que têm carência desse nutriente. _______________________

  8. Produtos de alumínio e aço inoxidável contaminam os alimentos com elementos químicos. _____________________

  9. Alimentos crus são mais saudáveis e devem sempre ser priorizados. ____________________________

  10. Não é recomendável acender a churrasqueira com querosene, gasolina, álcool e tíner, pois estas substâncias são absorvidas pelos alimentos que estiverem sobre a grelha._____________________________

  11. O consumo excessivo de churrasco pode levar ao desenvolvimento de câncer, pois a gordura da carne, ao respingar no carvão quente, forma substâncias tóxicas, os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA). __________________________

  12. O uso de grill elétrico com chapa inclinada diminui a gordura presente na carne. _________________________

  13. Repousar a comida sobre uma superfície de metal faz com ela descongele mais rápido._____________________________

  14. Alimentos congelados são menos nutritivos que as versões frescas. _______________________

  15. Para a carne ficar mais macia, deve-se deixá-la descansando por algumas horas em marinadas. ____________________________

  16. Bater frutas, legumes e verduras no liquidificador não reduz a quantidade de nutrientes presentes nos alimentos. ______________________

  17. No preparo da salada, as folhas devem ser rasgadas, em vez de cortadas com faca, para aproveitar integralmente todos os nutrientes.____________________

  18. Ao cozinhar batata, vagem, brócolis, couve-flor ou qualquer outro alimento em água quente, é recomendável esperar a água ferver antes de colocá-los na panela. Isso reduz a perda de nutrientes. ______________________________

  19. Para as verduras e legumes, o método de cozimento mais saudável e o que preserva maior quantidade de nutrientes é o vapor. _________________

  20. Quando estão desgastadas, as panelas antiaderentes liberam substâncias nocivas ao organismo. __________________

  21. Mamadeiras, garrafas de água e acessórios de plástico que contenham a substância bifesnol-A (BPA) estão vetados, pois oferecem diversos riscos à saúde. __________________________

Após responderem todos os itens, os alunos deverão acessar, de seus computadores individuais ou compartilhados, a matéria Mitos e verdades sobre como preparar os alimentos. Disponível em:  http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2012/09/12/dependendo-da-tecnica-e-dos-utensilios-utilizados-uma-refeicao-pode-trazer-tanto-beneficios-como-riscos-a-saude.htm. Acesso em: 13/08/2013. Há uma janela no meio do texto onde se encontra este teste e as respostas. Sugerimos que confiram em duplas para que possam comentar seus acertos e erros. Os alunos deverão ler o texto completo de cada item, do 1 ao 21 e fazer o registro de acerto ou erro para cada um.

Os alunos deverão levar este teste para casa para verificar os conhecimentos dos familiares a respeito dessas verdades e mitos. Cada aluno deverá aplicar o teste em, no mínimo 3 pessoas.

Atividade 3 - Estudo de textos

Nos textos, a seguir, os alunos encontrarão informações básicas sobre preparação dos alimentos, desde o que é grelhar ou assar até a influência dos utensílios domésticos na preparação da comida.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos/matérias diretamente no computador individual ou compartilhado. O professor deverá disponibilizar uma cópia impressa para cada aluno. Juntamente com os textos impressos, o professor deverá disponibilizar questões norteadoras da discussão dos mesmos.

O primeiro momento deverá ser de estudo individual; cada aluno deverá ler, silenciosamente, cada um dos textos e fazer registros orientados pelas questões para discussão.

Questões norteadoras para compreensão e discussão dos textos.

  • Qual é a relação entre  utensílios e técnicas para o preparo dos alimentos e suas características ao ficar pronto para ser ingerido?

  • A variabilidade de técnicas de preparação dos alimentos influencia no processo evolutivo? Explique.

  • Quais aspectos devem ser considerados na hora de comprar um utensílio para a cozinha (panelas, colheres, tábuas etc).

  • Explique as características dos vários métodos de cocção: cozimento em água, cozimento em vapor; pressão, frituras; assados; grelhados e microondas.

  • Quais são os dois princípios ou cuidados básicos que se deve levar em conta ao preparar os alimentos?

  • Qual é o papel do calor na preparação dos alimentos?

  • Qual é o tipo de exposição adequada dos alimentos ao calor, para haver maior preservação dos nutrientes: carboidaratos; proteínas; gorduras; vitaminas e sais minerais.

  • A preparação dos alimentos deve ter em conta dois princípios básicos. Quais são?

Texto 1- O modo de preparo do alimento pode trazer riscos à saúde; veja mitos e verdades da cozinha. Disponível em: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2012/09/12/dependendo-da-tecnica-e-dos-utensilios-utilizados-uma-refeicao-pode-trazer-tanto-beneficios-como-riscos-a-saude.htm. Acesso em: 13/08/2013. O texto aborda as questões relacionadas aos utensílios utilizados na preparação dos alimentos.

Texto 2 - Como Preparar a Comida? Disponível em: http://emagrecendo.com.br/balanca-e-voce/a-balanca-e-voce/item/71-como-preparar-a-comida.html. Acesso em: 13/08/2013. Explica as diferentes maneiras de preparar os alimentos. Se a maestria de cozinhar fosse um jogo de tabuleiro no qual o vencedor do prato mais saudável seria aquele que fizesse boas escolhas na hora de cozinhá-los, qual seria sua primeira jogada? Fritura, cozimento em água ou ao vapor? Estudos recentes sobre a estrutura dos alimentos mostram que existe um jeito ideal de fazer a comida para aproveitar ao máximo os nutrientes.

Texto 3 - Assim e assado. Disponível em: http://super.abril.com.br/alimentacao/assim-assado-443898.shtml. Acesso em: 13/08/2013. O principal agente nesse processo físico-químico é o calor, que atua de formas diversas nos vários métodos de cocção - cozimento em água, frituras, assados, grelhados e microondas - por Maria Emilia Kubrusly.

Texto 4 - Preparação dos alimentos. Disponível em: http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=85. Acesso  em: 13/08/2013.

Atividade 4 – Discussão dos textos

A discussão dos textos deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

microondas

Imagem disponível em: http://nadafragil.com.br/wp-content/uploads/microondas.jpg. Acesso em: 14/08/2013.

A preparação dos alimentos deve ter em conta dois princípios básicos: assegurar a sua higiene, prevenindo qualquer intoxicação alimentar, e torná-los mais digeríveis, aproveitando ao máximo os seus nutrientes. - See more at: http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=85#sthash.ZqsBaKDN.dpuf Texto 1 - Mitos e verdades sobre como preparar os alimentos. Disponível em:   http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2012/09/12/dependendo-da-tecnica-e-dos-utensilios-utilizados-uma-refeicao-pode-trazer-tanto-beneficios-como-riscos-a-saude.htm. Acessado em 13/08/2013. O modo de preparo do alimento pode trazer riscos à saúde; veja mitos e verdades da cozinha. O texto aborda as questões relacionadas aos utensílios utilizados na preparação dos alimentos, especilamente as panelas.

Módulo 2 - Pesquisa com a família

Atividade 1 - Coleta de dados.

1 - Os alunos deverão coletar dados sobre o conhecimento dos familiares a respeito das verdades e mitos sobre a preparação dos alimentos, aplicando, minimamente, a  três pessoas o teste da Atividade 2 do Módulo 1.  Juntar os seus dados com os dos familiares e tabulá-los, indicando para cada item (de 1 a 21) quantos acertos e erros.

2 - Realizar uma entrevista com pelo menos três pessoas, seguindo o roteiro, a seguir. Os alunos poderão acrescentar outros alimentos, conforme os hábito alimentares das famílias.

O Professor deverá digitar este roteiro e disponibilizar uma cópia para os alunos. A partir do modelo, eles deverão fazer os registros em seus cadernos.

Entrevista:

Como você prepara os seguintes alimentos?

Marque com um "X" a opção que corresponde ao modo como o alimento especificado em cada item é normalmente preparado para as refeições de sua família.

1-      Verduras e legumes (brócolis, cenoura, beterraba etc.) (a) Cozidos na água; (b) Cozidos no vapor; (c) Grelhados; (d) Crus; (e) Assados; (f)  Fritos.

2-      Carnes vermelhas. (a) Cozidos na água; (b) Cozidos no vapor; (c) Grelhados; (d) Crus; (e) Assados; (f)  Fritos.

3-      Aves - (frango). (a) Cozidos na água; (b) Cozidos no vapor; (c) Grelhados; (d) Crus; (e) Assados; (f)  Fritos.

4-      Peixes. (a) Cozidos na água; (b) Cozidos no vapor; (c) Grelhados; (d) Crus; (e) Assados; (f)  Fritos.

5-      Quibes. (a) Cozidos na água; (b) Cozidos no vapor; (c) Grelhados; (d) Crus; (e) Assados; (f)  Fritos.

6-     Alho. (a) Cozidos na água; (b) Cozidos no vapor; (c) Grelhados; (d) Crus; (e) Assados; (f)  Fritos.

Atividade 2 - Tabulação dos dados

Para a tabulação dos dados, os alunos deverão ser organizados em grupos de seis elementos. Cada grupo deverá fazer um levantamento: i)  do número de acertos e erros para cada um dos 21 itens da pesquisa (teste) a respeito das verdades e mitos sobre o preparo deos alimentos; ii) da entrevista sobre como preparam os alimentos em sua rotina.

Após esta tabulação, gráficos que apresentem esses dados deverão ser produzidos pelos alunos para uma melhor visualização dos resultados de suas pesquisas.

Possibilidade de interdisciplinaridade

A construção de gráficos poderá ser realizada  de forma manuscrita no caderno ou no computador, usando o programa destinado para essa finalidade. Em ambos os casos, os alunos poderão fazê-los em uma aula de matemática e/ou de laboratório de informática, após estabelecida a parceria entre os professores destas disciplinas.

Atividade 3 – Apresentação e discussão dos resultados da pesquisa

Depois de tabulados os dados e produzidos os gráficos, o momento é de socialização. Cada grupo apresentará os resultados de sua pesquisa para a turma; discutirá os dados, apresentando pontos de vista baseados naquilo que já foi estudado o momento. Para finalizar esta atividade, o professor deverá solicitar aos alunos que registrem os resultados das pesquisas e guardem esses registros para posteriormente elaborarem as  conclusões  a respeito da atividade desenvolvida.

Atividade 4 - Textos para subsídio teórico da análise dos dados

A fim de ampliar os conhecimentos e oferecer subsídios para a análise dos dados da pesquisa que vem sendo realizada pelos alunos, sugerimos a leitura dos textos abaixo especificados.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessá-los diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá salvar previamente os vídeos em seu computador para apresentá-los aos alunos, por meio de projeção, utilizando o aparelho  data show ou ainda disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.

A leitura deverá ser realizada em grupos de três alunos que, de posse dos dados da pesquisa de seu grupo anterior, vão registrando informações, tendo os dados coletados como referência, a respeito das práticas mais adequadas ou inadequadas no momento de preparar os alimentos.

Texto 1- Verduras e legumes Saiba o que você está ganhando ou perdendo.  Disponível em: http://veja.abril.com.br/141009/verduras-legumes-p-146.shtml. Acesso em: 13/08/2013.

Texto 2- Compare os quibes cru, assado e frito. Disponível em: http://saude.abril.com.br/emagrece-brasil/compare-quibe-cru-assado-frito.shtml. Acesso em: 13/08/2013.

Texto 3- Conheça o preparo ideal para cada tipo de peixe. Disponível em: http://www.hagah.com.br/especial/pr/pascoa-pr/19,1313,3699452,Conheca-o-preparo-ideal-para-cada-tipo-de-peixe.html. Acesso em: 13/08/2013.

Texto 4- O que é que a BATATA tem? Disponível em: http://saude.abril.com.br/edicoes/0278/nutricao/conteudo_179319.shtml. Acesso em: 13/08/2013.

Texto 5- CARNE VERMELHA: PREPARO SAUDÁVEL. Disponível em:  http://vilamulher.terra.com.br/carne-vermelha-preparo-saudavel-11-1-70-609.html. Acesso em: 13/08/2013.

Texto 6- Alho pode ser muito bom. Ou muito ruim. Depende de como for tratado. Disponível em:  http://www.sucessolondrina.com.br/em-pauta/alho-pode-ser-muito-bom-ou-muito-ruim-depende-de-como-tratado. Acesso  em: 13/08/2013.

Texto 7- O jeito certo de cozinhar. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/saude/conteudo_279873.shtml. Acesso em: 13/08/2013.

Atividade 5-  Conclusões parciais sobre a pesquisa

Terminada a Atividade 4, os grupos de seis alunos das Atividades 2 e 3 deverão se reunir novamente e, de posse das análises parciais dos dados feitas pelos trios, elaborarem as conclusões parciais sobre as maneiras de preparar os alimentos nas diferentes famílias. Essas discussões e conclusões deverão ser digitadas e enviadas para o professor, por e-mail, para avaliação.

panela

Imagem disponível em: http://www.cachorroverde.com.br/images/goodfood.jpg. Acesso em: 13/08/2013.

Módulo 3 - Avaliando diferentes pontos de vista

Atividade 1- Leitura de textos e registros

Propomos a leitura e discussão dos textos especificados abaixo para fornecer mais elementos teóricos para reflexão e formação de opinião dos alunos a respeito dos diferentes modos de preparar os alimentos.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessá-los diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá salvar previamente o texto em seu computador e apresentá-los aos alunos por meio de projeção, utilizando o aparelho data show ou ainda disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.

Os textos trazem a mesma temática e o objetivo desta leitura é identificar os aspectos, informações ou mesmo opiniões comuns e os divergentes. Sendo asim, além do conhecimento, os textos possibilitam uma discussão sobre as divergências de pontos de vista em relação aos processos mais saudáveis de preparação dos alimentos .

O primeiro momento deverá ser de estudo individual: cada aluno deverá ler, silenciosamente, todos os textos. Após essa primeira leitura geral, o professor deverá organizar os alunos em grupos de três pessoas para a discussão e registros a respeito de aspectos a serem destacados sobre os diferentes processos de preparação dos alimentos de maneira mais saudável nos quatro textos.

Texto 1 - Como preparar alimentos para aproveitar ao máximo seus nutrientes Fritar, grelhar ou cozinhar no vapor? Veja as dicas! Disponível em:

http://revistashape.uol.com.br/component/content/2072/materia/como-preparar-alimentos-para-aproveitar-ao-maximo-seus-nutrientes. Acesso em: 13/08/2013.

Texto 2 - Assado, cozido, grelhado, frito, refogado ou cru? Disponível em: http://www.bbel.com.br/qualidade-de-vida/post/assado-cozido-grelhado-frito-refogado-ou-cru.aspx. Acesso em: 13/08/2013.

Text 3 - Assado, cozido, grelhado ou refogado: qual a forma de preparo mais saudável? Disponível em: http://mdemulher.abril.com.br/blogs/karlinha/saude/assado-cozido-grelhado-frito-refogado-ou-cru/ . Acesso em: 13/08/2013.

Texto 4 - Cozido, frito ou assado: cada forma de preparar o alimento tem prós e contras, reconheça Saiba como driblar o ressecamento da carne assada e a perda de nutrientes no cozimento. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/3057-cozido44-frito-ou-assado-cada-forma-de-preparar-o-alimento-tem-pros-e-contras44-reconheca. Acesso em: 13/08/2013.

Após lerem os quatro textos, os alunos deverão destacar e registrar:

1- Aspectos comuns e divergentes nos quatro textos.

2- Vantagens e desvantagens de cada modo de preparo.

3- Preparo ideal para cada tipo de alimento.

Para tornar a visualização mais fácil, sugerimos que expressem os registros feitos por meio de uma tabela, como a sugerida a seguir.

Tabela 1

Modo de preparo

Aspectos positivos

Aspectos negativos

Alimento

Fritura

 

 

 

Cocção vapor

 

 

 

Cocção com água

 

 

 

Grelhado

 

 

 

Assado

 

 

 

Cru

 

 

 

 

Atvidade 2 - Socialização e discussão

Terminados as análises dos textos e os registros, cada grupo deverá socializar aos demais e ao professor as suas considerações, trazendo-os para a discussão no grupo maior. Esta discussão deverá acontecer, tendo como ponto de partida os itens e a Tabela 1, propostos pelo professor para os grupos pequenos. Cada grupo de alunos deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo maior, os alunos poderão reformular suas respostas.

Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

fritadeira eletrica

Imagem disponível em: http://www.extra-imagens.com.br/html/conteudo-produto/73/1743126/imagens/fritadeira-mondial-air-fryer-22.jpg. Acesso em: 13/08/2013.

Módulo 4 - Pesquisas na internet e socialização em forma de seminários

Atividade 1- Pesquisas na internet

Tendo como referência as informações já apresentadas nas atividades anteriores e na perspectiva de complementação e ampliação dos conhecimentos sobre o tema, o professor deverá orientar os alunos para que façam pesquisas na internet.

Abaixo, sugerimos tópicos e endereços para acesso, mas se aparecerem outros, diferentes desses, os alunos deverão ser orientados a buscar referências para acesso nos sítios de busca, como o Google.

  • Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem sítios mais confiáveis, como os das instituições públicas e revistas de divulgação científica. 

Sugerimos seis temas. O professor deverá dividir a turma em seis grupos e sortear os temas, de modo que cada grupo aprofunde mais o estudo de um item.

Temas e fontes

TEMA 1 - Frituras

Como diminuir as frituras. Parece uma missão impossível, mas não é! Com algumas mudanças em sua alimentação, você conseguirá reduzir a ingestão de gordura. Disponível em: http://www.dietaesaude.com.br/temas/alimentacao/15253-como-diminuir-as-frituras. Acesso em: 13/08/2013.

Frituras como e quando comer? Disponível  em: http://ederevivas.blogspot.com.br/2013/04/frituras-como-e-quando-comer.html. Acesso em: 13/08/2013.

Batata na dieta. Disponível em:http://maisequilibrio.terra.com.br/batata-na-dieta-2-1-1-662.html. Acesso em: 13/08/2013.

TEMA 2 - Riscos no preparo de frituras

Qualidade do óleo, temperatura e formato de recipientes podem gerar produtos prejudiciais à saúde.  Disponível em: http://www.unesp.br/aci/jornal/224/frituras.php . Acesso em; 13/08/2013.

De olho na fritura. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/saude/conteudo_247957.shtml. Acesso em; 13/08/2013. Confesse: pastéis, batata e afins ficam uma delícia preparados desse jeito e podem fazer parte do cardápio de vez em quando. Mas com óleo reaproveitado jamais!

TEMA 3- Como preparar alimentos saudáveis

APRENDENDO A PREPARAR ALIMENTOS MAIS SAUDÁVEIS COM MENOS ÓLEO. Disponível em: http://www.walterminicucci.com.br/nutricao-2/alimentacao-alimentos/32-mais-saudavel-com-menos-oleo. Acesso em: 13/08/2013.

Saiba como preservar os nutrientes dos alimentos. Disponível em: http://maisequilibrio.terra.com.br/saiba-como-preservar-os-nutrientes-dos-alimentos-2-1-1-258.html. Acesso em: 13/08/2013..

Como aproveitar melhor as vitaminas presentes nos alimentos? Disponível em: http://mdemulher.abril.com.br/blogs/corpo-saudavel/saude/como-aproveitar-melhor-as-vitaminas-presentes-nos-alimentos/ . Acesso em: 13/08/2013.

TEMA 4- Cozimento a vapor

COZIMENTO A VAPOR. Disponível em: http://fernandamaciel-nutricionista.blogspot.com.br/2009/05/cozimento-vapor.html. Acesso em: 13/08/2013.

Cozimento a vapor é a melhor maneira de preservar os nutrientes dos alimentos. Disponível em: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/noticia/2010/10/cozimento-a-vapor-e-a-melhor-maneira-de-preservar-os-nutrientes-dos-alimentos-3070980.html. Acesso em: 13/08/2013.

Prefira o cozimento dos legumes ao vapor! Disponível em: http://www.flaviapalombini.com.br/dicas.asp?codigo=2. Acesso em: 13/08/2013.

Cozimento a vapor preserva mais os nutrientes Saiba como aproveitar ao máximo e garantir pele e corpo saudáveis. Disponível em: http://vivabem.band.uol.com.br/saude/noticia/?id=100000531375. Acesso em: 13/08/2013.

TEMA 5 – Dicas para o preparo dos alimentos

Dicas - Preparo doa alimentos. Disponível em: http://www.segurancaalimentar.ufrgs.br/consumidor_dicas10.htm . Acesso em: 13/08/2013.

Dicas - Preparo de Alimentos – Café. Disponível em: http://www.segurancaalimentar.ufrgs.br/consumidor_dicas10_cafe.htm . Acesso em: 13/08/2013.

3 ideias para colher saúde.   Nunca as pessoas se preocuparam tanto em comer direito - e não apenas para perder ou manter o peso. Agora os ventos sopram a favor da busca por uma comida natural, que reforce a imunidade e ainda ajude a salvar o planeta. Afinal, se vamos viver mais, como prevê a ciência, que a nossa longa jornada seja melhor e saborosa. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/saude/alimentacao-alimento-alimento-organico-refeicao-saude-592480.shtml?func=2. Acesso em: 13/08/2013.

Aposte no vapor. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/saude/preparacao-alimentos-mais-saudavel-bonsfluidos-624224.shtml. Acesso em: 13/08/2013.

TEMA 6 – Preparo dos alimentos em casa e na escola

Já existem várias normas regulamentando o que as cantinas podem vender, mas falar da importância da alimentação saudável é papel da escola. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/saude/educacao-alimentar-hora-recreio-normas-regulamentando-cantinas-vender-568645.shtml?func=2. Acesso em: 13/08/2013. Educação alimentar na hora do recreio.

O teste da comida saudável. Disponível em:  http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/saude/teste-comida-saudavel-guru-michael-pollan-veja-611169.shtml?func=2 . Acesso em: 13/08/2013. É possível evitar produtos excessivamente industrializados? VEJA submeteu as regras criadas por Michael Pollan, o guru americano do bem comer - defensor xiita de hábitos do passado -, às exigências do cotidiano

Prepare sua comida de forma saudável. Disponível em: http://maisequilibrio.terra.com.br/prepare-sua-comida-de-forma-saudavel-2-1-1-480.html. Acesso em: 13/08/2013.

Atividade 2 - Montagem de apresentações do conteúdo da pesquisa

Cada grupo de alunos deverá montar uma apresentação do conteúdo estudado na atividade de pesquisa. Para isso, cada grupo deverá utilizar o PowerPoint ou outro programa similar que possibilite inserção de texto e imagens.

As apresentações deverão ser salvas em pendrives que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.

Atividade 3 - Seminários - Socialização do conteúdo pesquisado

Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para que cada grupo as socialize. Propomos uma organização no formato de um seminário, em que cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes. 

Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.

vapor

Imagem disponível em: http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQi0o5iNI30aByE5pioy0OcSLtTmaubMXpUpWiLWHjZy3YVM0VUjA. Acesso em: 14/08/2013.

Módulo 5 - Relatórios

Atividade 1- Elaboração de relatórios

Após a discussão e considerações,  propomos que o mesmo grupo de alunos da atividade anterior organize um relatório, contendo todos os dados levantados e discutidos ao longo da aula. A pesquisa realizada, a discussão dos dados e as conclusões parciais deverão ser  retomadas, neste momento.

O termo relatório, neste caso, é utilizado para descrever uma narração do que se passou, do que foi observado e as conclusões da pesquisa realizada.

Para que se possa redigir um relatório de pesquisa é preciso que tenha havido alguma pesquisa cujos resultados já sejam conhecidos. O percurso do relatório de pesquisa é dado pelos fatos observados, durante a realização da pesquisa, e pelos  resultados por ela alcançados.

Propomos nesta atividade a elaboração de um relatório, compilando todos os dados levantados e discutidos pelos alunos. Para isso, o professor deverá fornecer aos alunos as seguintes instruções:

1º) A página inicial do relatório deverá apresentar: o nome completo da escola, disciplina (exemplo: Biologia), o título da pesquisa, o nome do professor, os nomes dos alunos, o ano de ensino e turma, data e local.

2º) Introdução: esta seção do relatório é justamente o espaço em que se faz uma recapitulação do tema da pesquisa. Nesta parte do texto, deverá ser apresentado um resumo da proposta da pesquisa, os objetivos e as justificativas. O professor deverá orientar os alunos a utilizarem os registros ao longo das atividades propostas para elaborem o texto da introdução. 

3º) Material e Métodos (Metodologia): o professor  deverá orientar os alunos a informarem detalhadamente todo o procedimento de pesquisa. Trata-se, neste caso, de uma narração, em que se apresentará, passo a passo, o que ocorreu durante o processo de realização da pesquisa: formação das duplas ou grupos; leitura de textos; pesquisas na internet; levantamento, tabulação e análise dos dados, resolução de questões de estudo/pesquisa, debates.

4º) Resultados e Discussão: deverão aparecer, neste item, todos os dados coletados e discutidos pelos alunos, especialmente aqueles das atividades do Módulo 2.

5º) Conclusão: o professor deverá solicitar aos alunos que, neste ponto do relatório, apresentem a que conclusão chegaram ao final de toda a pesquisa realizada.  O professor deverá orientar os alunos para retomarem os registros que eles mesmos fizeram durante das atividades. Será preciso incluir no relatório a confissão das restrições operacionais observadas, os problemas encontrados, enfim, tudo aquilo que, em certa medida, prejudicou a execução da pesquisa e, consequentemente, enfraqueceu o alcance das conclusões.

6º) Referências Bibliográficas: Neste item, deverão ser apresentados todos os textos consultados ao longo da pesquisa com sua respectiva fonte (título do texto/autor/endereço eletrônico/data de acesso).  Para mais informações acerca da normatização de referências bibliográficas, o professor poderá consultar o seguinte endereço eletrônico http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm#5.16 . Acesso em: 13/07/2013.

churrasco

Imagem disponível em: http://blog.cronicanet.com.br/wp-content/uploads/2009/07/churrasco.jpg. Acesso em: 14/08/2013.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas. 

Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: i) as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os registros da pesquisa na internet e das questões para discussão com respostas; ii) a coleta de dados, os gráficos e a discussão dos dados; iii) os textos produzidos; iv) o relatório final, produzido no Módulo 5.

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