Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincadeiras para ler e escrever na Educação Física

 

21/08/2013

Autor e Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ampliar conhecimentos referentes à leitura e escrita.
  • Estabelecer interação com alunos de outra escola.
  • Aprimorar sua concentração nas atividades.
  • Demonstrar noções de organização de ideias e ações.
  • Desenvolver trabalhos coletivos (dupla e grupo).
Duração das atividades
10 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Professor, a presente estratégia de ensino é direcionada aos alunos do 2º ano do ensino fundamental, portanto, estudantes que estão no início do processo de alfabetização.

Para tanto, é necessário que o professor Regente e o professor de Informática interajam e estabeleçam uma parceria junto ao professor de Educação Física para a execução de determinadas atividades desta estratégia de ensino. Essa parceria deverá ser estabelecida previamente ao início das atividades, para que todo processo seja planejado coletivamente e que cada professor se localize na proposta de modo efetivo.

 

Aulas 1, 2 e 3: “Chuva de Ideias”: das respostas às vivências

 

1. O professor deve iniciar a aula com uma roda de conversa para instigar a curiosidade dos alunos a respeito dos conhecimentos prévios referentes a jogos e brincadeiras que eles conhecem.

Desse modo, o professor questionará os alunos sobre os jogos e brincadeiras que já participaram ou que conhecem, utilizando a dinâmica “Tempestade de Ideias”.

O professor utilizará um data show para projetar todas as inserções dos alunos. À medida que os alunos vão dizendo os nomes dos jogos e das brincadeiras, o professor digitará as contribuições no notebook de modo que o grupo visualize o resultado dos registros da dinâmica “Tempestade de Ideias”.

 

Sugestão de link para o professor. Brainstorming - tempestade de ideias. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Brainstorming. Acesso em 14 de agosto de 2013.

chuva de ideias

Imagem disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/e/ideias.jpg. Acesso em 14 de agosto de 2013.

Obs.: Como os alunos estão no início do processo de alfabetização, é importante que o professor fale de forma pausada ao digitar as contribuições dos alunos, inclusive, pode solicitar o auxílio da turma na elaboração do que será escrito, tal como o exemplo abaixo:

“Agora, um aluno de cada vez dirá o nome de sua brincadeira favorita, vamos começar pelo João: 'Minha brincadeira favorita é pular corda'”.

À medida que os alunos apresentarem suas falas, o professor estimulará todo grupo a dar dicas de como se escreve. Exemplo: “Turma, quais as letras que precisamos para escrever o nome dessa brincadeira?”; ou “ qual a primeira letra que devemos colocar?”; ou “Para formar a sílaba “pu”, quais as letras que necessitamos?”.

Atenção Professor: Para que os procedimentos metodológicos acima não contrariem os procedimentos utilizados pelo professor regente, os mesmos devem estar contemplados na conversa prévia em função da parceria já estabelecida. Nesse sentido, pode ser melhor, inclusive, que você, após diálogo com o regente, adote os mesmos procedimentos por ela utilizados.

 

2. Ao final da atividade, todas as contribuições devem ser lidas pelo professor para o grupo. Em seguida, o professor apresentará vídeos que mostram diversas brincadeiras. O professor orientará os alunos que eles observem se algumas das brincadeiras dos vídeos coincidem com aquelas apresentadas por eles na "tempestade de ideias".

O objetivo da atividade de exposição dos vídeos é inspirar e motivar os alunos para a vivência das brincadeiras. Nesse sentido, durante a apresentação dos vídeos o professor solicitará, também, que os alunos identifiquem uma brincadeira que eles escolheriam para praticar nas aulas de Educação Física.

 

Sugestões de vídeos para os alunos:

Pular corda. Educação Física - Projeto corda - Instituto Maia vinagre. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=nkUFe7RwFZg. Acesso em 14 de agosto de 2013. Duração: 6 minutos e 37 segundos.

corda

 

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-_ISGZplcejk/TtUKO7KeqwI/AAAAAAAAAFo/7RudT2dGims/s320/WWW.jpg. Acesso em 14 de agosto de 2013.

 

Passar anel. Quintal da Cultura - Passa Anel. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=nwhqniG7J5M. Acesso em 14 de agosto de 2013. Duração: 6 minutos e 41 segundos.

anel

Imagem disponível em: http://www.iabrb.com.br/Portal/EducacaoInfantil/cms/wp-content/uploads/2010/08/folclore-86.jpg. Acesso em 14 de agosto de 2013.

 

Corre cotia. Quintal da Cultura - Corre Cotia. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=NjVsyDeuLV0. Acesso em 14 de agosto de 2013. Duração: 7 minutos e 46 segundos.

 

cotia

Imagem disponível em: http://cr.i.uol.com.br/novidades/brincadeirasdecrianca/corre_cotia.jpg. Acesso em 14 de agosto de 2013.

 

Bambolê: Manhã Criança - BAMBOLÊ. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=s0Bc2YMu9Ag. Acesso em 14 de agosto de 2013. Duração: 9 minutos e 5 segundos.

 

bambole

Imagem disponível em http://mdemulher.abril.com.br/imagem/familia/galeria/bambole-24569.jpg. Acesso em 14 de agosto de 2013.

 

Roda - Brincadeiras de roda. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=MX0CrYn6QNw. Acesso em 14 de agosto de 2013. Duração: 4 minutos e 50 segundos.

roda

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-A0ncQttbLE0/UQPl-GcIavI/AAAAAAAAEac/PeTzwmEJ7HQ/s320/DSC00282.JPG. Acesso em 14 de agosto de 2013.

 

3. Em seguida, o professor levará a turma para a quadra da escola e, nas próximas duas aulas, os alunos realizarão algumas das brincadeiras que assistiram nos vídeos. As brincadeiras poderão ser definidas a partir de uma votação (escolha da maioria).

 

Aulas 4, 5 e 6: Caça Palavra: trabalho em equipe e interatividade...

Professor, a partir dessa atividade, será iniciado um trabalho com uma escola parceira com dois principais objetivos: haver interação dos alunos com colegas de outras escolas e, paralelamente, construírem o instrumento dessa interação a Revista Eletrônica, como parte das tarefas. A Revista poderá ter um título de chamada, por exemplo: "As brincadeiras que fizemos na escola". Além da criação desse veículo de interação, os alunos das duas escolas farão, concomitantemente, as atividades Caça Palavras descritas abaixo. Finalmente, vale lembrar que os comentários que deverão ser postados no próprio site da Revista Eletrônica serão os principais veículos dessa interação.

1. O professor iniciará a aula anunciando aos alunos que será elaborada uma Revista Eletrônica, cuja elaboração contará com a participação interativa de uma escola parceira. É importante que, durante cada uma das atividades abaixo, o professor lembre a turma que existe outros alunos (da escola parceira) fazendo o mesmo trabalho.

Obs.: Em parceira com o professor de Informática será elaborada a Revista Eletrônica. Em seguida, o professor entrará em contato com professores de Educação Física de outras escolas para convidá-los a promover um processo de interação entre as turmas.

O papel da escola parceira nesta atividade será o mesmo da escola proponente: elaboração da revista virtual acima citada e postagens das imagens para conteúdo da revista (função do professor). A interação entre elas se dará pela postagem de comentários (função dos alunos) na revista.

Sugestão de vídeo para elaboração da Revista Eletrônica:

Vídeo para  professor: Tutorial Revista Eletrônica. Como fazer uma revista virtual (eletrônica). Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=Duxvh8YjU7k. Acesso em 14 de agosto de 2013. Duração: 9 minutos e 8 segundos.

2. A partir desta aula, todas as atividades desenvolvidas deverão ser fotografadas para produção de material para construção da Revista Eletrônica. A postagem das imagens ficará a cargo do professor de Informática das duas escolas, já os textos (parágrafos, ideias, chamadas) da Revista, deverão ser elaborados pelo professor Regente.

No primeiro caso, o professor receberá os arquivos das imagens em um pen drive e procederá a inserção dos mesmos (postagens) no site da revista. Já os textos da Revista, deverão ser produzidos, juntamente com os alunos, em sala de aula, de modo que eles participem da elaboração das ideias colocadas nos parágrafos, sob orientação e mediação do professor Regente.

Obs.: A comunicação interativa com as outras escolas se estabelecerá a partir dos comentários a serem postados na Revista, seja pelas contribuições enviadas por meio de e-mails, que por sua vez o professor Regente das duas escolas, responsável pela elaboração do texto, terá a incumbência de inserir na Revista, assim como pelas postagens de comentários diretos nos devidos espaços da Revista.

 

capa

Imagem disponível em:  http://www.editoramelo.com.br/wp-content/themes/structure1/images/img19/cap19.png. Acesso em 14 de agosto de 2013.

 

3. Na aula seguinte, os alunos serão conduzidos para uma quadra (ou outro espaço destinado as aulas de Educação Física). O professor organizará a turma em 5 grupos. Sentados no chão, cada grupo receberá uma “Caixa das Letras”, que por sua vez, armazenará letras diversas.

Dica 1: Sugestão para confecção da “Caixa das Letras”: O professor pode utilizar uma caixa de sapatos (ou similar). Esta caixa deve ser decorada de modo que se torno algo atrativo aos olhos das crianças, assim, a caixa poder ser pintada, encapada com retalhos de tecidos ou papeis coloridos, ou receber colagens diversas.

caixa

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-wr--Hbg8IF8/TZpVtbS0bMI/AAAAAAAABCE/AV52SV8IAns/s640/blog+123.jpg. Acesso em 14 de agosto de 2013.

 

Dica 2: Sugestão para confecção das “Letras”: O professor deverá preparar duas cópias de todas as letras do alfabeto, reproduzindo uma quantidade maior de vogais. Ele pode digitar e imprimir 4 letras diferentes em uma folha A4 (também podem ser incluídas algumas sílabas).

 

 

let

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-ExnVHjwgz2g/Ua6A0K94LDI/AAAAAAAAGmM/g22kik7dyq8/s320/1umei+2094.jpg. Acesso em 15 de agosto de 2013.

 

4. Dentro das caixas deverá haver a quantidade de letras necessárias para formar o nome de alguns colegas. Cada grupo terá que formar 5 nomes (ou a quantidade necessária para contemplar o nome de todos os alunos da turma).

 

5. Ao longo da atividade, o professor deve dar algumas dicas para orientar cada grupo, de modo que cada equipe tenha pistas dos nomes que deverá montar.

Segue alguns exemplos de pistas:

·         Pista para o grupo 1: “Vocês deverão montar o nome do colega que começa com a letra “A”. Esse aluno é do sexo masculino. Tem os olhos castanhos e cabelos cacheados”.

cabelo

Imagem disponível em: http://cdn.mundodastribos.com/wp-admin/uploads/2011/07/Cortes-de-Cabelo-Masculino-Cacheado-1.jpg. Acesso em 15 de agosto de 2013.

 

·         Pista para o grupo 2: “Um dos nomes é de uma pessoa do sexo feminino. Essa pessoa gosta muito da cor rosa e é muito boa em pular corda”.

 

menina

Imagem disponível em: http://www.dhresource.com/albu_341071748_00-1.0x0/f053-halter-short-lovely-infant-toddler-prom.jpg. Acesso em 15 de agosto de 2013.

 

Obs.: É importante que as pistas contemplem não somente a formação alfabética dos nomes dos alunos, mas, também, destacar características físicas, qualidades, habilidades etc.

 

6. Na próxima aula, como conclusão da atividade, o professor solicitará que cada grupo apresentem os nomes que conseguiram montar. Como são alunos iniciantes no processo de alfabetização, alguns nomes podem estar com alguns erros ortográficos. Diante disso, o professor deve aproveitar a oportunidade para utilizar o “erro” de forma positiva, de modo que os alunos identifiquem as possibilidades de alterações nas ordenações das letras, e assim, consigam coletivamente superar possíveis dificuldades.

Na sequência, o professor trabalhará mais uma atividade. Utilizando a mesma tarefa de caça palavras, os alunos deverão montar nomes de jogos e brincadeiras. Tudo isso, para resgatar os nomes dos jogos e brincadeiras, que eles mais gostaram nas vivências das aulas 2 e 3. 

Obs.: Professor, outra variação da atividade acima sugerida, e que também pode gerar um trabalho muito rico do ponto de vista da alfabetização dos alunos, seria, além de utilizar o caça palavras para resgatar os nomes dos jogos/brincadeiras vivenciados, poderia realizar a mesma a atividade para que eles montassem: os nomes de quem participou, os nomes das pessoas com quem gostaram da brincadeira realizada, ou mesmo, as palavras que representam os sentimentos presentes durante a participação em cada brincadeira.

 

 

Aula 7: Quebra-Cabeça em Círculo

1. Inicialmente, o professor lembrará os alunos dos que a atividade que será feita nessa aula, também está sendo trabalhada pelos alunos da escola parceira.

Além disso, nesta aula, o professor de Educação Física contará com a parceria do professor Regente para a confecção do material utilizado e execução das atividades propostas.

2. Serão confeccionados alguns quebra-cabeças, um para cada dupla de alunos. A estrutura do quebra-cabeça deve seguir a seguinte orientação:

·         O professor selecionará diversas imagens impressas (animais, alimentos, objetos etc.) em folha A4, com os respectivos nomes escritos abaixo com letras maiúsculas, fonte 70. Cada imagem deve ser colada num papel mais rígido (papel cartão, por exemplo), em seguida, cortada em pedaços com tamanhos distintos, compondo assim um quebra-cabeça.

·         O professor misturará as peças de todos os quebra-cabeças, em seguida, colocará em pequenas caixas (ou envelopes).

Obs.: Cada dupla saberá previamente qual imagem deverá montar, o professor pode apresentar cópias dos quebra-cabeças montado para orientar as duplas.

 

animal

Imagem disponível em: http://www.smartkids.com.br/uploads/imagens/desenhos-para-colorir/alfabeto-elefante.gif. Acesso em 15 de agosto de 2013.

 

3. O professor levará os alunos para quadra (ou para outro local disponível para Educação Física), sentados em dupla num grande círculo, o professor entregará os quebra-cabeças às duplas.

O professor deve informar os alunos que cada grupo receberá uma caixinha com peças misturadas de quebra-cabeças e orientá-los da necessidade de concentração que cada componente do grupo deve ter para identificar as peças corretas, bem como os respectivos nomes de cada imagem.

 

4. Para conduzir a atividade, informar também que o professor colocará uma música e, enquanto a mesma estiver tocando, os alunos deverão ir montando seu quebra-cabeça, mas quando o professor parar a música, a dupla deve passar a caixinha com as peças para a dupla da direita e pegar a da dupla da esquerda para continuar a montar seu quebra-cabeça.

alunos

imagem disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/8755/imagens/dsc09477.jpg. Acesso em 15 de Agosto de 2013.

Dica: À medida que a atividade estiver sendo realizada, o professor deve ir acompanhando as hipóteses que os alunos construirão sobre o que seria a imagem do quebra-cabeça, assim como pode orientá-los de modo que identifiquem as melhores estratégias para montar o quebra-cabeça.

5. Ao final da atividade, o professor deve solicitar, como tarefa de casa, que as duplas confeccionem com a ajuda dos familiares, novos quebra-cabeças para serem trabalhados na próxima aula com o professor Regente (Obs.: esta atividade será acordada previamente entre os professores de Educação Física e o Regente).

6. Para concluir a aula, no Laboratório de Informática (ou em uma sala que tenha computador, data show e acesso à internet), o professor projetará as postagens dos registros já realizados até o momento na Revista Eletrônica. Na oportunidade, os alunos serão estimulados a dar sugestões e contribuições para a continuidade da elaboração da Revista.

 

Aula 8 e 9: O que tem na sopa do neném?

1. Nesta aula o professor dividirá a turma em 2 equipes. Cada equipe poderá escolher por meio do voto, um nome para o grupo.

2.  Na sala de aula, o professor deve explicar que a atividade a ser vivenciada é baseada na música: “Sopa” do grupo Palavra Cantada.

 

Sopa

Palavra Cantada

O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem espinafre?
Será que tem tomate?
Será que tem feijão?
Será que tem agrião?
É um, é dois, é três...

O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem farinha?
Será que tem balinha?
Será que tem macarrão?
Será que tem caminhão?
É um, é dois, é três...

O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem rabanete?
Será que tem sorvete?
Será que tem berinjela?
Será que tem panela?
É um, é dois, é três...

O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem mandioca?
Será que tem minhoca?
Será que tem jacaré?
Será que tem chulé?
É um, é dois, é três...

O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem alho-poró?
Será que tem sabão em pó?
Será que tem repolho?
Será que tem piolho?
É um, é dois, é três...

O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem caqui?
Será que tem javali?
Será que tem palmito?
Será que tem pirulito?
É um, é dois, é três...

 

Letra disponível em: http://letras.mus.br/palavra-cantada/283414/. Acesso em 15 de agosto de 2013.

 

3. Em seguida, o professor apresentará a música aos alunos, que num primeiro momento deverão permanecer em silêncio, dedicando sua concentração para entender e conhecer a letra da música. Na sequência, os alunos serão conduzidos para a quadra, que deve estar previamente preparada para atividade com as folhas A4 e canetas.

4. Os alunos executarão uma brincadeira baseada na música supracitada. Para tanto, é necessário seguir as seguintes orientações:

Primeiro: Os alunos se organização em 5 grupos (a mesma composição da segunda aula).

Segundo: O professor digitará os nomes dos ingredientes citados, bem como outras palavras (exemplo: nomes dos colegas da turma) e imprimirá 2 palavras em cada folha de papel A4, formando assim fichas com as referidas palavras. Em seguida, as fichas serão colocadas no chão próximo a cada grupo.

Obs.: Cada grupo deve ter as fichas com os nomes de todos os ingredientes citados, além de outras palavras misturadas para aumentar o grau de dificuldade.

Terceiro: Para a execução da atividade, o professor irá cantar a música. Em seguida, o professor orientará que à medida que for aparecendo os nomes dos ingredientes na canção, os grupos terão que procurar no meio das fichas o ingrediente cantado.

Dica: Para tornar a atividade mais lúdica, o professor pode modificar a letra, dizendo palavras que não existem na música e nem é possível que seja utilizada como ingredientes de uma sopa.

Quarto: À medida que os alunos forem encontrando as palavras corretas, um componente de cada grupo terá a função de atravessar a quadra para colocar o “ingrediente” dentro do “prato do neném”. O “prato” pode ser um bambolê, um círculo desenhado com giz no chão ou qualquer outra maneira de delimitar o espaço para que os alunos coloquem suas fichas com as palavras.

 

5.    Ao final da brincadeira, o professor solicitará que cada grupo confira se as palavras que estão no “prato do neném” estão corretas.

6. Na aula seguinte, para concluir a atividade da sopa, o professor levará a turma para o laboratório de informática (ou em uma sala que tenha computador, data show e acesso à internet), para que os alunos vejam as postagens realizadas até o momento na Revista Eletrônica. Os alunos serão conduzidos a observarem as postagens deles, assim como da escola parceira.  Mais uma vez, o professor de Informática participará inserindo as contribuições dos alunos na Revista.

 

Aula10:  Avaliação coletiva das atividades realizadas

 

1. Para conclusão das atividades realizadas, na sala de aula, o professor estimulará os alunos a avaliar as brincadeiras realizadas nas últimas aulas. Para tanto, o professor fará questionamentos referentes às atividades realizadas e ao envolvimento dos alunos ao longo das atividades, de modo que eles avaliem a sua participação, tanto individual, quanto coletiva.

 

 

alunos perg

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-kVhqEcd6QPI/To-h6xkGXhI/AAAAAAAAEDw/CVDUs7tGvTo/s320/100_1596.JPG. Acesso em 15 de agosto de 2013.

 

Alguns exemplos de questionamentos que o professor poderá fazer aos alunos para fomentar a discussão:

a)      Avaliação da participação individual: “Você acha que participou bem das atividades, das brincadeiras?”

b)      Avaliação da atuação dos grupos: “Grupo 1, como foi trabalhar em equipe? O que foi legal de fazer junto com os colegas? Tiveram alguma dificuldade? Qual?”

c)       Avaliação do trabalho em dupla: “Como foi trabalhar em dupla? É mais fácil ou mais difícil que trabalhar em grupo?”

d)      Avaliação do conteúdo: “O que mais gostaram de aprender?”

e)      Avaliação das parcerias: como foi a parceria com a outra escola ? E com os demais  professores?

 

2. Ao final de todas as atividades, o professor solicitará que os alunos escrevam frases sobre as atividades realizadas. As frases serão escritas em folhas A4. Esse processo de elaboração deve ser acompanhado e orientado pelo professor, de modo que as possíveis dúvidas possam ser  esclarecidas. Após a escrita, os alunos poderão decorar fazendo um acabamento nas folhas. Para tanto, poderão ser utilizados lápis de cor, giz de cor, cola colorida e outros recursos para enfeitar as folhas. Em seguida, as folhas serão escaneadas (ou fotografadas) pelo professor de informática, que por sua vez deverá postá-las para a finalização da Revista Eletrônica.


 

frases

Imagem disponível em: http://blog.myheritage.com.br/wp-content/uploads/2013/05/FRASES-CRIAN%C3%87AS.jpg. Acesso em 15 de agosto de 2013.

 

3. Para finalizar, no Laboratório de Informática, com o auxilio do professor desse conteúdo, serão realizadas as postagens das frases escaneadas. Desse modo, a formatação final da Revista Eletrônica acontecerá com a colaboração de toda turma. Assim, os alunos darão suas contribuições tanto no conteúdo que poderá ser escrito para fechamento da Revista, quanto na paginação, na escolha das cores do layout etc.

Para fechamento da Revista, o professor produzirá com a turma um pequeno texto coletivo que será postado na mesma. Este texto terá como intuito fazer os devidos agradecimentos à todos os envolvidos na produção Revista (professores e alunos), quanto agradecer as contribuições dos colegas de outras escolas pelas contribuições inseridas na Revista.

Além disso, o professor poderá pedir a contribuição da turma, como a última postagem, que seria: qual tema poderia fazer parte da próxima Revista Virtual?

Os alunos responderão essa pergunta, com a mediação do professor, direto como postagem em forma de comentário, logo após os agradecimentos acima referidos.

Recursos Complementares

Revista Nova Escola. Por que brincar é importante para as crianças pequenas. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/brincar-importante-criancas-pequenas-612994.shtml. Acesso em 14 de agosto de 2013.

 

Portal da Educação. Reflexões sobre o Brincar na Infância. Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/educacao-fisica/artigos/21963/reflexoes-sobre-o-brincar-na-infancia. Acesso em 13 de agosto de 2013.

 

Reportagem: Brincadeiras de infância - Brasil das Gerais - Parte 1. Duração: 27 minutos e 29 segundos. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=f9tRi1RGarc. Acesso em 14 de agosto de 2013.

Avaliação

A avaliação acontecerá ao longo de todo processo, em especial, na 10ª aula, em que os alunos poderão socializar suas opiniões em relação ao desempenho e envolvimento individual e coletivo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.