21/08/2013
Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Matemática | Equações |
Ensino Médio | Matemática | Análise de dados e probabilidade |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Operações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
- Realizar operações matemáticas mediante a vivência do voleibol.
- Reconhecer medidas, equações e cálculos nos elementos que constituem o voleibol.
- Praticar o voleibol e as operações matemáticas presente nesse esporte.
- Vivenciar o voleibol enquanto espaço para construção de relações pessoais que favoreçam a convivência e a participação de todos.
- Fundamentos e regras do voleibol oficial.
- Operações matemáticas (equações e probabilidade) e interpretação de gráficos.
Professor, a presente aula foi inspirada no vídeo "Matemática no Esporte" da série "Matemática em toda parte 2" (TV Escola/ MEC) disponível no seguinte endereço eletrônico: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=17272. Acesso em 14 de Agosto de 2103. Duração total: 12 minutos. No entanto, a estratégia de ensino abaixo detalhada considera apenas a segunda metade do vídeo, ou seja, a partir do minuto 06 em diante.
Vale destacar também que, por se tratar de um trabalho interdisciplinar, essa proposta demanda uma parceria entre as áreas de Educação Física e Matemática.
Atenção professor: para a primeira aula será necessário uma preparação prévia. Previamente, você deverá combinar com o professor de matemática, que ele deverá estar presente na quadra durante a primeira atividade dessa estratégia de ensino.
1. O professor de Educação Física convidará a turma para uma aula diferente de Voleibol. Os alunos serão conduzidos para a quadra, onde já estará organizada a rede, bola, pranchetas com bloco de notas e um convidado especial (o professor de matemática).
Chegando à quadra o professor dividirá a turma em equipes. Deverão ser formadas no mínimo 04 equipes, com pelo menos 06 jogadores em cada uma. Caso o número de alunos exceda o quantitativo para quatro equipes, mas não seja suficiente para formar uma quinta, as equipes deverão ter jogadores reservas.
Em seguida, o professor dará a seguinte orientação:
Fonte: http://avism.pt/noticias/Torneio_volei_misto_iee_2010.jpg. Acesso em 15 de Agosto de 2013.
Obs.: O professor pode sugerir que cada aluno do time registre o movimento de determinado jogador e apenas um aluno observe a equipe como todo.
Sugestão de instrumento de registro para os observadores (atividade acima).
Equipe "X" | |
Jogador 1
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Jogador 2
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Jogador 3
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Jogador 4
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Jogador 5
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Jogador 6
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Observações gerais:
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Fonte: Imagem do próprio autor.
2. Na aula seguinte, o professor de educação física retomará a vivência da aula anterior. Cada equipe comentará sobre o perfil de movimentação em quadra de cada time, tudo isso, a partir dos seus registros.
Nesse momento, para subsidiar a discussão, o professor de matemática poderá perguntar:
- Existe uma tendência de movimento de cada equipe?
- Você identificou uma tendência de movimento de cada jogador?
Os professores permitirão que os alunos argumentem em função dos seus registros. Após a discussão cada equipe deverá conversar e elaborar novas táticas de jogo para uma nova partida.
Após o segundo momento de confrontos das equipes os professores perguntarão aos grupos:
a) As tendências de movimento das equipes persistiram ou modificaram? Por quê?
b) É possível aprimorarmos os registros de modo que eles orientem devidamente mudanças necessárias para a melhoria de uma equipe.
Obs.: Professor, nesse momento o foco é no instrumento. Por isso, a discussão é realizada sobre o aprimoramento do registro. No entanto, caso você tenha mais tempo para o trabalho dessa estratégia, na perspectiva de averiguar como esse aprimoramento poderá melhorar o jogo da equipe, você pode intercalar mais duas aulas dentro de cada sequência didática proposta. Assim, eles poderão realizar um treinamento técnico para buscar melhorar o fundamento técnico ou tático que observaram ser necessário aprimorar.
3. Ao final da atividade, os professores comentarão que na próxima aula aprenderemos como a matemática pode auxiliar nas táticas de jogo.
1. A aula iniciará com a apresentação de um vídeo que ajude os alunos a compreenderem melhor essa relação da matemática com a educação física, com o exemplo do voleibol.
O vídeo denominado "Matemática no Esporte" faz parte da série "Matemática em toda parte 2" (TV Escola/ MEC) disponível no seguinte endereço eletrônico: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=17272. Acesso em 14 de Agosto de 2103. Duração total: 12 minutos.
Durante a exposição do vídeo, os alunos serão orientados a observar os seguintes pontos:
a) Como a matemática contribui com a prática do voleibol?
b) Como poderemos aprimorar nossos instrumentos de registros dos movimentos das equipes?
Clique na imagem abaixo para assistir o vídeo supracitado:
Fonte da imagem: http://tvescola.mec.gov.br. Acesso em 15 de Agosto de 2013.
2. Após a apresentação do vídeo, o professor de matemática apresentará outros recursos como alternativas para aprimoramento dos registros dos movimentos das equipes.
Recursos gráficos que podem ser desenhados:
Fonte: elaboração do autor, adaptado de imagem disponível no vídeo: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=17272. Acesso em 14 de Agosto de 2103. Duração total: 12 minutos.
Planilhas para criação de Scouts:
Fonte: elaboração do autor, adaptado de imagem disponível no vídeo: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=17272. Acesso em 14 de Agosto de 2103. Duração total: 12 minutos.
Atenção Professor: O Scout é uma tradução da partida em números, exemplo: quantas recepções de saques erradas, passes errados, bloqueios, quantas "cortadas" geraram pontos etc. Para tanto, você poderá fazer um instrumento como o exemplo que se segue abaixo:
Registro do Grupo 1: Scout da partida |
Saques: _____ Errados. ______ Geraram pontos diretos. ______ Geraram Rallys. |
Recepção: _____ Direto no levantador. _____ Geraram passe errado. _____ Não conseguiu neutralizar o ataque. |
Bloqueios: _____ Geraram pontos diretos. _____ Foram explorados pelo ataque adversário. _____ Geraram Rallys. |
Fonte: Imagem elaborada pelo próprio do autor.
3. Em seguida, os alunos poderão voltar a se reunir em grupo para buscarem elaborar novos instrumentos de registros para aplicarem na próxima vivência do voleibol que ficará para aula seguinte.
4. Na próxima aula, o professor dividirá a turma novamente em equipes de voleibol com a mesma dinâmica da primeira aula (vivência e observação com registro).
Os alunos, com auxílio do professor de Matemática e Educação Física, buscarão aprimorar seus registros.
Obs.: Como dissemos anteriormente, o foco é melhorar o instrumento de registro do jogo observado pelos alunos. Mas, caso você tenha um número maior de aulas disponível, também, é possível, por meio dos registros realizados, criar um espaço na aula para melhorar e aprimorar seus fundamentos técnicos e táticos.
Após a vivência dos jogos e dos registros os alunos farão uma discussão com a presença dos dois professores, na forma de diálogo aberto, com base nos seguintes questionamentos:
a) Foi possível melhorar o registro do comportamento das equipes? Em que aspecto?
b) É possível identificar tendências das equipes e jogadores? Quais recursos são mais eficientes para tanto?
5. Ao final da aula, os professores informarão a turma que os recursos de registros serão aprimorados virtualmente. A partir desse momento, os alunos serão informados que, nas aulas seguintes, eles terão momentos em que, mediante análise de seus registros, serão orientados pelos professores para realizarem atividades que favoreçam a superação das dificuldades de movimentos básicos, técnicos e/ou táticos apresentados e detectados nos registros das observações realizadas pelos alunos.
1. Nessa aula, os alunos serão conduzidos para o Laboratório de Informática. Os professores iniciarão a aula questionando a turma: quem participa de alguma rede social?
2. Em seguida, ele solicitará que os alunos se cadastrem e elaborem um perfil de um jogador específico (exatamente aquele que ele registrou durante as partidas). Dessa forma, eles serão informados que criarão nosso Voleibook.
Obs.: Para que seja divulgada a imagem dos alunos, mesmo que praticando o voleibol na escola, será necessária autorização prévia dos pais ou responsáveis.
3. Antes do professor orientar os alunos para o cadastro na rede, ele fará um conversa breve sobre o Fair-play do Voleibook. Nessa discussão, o professor abordará a dimensão ética das redes sociais, de modo a direcionar os alunos quanto ao conteúdo do Voleibook, que não pode transcender o objetivo da atividade. Nesse sentido, os alunos deverão se ater às características esportivas dos jogadores.
Sugestão de site com informação sobre Fair-play:
Significado de Fair-Play. Disponível em: http://www.significados.com.br/fair-play/. Acesso em 15 de Agosto de 2013.
4. O professor orientará os grupos que poderão ser feitos comentários no Voleibook.
1. Nas próximas aulas os alunos continuarão suas vivências do voleibol com o auxílio dos professores na orientação dos registros. No entanto, haverá uma diferença na dinâmica de observação dos times que não estão jogando. Os alunos deverão ser orientados da seguinte forma:
a) A equipe de observação e registro passará a intervir.
b) O grupo agirá como uma espécie de equipe técnica e orientará a equipe que estiver jogando com base nas informações sobre o comportamento e tendências da equipe registrado no Voleibook e nos demais recursos.
2. Em cada aula, necessariamente, todos os alunos deverão vivenciar as duas funções: jogadores e equipe técnica.
Sugestão de site sobre os seguintes temas discutidos na aula:
Ética e Fair-play:
Brasil Escola. Reflexões sobre Ética no Futebol: sobre o fair-play e o dinheiro. Disponível em: http://www.brasilescola.com/educacao-fisica/reflexoes-sobre-etica-no-futebol-sobre-fairplay-dinheiro.htm. Acesso em 15 de Agosto de 2013.
A avaliação será realizada durante todo processo, sobretudo, durante as discussões dos alunos e das equipes quanto ao aprimoramento dos instrumentos de registro nas vivências do voleibol.
É preciso também observar como os alunos estão assimilando os conhecimentos específicos do esporte em estudo, bem como os conhecimentos das operações matemáticas (medidas, operações, interpretação de gráficos, etc.) mediante a vivência do voleibol. Assim como, é preciso ser avaliado pelos professores parceiros, como os alunos avançaram na percepção do voleibol enquanto espaço para construção de relações pessoais que possibilitem a convivência democrática e a participação de todos.
Os alunos, ao final, poderão registrar em seus cadernos as respostas das seguintes perguntas para dar um retorno para os professores quanto aos objetivos dessa atividade:
a) Quais dos recursos de registros contribuíram mais para a identificação do comportamento das equipes e perfil do jogador?
b) No que a Matemática pode contribuir com a Educação Física para o aprendizado do voleibol na escola?
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