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Esporte, Matemática e Internet: interação pelo Voleibol

 

21/08/2013

Autor e Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Equações
Ensino Médio Matemática Análise de dados e probabilidade
Ensino Fundamental Final Matemática Operações
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Realizar operações matemáticas mediante a vivência do voleibol.

- Reconhecer medidas, equações e cálculos  nos elementos que constituem o voleibol.

- Praticar o voleibol e as operações matemáticas presente nesse esporte.

- Vivenciar o voleibol enquanto espaço para construção de relações pessoais que favoreçam a convivência e a participação de todos.

Duração das atividades
09 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Fundamentos e regras do voleibol oficial.

- Operações matemáticas (equações e probabilidade) e interpretação de gráficos.

Estratégias e recursos da aula

Professor, a presente aula foi inspirada no vídeo "Matemática no Esporte" da série  "Matemática em toda parte 2" (TV Escola/ MEC) disponível no seguinte endereço eletrônico: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=17272. Acesso em 14 de Agosto de 2103. Duração total: 12 minutos. No entanto, a estratégia de ensino abaixo detalhada considera apenas a segunda metade do vídeo, ou seja, a partir do minuto 06 em diante.

Vale destacar também que, por se tratar de um trabalho interdisciplinar, essa proposta demanda uma parceria entre as áreas de Educação Física e Matemática.

 

Aulas 1 e 2: No voleibol a bola e a matemática rolam juntas desde o primeiro saque.

Atenção professor: para a primeira aula será necessário uma preparação prévia. Previamente, você deverá combinar com o professor de matemática, que ele deverá estar presente na quadra durante a primeira atividade dessa estratégia de ensino.

1. O professor de Educação Física convidará a turma para uma aula diferente de Voleibol. Os alunos serão conduzidos para a quadra, onde já estará organizada a rede, bola, pranchetas com bloco de notas e um convidado especial (o professor de matemática).

Chegando à quadra o professor dividirá a turma em equipes. Deverão ser formadas no mínimo 04 equipes, com pelo menos 06 jogadores em cada uma. Caso o número de alunos exceda o quantitativo para quatro equipes, mas não seja suficiente para formar uma quinta, as equipes deverão ter jogadores reservas.

Em seguida, o professor dará a seguinte orientação:

  • Duas equipes disputarão uma partida de voleibol e as outras duas ficarão observando a partida.
  • As equipes que irão observar deverão anotar o comportamento de cada time. Exemplo: movimentos básicos (como corridas, caminhadas, quedas etc.); movimentos que caracterizam o esporte (toque, manchete, saque, bloqueio, cortada); movimentos táticos (fintas, coberturas, combinações de bloqueios e defesas). Quantidade de movimentos técnicos errados.
  • Depois as equipes trocarão as funções e, portanto, quem jogou passará a observar.
  • Após esse momento teremos um conversa com o professor de matemática. Ele deverá que questionará os alunos sobre o que os registros em relação aos movimentos das equipes representam. Essa conversa inicial servirá de base para a discussão que virá na próxima aula, sobre as tendências de movimentação das equipes.

 

volei aula 1

Fonte: http://avism.pt/noticias/Torneio_volei_misto_iee_2010.jpg. Acesso em 15 de Agosto de 2013.

Obs.: O professor pode sugerir que cada aluno do time registre o movimento de determinado jogador e apenas um aluno observe a equipe como todo.

 

Sugestão de instrumento de registro para os observadores (atividade acima).

Equipe "X"

Jogador 1

 

                                          

Jogador 2

 

 

Jogador 3

 

 

Jogador 4

 

 

Jogador 5

 

 

Jogador 6

 

 

Observações gerais:

 

Fonte: Imagem do próprio autor.

 

2. Na aula seguinte, o professor de educação física retomará a vivência da aula anterior. Cada equipe comentará sobre o perfil de movimentação em quadra de cada time, tudo isso, a partir dos seus registros.

Nesse momento, para subsidiar a discussão, o professor de matemática poderá perguntar:

- Existe uma tendência de movimento de cada equipe?

- Você identificou uma tendência de movimento de cada jogador?

Os professores permitirão que os alunos argumentem em função dos seus registros. Após a discussão cada equipe deverá conversar e elaborar novas táticas de jogo para uma nova partida.

Após o segundo momento de confrontos das equipes os professores perguntarão aos grupos:

a) As tendências de movimento das equipes persistiram ou modificaram? Por quê?

b) É possível aprimorarmos os registros de modo que eles orientem devidamente mudanças necessárias para a melhoria de uma equipe.

Obs.: Professor, nesse momento o foco é no instrumento. Por isso, a discussão é realizada sobre o aprimoramento do registro. No entanto, caso você tenha mais tempo para o trabalho dessa estratégia, na perspectiva de averiguar como esse aprimoramento poderá melhorar o jogo da equipe, você pode intercalar mais duas aulas dentro de cada sequência didática proposta. Assim, eles poderão realizar um treinamento técnico para buscar melhorar o fundamento técnico ou tático que observaram ser necessário aprimorar.

3. Ao final da atividade, os professores comentarão que na próxima aula aprenderemos como a matemática pode auxiliar nas táticas de jogo.

 

Aulas 3, 4 e 5: Matemática e Educação Física: aprimorando os recursos de registros

1. A aula iniciará com a apresentação de um vídeo que ajude os alunos a compreenderem melhor essa relação da matemática com a educação física, com o exemplo do voleibol.

O vídeo denominado "Matemática no Esporte" faz parte da série  "Matemática em toda parte 2" (TV Escola/ MEC) disponível no seguinte endereço eletrônico: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=17272. Acesso em 14 de Agosto de 2103. Duração total: 12 minutos.

Durante a exposição do vídeo, os alunos serão orientados a observar os seguintes pontos:

a) Como a matemática contribui com a prática do voleibol?

b) Como poderemos aprimorar nossos instrumentos de registros dos movimentos das equipes?

Clique na imagem abaixo para assistir o vídeo supracitado:

logo tv escola

Fonte da imagem: http://tvescola.mec.gov.br. Acesso em 15 de Agosto de 2013.

 

2. Após a apresentação do vídeo, o professor de matemática apresentará outros recursos como alternativas para aprimoramento dos registros dos movimentos das equipes.

Recursos gráficos que podem ser desenhados:

Apresentação recurso 1      Apresentação recurso 2

Fonte: elaboração do autor, adaptado de imagem disponível no vídeo: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=17272. Acesso em 14 de Agosto de 2103. Duração total: 12 minutos.

Planilhas para criação de Scouts:

Apresentação recurso 3

Fonte: elaboração do autor, adaptado de imagem disponível no vídeo: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=17272. Acesso em 14 de Agosto de 2103. Duração total: 12 minutos.

Atenção Professor: O Scout é uma tradução da partida em números, exemplo: quantas recepções de saques erradas, passes errados, bloqueios, quantas "cortadas" geraram pontos etc. Para tanto, você poderá fazer um instrumento como o exemplo que se segue abaixo:

Registro do Grupo 1: Scout da partida

Saques: _____ Errados.

 ______ Geraram pontos diretos.

______ Geraram Rallys.

Recepção: _____ Direto no levantador.

_____ Geraram passe errado.

_____ Não conseguiu neutralizar o ataque.

Bloqueios: _____ Geraram pontos diretos.

_____ Foram explorados pelo ataque adversário.

_____ Geraram Rallys.

Fonte: Imagem elaborada pelo próprio do autor.

 

3. Em seguida, os alunos poderão voltar a se reunir em grupo para buscarem elaborar novos instrumentos de registros para aplicarem na próxima vivência do voleibol que ficará para aula seguinte.

4. Na próxima aula, o professor dividirá a turma novamente em equipes de voleibol com a mesma dinâmica da primeira aula (vivência e observação com registro).

Os alunos, com auxílio do professor de Matemática e Educação Física, buscarão aprimorar seus registros.

Obs.:  Como dissemos anteriormente, o foco é melhorar o instrumento de registro do jogo observado pelos alunos.  Mas, caso você tenha um número maior de aulas disponível, também, é possível, por meio dos registros realizados, criar um espaço na aula para melhorar e aprimorar seus fundamentos técnicos e táticos.

Após a vivência dos jogos e dos registros os alunos farão uma discussão com a presença dos dois professores, na forma de diálogo aberto, com base nos seguintes questionamentos:

a) Foi possível melhorar o registro do comportamento das equipes? Em que aspecto?

b) É possível identificar tendências das equipes e jogadores? Quais recursos são mais eficientes para tanto?

 

5. Ao final da aula, os professores informarão a turma que os recursos de registros serão aprimorados virtualmente. A partir desse momento, os alunos serão informados que, nas aulas seguintes, eles terão momentos em que, mediante análise de seus registros, serão orientados pelos professores para realizarem atividades que favoreçam a superação das dificuldades de movimentos básicos, técnicos e/ou táticos apresentados e detectados nos registros das observações realizadas pelos alunos.

 

Aulas 6: O Voleibook: construindo o perfil de cada jogador

1. Nessa aula, os alunos serão conduzidos para o Laboratório de Informática. Os professores iniciarão a aula questionando a turma: quem participa de alguma rede social?

2. Em seguida, ele solicitará que os alunos se cadastrem e elaborem um perfil de um jogador específico (exatamente aquele que ele registrou durante as partidas). Dessa forma, eles serão informados que criarão nosso Voleibook.

Obs.: Para que seja divulgada a imagem dos alunos, mesmo que praticando o voleibol na escola, será necessária autorização prévia dos pais ou responsáveis.

3. Antes do professor orientar os alunos para o cadastro na rede, ele fará um conversa breve sobre o Fair-play do Voleibook. Nessa discussão, o professor abordará a dimensão ética das redes sociais, de modo a direcionar os alunos quanto ao conteúdo do Voleibook, que não pode transcender o objetivo da atividade. Nesse sentido, os alunos deverão se ater às características esportivas dos jogadores.

Sugestão de site com informação sobre Fair-play:

Significado de Fair-Play. Disponível em: http://www.significados.com.br/fair-play/. Acesso em 15 de Agosto de 2013.

 

4. O professor orientará os grupos que poderão ser feitos comentários no Voleibook.

 

Aulas 7, 8 e 9: Novas vivências a partir do Voleibook

1. Nas próximas aulas os alunos continuarão suas vivências do voleibol com o auxílio dos professores na orientação dos registros. No entanto, haverá uma diferença na dinâmica de observação dos times que não estão jogando. Os alunos deverão ser orientados da seguinte forma:

a) A equipe de observação e registro passará a intervir.

b) O grupo agirá como uma espécie de equipe técnica e orientará a equipe que estiver jogando com base nas informações sobre o comportamento e tendências da equipe registrado no Voleibook e nos demais recursos.

2. Em cada aula, necessariamente, todos os alunos deverão vivenciar as duas funções: jogadores e equipe técnica.

Recursos Complementares

Sugestão de site sobre os seguintes temas discutidos na aula:

Ética e Fair-play:

Brasil Escola. Reflexões sobre Ética no Futebol: sobre o fair-play e o dinheiro. Disponível em: http://www.brasilescola.com/educacao-fisica/reflexoes-sobre-etica-no-futebol-sobre-fairplay-dinheiro.htm. Acesso em 15 de Agosto de 2013.

Avaliação

A avaliação será realizada durante todo processo, sobretudo, durante as discussões dos alunos e das equipes quanto ao aprimoramento dos instrumentos de registro nas vivências do voleibol.

É preciso também observar como os alunos estão assimilando os conhecimentos específicos do esporte em estudo, bem como os conhecimentos das operações matemáticas (medidas, operações, interpretação de gráficos, etc.) mediante a vivência do voleibol. Assim como, é preciso ser avaliado pelos professores parceiros, como os alunos avançaram na percepção do voleibol enquanto espaço para construção de relações pessoais que possibilitem a convivência democrática e a participação de todos.

Os alunos, ao final, poderão registrar em seus cadernos as respostas das seguintes perguntas para dar um retorno para os professores quanto aos objetivos dessa atividade:

a) Quais dos recursos de registros contribuíram mais para a identificação do comportamento das equipes e perfil do jogador?

b) No que a Matemática pode contribuir com a Educação Física para o aprendizado do voleibol na escola?

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