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Um presente para a mamãe: criando um livro de receitas

 

20/08/2013

Autor y Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender e analisar a estrutura do gênero textual: receita;
  • Reconhecer diferentes medidas usadas em receitas culinárias;
  • Escrever relatório sobre atividades desenvolvidas com receitas;
  • Confeccionar livro de receitas;
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita;
  • Desenvolver habilidades relativas à fala por meio de interação e de sua participação nas diversas atividades propostas;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos - 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

 

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

 

A proposta dessa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa porque leva em consideração alguns direitos de aprendizagem do ensino da Língua Portuguesa. Alguns deles é, segundo Brasil (2012, p. 33.), “estabelecer relações lógicas entre partes de textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos com autonomia” [...], “apreender assuntos/temas tratados em textos de diferentes gêneros, lidos com autonomia” [...] e  “interpretar frases e expressões em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos com autonomia”.

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Currículo na Alfabetização: Alfabetização: concepções e princípios. Ano 1: unidade 1. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Acesso em: 10 de ago. 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação".

 

Essa aula tem como finalidade desenvolver uma proposta de trabalho, reflexão e prática relacionada ao programa da TV Escola - Série: LETRA VIVA - PGM. 6: LEITURA TAMBÉM É COISA DE CRIANÇA.

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Fonte: Sítio: “TV Escola. Série Letra Viva. Leitura também é coisa de criança”. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4275>. Acesso em: 06 de ago. 2013.

 

De acordo com o vídeo, o trabalho de leitura planejado dá às crianças a oportunidade de mergulhar na diversidade de textos que existem no mundo. Dessa forma, elas adquirem saberes que ultrapassam a experiência de leitura e ao mesmo tempo vão aprendendo os diferentes usos de linguagem. Portanto, é importante que, durante o processo de alfabetização as atividades realizadas pelas crianças sejam significativas e contextualizadas. Nesse sentido, textos instrucionais, como é o caso de receitas culinárias possibilitam situações de aprendizagem, pois estão presentes no dia a dia das crianças. Essa aula ainda pode possibilitar ao aluno aprender de forma dinâmica ao permitir a troca de experiência entre os alunos.

 

1ª Atividade - Aproximadamente 120 minutos.

Professor, essa atividade consiste em levar os alunos para a cozinha ou cantina da escola para preparar com eles uma receita.

- Providencie para essa aula uma receita que seja do interesse dos alunos. Nessa aula será apresentada uma receita de Cupcake, mas, você pode adequar à realidade da sua turma e escolher a receita que você preferir. Providencie também os ingredientes da receita e não se esqueça das forminhas de papel para assar os bolinhos. Leve para a sala de aula livros de receita, de preferência ilustrado.

- Primeiramente, em sala de aula, organize os alunos em roda de conversa e estabeleça um diálogo a respeito da variedade de tipos de texto. A roda de conversa é um espaço privilegiado de troca de ideias, e deve sempre, ser utilizado pelo professor, lembrando que é fundamental oferecer a oportunidade de participação para todos os alunos e valorizar a sua fala. Pergunte para eles qual é a importância de saber ler e em quê eles acham que isso pode ajudar na vida deles. Pergunte-lhes onde veem a escrita em sua casa ou na rua e leve-os a citarem diferentes tipos de escrita como história em quadrinhos, convite, anúncio, bilhete, carta, cartaz, história, música, poesia, dentre outros.

- Anuncie a eles que nessa aula irão trabalhar com um texto instrucional denominado receita.

 

Você já deve ter dado ou recebido instruções de alguém e, portanto, feito uso de um gênero textual muito veiculado socialmente: trata-se do texto instrucional.

Esse tipo de texto está presente nas receitas culinárias; bulas de remédios; instruções de como utilizar: jogos, aparelhos eletroeletrônicos, programas de computador, entre outros e objetiva orientar a pessoa, por meio de instruções, para que ela possa realizar coisas.

A linguagem deve ser clara e objetiva, identificar todos os passos a serem percorridos, indicar quantidades ou informações relevantes e os cuidados a serem tomados.

 

 - Mostre os livros de receita que você levou.

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Fonte: Sítio: “Amigas na Cozinha”. Disponível em:

<http://amigasnacozinha.com/2012/01/17/livros-de-receita-da-mamae/>. Acesso em: 02 de ago. 2013.

 

 - Convide-os a participarem da preparação de uma receita. Diga que farão Cupcake, mas, antes, explique o que é e do que é feito. Mostre uma imagem. Explique que é o nome de um bolinho de origem inglesa, que significa “bolo de copo”, mas que, na verdade, ele é assado em uma forma de papel que é servido para apenas uma pessoa. Conte que seu nome original é “faire cake” e que em Português significa “Bolo de Fada”.

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Fonte: Sítio: “Receita de Cupcake”. Disponível em: <http://www.receitadecupcake.com.br/o-que-e-cupcake/>. Acesso em: 02 de ago. 2013.

                

- Leia a receita para eles.

 

Receita de Cupcake

    INGREDIENTES

  • 1 colher (sobremesa) de baunilha
  • 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
  • 220 ml de leite
  • 4 ovos
  • 2 xícaras de açúcar refinado
  • 8 colheres  (sopa) de margarina sem sal em temperatura ambiente
  • 2 xícaras de farinha de trigo peneirada
  • 1 pitada de sal

 

MODO DE PREPARO

  • Na tigela da batedeira coloque açúcar refinado e a manteiga em temperatura ambiente e bata até ficar no ponto esbranquiçado.
  • Adicione os ovos um a um com a batedeira ligada e bata.
  • Em outra tigela, adicione a baunilha no leite e reserve.
  • Em outra tigela coloque a farinha de trigo mais o fermento em pó e o sal misture.
  • Adicione a massa do Cupcake, um pouco da farinha e um pouco do leite e misture levemente.
  • Adicione o restante da farinha e do leite.
  • Mexa levemente e a massa estará pronta.
  • Quando a massa ficar homogênea, é a hora de preencher as forminhas. Coloque as forminhas de papel posicionadas sobre as de alumínio e preencha até a metade com a massa.
  • Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos, mas verifique de tempos em tempos, pois o tempo pode depender de forno para forno.

A receita acima é a massa básicado Cupcake, depois de pronto, você pode incrementá-lo com diversas coberturas e recheios. Confira algumas dicas:

Recheio: O recheio poderá ser de brigadeiro, geleia, cremes, doce de leite, etc. Para rechear basta furar o bolinho pronto, colocar o recheio e tampar com a própria massa retirada.

Cobertura: A cobertura também pode ser feita em diversos sabores, como: brigadeiro preto e branco, chantilly branco ou colorido, etc. Para finalizar poderá usar chocolate granulado, coco, confeitos coloridos, confete de chocolate, pedaços de frutas, etc

 

  Fonte: Sítio: “Receita de Cupcake”. Disponível em: <http://www.receitadecupcake.com.br/>. Acesso em: 02 de ago. 2013.

 

- Prepare a receita na presença dos alunos.

 Ao preparar uma receita você pode trabalhar vários conceitos matemáticos e espaciais de forma lúdica e prazerosa. Além de poder incentivar a leitura, disciplina e o trabalho em equipe.

 - No preparo da receita, sempre chame a atenção deles e relembre todo o tempo o que está sendo feito. Mostre a eles que você deve voltar à receita para ter certeza das quantidades.

  Rememore os passos que você seguiu.

- Se for possível, deixe-os manipularem os ingredientes. Antes de entrarem na cozinha ou cantina onde será realizada a execução dessa atividade, solicite para os alunos lavarem suas mãos, fale a eles sobre a importância da higiene ao cozinhar. A manipulação dos alimentos atiça o interesse e a curiosidade das crianças.

- Explore os ingredientes com as crianças: a cor, o cheiro, a textura. Explique a origem dos alimentos. Explique também sobre as medidas usadas em receitas culinárias. Mostre  o que é uma colher de: sopa, sobremesa e café. Fale com eles sobre a diferença do tamanho das xícaras e qual é o tamanho padrão. Mostre o que é uma pitada de sal.

- Reparta funções, explique o que está sendo feito e porque isso precisa acontecer. Tente evitar os conflitos entre os alunos, para isso, se você decidir que eles vão te ajudar, distribua as funções e diga o que exatamente cada aluno deve fazer.

- Solicite aos alunos que ajudem na limpeza do local depois do preparo da receita.

- Depois de assado, distribua um Cupcake para os alunos.

 - Ao voltar para sala de aula, solicite-lhes que escrevam um relatório sobre a aula na cozinha, contando em detalhes os passos da atividade.

 

2ª Atividade - Aproximadamente 60 minutos

Professor, essa aula consiste na análise da receita preparada na aula anterior.

- Distribua a receita do Cupcake para os alunos.

- Explique que toda receita tem um título, os ingredientes e o modo de preparo. Diga que, geralmente, os ingredientes vêm antes do modo de preparo. E que os ingredientes são escritos em forma de lista, enquanto que o modo de preparo á apresentado em forma de ações que devem ser feitas, passo a passo.

- Proponha a atividade:

Circule o título e sublinhe os Ingredientes e o Modo de Preparo.

 

- Você pode trabalhar a receita de diversas formas, explorando conceitos matemáticos como, por exemplo: quantidades:

 



Pinte de azul as quantidades dos alimentos indicados na receita.

  

Pinte de vermelho a quantidade de tempo que aparece na receita.

 

Enumere os passos do “Modo de Preparo”.

 

Quais ingredientes são medidos em xícaras? E em colheres?

 

Que outras medidas aparecem na receita? O que elas significam?

 

- Você pode trabalhar a receita de diversas formas, explorando a Língua Portuguesa em relação à escrita.

 

Coloque os nomes dos ingredientes em ordem alfabética.

  

Pinte de amarelo as palavras que indiquem ação no “Modo de Preparo”.

 

- Peça a eles que registrem no caderno de Língua Portuguesa:

 

Para que serve uma receita culinária?

Quem escreve as receitas?

Onde podemos encontrar receitas?

Por que você acha que os Ingredientes vêm antes do Modo de Preparo?

  

- Explore a estrutura de uma receita.

 

Além do título, quais as partes de uma receita? O que é escrito em cada uma delas?

Como você acha que seria a receita de uma comida que você gosta?

Tente escrever essa receita. Não se esqueça de separar os Ingredientes e o Modo de Preparo.

 

Professor, na próxima atividade você proporá aos alunos, que montem juntos, um livro de receitas para presentearem as suas mães. Por isso, envie um bilhete às mães solicitando que cada uma envie uma receita que gosta de fazer. Elabore o bilhete junto com os alunos.

 

3ª Atividade - Aproximadamente 120 minutos.

Professor, essa aula consiste na produção de um livro de receitas para presentear as mães dos alunos.

Antes de iniciar a aula você deve recolher as receitas enviadas pelas mães, digitar e produzir cópias para todos os alunos. Escreva em cada receita o nome da mãe e do aluno (Ex: Adriana – Mãe do Felipe). Solicite que os alunos tragam também para a sala de aula, um caderno tipo brochurão pequeno, de 96 folhas.

- Separe as receitas na ordem alfabética dos nomes dos alunos. Distribua as receitas para as crianças, e peça que colem no caderno. Explique que as folhas que sobraram servem para a mãe escrever novas receitas que seja do interesse dela.

- Antes de colar as receitas peça aos alunos que saltem quatro folhas. Na primeira o aluno deverá fazer uma dedicatória à sua mãe. Faça junto com eles, de forma individual ou coletiva, como você preferir. Use as outras três folhas para fazer o índice das receitas. Instrua os alunos. Fale para eles para quê serve o índice. Construa o índice das receitas que foram enviadas pelas mães. Explique que o espaço que sobrou é para as mães escreverem os títulos das receitas que elas ainda vão escrever.

- Confeccione a capa junto com os alunos. Você pode fazer da forma que for mais conveniente para a realidade da sua escola. Faça capas com E.V.A, ou o material que for possível. Pode ser feita também por você anteriormente, de tecido, plástico ou papel. Você também pode tirar uma foto de cada aluno com uma roupa de cozinheiro para colar na capa.

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Fonte: Sítio: “Território Materno”. Disponível em:

<http://territoriomaterno.com.br/categoria/pequenos-cozinheiros/>. Acesso em: 02 de ago. 2013.

 

Veja alguns exemplos de capas de livros de receitas:

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Fonte: Sítio: “Amar e Educar”.  Disponível em: <http://sillovinho.blogspot.com.br/2009/04/livrinhos-de-receitas-para-mamae.html>.  Acesso em: 02 de ago. 2013.

 

Socializando

Você poderá fazer um evento para entregar os livros de receita para as mães. Discuta com os alunos qual será a melhor forma de fazer isso. Faça o planejamento junto com eles.  

Este evento terá diversos desdobramentos, possibilitará o trabalho com outros gêneros textuais, tais como:

  • Elaboração de um convite aos pais;
  • Divulgação com cartazes nos murais da escola;
  • Solicitação de autorização para a direção da Escola;
  • Lista de tarefas;
  • Relatório da atividade;
  • Dentre outros.

Professor, durante a execução dos trabalhos realizados pelos alunos cabe a você, de acordo com a sua realidade e da escola, utilizar recursos tecnológicos, como máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar por meio de fotos e vídeos e construir um mural ou edição de filme para ser divulgado para toda a comunidade escolar.

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox acessando: (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) para acessarem blogs e sítios com receitas de comidas que eles gostem. Caso sua escola não possua os laptops, leve os alunos ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia para você fazer pesquisas na internet junto com eles.

Recursos Complementares

 

Você encontra na internet vários sítios com sugestões de comidas que podem ser feitas por crianças na cozinha e os cuidados básicos que se deve ter quando elas estão lá.  Veja alguns exemplos:

 

O sítio “Receita de Cupcake”. Disponível em: <http://www.receitadecupcake.com.br/>. Acesso em: 02 de ago. 2013. Apresenta 23 receitas de coberturas e tipos de Cupcake. Você pode escolher algum deles para rechear o seu Cupcake ou mostrar para os alunos as várias possibilidades de variação dos mesmos.

 

O sítio “Cantinho do Interior”. Disponível em:

<http://www.gostinhodointerior.com/2012/10/dia-das-criancas.html>. Acesso em: 02 de ago. 2013. Apresenta várias sugestões de comidinhas divertidas para crianças.

 

O sítio “Portal Território Materno”. Disponível em: <http://territoriomaterno.com.br/dicas-e-cuidados-na-hora-de-cozinhar-com-criancas/>. Acesso em: 02 de ago. 2013. Apresenta várias dicas e cuidados com as crianças na cozinha.

Avaliação

A avaliação nessa aula tem caráter formativo, pois o professor deve acompanhar todos os dias, a todo o momento, a aprendizagem ou a não aprendizagem de seus alunos, observando como estão lendo, como participam das discussões em sala de aula, como estão escrevendo, como realizam as atividades propostas. Para tanto, faça registros individuais dos alunos. Avalie seus avanços e confirme o domínio da leitura e da escrita. Ao perceber que uma expectativa em relação à aprendizagem não foi realizada por um aluno ou pelo grupo, é recomendável retomar o que está sendo ensinado e relacionar com o que o aluno já conseguiu dominar e avançar o conteúdo conforme o aluno vai compreendendo o que está sendo apreendido.

Analise se o aluno: entendeu a estrutura de uma receita culinária; reconhece diferentes medidas utilizadas em receitas culinárias; interagiu e socializou com seus colegas as receitas trazidas por ele e se avançou na escrita ao escrever o relatório sobre a aula de culinária.

Professor, você deve estar preparado para intervir e mediar a execução das atividades e conduzir os alunos para avançarem na aprendizagem. Fique atento para responder questões tais como: Os alunos estão compreendendo, conceituando e relacionando as informações novas com seus conhecimentos anteriores?

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