20/08/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo cronológico |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
· Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
· Compreender as características do gênero em estudo, bem como as principais ideias;
· Localizar informações no texto;
· Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
· Reconhecer os gêneros textuais: texto instrucional e música;
· Identificar rimas na música
· Reconhecer diferentes instrumentos para medir o tempo;
· Identificar hora e meia hora;
· Identificar horas exatas no relógio digital e analógico;
· Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
· Fazer os registros nos cadernos.
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos leitura e escrita de diferentes gêneros textuais; identificação dos números, através de diferentes estratégias, a fim de que sejam capazes de identificar os gêneros textuais e lerem as horas. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 08 de ago. 2013.
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Acesso em: 08 de ago. 2013. e depois clique em "Cadernos de Formação".
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Professor, inicie sua aula propondo aos alunos que ouçam a música ou assistam ao vídeo: “Dança das caveiras”. Aproveite este momento para brincar com os movimentos que a música cita. Imitando as caveiras, eles vão fixando conceitos como a noção de horas.
Professor você poderá apresentá-la utilizando DVD, data show ou caso a sua escola participe do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou leve-os ao Laboratório de Informática.
Fonte: Sítio: “Youtube. Xuxa – Tumbalacatumba”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=_lr9B5nBUJg>. Acesso em: 08 de jul. 2013.
Professor, distribua aos alunos cópias da música para que tenham como registro no caderno de Matemática.
Tumbalacatumba |
|
Tumbalacatumba tumba ta, Quando o relógio bate a uma, Tumbalacatumba tumba ta, Quando o relógio bate as duas, Tumbalacatumba tumba ta, Quando o relógio bate as três, Tumbalacatumba tumba ta, Tumbalacatumba tumba ta, Quando o relógio bate as quatro, Tumbalacatumba tumba ta, Quando o relógio bate as cinco, Tumbalacatumba tumba ta, Quando o relógio bate as seis, |
Tumbalacatumba tumba ta, Quando o relógio bate as sete, Tumbalacatumba tumba ta, Tumbalacatumba tumba ta, Quando o relógio bate as oito, Tumbalacatumba tumba ta, Quando o relógio bate as nove, Tumbalacatumba tumba ta, Quando o relógio bate as dez, Tumbalacatumba tumba ta, Quando o relógio bate as onze, Tumbalacatumba tumba ta, Quando o relógio bate as doze, Tumbalacatumba tumba ta, |
Fonte: Imagem da própria autora.
Professor, faça a interpretação oral da música, Pergunte aos alunos o que eles observaram na música. Os alunos deverão possivelmente responder que fala do tempo e do relógio. Após os comentários dos alunos aproveite para fazer uma explanação sobre o conteúdo que será trabalhado em sala de aula, neste caso o relógio no nosso dia a dia.
Professor, após cantar e brincar com os alunos a música “A dança das caveiras”, divida a turma em duplas e proponha que eles reescrevam a música criando outras rimas. Esta atividade será registrada no caderno de Matemática.
Hoje dançamos e cantamos com a música “A dança das caveiras”, vocês observaram que haviam rimas (palavras terminadas com o mesmo som). Junto com seu colega, sejam criativos e criem outras rimas para a música.
Tumbalacatumba |
|
Tumbalacatumba tumba ta, Quando o relógio bate a uma, Tumbalacatumba tumba ta, Quando o relógio bate as duas, Tumbalacatumba tumba ta, Quando o relógio bate as três, Tumbalacatumba tumba ta, Tumbalacatumba tumba ta, Quando o relógio bate as quatro, Tumbalacatumba tumba ta, Quando o relógio bate as cinco, Tumbalacatumba tumba ta, Quando o relógio bate as seis, Tumbalacatumba tumba ta,
|
Quando o relógio bate as sete, Tumbalacatumba tumba ta, Tumbalacatumba tumba ta, Quando o relógio bate as oito, Tumbalacatumba tumba ta, Quando o relógio bate as nove, Tumbalacatumba tumba ta, Quando o relógio bate as dez, Tumbalacatumba tumba ta, Quando o relógio bate as onze, Tumbalacatumba tumba ta, Quando o relógio bate as doze, Tumbalacatumba tumba ta,
|
Professor, após as duplas terem produzido as rimas para a música faça um momento de socialização, convide-os para sentarem na rodinha e cada dupla deverá apresentar sua produção para os outros colegas.
Professor, peça para que os alunos pesquisem sobre o relógio e tragam na próxima aula para socializarem com a turma e assim iniciarem as atividades sobre o tema pesquisado.
Atividade de Casa Junto com seus familiares, pesquise sobre o relógio: De onde veio? Quando foi criado? Quais tipos de relógios já existiram? Traga na próxima aula em uma folha de papel separada para apresentar aos seus colegas e fazermos uma exposição das pesquisas da turma no mural da escola. |
2ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome a aula anterior convidando os alunos a sentarem em círculo e participarem das apresentações das pesquisas feitas em casa por eles sobre o relógio. Depois que os alunos apresentarem suas pesquisas, monte um mural para ser exposto na escola para a comunidade escolar apreciar o trabalho desenvolvido pela sua turma.
Professor, converse com seus alunos sobre as curiosidades do relógio, apresente a eles através de imagens os outros tipos de relógios que já existiram até chegar à nossa atualidade. Utilize um projetor multimídia para explorar as imagens a seguir:
Medir o tempo sempre foi uma necessidade do homem. Ao longo da história, foram inventados diversos aparelhos para medi-lo. Abaixo temos modelos de relógios que foram utilizados antigamente e um que ainda utilizamos nos dias atuais.
Fonte: DANTAS, Sergio. et al. A escola é nossa. Matemática. 3º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione, 2003. p. 140. (Coleção: A escola é nossa.).
Atualmente usamos também relógios de ponteiros (analógicos) e digitais para medir o tempo.
Fonte: Sítio: “Artnolapis. Relógios para colorir”. Disponível em: <http://artnolapis.wordpress.com/category/relogios/>. Acesso em: 08 de jul. 2013.
Professor, explique para seus alunos sobre o uso do relógio no nosso dia a dia. Questione-os se sabem fazer a leitura das horas, se em casa há muitos relógios e se a família tem costume de usar no seu dia a dia. Aproveite este momento para que os alunos possam falar sobre suas vivências.
Professor, registre na lousa ou caso a escola disponibilize cópias, distribua para os alunos com a explicação sobre o uso do relógio. É importante que leve para a sala de aula um relógio de parede para ensinar aos alunos que não sabem fazer a leitura das horas, de preferência o relógio com ponteiros, pois é o que os alunos costumam ter mais dificuldade em ler.
Usamos o relógio para medir o tempo. O relógio indica as horas e minutos. Nos relógios de ponteiros, o ponteiro pequeno marca as horas, o ponteiro grande marca os minutos.
Exemplo: O ponteiro grande apontado para o 12, ele marca minuto.
O ponteiro pequeno apontado para o 1 ele marca horas.
Quando o ponteiro grande aponta para o 12, as horas são exatas.
O 12, nesse caso, marca “zero” minutos.
Então o relógio está marcando 1 hora.
Fonte: Sítio: “Caixa financiamento. Como calcular?”. Disponível em: <http://caixafinanciamento.com/dinheiro/como-calcular-adicional-noturno.html>. Acesso em: 08 de ago. 2013.
O dia é dividido em 24 horas, por isso o relógio é dividido em 12 horas. Ao longo de um dia, os ponteiros do relógio fazem duas voltas completas.
Por que o relógio tem 12 horas e não 24 horas?
Porque dividir o relógio em 24 horas ficaria confuso, por causa da quantidade de números. Então dividiu-se em 12 horas, 12 horas de “dia” e 12 horas de “noite” .
O ponteiro grande marca os minutos que são contados de 0 a 60, porque a hora tem 60 minutos.
Para contar os minutos, observamos as marcas menores do relógio. Elas não são numeradas. Veja a figura abaixo:
Fonte: DANTAS, Sergio. et al. A escola é nossa. Matemática. 3º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione, 2003. p. 141. (Coleção: A escola é nossa.).
Os números que aparecem fora do relógio correspondem aos minutos, indicados pelo ponteiro maior a cada volta. Neste caso o relógio está marcando:
8 horas e 40 minutos
Observando o relógio acima podemos também perceber que cada 1 hora tem 60 minutos e que metade de 1 hora são 30 minutos.
1 hora = 60 minutos
Professor, explique para os alunos que após o meio-dia (12 horas), podemos ler as horas do relógio de duas maneiras diferentes.
Fonte: Sítio: “Caixa financiamento. Como calcular?”. Disponível em: <http://caixafinanciamento.com/dinheiro/como-calcular-adicional-noturno.html>. Acesso em: 08 de ago. 2013.
Antes do meio dia, lemos 1 hora.
Depois do meio dia, lemos 1 hora da tarde ou 13 horas, pois 12 + 1 = 13 horas.
Professor, logo depois de registrar e explicar aos alunos sobre o uso do relógio, proponha que façam uma atividade para fixar o que foi aprendido nesta aula. Use novamente, a música “A dança das caveiras” para desenvolver a atividade. Distribua cópias das atividades ou peça para os alunos copiarem da lousa.
Estamos aprendendo sobre o uso do relógio, já cantamos, pesquisamos sobre o tema. Com atenção releia a música “A dança das caveiras” e complete os relógios marcando o ponteiro no horário que o verso da música indica.
|
Fonte: Sítio: “Espaço educar. Atividade para trabalhar as horas com a música Tumbalacatumba!”. Disponível em: <http://1.bp.blogspot.com/-EcAMxV4i7BE/UZ_pUfvdLyI/AAAAAAAAukc/mRed9YluNpY/s1600/ATIVIDADE+HORAS_TUMBALACATUMBA+.JPG>. Acesso em: 08 de ago. 2013.
Fonte: BORDEAUX, Ana Lúcia. Bem-me-quer. Alfabetização e matemática. 2º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Brasil, 2011. p. 280.
Professor, após os alunos terminarem as atividades, faça a correção coletiva e aproveite para observar se algum aluno ainda continua com dificuldade em fazer a leitura das horas, utilize se necessário, o relógio de parede que trouxe para a sala de aula.
Para fixação e registro no caderno envie atividades para serem feitas em casa. Peça para que os alunos registrem o seu dia em casa, a hora que: acorda, almoça, vai para a escola, lancha, faz as tarefas, janta e dorme. Com esta atividade seu aluno estará aprendendo ler as horas e perceberá que o relógio esta presente no cotidiano.
Atividade de CasaRegistre no caderno o seu dia, as horas que: acorda, toma café da manhã, almoça, vai para a escola, lancha, faz as tarefas, janta e dorme. Registre a hora em forma digital e desenhe ao lado de cada atividade um relógio de ponteiro marcando a hora de cada atividade que faz no decorrer do dia e traga para próxima aula.Acordo às: ___:___Tomo café da manhã às: __:__Almoço às: ___: ___Vou à escola às: ___:___Lancho às: ___ : ___Janto às: ___ : ___Faço tarefa às: ___ : ___Durmo às: ___ : ___ |
Fonte: Imagem da própria autora.
3ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome a aula e deixe os alunos comentarem sobre os registros que fizeram em casa, de suas rotinas. Observe se tiveram dificuldade em registrar as horas no caderno de Matemática e faça novamente a leitura das horas utilizando o relógio de parede que trouxe como material concreto para a melhor visualização dos alunos.
Professor, após a correção, proponha aos alunos para jogarem o “Jogo da memória das horas”. Divida a turma em duplas e explique o jogo para os alunos.
Distribua as cartas para cada dupla e deixe-as jogarem. Passe olhando nas carteiras se estão conseguindo fazer a leitura das horas, caso seja necessário faça a intervenção com os alunos que apresentam mais dificuldade.
Aproveite para trabalhar com o texto instrucional. Este é um gênero textual muito utilizado em nosso cotidiano. Discuta com eles sobre a estrutura desta modalidade de texto e depois registre na lousa ou distribua a cópia para eles. Faça a leitura oral chamando a atenção para a pontuação.
Regras do Jogo
1 - Embaralhar as peças;
2 - Organizar as peças, com os relógios virados para baixo, em fileiras com a mesma quantidade;
3 - Decidir a ordem de cada jogador;
4 - O jogador levanta duas peças de modo que todos os outros possam visualizar;
5 - Quando levantar as peças com a hora do relógio digital igual à hora do relógio de ponteiro o jogador forma um par e ficar com ele;
6 - Quando formar um par o jogador tem direito de jogar outra vez;
7 - Quando não consegue levantar peças iguais o jogador deve colocá-las na posição original;
8 - Ganha o jogo quem conseguir formar mais pares.
|
04:30 |
|
12:30 |
|
08:30 |
|
10:30 |
|
02:30 |
|
01:30 |
|
03:30 |
|
11:30 |
|
07:30 |
|
05:30 |
Fonte: Sítio: “Tempo, relógios e calendários. Link. Jogo da memória”. Disponível em: <http://escolovar.org/mat_tempo.htm>. Acesso em: 08 de ago. 2013.
Professor, após o jogo peça para os alunos relatarem suas experiências com esta atividade, o que observaram e se gostaram do jogo.
Proponha aos alunos a construção de um relógio, passe o vídeo que ensina a fazer o relógio, distribua para os alunos os materiais para a confecção do relógio, caso em sua sala de aula não tenha os materiais necessários, improvise com outros materiais alternativos ou solicite para coordenação/direção.
Fonte: Sítio: “Hellokids.com. Como fazer um relógio para aprender a ler as horas”. Disponível em: <http://br.hellokids.com/c_23319/artes-manuais-para-criancas/videos-de-como-fazer/videos-de-como-fazer-tema-volta-as-aulas/como-fazer-um-relogio-para-aprender-a-ler-as-horas>. Acesso em: 08 de ago. 2013.
Fonte: Sítio: “Hellokids.com. Como fazer um relógio para aprender a ler as horas”. Disponível em: <http://br.hellokids.com/c_23319/artes-manuais-para-criancas/videos-de-como-fazer/videos-de-como-fazer-tema-volta-as-aulas/como-fazer-um-relogio-para-aprender-a-ler-as-horas>. Acesso em: 08 de ago. 2013.
Professor, após a construção do relógio com os alunos exponha os trabalhos no mural da sala de aula para socialização do que os alunos aprenderam.
Atividades complementares
Professor, você poderá também brincar com o “Trava língua do tempo”, fazendo uma competição com os alunos para verificar quem fala mais rápido sem errar.
Fonte: Sítio: “Baú da web. Desenhos de relógio para pintar”. Disponível em: <http://baudaweb.blogspot.com.br/2012_04_01_archive.html>. Acesso em: 08 de ago. 2013.
O tempo perguntou pro tempo
quanto tempo o tempo tem.
O tempo respondeu pro tempo
que o tempo tem tanto tempo
quanto tempo o tempo tem.
Professor, explore também a música de Vinicius de Morais “O Relógio”, através de vídeo e registre no caderno de Matemática.
Fonte: Sítio: “You Tube. Castelo Rá Tim Bum - O Relógio - Vinicius de Moraes”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=ItdiYRwH3Oo>. Acesso em: 08 de ago. 2013.
Fonte: Sítio: “Ideia criativa. Texto Ilustrado - O Relógio Vinicius de Moraes”. Disponível em: <http://www.ideiacriativa.org/2011/09/texto-ilustrado-o-relogio-vinicius-de.html>. Acesso em: 08 de ago. 2013.
Para o professor:
Fonte: Sítio: “Plano de aula. Horas”. Disponível em: <http://educacao.ofimdavarzea.com/plano-de-aula-horas.html>. Acesso em: 08 de ago. 2013.
Fonte: Sítio: “Cirandinha do saber. Plano de aula horas”. Disponível em: <http://rselianegmailcom.blogspot.com.br/2012/06/plano-de-aula-horas.html>. Acesso em: 08 de ago. 2013.
Para o aluno
Fonte: Sítio: “Escola Games. Aprendendo as horas”. Disponível em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/aprendendoHoras/>. Acesso em: 08 de ago. 2013.
Fonte: Sítio: “Iguinho. Aprenda a ver as horas jogando”. Disponível em: <http://iguinho.ig.com.br/relogio-iguinho.html>. Acesso em: 08 de ago. 2013.
Professor, a avaliação deverá acontecer no decorrer do processo, observando a participação dos alunos na leitura e na escrita e se conseguiram: produzir textos a partir da releitura; compreenderam as características dos gêneros textuais estudados; identificaram as horas e os minutos; conseguiram assimilar a diferença do relógio digital e analógico; interagiram com os colegas no momento da exposição como também nos trabalhos coletivos; fizeram os registros no caderno. As respostas dos alunos devem ser vistas como um processo de construção do conhecimento, mas com uma visão critica, por isso é importante à valorização do trabalho do aluno, seus avanços e suas dificuldades.
Quatro estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/11/2015
Cinco estrelasadorei a aula, super criativa, com certeza vou usar este plano de aula com meus alunos.
24/11/2014
Quatro estrelasAdorei!
14/10/2014
Cinco estrelasExcelente plano,(aula) só mudei a música e acrescentei algumas coisas na minha. PARABÉNS!
17/09/2014
Quatro estrelasParabéns, adorei o roteiro e a criatividade das propostas apresentadas.Agradeço a colaboraçao em meu trabalho. Abraços
06/10/2013
Cinco estrelasmuito boa ....
02/10/2013
Quatro estrelasMUITO BOM ESTE PLANEJAMENTO. PÁRABÉNS PELA CLAREZA E ATIVIDADES PERTINENTES.