Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Quente ou Frio? Bonito ou Belo? Antônimos e Sinônimos

 

20/08/2013

Autor e Coautor(es)
NADIA CARVALHO ARCENIO FRAGA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·        Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;

·        Localizar informações no texto;

·        Refletir acerca dos conceitos de Sinônimos e Antônimos;

·        Reconhecer a estrutura do texto instrucional;

·        Compreender melhor os conceitos observados, por meio da realização de diferentes atividades;

·        Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;

·        Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;

·        Fazer os registros nos cadernos.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenha sido trabalhado com os alunos leitura e escrita, através de diferentes estratégias, a fim de que sejam capazes de localizar e identificar informações no texto. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 

 

Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: < http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 10 de ago. 2013. 

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Acesso em: 10 de ago.2013, e depois clique em "Cadernos de Formação". 

 

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem. 

 

1ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, para iniciar a aula, conte a história “O frio pode ser quente? de Jandira Mansur ou passe o vídeo. Com esta história você vai motivá-los para o tema e poderá desenvolver as atividades sobre o assunto tratado nesta aula, caso a sua escola participe do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou leve-os ao Laboratório de Informática.

 

O frio pode ser quente?

 

As coisas têm muitos jeitos de ser.
Depende do jeito da gente ver.
Por que será que numa noite a lua é tão pequena e fininha?
E outra noite ela fica tão redonda e gordinha  pra depois ficar de novo daquele jeito estrelinha?
Depende do quê?
Depende do jeito que a gente vê.
Uma árvore é tão grande se a gente olha lá para cima. 
Mas do alto de uma montanha, ela parece tão pequeninha. 
Grande ou pequena depende do quê? 
Depende de onde a gente vê. 
Como será que pode uma colher cheia de doce parecer tão pouquinho que não dá nem pra sentir? 
E cheia de remédio ficar tanto que não dá nem pra engolir? 
Curto e comprido 
Bom e ruim 
Vazio e cheio
Bonito e feio
São jeitos das coisas ser. 
Depende do jeito da gente ver.

 

JandiraMansur

mmmmmmm

Fonte: Sítio: “You Tube. O frio pode ser quente?”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=WwDORpJjEZM>. Acesso em: 09 de ago. 2013.

 

Professor, após a  leitura do livro, distribua cópias do texto para registro dos alunos no caderno de Língua Portuguesa. Peça para eles circularem de lápis de cor  as palavras que são contrárias umas as outras. Ex: fininha – gordinha. Depois que circularem, deverão registrar no caderno de Língua Portuguesa as palavras e seus contrários.

 

Palavra

Contrário

Fininha

Gordinha

 

 

Professor, explique para seus alunos que as palavras contrárias às outras são chamadas de “Antônimos”. Registre na lousa o conceito de Antônimo para que os alunos possam ter no caderno de Língua Portuguesa para pesquisa.

“Antônimos são palavras de significados contrários. Exemplo:  possível é Antônimo de impossível, porque se você falar: “É possível escalar o monte Everest” e falar que “É impossível escalar o monte Everest”, o sentido é bem diferente!”.

Quer mais exemplos? Então vamos pensar em mais algumas frases...

 

Marcelo é um menino alegre.

Marcelo é um menino triste.

 

 

Janete perdeu seu cão na praça perto de sua casa.

Janete encontrou seu cão na praça longe de sua casa.

 

Professor, converse com seus alunos explicando que a frase muda de sentido quando colocamos os Antônimos nas palavras destacadas.

Para fixação da atividade proponha um jogo do “Mico de Antônimos”. Divida a turma em duplas para jogar, explique como será o jogo para os alunos e aproveite para trabalhar com o texto instrucional, pois este é um gênero textual muito presente em nosso dia a dia, tanto na escola como em casa, por isso sua relevância para o letramento do aluno. Lembre-se de destacar a estrutura deste tipo de texto e as informações que ele apresenta.

 

Trabalhando com texto instrucional

 

JOGO DO MICO

 

Instrução do Jogo

  • Organize a turma em pares de jogadores;

  • Distribua as cartas entre os jogadores;

  • Cada jogador forma o par utilizando duas cartas. Exemplo: alegre/triste para antônimo. Depois dos pares formados, as cartas restantes ficam na mão dos jogadores, estes têm direito de comprar um do outro, na tentativa de formarem novos pares. O Mico é a única carta que não terá par. O jogo acaba quando todos os pares forem formados. Vence o jogo quem formar a maior quantidade de pares e não permanecer com o Mico.

aaaa

 

Fonte: “Ensino Fundamental 1. Oficina de Jogos Português”. Disponível em: < http://ensfundamental1.wordpress.com/407-2/ >. Acesso em: 10 de ago. 2013

 

Professor, após os alunos jogarem, passe como “Atividade de casa”  recortarem palavras  e seus Antônimos para confeccionarem na próxima aula,  o cartaz dos Antônimos.

 

çç

                Recorte de jornais e revistas palavras e seus Antônimos, para confeccionarmos cartazes na próxima aula.

 

2ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, retome a aula dos Antônimos dividindo a turma em pequenos grupos, distribua cartolina, folha de papel A4 ou papel pardo (o que estiver disponível para uso na escola). Peça para cada grupo colocar as palavras que recortaram em casa espalhadas nas carteiras e montar um cartaz com os Antônimos destas palavras. Veja a imagem abaixo como exemplo ou acesse o sítio para visualização da montagem completa do cartaz.

aa

Fonte: Sítio: “You Tube. Cartaz dos Antônimos”. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=Gzq7z3cUe4M>. Acesso em: 10 de ago.  2013.

 

 

Professor, após a montagem dos cartazes exponha na sala de aula para visualização dos alunos no decorrer das atividades, como também para leitura.

Professor, depois de desenvolver a atividade de colagem das palavras e seus Antônimos, conceitue os Sinônimos, explique para os alunos que Sinônimos são palavras que têm o mesmo significado, assim, ver é Sinônimo de enxergar, porque se você falar: “Estou vendo aquele rapaz” ou falar: “Estou enxergando aquele rapaz”, as frases têm o mesmo sentido.

 

Quer mais exemplos?  Então vamos pensar em mais algumas frases...

 

 

A menina está muito feliz! Ou... A menina está muito contente.
José mora bem longe da escola. Ou... José mora bem distante da escola.
A prova deixou os alunos nervosos. Ou... A prova deixou os alunos irritados.

 

Professor, é interessante que os alunos tenham também o conceito de Sinônimo registrado no caderno de Língua Portuguesa, por isso distribua cópias dos conceitos ou registre na lousa. Para fixação sobre o que esta sendo estudado passe uma atividade de formação de frases trocando as palavras destacadas por seus Sinônimos.

Professor, nesta atividade você poderá desenvolver a produção de frases afirmativas, negativas, interrogativas e exclamativas caso já tenha trabalhado com as pontuações.

 

Pense rápido e forme frases com o Sinônimo das seguintes palavras: grande, devagar e divertido.

 

Por exemplo:

Grande – “Minha casa é enorme!”.

Devagar – “Hoje o trânsito da cidade está lento.”.

Divertido – “Meu melhor amigo é muito engraçado!”.

 

Pense rápido e forme frases com o antônimo das seguintes palavras: alegre, cheio e claro.

Por exemplo:

Alegre – “Hoje estou me sentindo um pouco triste”.

Cheio – “O balde de água está vazio”.

Claro – “Hoje o céu está escuro”.

 

Professor, peça para cada aluno fazer a leitura das frases que foram construídas para os colegas, faça a correção coletivamente ou passe nas carteiras orientando os alunos sobre a pontuação e a ortografia utilizada, caso tenham dúvidas.

Distribua cópias do Caça Palavras para os alunos brincarem e encontrarem os Sinônimos das palavras.

  

Vamos brincar?

 

Caça Palavras

 

Descubra no Caça Palavras os Sinônimos das palavras abaixo:

 

aaa

Fonte: Sítio: “Sinônimos e Antônimos. Cruzadinha e Caça palavras”. Disponível em: < http://pro-eve.blogspot.com.br/2008/02/sinnimos-e-antnimos-cruzadinhas-e-caa.html >. Acesso em: 10 de ago. 2013.

 

Professor, como foi feito na aula sobre Antônimos a construção de cartazes, faça o mesmo construindo os cartazes sobre Sinônimos. Peça para os alunos trazerem de casa, mais palavras recortadas de revistas ou jornais usados, para montagem dos cartazes dos Sinônimos.

 

çç

Faremos os cartazes dos Sinônimos, por isso, recorte de jornais e revistas usadas, palavras e seus Sinônimos e tragam na próxima aula.

 

 3ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, inicie a aula formando os grupos como fez na aula anterior, mas não necessariamente com os mesmos componentes, podendo diversificar. Faça a mesma dinâmica para montar os cartazes dos Sinônimos. Veja imagem abaixo como exemplo:

aaa

Fonte: Sítio: “You Tube. Cartaz dos Sinônimos”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=cKb05Ddw48w >. Acesso em: 10 de ago.  2013.

 

Professor, após os cartazes ficarem prontos exponha na sala de aula para visualização dos alunos, de preferência coloque ao lado do cartaz dos Antônimos.

Convide os alunos para jogarem o “Jogo da Garrafa dos Sinônimos e Antônimos”, veja abaixo como jogar e os materiais necessários para confecção do jogo.

Resgate com os alunos o que eles aprenderam sobre o texto instrucional e solicite que observem se este texto contém as mesmas informações que o anterior.

 

Texto instrucional

 

Jogo da garrafa- Trabalhando com Antônimos e Sinônimos

 

Materiais utilizados para construção do jogo.


• 1 garrafa de plástico de 2 litros;

• 1 sacolinha, caixinha ou envelope com as tarefas: fichas com as palavras para os alunos dizerem as palavras Sinônimos e  Antônimos . 


Como jogar:

• Os alunos, sentados no chão, fazem um grande círculo no pátio ou na sala de aula;

• Um aluno ficará no centro do círculo segurando a garrafa deitada;

• Ele gira a garrafa até que, ao parar, ela mostre um determinado aluno;

• O aluno apontado pela garrafa irá retirar da sacolinha uma ficha com a tarefa pedida;

 

Exemplo: Antônimo de cheio:____

                 Sinônimo de feliz: ____

• Se acertar, ele irá trocar de lugar com o aluno que está no centro e irá rodar a garrafa na próxima vez;

• Se errar, o aluno que está no centro continuará a brincadeira.

 Professor, após o jogo peça aos alunos para fazerem o registro no caderno de Língua Portuguesa, da atividade que foi desenvolvida.



Outras sugestões:

• Este Jogo da Garrafa poderá também ser utilizado em Matemática com fichas contendo os fatos fundamentais da: adição, subtração, multiplicação e divisão.

 

Fonte: Sítio: “PORTAL EDUCAÇÃO – Jogo da garrafa, trabalhando palavras, Sinônimos, Antônimos”. Disponível em:

<http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/18114/jogo-da-garrafa-trabalhando-palavras-sinonimos-antonimos-plural-coletivos#ixzz2bTLtp9jO>.  Acesso em: 09 de ago. 2013.

 

 Brincadeira Caixa dos significados

 

Proponha uma brincadeira com a “Caixa dos significados”:

·        Peguem fichas de palavras que sejam Antônimos ou Sinônimos um do outro;

·        Organizem duas equipes na turma, cada uma deverá pegar uma e a outra tenta adivinhar o Antônimo ou Sinônimo da ficha com a palavra escolhida;

·        Elaborem uma atividade a partir da brincadeira. Registrem no quadro o nome dos objetos que continham na caixa e seus Antônimos ou Sinônimos.

Nomes dos objetos

Antônimo

Sinônimo

 

 

 

 

 

 

Recursos Complementares

Para o professor:

Fonte: Sítio: “Sala de atividades. Sinônimos e Antônimos”. Disponível em: <http://www.saladeatividades.com.br/atividades_de_portugues/sinonimos-antonimos-e-homonimos/>. Acesso em: 10 de ago. 2013.

Fonte: Sítio: “Educando com criatividade. Antônimos e Sinônimos”. Disponível em: <http://www.educandocomcriatividade.com.br/2010/02/sinonimos-e-antonimos.html>. Acesso em: 10 de ago. 2013.

 

Para o aluno:

Fonte: Sítio: “Websmaster. Caça Palavras dos Sinônimos”. Disponível em: <http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/smed/inclusaodigital/atividades_educativas/sinonimos.htm>. Acesso em: 10 de ago. 2013.

Fonte: Sítio: “Educar para crescer. Jogo do Antônimo”. Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/mini-jogos/antonimos/>. Acesso em: 10 de ago. 2013.

Fonte: Sítio: “Click Educação. Sinônimos e Antônimos”. Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/mini-jogos/antonimos/>. Acesso em: 10 de ago. 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá acontecer no decorrer do processo, observando a participação dos alunos na leitura e na escrita e se: conseguiram produzir frases; compreenderam as características dos Antônimos e Sinônimos; reconheceram os Antônimos e Sinônimos nas palavras; interagiram com os colegas no momento da exposição como também nos trabalhos coletivos; interagiram nos jogos respeitando a  vez de cada um; fizeram os registros no caderno  de Língua Portuguesa. As respostas dos alunos devem ser vistas como um processo de construção do conhecimento, mas com uma visão critica, por isso é importante à valorização do trabalho do aluno, seus avanços e suas dificuldades. Registre suas observações no caderno de Plano de Aula, pois estas informações são valiosas para que possa planejar atividades desafiadoras.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.