18/08/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Biotecnologia |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Registros de Saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Biologia | Moléculas, células e tecidos |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Agente Comunitário de Saúde |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Análises Clínicas |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Enfermagem |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Gerência de Saúde |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Citopatologia |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Farmácia |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Associar a solução de problemas de saúde ao correspondente desenvolvimento científico e tecnológico.
Reconhecer benefícios, limitações e aspectos éticos da biotecnologia, considerando estruturas e processos biológicos envolvidos em produtos biotecnológicos.
Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.
Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social e de saúde.
Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e a implementação da saúde individual ou coletiva.
Diferenciar os tipos de células tronco e seu uso em terapias.
Identificar pesquisas sobre terapias com células tronco, compreendendo os processos envolvidos.
Reconhecer o estudo do potencial terapêutico das células tronco como uma área científica, cujas pesquisas têm contribuído para o tratamento e cura de doenças.
Distinguir células tronco embrionárias de outros tipos.
Identificar as vantagens e as desvantagens do uso de células tronco embrionárias.
Citologia, Histologia e Genética
Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; pesquisas na internet; análise de vídeos e imagem; estudo de textos; produção de relatórios e textos.
Utilização de computadores com acesso à internet; imagens, vídeos e textos digitais.
Imagem disponível em: http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/img/celulastronco.jpg. Acesso em:14/08/2013.Trata-se de uma micrografia confocal que mostra células tronco neurais (verde) transplantadas no cérebro de um camundongo recém-nascido. O autor é Yirui Sun, um jovem neurocientista chinês que atualmente trabalha no Centro de Pesquisas em CélulasTronco da Wellcome Trust.
Sugerimos que a introdução a este tema seja feita por meio dos quatro vídeos de curta duração, especificados, abaixo, veiculados pela mídia televisiva em uma série de reportagens sobre terapia com células tronco. Os vídeos estão disponibilizados em páginas que trazem todo o texto das reportagens por escrito, o que facilita sua análise.
Vídeo 1 - Pesquisas com células-tronco para tratar o coração avançam no Brasil. Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/01/pesquisas-com-celulas-tronco-para-tratar-o-coracao-avancam-no-brasil.html. Acesso em: 14/08/2013. Ao todo, 600 voluntários já participaram de um teste clínico considerado um dos maiores do mundo. A pesquisa envolve médicos e cientistas de 40 instituições do país.
Vídeo 2 - Células-tronco ajudam a combater tipo perigoso de diabetes. Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/01/celulas-tronco-estao-ajudando-combater-tipo-perigoso-de-diabetes.html. Acesso em: 14/08/2013. Pacientes que se submetem ao tratamento experimental chegam a ficar sete anos sem usar insulina.
Vídeo 3 - Implante de célula-tronco melhora vida de pacientes com lesões na coluna. Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/01/implante-de-celula-tronco-melhora-vida-de-pacientes-com-lesoes-na-coluna.html. Acesso em: 14/08/2013. Na segunda reportagem da série especial sobre pesquisas com células-tronco, o JN mostra experiências brasileiras no tratamento de fraturas e de lesões na coluna.
Vídeo 4 - Médicos alertam contra soluções milagrosas em tratamentos com células-tronco. Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/01/medicos-alertam-contra-solucoes-milagrosas-em-tratamentos-com-celulas-tronco.html. Acesso em: 14/08/2013. As clínicas se anunciam. Basta fazer uma inscrição e pagar. A China é um dos lugares mais procurados para esse tipo de serviço, que existe em todos os continentes.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os vídeos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar os vídeos em seu computador e projetá-los, utilizando o aparelho data show.
O professor deverá entregar a cada aluno uma cópia impressa de algumas questões para discussão, como as sugeridas a seguir.
A discussão dos vídeos deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
Para fechar este módulo sugerimos a análise de uma imagem, contendo informações sobre as finalidades das pesquisas e tipos de células tronco. Além de trazer uma síntese sobre o tema, a imagem traz uma informação destacada em vermelho que chama atenção e gera ambiguidade na interpretação. Por isso, deve ser aproveitada pelo professor para esclarecer uma questão central em relação ao uso de células tronco em pesquisas e terapias: a de que as objeções de vários setores da sociedade estão relacionadas às células tronco embrionárias.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar a imagem diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-la em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar a imagem em seu computador e projetá-los, utilizando o aparelho data show.
As questões para análise da imagem deverão ser entregues impressas aos alunos que deverão respondê-las individualmente em seus cadernos.
Os alunos deverão ser orientados a observar a imagem disponível em http://www.pime.org.br/imagens/celulas_tronco2.jpg (Acesso em: 14/08/2013), para responder as questões, a seguir.
A discussão da imagem deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
Imagem disponível em: http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/files/2012/10/celulas-tronco-jpg.jpg. Acesso em: 15/08/2013.
O professor deverá entregar a cada aluno uma cópia digitada de algumas questões sobre células tronco e terapias que as utilizam. O objetivos nesta atividade é verificar o que os alunos já sabem sobre o assunto, uma vez que informações a respeito dele aparecem com certa frequência na mídia, na internet ou, às vezes, são oriundas do senso comum.
Cada aluno deverá responder por escrito, em seu caderno, a primeira resposta que lhe vier à mente, sem consultar nenhum tipo material informativo ou os colegas.
Após registrarem suas respostas, os alunos deverão ser orientados a acessar o endereço http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/celulas_tronco/01.htm (Acesso em: 15/08/2013), onde estão disponibilizadas essas mesmas perguntas, as respostas e comentários sobre cada uma delas.
Sugerimos que os alunos confiram as respostas em duplas para que possam comentar seus acertos e erros. Os alunos deverão ler o texto completo de cada item, do 1 ao 12, e fazer o registro da resposta correta onde errou, ou completar as respostas incompletas.
Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-key_yF6AuI0/Tewp3ChIxcI/AAAAAAAAAB8/ZwQcyPD1fzk/s640/celula-tronco-paraplegia.jpg. Acesso em: 14/08/2013.
No texto, a seguir, os alunos encontrarão informações básicas e conceitos fundamentais sobre células tronco, necessários para compreensão desta área da Biologia atualmente tão pesquisada e que está se tornando cada vez mais promissora no tratamento e cura de várias doenças.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o texto diretamente no computador individual ou compartilhado. O professor deverá disponibilizar uma cópia impressa para cada aluno. Juntamente com o texto impresso, o professor deverá disponibilizar questões norteadoras da registro e discussão dos mesmos.
O primeiro momento deverá ser de estudo individual; cada aluno deverá ler, silenciosamente, todo o texto e fazer registros orientados pelas questões para discussão.
Centro de Estudos do Genoma Humano (CEGH): Informações Gerais. Disponível em: http://genoma.ib.usp.br/?page_id=62. Acesso em: 15/08/2013.
Questões norteadoras para a compreensão e a discussão do texto:
7. Sobre as Células tronco embrionárias (CTE), explique:
A discussão do texto deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos
Imagem disponível em: http://www.tepe.com.br/img/celulas-tronco.jpg. Acesso em: 14/08/2013.
Nesta atividade, sugerimos que o professor selecione reportagens e matérias publicadas em revistas e jornais a respeito do tema e forneça os endereços para que os alunos acessem e leiam o conteúdo. Abaixo sugerimos algumas, mas o professor deverá buscar outras, preferencialmente mais recentes, de acordo com a data em que for efetivar esta proposta.
O professor deverá distribuir as matérias entre os alunos, formando grupos de leitura, de modo que cada grupo leia e discuta uma matéria.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda trazer para a aula os textos impressos, xerocopiados ou nas revistas e jornais originais.
Pesquisas premiadas do Nobel foram 'revolução' genética, dizem cientistas. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/10/pesquisas-premiadas-do-nobel-foram-revolucao-genetica-dizem-cientistas.html. Acesso em: 15/08/2013. Descobertas ajudam a entender doenças genéticas. Cientista japonês vencedor do Nobel é 'humilde e fantástico', diz professora.08/10/2012 21h05 - Atualizado em 09/10/2012 20h05. Acessado em 15/08/2013.
Células-tronco podem ajudar a regeneração do nervo facial. Disponível em: http://genoma.ib.usp.br/?p=4812. Acesso em: 15/08/2013.
Células tronco e terapia gênica. Disponível em: http://veja.abril.com.br/blog/genetica/sem-categoria/celulas-tronco-e-terapia-genica/. Acesso em: 15/08/2013.
Pesquisas com células-tronco. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/sobre/ciencia-e-tecnologia/tecnologia-de-ponta/pesquisas-com-celulas-tronco. Acesso em: 15/08/2013.
Pesquisa usa células-tronco em reconstrução de cartilagem. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/12/pesquisa-usa-celulas-tronco-em-reconstrucao-de-cartilagem.html. Acesso em: 15/08/2013. Técnica foi usada no joelho de pacientes com artrite degenerativa. Estudo foi conduzido por especialistas espanhóis.11/12/2012 11h13 - Atualizado em 11/12/2012 11h13.
Um caminho promissor contra a ELA. Disponível em: http://www.istoe.com.br/reportagens/290281_UM+CAMINHO+PROMISSOR+CONTRA+A+ELA?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage. Acesso em: 15/08/2013. A história do primeiro brasileiro que conseguiu melhorar dos sintomas da Esclerose Lateral Amiotrófica depois de se submeter a uma terapia pioneira com células-tronco. N° Edição: 2265 | 12.Abr.13 - 20:40 | Atualizado em 15.Ago.13 - 14:28.
Pesquisadores do HC-USP usam células-tronco para controlar diabetes. Disponível em: http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2012/11/pesquisadores-do-hc-usp-usam-celulas-tronco-para-controlar-diabetes.html. Acesso em: 15/08/2013. Tratamento utiliza células que reconstroem medula após forte quimioterapia.
Segundo pesquisador, resultados positivos livraram pacientes da insulina. 06/11/2012 06h30 - Atualizado em 06/11/2012 06h30.
Coração feito com células-tronco é capaz de bater sem ajuda de aparelhos. Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/coracao-feito-com-celulas-tronco-e-capaz-de-bater-sem-ajuda-de-aparelhos. Acesso em: 15/08/2013.
Dentes de leite podem ser fonte vantajosa de células-tronco. Disponível em: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/planeta-ciencia/noticia/2013/08/dentes-de-leite-podem-ser-fonte-vantajosa-de-celulas-tronco-4233982.html. Acesso em: 15/08/2013.
Reprogramação de células-tronco pode ajudar pacientes com esquizofrenia. Disponível em: http://www.ebc.com.br/tecnologia/2013/07/reprogramacao-de-celulas-tronco-pode-ajudar-pacientes-com-esquizofrenia. Acesso em: 15/08/2013.
Japão autoriza primeiros testes clínicos com células-tronco pluripotentes induzidas. Disponível em:http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/luz-verde-no-japao-para-testes-clinicos-com-celulas-tronco-ips. Acesso em: 15/08/2013
A bebê planejada para curar. Disponível em: http://www.istoe.com.br/reportagens/191077_A+BEBE+PLANEJADA+PARA+CURAR. Acesso em: 15/08/2013. A pequena Maria Clara é a primeira criança do País a ser submetida ao mais rigoroso processo de seleção genética disponível. A esperança é de que ela salve a irmã, Maria Vitória.
Imagem disponível em: http://content-portal.istoe.com.br/istoeimagens/imagens/mi_3284725075183930.jpg. Acesso em: 15/08/2013.
Assim que todos os grupos lerem e discutirem as matérias, o professor deverá organizar a sala para que cada um possa socializar aos demais o que foi lido e o ponto de vista do grupo.
Cada grupo terá um tempo determinado para falar e ao final das apresentações, o professor deverá disponibilizar um tempo para discussão de questões polêmicas ou esclarecimento de dúvidas.
Imagem disponível em: http://www.lance-ufrj.org/uploads/3/2/2/5/3225660/3364401.jpg?507. Acesso em: 14/08/2013.
Após a discussão e considerações sobre o tema, propomos que o mesmo grupo de alunos da atividade anterior organize um relatório, contendo todos os dados levantados e discutidos ao longo da aula.
O termo relatório, neste caso, é utilizado para descrever uma narração do que se passou, do que foi observado, pesquisado, estudado.
Para que se possa redigir um relatório de pesquisa é preciso que tenha havido alguma pesquisa cujos resultados já sejam conhecidos. O percurso do relatório de pesquisa é dado pelos fatos observados durante a realização da pesquisa e os resultados por ela alcançados.
Propomos nesta atividade a elaboração de um relatório, compilando todos os dados levantados e discutidos pelos alunos. Para isso, o professor deverá fornecer a eles as seguintes instruções:
1º) A página inicial do relatório deverá apresentar: o nome completo da escola, disciplina (exemplo: Biologia), o título da pesquisa, o nome do professor, os nomes dos alunos, o ano de ensino e turma, data e local.
2º) Introdução: esta seção do relatório é justamente o espaço em que se faz uma recapitulação do tema da pesquisa. Nesta parte do texto, deverá ser apresentado um resumo da proposta da pesquisa, os objetivos e as justificativas. O professor deverá orientar os alunos a utilizarem todos os registros feitos ao longo das atividades propostas para elaborem o texto da introdução.
3º) Material e Métodos (Metodologia): o professor deverá orientar os alunos a informarem detalhadamente todo o procedimento de pesquisa. Trata-se, neste caso, de uma narração, em que se apresentará, passo a passo, o que ocorreu, durante o processo de realização da pesquisa: formação das duplas ou grupos, leitura e discussão de textos, análise de vídeos e imagem, resolução de questões de estudo/pesquisa, debates.
4º) Resultados e Discussão: deverão aparecer neste item, todos os dados coletados e discutidos pelos alunos.
5º) Conclusão: o professor deverá solicitar aos alunos que, neste ponto do relatório, apresentem a que conclusão chegaram ao final de toda a pesquisa realizada. O professor deverá orientar os alunos a utilizarem os registros que eles mesmos fizeram, durante as atividades.
6º) Referências Bibliográficas: Neste item, deverão ser apresentados todos os textos consultados ao longo da pesquisa com sua respectiva fonte (título do texto/autor/endereço eletrônico/data de acesso). Para mais informações acerca da normatização de referências bibliográficas, o professor poderá consultar o seguinte endereço eletrônico: http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm#5.16 (Acesso em: 15/08/2013).
Após a confecção dos relatórios, estes deverão ser salvos em um dispositivo de armazenamento de mídia (cd, dvd ou pendrive) e enviados ao professor para avaliação. Os relatórios deverão ser postados pelo professor no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, o professor deverá criar o blog. Para criar o blog, basta que o professor acesse o endereço eletrônico: https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger<mpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em: 15/08/2013) e siga as instruções. É rápido, prático e gratuito.
Postados os relatórios, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento e o professor, juntamente com os alunos, deverão divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe da pesquisa, deixando seus comentários e opiniões no blog. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, dentre outros.
O professor deverá manter o blog atrativo, postando atualidades relacionadas ao tema da pesquisa desenvolvida pelos alunos.
Este tema tem sido frequentemente abordado nos exames vestibulares e no ENEM. Sendo assim, sugerimos que o professor traga questões de concursos anteriores para discutir com os alunos.
Questões células-tronco. Disponível em: http://www.professor.bio.br/provas_topicos.asp?topico=c%E9lulas-tronco. Acesso em: 15/08/2013.
Exercícios – Células Tronco. Disponível em: http://www.infoescola.com/citologia/celulas-tronco/exercicios/. Acesso em: 15/08/2013.
Revista eletrônica do vestibular UERJ: questões comentadas. Disponível em: http://www.revista.vestibular.uerj.br/questao/questao-objetiva.php?seq_questao=311. Acesso em: 15/08/2013.
1 - (ENEM 2010 - Prova Reaplicada) A utilização de células-tronco do próprio indivíduo (auto transplante) tem apresentado sucesso como terapia medicinal para a regeneração de tecidos e órgãos cujas células perdidas não têm capacidade de reprodução, principalmente em substituição aos transplantes, que causam muitos problemas devidos à rejeição pelos receptores. O auto transplante pode causar menos problemas de rejeição quando comparado aos transplantes tradicionais, realizados entre diferentes indivíduos. Isso porque as
2 - A combinação de transplante de células-tronco extraídas da medula óssea com exercícios físicos intensos pode ser uma nova esperança para os que sonham em voltar a andar. Estudos desenvolvidos no Hospital Pequeno Príncipe em Curitiba sobre a coordenação da médica Katherine Athayde de Carvalho, utilizando ratos como modelo experimental divididos em dois grupos, um com lesão aguda e outro com lesão crônica. Os resultados mostraram que os animais com lesão aguda tiveram nível de recuperação mais próximo ao estado anterior ao trauma. Já nos com lesão crônica não houve grandes progressos. Os animais receberam células-tronco mesenquimais retiradas da medula óssea dos próprios animais que são capazes de se diferenciar em vários tipos de tecidos. A atividade física intensa auxiliaria na regeneração neural, pois induz a produção de neurotrofinas, substância que atuam no crescimento e na regeneração do tecido nervoso.
(FARIA, K. K, Dupla Poderosa. Revista Ciência Hoje, número 282, volume 47, jun,. 2011).
A utilização da terapia com células-tronco tem sido amplamente debatida no meio científico. Esse procedimento apresenta pontos favoráveis e desfavoráveis. Em relação a essa técnica, tendo como base o texto, é possível concluir que:
a) um dos pontos favoráveis da utilização desse procedimento em humanos é fato das células utilizadas no tratamento serem do próprio indivíduo.
b) essa técnica não poderá ser utilizada em humanos pois o padrão de desenvolvimento celular é diferente do observado em roedores.
c) essa técnica poderá ser utilizada em todos os padrões de lesão medular, resultando em retorno completo dos movimentos.
d) a capacidade regenerativa das células-tronco aliada ao exercício físico permite a recuperação de todos os padrões de lesão da medula nervosa.
e) essa técnica se empregada em seres humanos resultará em recuperação imediata de todos os movimentos.
3 - (ENEM) Leia o trecho da entrevista concedida a Dráuzio Varella pela geneticista Mayana Zatz a respeito da utilização das células-tronco no tratamento de doenças:
Dráuzio – O que são células-tronco?
Mayana Zatz – São células que têm a capacidade de diferenciar-se em diferentes tecidos humanos. Existem as células tronco totipotentes ou embrionárias, que conseguem dar origem a qualquer um dos 216 tecidos que formam o corpo humano; as pluripotentes, que conseguem diferenciar-se na maioria dos tecidos humanos, e as células-tronco multipotentes, que conseguem diferenciar-se em alguns tecidos apenas.
Dráuzio – No momento da fecundação, quando o espermatozoide fecunda o óvulo, começam as primeiras divisões celulares e surgem as células totipotentes, que vão obrigatoriamente dar origem a todos os tecidos do corpo. Essas células permanecem no indivíduo pelo resto da vida?
Mayana Zatz – As totipotentes não. Elas existem até quando o embrião atinge 32 a 64 células. A partir daí, forma-se o blastocisto, cuja capa externa vai formar as membranas embrionárias, a placenta. Já as células internas do blastocisto, que são chamadas de totipotentes, vão diferenciar-se em todos os tecidos humanos.
Fonte: disponível em http://drauziovarella.ig.com.br/entrevistas/celulastronco1.asp.
Com relação às células-tronco é correto afirmar:
a) As células pluripotentes são mais indicadas que as totipotentes para o tratamento.
b) As células multipotentes geram mais tecidos que as células pluripotentes.
c) A gastrulação é importante na obtenção de células totipotentes.
d) O valor terapêutico das células totipotentes é a sua capacidade de se diferenciar em todos os tecidos que constituem um ser humano.
e) A pesquisa com células-tronco só podem ser feitas com células totipotentes.
Atualidades de vestibulares: células tronco. Disponível em: http://www.dombosco.com.br/curso/estudemais/atualidades/atualidades_celula-tronco.php. Acesso em: 15/08/2013.
O papel das células-tronco do cordão umbilical, seu processo de coleta e criopreservação. Disponível em: http://blog.criobanco.com.br/2011/07/o-papel-das-celulas-tronco-do-cordao-umbilical-seu-processo-de-coleta-e-criopreservacao/. Acesso em: 15/08/2013.
Células tronco e terapia Gênica. Disponível em: http://veja.abril.com.br/blog/genetica/sem-categoria/celulas-tronco-e-terapia-genica/. Acesso em: 15/08/2013.
Células-tronco, o que são ? Disponível em: http://www.lance-ufrj.org/ceacutelulas-tronco.html. Acesso em: 15/08/2013.
A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.
Deverão ser utilizados como instrumento de avaliação quantitativa os relatórios produzidos na Atividade 1 do Módulo 5.
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