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Vamos fazer uma pintura com tinta?

 

18/08/2013

Autor e Coautor(es)
RUBIA VANESSA VICENTE DEMETRIO
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FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea Cristina Flôr

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver a sensibilidade em relação a diferentes texturas;

Trabalhar em pequenos grupos;

Expressar sentimentos e emoções por meio da pintura, utilizando diferentes combinações de cores;

Nomear e identificar as cores utilizadas no plano;

Duração das atividades
Cada momento é planejado para durar aproximadamente 20 minutos, dependendo da concentração das crianças no momento da realização das propostas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula é indicada para crianças de 1 a 2 anos de idade. Para a efetivação deste plano é necessário a articulação entre dois profissionais, professor e auxiliar.

Espaço: A organização do espaço é fundamental para os momentos de criação artística, a forma como dispomos os objetos e a quantidade de material auxiliam no bom andamento da aula. Diante disto, é importante que o professor organize esses espaços com antecedência e reflita sobre sugestões indicadas no plano, bem como, realize a proposta em pequenos grupos para garantir a qualidade nas mediações.

O trabalho em pequenos grupos é importante porque permite ao professor realizar a mediação com qualidade, dedicando tempo e atenção necessária a cada grupo de crianças. Neste sentido, na sala de referência o professor deve organizar dois espaços, um espaço no qual ocorrerá a atividade com tinta e outro, próximo, em que disponibilizará brinquedos que chamem atenção das crianças. Os adultos devem se dividir nos subgrupos, enquanto o professor medeia à relação de algumas crianças com a tinta, o auxiliar interage com as outras crianças com os objetos disponibilizados, depois os grupos trocam de atividade de forma que todos interajam com tinta e brinquedos.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Experimentando a nova textura.

Materiais necessários: Tinta caseira indicada no plano ,  3 metros de papel pardo ou craft e um espaço com brinquedos.

            Esse momento de iniciação a experimentação artística é muito importante para as crianças pequenas, nas experimentações que observamos as sensações são muitas, uma mistura de entusiasmo com receio. Para isso, o professor deve organizar os espaços com antecedência, buscando estruturar um espaço com brinquedos que chamem a atenção das crianças e um segundo espaço, com o papel pardo no chão e as crianças com roupas simples que possibilitem a exploração do material. É interessante avisar as famílias sobre a proposta, e solicitar com antecedência uma roupa para esse momento, já que em nossa experiência observamos que as crianças pintam o papel, partes de seu corpo e experimentam o sabor da tinta. É fundamental compreender que esse momento tem este objetivo, de possibilitar o manuseio livremente da tinta, a percepção da textura e o deleite provocado pela mistura de cores, por isso sugerimos uma tinta caseira, para que as crianças que não resistirem e colocarem a tinta na boca, não tenham quaisquer problemas.

            Após organizar o espaço o professor deve convidar algumas crianças para experimentarem a tinta já preparada anteriormente, ajudando-as a se vestirem para a pintura. Cada criança deve ter a sua disposição um pote pequeno com cada cor preparada. O professor deve tocar na tinta junto com as crianças e mostrar a elas como se pinta com as mãos, despejando a tinta sobre as mãos e espalhando sobre o papel. Durante o desenrolar da proposta o diálogo com o grupo deve ser constante, nomeando as cores, sentimentos e sensações que as crianças demonstram nesse momento.

Tinta Caseira

Imagem disponível em: http://aprenderecia.blogspot.com.br/2009/01/tinta-caseira.html

Acessado em: 10/08/2013

Receita de tinta caseira de maisena – Material necessário: amido de milho (Maizena) e água.

Misture 4 colheres de amido de milho, três colheres de água e mexa em uma xícara com água fervendo. Quando a mistura esfriar, acrescente corante para alimentos e coloque na geladeira. A tinta caseira pode ser utilizada em superfícies secas ou úmidas.

Receita disponível em:

http://ensineseubebe.blogspot.com.br/2010/05/3-receitas-de-tinta-comestivel-para-o.html

2º Momento: Pintando na parede.

Materiais necessários: Tinta caseira utilizada no dia anterior, papel branco (cartolina ou papel duplex), presos à parede da instituição, roupas adequadas para pintura.

            No segundo dia de proposição o professor deverá organizar um espaço para pintura no parque ou em espaço em que as crianças possam observar a natureza e outras crianças brincando. A proposta deve ser realizada em pequenos grupos como a anterior. Ao convidar as crianças para a pintura o professor deve perceber o que elas já aprenderam, relacionando essa experiência com a anterior. Ao convidá-las para manusear a tinta o professor deve explicar às crianças que o papel é diferente do dia anterior e convidá-las para tocar no papel, percebendo a textura e a cor, bem como, a posição do papel na parede. É importante compreender que pintar em pé, com um papel sobre a parede, possibilita outra relação com a tinta e com o momento de pintura.

Pintura na parede

Imagem Disponível em: http://anotacoesparasaber.blogspot.com.br/2010/10/tinta-caseira-para-as-criancas-pintarem.html

Acesso em: 10/08/2013

3º Momento: Utilizando diversos pincéis.

Materiais necessários: Tinta guache, pincéis com diversos tamanhos, aventais para pintura, folhas A3.

            Neste último momento as crianças terão contato com a tinta guache e pincéis de diferentes tamanhos. Como nos momentos anteriores, o espaço deve ser organizado com atenção aos pequenos detalhes e as possibilidades de experimentação e participação do grupo nesta proposição. Para isso, as crianças serão convidadas, em pequenos grupos, a pintarem com tinta guache e utilizarem os pincéis, experimentando a textura e diferença entre as marcas deixadas por cada pincel utilizado. O professor deve atuar como parceiro, pintando junto com as crianças e estimulando aqueles que se mostram mais tímidos diante da experiência. O diálogo entre professor e crianças, bem como, entre as próprias crianças é fundamental para que o grupo comesse a atribuir sentido e significado a suas produções.

Experimentando o pincel.

Acervo Institucional – NDI/2013

Fotografia: Rúbia Demétrio

Recursos Complementares
Avaliação

O processo de avaliação será realizado diariamente, por meio das observações e registros realizados no cotidiano. Procurando perceber de que forma as propostas idealizadas estão contemplando às crianças e como as propostas estão auxiliando na ampliação de seus repertórios, promovendo momentos de aprendizagem e desenvolvimento. Neste sentido, é importante observar como as crianças se relacionam com o material proposto, bem como, de que forma a continuidade e diversificação desta experiência possibilita a familiaridade com o material.

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